Turquia diz que forças sírias estão por trás de ataques que mataram mais de 40

turquia

Autoridades turcas prenderam nove após atentados com dois carros-bomba no sábado; ministro sírio negou qualquer envolvimento do país no ataque.

O ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, disse que os envolvidos também são suspeitos de participar de um ataque contra a cidade costeira síria de Banias, há uma semana, quando pelo menos 62 pessoas foram mortas.

Os ataques aumentaram os temores de que a guerra civil da Síria está se arrastando para Estados vizinhos, apesar de movimentos diplomáticos para acabar com dois anos de luta, em que mais de 70 mil pessoas foram mortas. “O ataque não tem nada a ver com os refugiados sírios na Turquia, ele tem tudo a ver com o regime sírio”, disse Davutoglu à TV. “Devemos ter cuidado contra provocações étnicas na Turquia e no Líbano após o massacre Banias”, disse ele.

O ministro da Informação sírio, Omran Zubi, negou qualquer envolvimento da Síria e rejeitou o que chamou de “acusações infundadas”.

Mais: Exames em sírios mostram sinais de uso de armas químicas, diz Turquia

O conflito tem inflamado o confronto entre sunitas e xiitas no Oriente Médio, com o Irã xiita apoiando Assad, e poderes sunitas, como a Arábia Saudita, apoiando os rebeldes. Banias é um bolso sunita no meio de um grande enclave alauíta na costa mediterrânea da Síria. Ativistas da área acusam milícias leais a Assad, um alauíta, de ataques étnicos. Reyhanli tornou-se uma base para os rebeldes que lutam contra Assad perto da fronteira.

Fonte: Último Segundo

Síria nega participação em atentado que matou 46 na Turquia

O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou neste domingo que os atentados a bomba que mataram 46 pessoas em uma cidade turca na fronteira com a Síria foi feito com a intenção de arrastar o país à guerra civil síria.

Ele instou os turcos a se manterem “cautelosos e vigilantes” ante o que chamou de “provocações”.Integrantes do governo turco atribuíram os ataques – perpetrados em Rehanyli, uma cidade que tem recebido grande quantidade de refugiados sírios – a grupos pró-Damasco.

Mas a Síria negou estar por trás dos ataques. O ministro da Informação sírio, Omar al-Zoubi, afirmou que o governo de Erdogan é “diretamente responsável” pelo ocorrido, por ter deixado que sua fronteira virasse “um centro para terrorismo internacional”.

Neste domingo, centenas de pessoas compareceram aos funerais das vítimas.

A Turquia diz que nove pessoas – todas turcas – foram presas em conexão com o caso.

Fonte: BBC Brasil

 

1 Comentário

  1. Pois é… então agora querem trazer ate a Turquia para ajudar os rebeldes na Síria… mais escalation do conflito sírio sendo pregado em todos os meios de comunicação da Turquia, mais mentiras para levantar a ira do povo contra um inimigo… passeatas nas ruas.. tudo feito pela mídia…

    Se os Rebeldes estivessem vencendo não precisaria disso… sempre mais estados querendo intrometer na Síria!!

    O governo turco realmente esta afim de desviar a atenção interna, pois está meio na cara que são os curdos do PKK que cometem sempre atentados no país, que poderiam estar por traz disso tudo… e os curdos ficam na fronteira com o Iraque.. olha ai de novo as consequências da guerra do Iraque de 2003!

    Agora estão falando que foi a Síria… bem, a Síria está ocupada demais pra ir la na Turquia membro da OTAN fazer um ataque terrorista com carro bomba… alias pra se achar a verdade, vamos fazer a pergunta: “Quem ganha com isso?”

    O Que a Síria ganha com isso, fazendo esse ataque terrorista na Turquia??

    Nada, alias seria contra produtivo, ganharia mais um inimigo… e acho que não precisa de mais inimigos… ainda sendo a Turquia um país membro da OTAN… o Baschar pode ser tudo, menos estupido, cretino ou delirante de agir assim!!!

    E agora até a Turquia vem falando que “Exames confirmam uso de armas químicas na Síria”… pode até ser vendo que a analistas da ONU já falaram que foram os rebeldes a usar essas armas… sem dúvida, tanto reboliço só confirma que os rebeldes estão perdendo, pois não precisaria de Turquia intervir se estivessem ganhando!!

    Parece que a Europa deve ter feito promessas para a Turquia entrar no Euro e na União Européia, só pode, pra eles entrarem assim de cabeça na coisa!!

    Valeu!!

Comentários não permitidos.