Caças Su-35 para o Brasil com transferencia de 100% de tecnologia, incluindo as de quinta geração

SU35

A Rosoboronexport (empresa estatal russa de exportação de armas defensivas) ofereceu fornecer ao Brasil, fora do âmbito de concorrência, caças Su-35 e sistemas de defesa antiaérea Pantsyr, informou este domingo a agência de notícias RIA Novosti, citando Serguei Ladygin, chefe da delegação da Rosoboronexport que se encontra na exposição de armas em Lima.

Em 2009, a Rússia saiu com seu avião Su-35 do short-list da concorrência brasileira, onde ficaram a Suécia com o Gripen, os EUA com o F-16 e a França com o Rafale.

“Apesar do fato de a Rússia se ter retirado do concurso, fizemos paralelamente uma oferta para a parte brasileira de participarmos, fora do contexto de concorrência, com os sistemas Pansyr e os jatos Su-35. Nossa oferta está sendo examinada”, especificou Ladygin.

O interlocutor da agência observou que a Rússia está pronta para transferir toda a tecnologia de produção do caça. “Estamos prontos para transferir 100% de tecnologia do jato Su-35, mesmo com os elementos de tecnologia de aeronaves de quinta geração”.

Fonte: Voz da Rússia

 

76 Comentários

    • Sinceramente, nao sei se seria o melhor para o Brasil e pra FAB…A verdade e que falta de tudo um pouco: Primeiro vontade politica, pois a aquisicao de cacas pra FAB nao vai dar votos pros politicos sem vergonhas que temos no Brasil…Segundo os recursos minguados que a FAB tem seriam pulverizados na primeira hora de voo dos mencionados cacas…Terceiro se e pra ficarmos sem caca entao e preferivel optar pelo Gripen que e mais barato, menor custo por hora de voo e manutencao, isso tudo sem mencionar que os Suecos nos ofereceram pagar somente apos recebermos o ultimo caca… Se voce me perguntar qual seria a minha escolha, e claro que nao seria o Gripen…Temos que pensar que tecnologia ou se compra ou se desenvolve atraves de investimentos, mas nosso pais infelizmente nao se preocupa muito com isso…Iniciar com o Gripen e detendo a tecnologia, podemos desenvolver o nosso caca 100% Brasileiro, assim como foi feito com o AMX…Eu gostaria que o Brasil pudesse comprar os melhores cacas e nao somente 36 mas uns 500 logo de uma vez, mas isso seria utopia…

  1. Ai a coisa muda de figura,poderiamos fechar com os camaradas russos,talvez essa demora em finalizar o FX seja devido a analise da proposta dos camaradas.

      • Acho que seria mais negócio comprar uns gripens NG para fazer um Hi LOW com o T-50, tb sairia mais barato e os concorrentes do FX-2 não poderiam nos acusar de deslealdade,pois vejo que Dilmão tem mais coragem de enterrar o FX-2 do que o LULA.

      • O problema é que o FX-2 já está no shortlist final, e cancelar o certamente uma hora dessas seria muita desonestidade a meu ver. No quadro atual é melhor escolher um dos três finalistas.

  2. “Estamos prontos para transferir 100% de tecnologia do jato Su-35, mesmo com os elementos de tecnologia de aeronaves de quinta geração” Se o Brasil ganhar a Copa joga esta falácia! Que acreditarão!… Vai ter sorte se surgir um caça brazuca que voe! depois destas ditas “transferências de tecnologia”.

  3. Uma compra de Su-35 poderia ser considerada? Sem dúvida. Ainda mais acompanhada de um pacote com o Pantsir. Contudo, se é para comprar essa aeronave russa, deve-se esquecer o FX-2, que jamais poderá ser levado a termo, haja visto o custo já elevado dos concorrentes… Eu particularmente acredito ser pouco provável que o Brasil venha a adquirir o Su-35 em detrimento da atual concorrência…

    Quanto ao su-35, ele seria uma máquina capaz, mas… A bem da verdade, ainda é uma aeronave de terceira geração que foi elevada ao padrão da geração 4.5… Seria mais cara de ser operada que um Su-30, e drenaria os recursos para uma possível aquisição de uma aeronave de quinta geração… Aeronaves como o Rafale, Gripen e o F-18E/F tem conceitos tão ou mais avançados, estando mais próximos da geração seguinte ( principalmente o Rafale ).

