EDS A-29 Super Tucano – Poder de fogo similar aos caças a jato F-5EM

A29

O A-29 ST recebe um reforço considerável na sua carga paga de armamentos. Na foto do Tenente Vieira, é possível ver duas destas armas nos pilones de cada asa da aeronave, um poder de fogo similar ao utilizado pelos caças a jato F-5EM (Fotos: Ten. Vieira/FAB)

Bomba nacional BAFG-230 pode ser transportada em pares sob cada asa da aeronave

O teste balístico do emprego simultâneo de quatro bombas BAFG-230, armamento de emprego geral utilizado pela aeronave de caça A-29 Super Tucano e fabricado no Brasil, foi realizado na quinta-feira (09/05) no Campo de Provas Brigadeiro Velloso durante a Operação Cachimbo A-29, que reúne os Esquadrões Escorpião(1°/3° GAV), Grifo (2°/3°GAV) e Flecha (3°/3° GAV) da Força Aérea Brasileira.

A292

Esta configuração na aeronave A-29 nunca havia sido empregada antes. A aeronave FAB 5960, A-29 Super Tucano, decolou às 15h, da Serra do Cachimbo, para realizar o lançamento das 4 bombas nas áreas já preparadas para treinamento de armamento real pelas aeronaves da FAB. No cockpit estava o comandante do Esquadrão Grifo, tenente-coronel Franco.

Desde a preparação da aeronave, pela equipe de manutenção e armamento, ao lançamento dos artefatos pelo piloto, diversos militares dos três esquadrões e do efetivo do campo de provas  foram peças fundamentais neste acontecimento, tendo o emprego das 4 bombas sido realizado com sucesso.

A293

Os resultados colhidos desta missão serão agora aplicados em quaisquer planejamentos operacionais que a FAB almeje no futuro. Um A-29 armado com 4 destas bombas pode interditar alvos de grande valor, como pistas de pouso e instalações militares do inimigo, de dia ou preferencialmente a noite, usando para este fim sensor infravermelho (FLIR) e óculos de visão noturna (NVG).

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

 

11 Comentários

  1. ta ai nosso novo caça,,,kkkkkkkkkkkkkkkkk porque comprar dus americanu comedores de salsicha,,,….serio agora , grande A 29 ,longa vida a ele sds

  2. Sinceramente, grande coisa… é apenas uma bomba de queda livre! Ficaria supressor e feliz se adaptassem um Exocet ao ST, aí sim esse pequeno avião se tornaria uma ameaça seria para qualquer possível inimigo. E já que o papo é adaptar armas ao ST, que tal adaptar foguetes guiados, já passou da hora FAB e GF.

    • Carl,

      O propósito do Super Tucano é diferente… Ele nasceu como um contra-guerrilha e seu perfil, de turbo-hélice com asas retas, não o fará ser mais que isso. Mas nada impede que um Maverick ou algo similar seja integrado…

      • Como é que é?
        O Cougar, por exemplo, é um helicóptero de transporte que pode operar o míssil EXOCET, oque impediria o ST de fazer o mesmo?
        O ST armado com o EXOCET ou outro míssil equivalente poderia representar uma alternativa barata e muito mais eficiente do que qualquer helicóptero tanto contra navios como contra bases inimigas. O míssil Maverick assim como foguetes guiados também são uma alternativa para aumentar o poder de fogo do ST mas nada, nada mesmo, impediria do ST operar, e bem, o EXOCET ou outro equivalente.

      • Carl,

        O Exocet é um monstro de quase cinco metros de comprimento e pesando quase 700 quilos, com um diâmetro de uns 350 milímetros! Ele tem quase a metade do tamanho do avião! Que eu saiba, algo tão grande não poderia ser levado em um dos pontos de fixação externos do ST, e não creio que a distância da barriga da aeronave até o solo permita posiciona-lo se forma segura no ponto central…

        Ademais, o Exocet somente funciona a contento com um sistema de armas/controle de tiro que possa orienta-lo antes de seu lançamento. No caso de sua versão aero-lançada, as aeronaves destinadas a leva-lo devem ser dotadas de radares associados a um sistema de controle de fogo para localizar os navios e assim orientar o tiro. Creio que o Super Tucano até poderia ser dotado de um radar de ponta de asa, mas não com o desempenho necessário para uma atividade desse tipo… Salvo engano, o Exocet até poderia ser lançado sem auxilio de qualquer equipamento de controle de fogo, mas estaria limitado ao seu próprio radar de busca, que tem um alcance pequeno…

      • Carl,

        O Exocet é um monstro que mede quase 5 metros, pesa quase 700 quilos e tem um diâmetros de uns 350 milímetros! Seu comprimento é quase a metade do Super Tucano! Não creio que uma arma tão grande possa ser instalada nos pontos de armamento da aeronave sem comprometer a segurança da mesma…

        Ademais, o Exocet é uma arma que somente funciona a contento sendo orientado por um sistema de controle de tiro antes do seu lançamento. Isto é, existe a necessidade de um equipamento de detecção ( algo como um radar ) associado a um sistema de controle de tiro para orientar com precisão o disparo. O ST até poderia possuir um radar de ponta de asa ou coisa similar, mas não creio que seria algo com o desempenho apropriado… Até onde sei, seria possível um disparo do Exocet sem um sistema de controle de fogo, mas a arma ficaria restrita a seu radar ( de alcance muito curto ) e seu próprio sistema de navegação…

      • Talvez vc tenha razão as limitações técnicas sejam mesmo um impedimento. Mas tenho serias duvidas.
        tamanho 4,69 m (aqui ta minha duvida)
        pesa 670 kg (sem problemas, o ST pode carregar até 1500 kg)
        diâmetro de 360 mm (36 centímetros, não é muito, acho que aqui tb não tem problema)

        O Exocet pode ser disparado por um veiculo qualquer mesmo que esse não tenha radar, bastado que seja programado para a coordenada desejada, pra isso pode se usar outro sistema aéreo ou não. O P-95 estaria ótimo para essa função, mas tb poderia ser um outro ST dotado de radar ou até mesmo o mesmo ST operando o míssil e o radar.
        Vc me deixou na duvida se seria ou não possível, mas se for seria excelente. Seja como for são só meras teorias da minha parte.

      • Carl,

        Mesmo que o Super Tucano leve 1500 quilos, o problema fica em torno dos pontos de fixação ( o quanto eles aguentam de peso ) e a distancia deles em relação ao chão. Confesso que não tenho esses dados, mas dependendo de como for, talvez sequer seria possível colocar o Exocet em um dos pontos…

  3. e tem gente que falou que antes estávamos mais preparados que hoje ,
    fundo do poço foi uns vinte anos atras desfilar o 7 de setembro com fardamento de ralo ,

    • Tomara. A justificativa é o emprego de armamento anti-aéreo pesado pelas farcs e outras atuantes.

      Mas comparar com poder de fogo do f-5? Os objetivos não são diferentes? Isto sem contar com a fama do f-5 de “caixa-de-fósforo”.

Comentários não permitidos.