O que Merkel escondeu do seu passado comunista

Angela_Merkel

Angela Merkel sempre foi discreta relativamente ao seu passado na RDA e dessa juventude pouco é conhecido. Dois jornalistas alemães juntaram-se agora para desvendar “a primeira vida” da chanceler.  As descobertas deram origem a um livro que revela uma ativista política bem antes da queda do muro de Berlim.

angela“Podemos confirmar que foi muito mais próxima ao regime do que reconheceu. Durante a sua permanência na Academia das Ciências na RDA, promovia a sua carreira enquanto funcionária mostrando expressa afinidade. Além disso, a partir de 1981 ocupou nas Juventudes Comunistas (FDJ) o posto de secretária da agitação e propaganda, algo que sempre negou,  esteve sentada na direção do Sindicato de Serviços”, escreve Günther Lachman, citado pelo El Mundo.

Até aqui, a chanceler sempre afirmou a sua “distância” ao regime e, o próprio El Mundo lembra quando questionou esta proximidade e a chanceler respondeu que mantinha “uma prudente distância”. Admitia ainda que “não tinha adoptado o papel de uma ativida pelas liberdades” e sublinhava que é “uma científica que não entrea demasiado na política”. Ora, não é isto que dizem os dois escritores.

“Não disse grandes mentiras sobre o seu passado comunista, mas maquilhou as nuances e guardou silêncios sinistros”, afirma Lachman, que avança ainda que “a principal conlusão é que Merkel não era uma recém chegada à política em 1989, como faziam crer, e já era uma política ativa muito antes, marcada por testemunhos à sua volta como comunista reformista. Acreditava no socialismo democrático na RDA independente”.

Fonte: Emprego

11 Comentários

  1. Não entendi muito bem!

    Esta senhora é um dos arautos do neoliberalismo na Europa. Está notícia é tão relevante quanto a suposta foto dela nua.

    • Não entendeu porque você acha que os Neo Liberais são da direita, enquanto na europa governada pela soscial democracia, os proncipais mentores do Neoliberalismo, possui curiosamente 100% dos seus líderes, “ex-comunistas” ou será que são como Merkel, ainda comunistas disfarçados?
      Sds
      E.M.Pinto

      • A divisão do espectro político em esquerda, direita e centro foi criada na Revolução Francesa. Os a favor e os dito, contra reformas.

        Os de direita sempre foram definidos como os conservadores, os que não querem mudanças sociais e os que são a favor do laissez-faire.
        O que de fato não é verdade, pois o próprio EUA foi fundado por maniqueistas de direita e provou ser uma revolução, mas sem posicionamentos de classes ou imposição de estado, ao contrário, os estados membros tiveram e ainda tem seus direitos preservados perante a Federação apesar de haver um lei maior.
        Os ditos de esquerda para mim representam o movimento revolucionário, são conhecidos por defenderem reformas sociais e quererem uma sociedade mais igualitária em alguns casos, pregam uma sociedade de uma única classe, em geral apoiam-se nas determinações do Estado como poder máximo e dito, tratamento igualitário para todos os cidadãos sem distinção, o que de fato nunca foi conseguido nem na china nem na lua.
        Os de centro sempre foram considerados aqueles por natureza, por vezes apoiavam opiniões da dita Esquerda e pro outras, as da direita.

        Porém estas definições foram reescritas por NLan um americano auto intitulado Libertário que as definiu de outra forma e acrescentou outras duas derivações, os próprios libertários e os ditos Estatistas, do qual eu me identifico melhor.
        Em suma os estatistas segundo Nolam querem um controle maior do estado sobre a sociedade, as liberdades não são para mim um direito adquirido, para mim é preciso ser conquistado, quem deve imposto e não paga, não pode ter direito a decidir onde ele deve ser gasto, é a minha visão e nesse ponto acho que o Nolan matou a pau, pois não sou de esquerda, nem tão pouco de direita, mas defendo a liberdade controlada mediante conquista, algo do tipo “se você estudar e acabar a sua tarefa, você pode ir lá fora brincar com os seus amigos”…
        Nolan classifica-os como ” aqueles que querem minimizar as duas liberdades” o oposto a estes são classificados como libertários. Os que não se classificam em nenhuma das posições são classificados como centristas.

        Espero ter respondido sua pergunta.
        Abraço
        Edilson Pinto

      • Em primeiro lugar, obrigado pela resposta.

        A minha pergunta foi quanto a sua visão pessoal do que fosse a direita,
        mas como fica claro em sua resposta é impossível definir a mesma sem compara-la com a esquerda e o que fica no meio…pois ambas as posição (E&D) são sempre relativas e uma não pode existir e ser definida, sem a outra como referencial.

        As numerosas gradações e formulações de D & E dentro de um mesmo espectro político, seja à direita , seja à esquerda…são um reflexo desta relatividade e entrelaçamento.
        Deve ser por isto que frequentemente, UMA MESMA PESSOA é definida por alguns, como sendo de direita e por outros, como sendo de esquerda…

        Por isto você teve que fazer um pequeno histórico e de quebra manifestou suas preferencias de posicionamento.

        “Est modus in rebus, sunt certi denique fines”

        um abraço,
        Alvez

      • Angela Merkel em posicionamento de direita e em concordância com sua infância
        no campo(na Alemanha Oriental/Comunista), onde o seu pai era um pastor luterano e sua rotina era sobretudo preenchida com a leitura, a oração e a jardinagem:

        “Em Outubro de 2010, num encontro com jovens elementos do seu partido, Merkel afirmou que “a tentativa de tornar a Alemanha num estado multicultural falhou” e que “os alemães se sentem ligados à concepção cristã da humanidade. Quem não é capaz de aceitar isso, está no local errado”.

  2. sou mais a dilma coloca a merrekel no bolso ,a presidente além de ter breve de guerrilha urbana passou na instrução de tortura .já a merrekel só fez protestos .
    mas agora falando serio tanto a dilma e a merrekel não deixaram os seus países entrarem na crise mundial .
    e outra a Alemanha é um pais que tem bases americanas instaladas o que faz a Alemanha vender ate submarino para os israelenses hoje em dia

  3. Na dúvida, siga esta regra: ser de esquerda é pensar nos outros…. ser de direita é pensar apenas em si mesmo. Normalmente tento nortea o convivio com outras pessoas através desta perspectiva.

    • Esse é uma posição um tanto quanto perigosa, nem todo esquerdista é altruista e nem todo direitista é egoista. Mesmo porque do ponto de vista biológico todo ser vivo é egoista(mas isso já é outra história). Eu prefiro ver assim: a esquerda é progressista, enquanto a direita ou pró-status quo ou regressista. Enquanto os de centro são os moderados.

3 Trackbacks / Pingbacks

  1. O que Merkel escondeu do seu passado comunista – Plano Brasil « Veja, Brasil
  2. O que Merkel escondeu do seu passado comunista – Plano Brasil | Veja, Brasil
  3. O que Merkel escondeu do seu passado comunista – Plano Brasil | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.