    A escolha da FAB ( opinião minha ), tendo duas aeronaves médias e uma aeronave leve que poderia ser utilizada limitadamente ( bem limitadamente… ) como média, reflete claramente o desejo de ter uma aeronave de desempenho médio, multirole, que tivesse um custo operacional aceitável ao longo dos anos e na qual pudesse integrar seu próprio armamento… Logo, a opção pelo Su-35 seria desproporcional em relação a esse objetivo, visto que é uma aeronave consideravelmente mais pesada, estando muito mais próxima de um F-15, que iria requerer uma infraestrutura diferenciada para atende-lo, além de provavelmente ter um custo operacional mais elevado e ser mais complexa… E ter uma aeronave e não fornecer o suporte necessário equivale a não te-la…

    Sempre se deve pensar nas necessidades operacionais da FAB antes de qualquer coisa. Ela deve avaliar o que lhe é necessário para cumprir a sua missão, levando a termo o que pode ser adquirido e nas quantidades necessárias. Por tanto, ofertas todos podem fazer, mas a FAB é quem deve avaliar antes de se bater o martelo… E se os políticos quiserem fazer uma “aquisição diplomática” como parte de uma estratégia para estreitar laços, que seja… Desde que passe pelo crivo da instituição que irá utilizar o equipamento…

    • Se formos pensar assim, entao a escolha deve ser pelo Gripen…pois e o que esta mais dentro da realidade Brasileira e do orcamento da FAB…

  4. Nada de fazer abaixo assinado na internet para essa compra… o jeito é nós fazermos uma vaquinha mesmo. Eita!!

  5. Torço pra que seja verdade, más nesta:

    “Estamos prontos para transferir 100% de tecnologia do jato Su-35, mesmo com os elementos de tecnologia de aeronaves de quinta geração”

    Creio que o Sr. Serguei Lady”gin Tônica” andou tomando umas a mais…

  6. Edilson, conversando com alguns oficiais da FAB eu ouvi isso e vc poderia responder essas perguntas:

    O PAK-FA não era desenvolvimento conjunto e sim o Brasil ia bancar o projeto, pelo menos a primeira conversa?

    O SU-35 não tinha troca de tecnologia, por isso a eliminação?

    A confiabilidade da manutenção e fabricação russa era vista com muitas ressalvas e não era bem vista pela FAB?

    Até queria saber como está a função do MI-35?

    Como seria escolher outro fora do short list?
    Caça naval? Como ficaria?

    Abraço

    • Estranho.
      As informações que eu tive foram estas
      O PAK-FA não era desenvolvimento conjunto e sim o Brasil ia bancar o projeto, pelo menos a primeira conversa?
      OS Russos teriam sim convidado o Brasil e a Índia para desenvolverem o PAK FA em 2002, não sei te dizer em qual nível seria a participação brasileira.
      Mas a FAB é Alérgica a produtos russos, e especialmente míope, pois os nossos TOP GUN, pilotam F5 e acham a 8ª maravilha do mundo.
      Mais do que isso, segundo um dos altos oficiais da altura, “A Rússia jamais desenvolveria um caça deste, pois moscou era infestada de mendigos” segundo ele a “Suécia” era o exemplo a ser seguido…
      Devia ser castrado pra não proliferar, mas, tudo bem…

      O SU-35 não tinha troca de tecnologia, por isso a eliminação?
      O SU 35 venceu o FX2 mas foi desclassificado porque na Rússia tem mendigo em Moscou, a FAB sempre visionária também duvidou da capacidade russa de lançar o caça que segundo ele não passava de um projeto, 10 anos depois a Suécia (nada contra os suécos, isto é uma constatação) está desenvolvendo o Gripen F.
      O SU 35 tem 48 encomendas da Força Aérea Russa e a China (pra quem os russos estão relutantes em vender) pretendia adquirir ao menos 120 caças. Tudo indica que a VVA deva receber outros 60 em duas outras encomendas até 2017.

