O Desenvolvimento anfíbio da Marinha do PLAN

Concepção artística doLHD Type 81, perspectiva futura do PLAN
Concepção artística doLHD Type 81, perspectiva futura do PLAN

Texto, tradução e adaptação

E.M.Pinto

Informações, Dragão Vermelho

O  PLAN o exército da libertação do povo da China tem experimentado recentemente significantes avanços no incremento do poder militar anfíbio.  A começar pela entrega do primeiro hovercraft  da classe Zubr, adiquirido à  Ucrânia em 20 de abril e a construção já em estágio avançado da segunda unidade, bem como o contrato que prevÊ outros dois a serem construído na China, entretanto, taiwaneses preveem a construção pela china de pelo menos 2 a 3 vezes este número embarcações .

O PLAN, já tem assinado o contrato para a produção de quatro Hovercrafts da classe Zubr, entretanto, analistas taiwaneses preveem a construção pela china de pelo menos 2 a 3 vezes este número embarcações
O PLAN, já tem assinado o contrato para a produção de quatro Hovercrafts da classe Zubr, entretanto, analistas taiwaneses preveem a construção pela china de pelo menos 2 a 3 vezes este número embarcações

Além disso, a Marinha do PLAN avalia ainda as perspectivas futuras, e a necessidade de aquisição de um navio maior um LHD, conhecido como projeto Type 081, o qual foi exibido em maquete e alegadamente oferecido para exportação em dois eventos, na Turquia e também no Abu Dhabi. Este projeto misterioso é dito possuir 211 m de comprimento, 32,6 m de boca e 26,8 m de altura com um deslocamento avaliado em cerca de 20 mil a 22 mil toneladas.

O Type 081 é pouco mais largo do que os LPD Type  071 com um convés, igualmente mais alto, para que ele possa operar simultaneamente até oito helicópteros com o espaço de hangar para outros  4. 

As primeiras percepções do Type 81 o classificavam como um navio na categoria dos BPC (também LHD) franceses da Classe  Mistral, da qual a Rússia tem firmes encomendas de dois navios. Porém, até mesmo estas expectativas tem sido superdimensionadas e alguns autores arriscam a afirmar que os LHD Chineses poderão ser ainda maiores, algo como 30 ou 40 mil toneladas de deslocamento, capazes de transportar   mais helicópteros e veículos blindados. Há controvérsias sobre estas dimensões suma vez que entre 04 e seis navios da dimensão dos Mistral já seriam uma considerável força de projeção para china, posicionando-a no segundo lugar do planeta nesta capacidade, porém, alguns analistas acreditam que os Type 81 teriam as capacidades projetadas nos gigantes LHD da Marinha dos Estados Unidos, capazes inclusive de lançar e operar aeronaves de asa Fixa   STOVL como o futuro caça F 35B. 

LHD do projeto Type 81 exibido no Abu Dhabi e Turquia
LHD do projeto Type 81 exibido no Abu Dhabi e Turquia

De qualquer forma, sabe-se que não importando a dimensão o projeto Type 81 será um navio bem mais complexo que os LPD da classe Type 71 até agora bem mais de acordo com as capacidades e domínios tecnológicos dos estaleiros Chineses. Alguns analistas apontam como suficiente a capacidade demonstrada dos Type 71, recentemente em exercícios no Mar meridional da China estes navios desembarcaram em suas ilhas, contingentes  de cerca de milhares de soldados, provendo-lhes o apoio adequado para as operações.  

type-071

O evento deixou em alerta tanto o Vietnã como as Filipinas especialmente porque, pelos vídeos e imagens da operação, todos ficaram surpresos pela demonstração dos navios que provaram serem capazes de transportar bem mais material do que se imaginavaSua hangar é dito ser capaz de transportar quatro helicópteros Z 8.

Z8
Helicóptero de transporte principal chinês Z8

 A sua doca interna pode transportar até quatro hovercraft  de desembarque (LCAC) do modelo Type LCAC. Embora, na realidade, seja comum observar que os Type 71 em geral transportam uma miscelânea de embarcações de desembarque que não tão somente os LCAC da classe Type 726 .

PLAN-LCAC-02
LCAC Type 726

Cada um do veículo Type 726 é dito  ser capaz de transportar dois IFV (veículos blindados de infantaria). Ele também pode aparentemente transportar 80 soldados. Viajando a uma velocidade de cruzeiro de  50 nós  estes veículos podem atingir velocidades ainda superiores, da ordem de  55 a 60 nós.

De acordo com relatórios, do PLAN, os Type 071 deram aquela força a capacidade de operações de lançamento de tropas a mais de  40 milhas náuticas da praia. Neste exercício recente, podemos realmente assistir ao PLAN praticar diferentes tipos de manobras e aprender a realmente usar Type 071. Os Z-8 foram utilizados em manobras de flanqueamento para atacar a retaguarda juntamente com os Type 726, que  por vezes eram seguidas por ondas de desembarque de IFVs anfíbios e barcos de ataque rápidos cujo o trabalho era suavizado pelo apoio aéreo, culminando em invasões inevitáveis as praias.

Na imagem um trio de LPD da classe Type 071
Na imagem um trio de LPD da classe Type 071

O primeiro Type 071, foi contratado no final de 2007 porém, só agora os Type 726 estão operacionais,isto talvez explique a razão pela qual esta operação só foi possível de ser realizada agora,   isso também mostra-nos o quanto de tempo se leva para aprender a começar a operar de fato um novo navio como esse.
O PLAN ainda carece de embarcações Type 
726, bem como de forças consideráveis de helicópteros  Z-8, até o momento o númerod e Type 071 é ainda limitado e as doutrinas estão ainda em desenvolvimento, porém, é inquestionável a  evolução de cinco anos, nas capacidades operacionais anfíbias atingidas pela Marinha do PLAN. 

Numa perspectiva futura, com o desenvolvimento e incorporação dos  LHD Type 081 projeta-se uma capacidade de operações de longo raio ainda muito maiores. Por hora, apesar dos avanços a Marinha do PLAN, reserva sua atenção    à incorporação de uma força pesada de pelo menos 15 novos submarinos, bem como, aos avanços no seu recém incorporado Porta aviões  CV 16, mas em paralelo a força de projeção anfíbia se desenvolve e torna-se cada vez mais estratégica para o PLAN .

 

2 Comentários

  1. É, os chineses estão com muita pressa…

    Interessante esse Type 81. É o que a MB necessita a priori e não um mirabolante e caro PA.

  2. Muito bonita essa imagem das 3 type 071 atracadas.

    E aproveitando… esta nova cara do PB está mais rápida (pelo menos no meu computador andromeneano) e muito bonita também. Valeu!!

1 Trackback / Pingback

  1. Vídeo: China pode estar desenvolvendo um caça VTOL

Comentários não permitidos.