      A confiabilidade da manutenção e fabricação russa era vista com muitas ressalvas e não era bem vista pela FAB? Até queria saber como está a função do MI-35?
      ainda há problemas com os helicópteros. e os russos ainda não aprenderam o básico do “Pós-venda”.
      Há problemas de comunicação entre as autoridades, falhas estúpidas no trato.
      mas pelo que pude ouvir de alguns integrantes do Poti, ninguém está descontente com a aeronave, pelo contrário, sempre sinalizaram o ganho significativo da aquisição, o problema está com os burocratas.
      Como seria escolher outro fora do short list?
      Vejo isto como improvável, é mais fácil cancelar o FX e reabrir pra compra direta sem consulta. pra mim os russos jogam verde, mas no Brasil, ninguém colhe maduro, o FX já tem 18 anos e o máximo que os russos e os demais concorrentes vão colher é podre mesmo.
      Caça naval? Como ficaria?
      A Marinha sonha com o seu caça, mas vai sonhar, Dilma não quer nem saber disso, apesar da defesa velada dos partidários, simples, um dia quem sabe, apareça ai uma compra de “oportunidade” nos velhos moldes da oportunidade pra quem vende e terror mental pra quem compra.
      Abraço

      • É uma piada acreditar que o país vai comprar um dos finalistas da short list para manter a lisura de uma suposta disputa licitatória. Ninguém gasta bilhões de dólares e coloca a própria segurança em risco por tão pouco. Vence a melhor oferta, se os americanos, suecos ou franceses quiserem fazer negócio terão que atualizar suas propostas, mais especificamente, trocando a aeronave ou o projeto, pois o Brasil aspira uma cadeira no conselho de segurança da ONU e vai construir e manter uma das mais poderosas forças do planeta.

      • Walfredo,

        Não há como proceder com a troca das aeronaves…

        Primeiro, porque isso iria automaticamente invalidar a concorrência.

        Segundo, porque os concorrentes não tem mais nada para apresentar… A França não tem nada além do Rafale e não possui nenhum projeto de quinta geração a curto prazo. A Suécia nada tem além do Gripen NG e um estudo para uma aeronave de quinta geração. E os EUA, representados pela Boeing nesse caso, somente poderiam ofertar o F-18 E/F, com seu F-22 não estando liberado para exportação ( lembrando que o F-35 pertence a Lockheed, que não participa do certame e nem terá sua tecnologia compartilhada, apesar de liberado para exportação ).

      • Aí eu concordo… Cancela-se a concorrência atual e se faz uma compra direta ou se estabelece nova concorrência.

  7. Sonho meu 🙂
    Esta aeronave e um verdadeiro puro sangue da aviação de caça, mas tem que ver as condições do pós venda, ai e que o barato russo entrava 🙁

  8. Quanto ao FX 2, já era, delirio pensar que não, vão voar o que tem ate o osso mesmo, e comprar qualquer coisa usada depois.
    O unico esquadrão que tem e sempre tará aeronaves novas na FAB, E oGTE

  9. Não acredito nisso não. talvez se virassemos montadora do su-35s talvez eu acreditasse, mas tranferencias de tecnologia sensivel, vinda dos russos? muito, mas muito dificil mesmo.

    abraços

  10. A pergunta que não quer calar… qual o motivo para o pais não aceitar tamanha oferta de TT?… ou será que não podemos aceitar?… por qual motivo?… agora são tres questões… alguem se aventura em responder?…

  11. Não sei se a FAB é masoquista ou mulher de malandro mesmo, essa novela se arrasta há séculos e não temos um final feliz pra ninguem.A FAB pra mim perdeu todo o moral ,lá tem uns poucos burocratas bundões que não servem de nada o interesses.Tiveram várias oportunidades de fechar com os Russos mas negaram e quando o Lula praticamente fechou com Sarkozy as antas voadoras se sentiram ultrajadas e melaram o acordo.Tem mais é que se lascarem mesmo pro inferno com seus caças.
    Agora só confio no exército com o promissor aparelhamento de nossas baterias aéreas , e que venham de curto; médio e longo alcance e também na marinha com um boa frota de subs.

  12. Parabéns ao site esta é uma das fotos mais belas do meu caça predileto.
    Ficou animal a foto, junto com o F-15 é uma das aeronaves mais mortíferas já criadas.

  13. Muitos culparam os E.U.A pela eliminação do FX-2 mas o Tio SAM adoraria ver o brasil comprar o SU-35 e o SU T-50,a USAF poderia ver de perto e alguns de seus pilotos voarem nesses dois caças,pois eles sabem que o brasil em relação aos E.U.A se tratam bem nos bastidores e fora dele o brasil bate com luvas…rsrs,agora eu começo a acreditar naquele rumor que a BOEING estaria oferecendo a construção de um caça 5G destinado ao mercado internacional.
    Agora me espatanta a Rússia oferecer o SU 35BM por completo,inclusive os motores de empuxo vetorado russos que são os melhores do mundo,pois são robustos,confiaveis e podem ser produzidos a centenas.Espero que o Dilmão caso seja verdade feche com os camaradas e faça um pacote completo de mísseis AR-AR R-77,e os famosos mísseis anti-navios russos,lançados pelos sukkois como os YAKHONT.

    • Falar em maluco….rsrsrs x cade o malukinho,para dar suas ferroadas aqui no blog,provavel que ele ainda nao sabe do ..Retorno,do melhor bloguee ou site de forças armadas do Brasil.,que é o PLANO BRAZIL.com z. tenho dito sds coloradas

    • Estava pensando a mesma coisa, o cabeça de panela sumiu, faz tempo. Nunca mais deu as caras por aqui…. Aos poucos o pessoal vai se recompondo! Se alguém souber de notícias de mais alguém, avisem. O PB agradece a confiança e a presença!

  14. A FAB e os seus Brigadeiros…
    Merecedores eternos do F-5EM, o garboso caça de inferioridade aérea.

  15. Segundo se noticiou existe uma diferença de 3 bilhões entre o preço de 36 caças SH e o Rafale, então poderia se comprar o SH e com a sobra de 3bi compraríamos estes caças russos, acho que daria para comprarpelo menos uns 40 deles e ai a coisa começava a ficar interessante, 36 SH e 40 Su35 pelo preço de 36 rafales, e ainda resolvia o FX2 sem ficar desacreditado, depois faríamos mais compras de SH, pelo menos mais 36 e talvez uns 24 SU 33 para a marinha.

    • O problema é o preço da manutenção do SU-35 que é muito alto (mas é menor que o do Rafale)
      O SU-35 é um avião de alto desempenho um dos melhores do mundo o Brasil não teria condições financeiras de manter os dois modelos (Rafale e SU-35).
      A FAB vai ter que optar pelo Rafale ou SU-35 e seria interessante se ela adota-se o sitema HI-LO comprando dois modelos um caça um TOP de linha em pequena quantidade e outro caça mais barato em grande quantidade.
      Como caça HI o Rafale F-18 ou SU-35 seriam otimas opções que poderiam garantir superioridade aerea contra nossos vizinhos.
      Como caça Lo são poucas opções no mercado temos o Gripen ou o F/A-50 (Sul- Coreano) que possuem um custo manutenção bem reduzido proximo do F-5 e desempenho muito melhor que o F-5 e que a maioria dos caças de nossos vizinhos ou poderiamos desenvolver um Caça nacional.

  16. Também há informações que há a oferta do sistema de defesa antiaérea Pechora,que seria integrado a Saber M-200 e contaria com alto índice de nacionalização.
    Graças a Deus que o Exército não é a Aeronáutica…

    • Apenas passando uma informação a você porque quem primeiro falou primeiro sobre a integração do Radar Saber nos sistemas anti-aereos Russos foi o Proprio Exercito eles querem a integração do Saber no sistema Pantsir-S1 porque o Radar Saber possui maior alcance e capacidade que o radar original do Pantsir-S1.
      Na LAAD um representante russo informou que o sistema Pantsir-S1 é modular ele pode utilizar Radar de outras procedencias e não seria dificil integrar o Radar Saber no Pantsir-S1

      • Poder Brasil ,apenas repasei a informação que li e gosto de contribuir com os colegas leitores e o site.
        Segundo a comitiva russa o pechora é mais versátil no que diz a integração com sistemas estrangeiros e inclusive o tanto radar quanto o software seriam nacionais, o que nos faria ganhar bastante experiência nessa área tão carente em nossa defesa.
        O pechora é um sistema de curto alcance e o caminho é esse, precisamos de uma defesa aérea em camadas de curto médio e longo alcance.

      • De fato, mas no site defesanet saiu que a Embraer teria vetado o uso do radar Saber no sistema Russo. Porque, ninguém sabe, isso aliás inclusive teria saido e sido comentado aqui, talvez porque não acharam economicamente interessante. Claro isso é informação preliminar, muita coisa pode acontecer, inclusive nada. É esperar pra ver.

  17. Todos os caças existentes já estão obsoletos.
    Como será o novo caça ?
    1) Muito grande, para conter antimísseis, canhões, mísseis anti-satélites, etc.
    2) Irá a altitudes bem mais elevadas, próxima a fronteira do espaço;
    3) Se deslocará em velocidades 15 x som (avião-foguete);
    4) Poderá destruir satélites.
    5) Poderá entrar em órbita baixa ? Provavelmente.

    • Salve Dondolo!!!!
      Se tá difícil escolher um caça com requisitos tão baixos quanto ao Fx(desconheço quais são os requisitos operacionais da FAB) imagina imagina esse caça com todos os requisitos propostos por vc.
      Um abraço

      • Estamos para testar um motor hipersonico. Já produzimos nossos próprios satélites e mísseis. Temos experiência com a fabricação de aviões e caças. Não estamos tão longe de fazer algo realmente surpreendente, para coroar nossa chegada ao Conselho de Segurança.

      • Também acho que temos capacidade de fazer algo surpreendente falta apenas vontade politica teriamos condições até mesmo de desenvolver nosso proprio caça se todo este tempo que perdemos com o FX-1 e FX-2 fosse usado para desenvolver um caça provavelmente agora ele já estaria operacional voando pela FAB

      • Não vejo dificuldade para os brasileiros desenvolverem caças avançados. O problema é a composição do grupo de pesquisa. Estão faltando pessoas mais criativas e intuitivas. Por isso, ainda não ganhamos nenhum prêmio Nobel. O nosso Sistema de Ensino, desde que somos crianças, tem que estimular a pesquisa, criatividade, intuição, espírito de análise, pensamento crítico, e respeitar o tipo de inteligência de cada um.

  18. Não acredito que a Russia transfira 100% da tecnologia do SU-35 e também não acredito que a França transfira 100% da tecnologia do Rafale.
    Mas eu vejo esta declaração da Russia como muito positiva para o Brasil.
    O problema é que o SU-35 é um avião com o custo de manutenção extremamente elevado tenho a informação que são 14 mil dólares por hora de voo o F-5 é de apenas 4000 dolares por hora de voo e o A-29 é de apenas 600 dolares.
    Mas eu prefiro ele que o Rafale e F-18 porque ele demostrar ser uma caça muito mais capaz que o Rafale e F-18 e apesar do custo de manutenção do SU-35 ser muito alto o Rafale é mais alto ainda tenho a informação que o custo do Rafale são 15 mil dolares por hora de voo
    Se o Governo quer um avião deste porte ele vai ter dar condições financeiras para a FAB poder manter o mesmo numero de horas de voo para os pilotos que eles fazem hoje em dia com o F-5

    • Poder Brasil,

      A bem da verdade, essa área de custos operacionais é bastante nebulosa…

      Um F-18 E/F por exemplo, pode ter um custo mínimo de operação de cerca de 11000 dólares por hora voada ( valor mínimo que já li ), chegando até os 24000 dólares, dependendo no nível de operacionalidade…

      O Su-35, sendo uma aeronave muito maior e mais pesada, provavelmente custaria mais que isso… Seu valor de aquisição é que poderia ser um pouco mais baixo em comparação com outros da categoria, podendo até estar dentro das possibilidades da FAB, mas opera-lo é que seria o problema…

    • Alguns dados sobre custos…

      Tem quem afirme que um só Flanker equivale a 5 gripens (caça pequeno) ou três f-18, Rafales, Typhoons etc (caças médios).
      E que para uma mesma missão de longo alcance que um SU-35 cumpriria seriam necessários no mínimo três gripens (5?) e um avião tanque de reabastecimento, cujo custo seria muito maior.
      A área coberta por um Flanker é 9 vezes maior que a de um Gripen.
      Os tanques de combustível interno de um Flanker comportam cerca de 9000l, se calcularmos para um dólar por litro quanto isso dá, é fácil, são U$9000,00 para encher o tanque… porém em períodos de paz não há necessidade do avião voar todos os dias até secar os tanques.
      Logo, não levo a sério essa história de que uma FAB composta de Gripens e Super Tucanos pequetitos seja a solução operacional e econômica para nossa defesa. Ao contrário, acho que se trata de tremenda asneira, para a sétima, sexta, ou quinta economia do mundo.

      Quanto a 100% de transferência de tecnologia… As empresas de armamentos estão caindo na real… mercadológica… que o que vale é vender, enquanto que o resto são patentes e royalties, por exemplo: as empresas de televisores não escondem do que eles são feitos, e como seus componentes são montados,inclusive há muitas fábricas espalhadas pelo mundo todo, pagando religiosamente licenciamentos para as matrizes (porém pergunto… até hoje o Brasil cheio de fábricas de eletrônicos fabrica seus chips?). Assim, essa história de transferência de tecnologia não é tão fantasiosa.
      O detalhe é se o comprador, e possível novo fabricante, do equipamento vai querer arcar com respectivos pagamentos de pesados royalties.
      Ou as empresas de armamentos se adequam as novas leis de mercado, com alianças e compensações, ou elas vão naufragar perante a concorrência.

      Contudo, estou sentindo que o Brasil está entranto em mais um século cheio de mentalidade medrosa e sem ousadia, o que fará com que tenhamos não uma década perdida, mas todo um novo século.

      • Só uma observação (dentro da minha ignorância no tema)… o Brasil precisa de algo que cubra boa faixa de sua extensão, ou de ‘quantidade’ se este ‘algo’ for de menor capacidade… talvez a conta fique muito próxima. O valor, para o Brasil, não deveria ser considerado como ponto principal e sim “a resolução do problema”: . Dinheiro temos, e sobrando.

  19. O custo de operação do F-5M para a FAB é de 12.500 dólares/h, dados oficiais.
    O custo de operação dos SU-30MKV é de 12.800 dólares/h.

    A Índia já declarou que seus SU-30MKI tem custo de operação similar ou menor que seus Mirage 2000H.

    É muita gente declarando oficialmente que o caça não é caro de operar e muita gente chutando que é.

    Senhores, não existe nhuma desculpa técnica para recusar SU-35BM.

    • Ca

      Creio ser difícil uma aeronave como o Su-30, tão pesada e complexa, ter um custo igual ao do F-5M… E vale lembrar que o Su-35 é uma aeronave completamente diferente do Su-30, apesar de pertencer a família Flanker. Terá novos motores, novos sistemas eletrônicos e terá apenas o desenho básico em comum ( o que não representa quase nada em termos de comunalidade… ). Apenas por ser maior e mais pesada, já se pode prever um aumento nos custos em relação a seus pares de categoria média.

      No mais, é como disse acima. Esse território dos custos é muito nebuloso… Um F-18 E/F tem sua hora de voo estimada entre 11000 e 24000 dólares por hora voada ( dependendo do nível de operação )… O Typhoon apresentou valores mínimos de 18000 dólares… O F-35 projeta custos entre 21000 e 35000 dólares ( se não me engano )… Enfim, não é possível crer que o Su-35 apresente custos inferiores a isso…

  20. Saudações Dandolo!Realmente pessoal onde tá o maluquinho?Acho que o importante é adquirir tecnologia!O tempo que estamos esperando a compra do jato caça da defesa nacional, teria dando pra inicial um projeto inteiramente nacional com o auxilio russo, sueco, françes. ingles ou quiça estadunidense!O que não dá é tolerar é essa pasmasseira da Dona Dilma!Isso deixou de ser visão estratégica pra visão qualquer coisa, de uma iresponsabilidade sem tamanho!

  21. Saiu recentemente num documento da própria FAB os dados de custo da hora de voo do F-5M, os dados são públicos.

    E o que isso significa?
    NADA!

    Um caça “barato” que não nos dê a dissuasão necessária (evitar a guerra), e que numa necessidade real de combate tenha desempenho insatisfatório, nos custará bilhões, talvez trilhões de reais em prejuízos materiais, fora vidas, território e etc.

    Além disso, é líquido e certo que um caça pesado pode muito mais que um caça leve.

    Digamos que é preciso atacar uma pequena frota a 1500Km da nossa costa.
    Um (1) único SU-35BM pode lançar até seis mísseis da categoria do Exocet/Harpoon nestes navios, e anda leva dois mísseis ar-ar WVR e mais dois BVR.
    Isso tudo sem REVO.

    No caso do Gripen, um caça leve, cada avião levaria dois mísseis ou menis, dada a distância; logo, seriam necessários no mínimo três aviões para lançar os mesmos seis mísseis, e mais escolta, reabastecedores na ida e na volta, seriam uns seis ou mais pilotos de caça arriscando a vida.
    Todas as aeronaves envolvidas correriam risco de serem abatidas se houver um porta aviões na FT atacada, o que significaria uma muito maior de taxa de atrito possível.

    Então como vemos, o que era baratinho, ficou absurdamente caro quando mais se precisa de um sistemas de armas, numa guerra.

    E eu nem entrei no aspecto estratégico!

    • CM,

      Não é bem por aí…

      Vamos pensar da seguinte forma:

      O que valeria mais? Ter um esquadrão de um super caça em uma única base, ou pelo mesmo custo de operação poder ter até dois esquadrões de uma aeronave média, que poderia dotar outra base…?

      Ter esquadrões distribuídos por outras bases aéreas significa ter um tempo de reação menor, com pronta resposta, sem ter a necessidade de realizar um oneroso deslocamento toda vez que se procede com um alerta.

      Quanto a capacidade de carga, deve-se ter em mente que as performances do caça e seu próprio RCS ficariam irremediavelmente comprometidos levando armamento externamente, tornando-as muito vulneráveis de uma forma ou de outra… Assim sendo, convém ter uma aeronave de custo aceitável e que possa ser comprada em bons números para poder ampliar as opções de como atacar. Dissuasão também se faz com números… Hoje, o Brasil possui pouco mais de 50 caças F-5M. E se fossem 250…? Convenhamos que não seria a mesma coisa…

      No que diz respeito as demais performances gerais, todas as aeronaves de geração 4.5 tem seus atributos comuns. Todas possuem potentes radares e ECMs, são capazes de levar mísseis BVR independente do que estiverem levando a mais, e podem chegar aos 1500 km de raio sem reabastecer em voo, desde que dotadas de tanques suplementares e carga moderada…

      O Su-35 é uma aeronave fantástica. Não questiono sua utilidade. Mas no caso do Brasil, com seus recursos mais enxutos, creio que vale mais uma aeronave média, com custo de operação mais em conta e que cumpriria a missão, mesmo que fosse necessário uma maior quantidade delas…

    • Muito bom CM,

      Um pouco de realidade dos fatos divulgados pela própria FAB…

      Mas tem gente que quer adaptar as próprias crenças à realidade, tentando “pensar” diferente dos fatos que a FAB vive…

      Fazer o que… crença é como sono, qualquer um pode ter oque quiser!!

      Comprar impressora todo mundo pode, É BARATINHO, mas depois na hora de gastar a tinta e ter que comprar mais cartucho ficam chorando né… o mais barata de prateleira não ajuda em nada as Forças Armadas!!

      Valeu!!

  22. Bem, pra mim, todos esses caças já estão obsoletos, assim como os tanques de guerra e navios de superfície. Não vou no momento, falar sobre futurologia, e me ater em analisar tais caças que estão nos oferecendo.
    Há um fator preponderante, que neutraliza as vantagens dos outros caças:
    A possibilidade do caça ficar camuflado, e usar as nossas estradas de rodagem como pista. Creio, que o único caça capaz disso, é o sueco Gripen.
    Desvantagem que eu vejo nesse caça: um único motor. Caso dê pane, a festa acabou. Ainda está em desenvolvimento, e me parece que utiliza peças de outros países, inclusive dos EUA. Seria complicado investir numa aeronave dessas. Tem a vantagem do preço ser menor e de nos repassar toda a sua tecnologia.
    Um caça poderá realizar manobras para se desviar de um míssil. Por ser menor, terá menos atrito com o ar e melhor agilidade. Nenhum desses caças, provou que é bom em combate. O caça francês, já andou caindo, por erro de projeto. E os outros, já caíram ? Façam esse levantamento. ok

  23. Manobrabilidade…
    .
    O SU-35 só perde para o F-2…, coloquei um link acima (20 de maio de 2013 at 3:49) que fala de toda uma nova doutrina de voo que os pilotos de teste do SU-35 estão elaborando… Tanto para dogfights como para mísseis.

    Quanto a inércia e forças Gs até os mísseis tem limites a serem seguidos, no uso de seus motores e força cinética atuante. O que abre algumas possibilidades de escaramuças.


    Isso nos mostra que uma futura tão sonhada força aérea formada de Drones é fantasia, pois mesmo que aconteça a eliminação do piloto humano (com suas barreiras de não aguentar grandes forças Gs) nesses aparelhos aéreos robóticos… Os tipos de motores continuam os mesmos, e a interferência da inércia da massa do aparelho também continua. Logo, a performance de um Super Drone de Inteligência Artificial Apuradíssima quando muito conseguiria igualar as performances dos mísseis. As principais vantagens são… o tempo de operação e a não perda de vida de um piloto, caso o drone seja destruido.
    Dessa forma, o elevado custo envolvido nesses aparelhos para seus desenvolvimentos e suporte operacional pode ser desvantajoso perante caças de 5ºG (invisibilidade) ou os de 6ºG (hipervelocidade), em que apesar da fragilidade do piloto, compensa pela maior confiabilidade e versatilidade do software humano, e um gasto menor no final das contas.

    A meu ver os Drones eram uma grande promessa de revolução na aviação militar, só que isso não é bem assim.
    A grande revolução será quando eles forem usados na aviação comercial.
    Entretando isso são minhas opiniões.

    Sds Dandolo!

  24. É por isso que minha orelha esquentava e ardia todo dia kkkk Voces falavam de mim né kkk São mesmo masoquistas gostam de sofrerem kkkk
    Descobri por acaso digitei Plano Brasil na busca do Facebook e encontrei.
    Este espaço é o unico onde gosto de estar seja para comentar ou somente para ler.
    Abraços a todos.
    E quanto ao SU35 nosso capaxismo não permite kkk e o Saito sente-se brigadeiro da USAF kkk
    Tambem acho estranho Russos venderem defesas aereas a nós e nós tendo caças Americanos ou Franceses onde poderiam serem detectadas vulneralidades das mesmas e repassadas aos patrões.

Comentários não permitidos.