Operação Isótopo

rescue

“Há 41 anos, terroristas palestinos seqüestraram um avião a caminho de Israel, um
esquadrão de elite IDF foi mobilizada para resgatar os civis e derrubar os terroristas.”

Tradução: Messiah

Em 8 de maio de 1972 terroristas palestinos sequestraram o avião belga Sabena voo  571 a caminho de Viena para Tel Aviv. Os quatro terroristas – dois homens e duas  mulheres – faziam parte da organização terrorista Setembro Negro, o mesmo  rupo que,  apenas quatro meses depois, seria capaz de cometer o notório massacre das Olimpíadas  Munique.

Na foto o terceiro da esquerda é Ehud Barak que acabou a vir a ser o Primeiro Ministro de Israel após o assassinato de Itzak Habin
Na foto o terceiro da esquerda é Ehud Barak que acabou a vir a ser o Primeiro Ministro de Israel após o assassinato de Itzak Habin

Motivação para o sequestro resultou de raiva persistente sobre o sucesso de Israel  durante a Guerra dos Seis Dias, em  967. Organizações terroristas estavam olhando  para matar indiscriminadamente israelenses ao redor do mundo.
Apenas a 20 minutos após a decolagem, os terroristas invadiram a cabine e assumiu o  controle do avião. Eles pediram  eginald Levy, o capitão do voo, para continuar como  o planejado para o Aeroporto Lod fora Tel Aviv. Depois de  chegarem ao seu destino, os  sequestradores ameaçaram explodir o avião e matar todos a bordo, a menos 315  prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses fossem libertados.
Enquanto tudo isso estava acontecendo, Capitão Levy conseguiu enviar sinais de  socorro em silêncio para Israel. Ao ser informado da situação, o ministro da Defesa,  Moshe Dayan iniciou negociações imediatas com os terroristas, ao planejar
simultaneamente uma operação de resgate secreto – Operação Isótopos.

Sob os comandos de cobertura
O objetivo da operação era fazer com que os passageiros saíssem com segurança do  avião antes que os terroristas  pudessem matá-los. Durante a noite, um esquadrão da IDF  secretamente cortou os pneus do avião e desligou seu equipamento hidráulico.
Em seguida, o ministro da Defesa Dayan utilizando um grupo de prisioneiros falso para  enganar os terroristas em acreditando que a troca de prisioneiros negociada estava  ocorrendo. Os “prisioneiros” embarcaram em um avião separado na distância,  supostamente liderado por Cairo.
Os terroristas tentaram iniciar os motores do avião, que tinha, sem o conhecimento  deles, sido desativado. Dayan disse a eles que ele estava enviando mais de um grupo de  técnicos para consertar o avião.

Comandos israelenses, disfarçados de técnicos, condução para o avião. Foto de arquivo.
Comandos israelenses, disfarçados de técnicos, condução para o avião. Foto de arquivo.

Uma equipe de 16 soldados de elite de Sayeret Matkal unidade de contra-terrorismo da  IDF, disfarçado de técnicos de voo, foram a pista. Eles estavam vestidos com uniformes  brancos, macacões e chegaram em veículos de bagagem. O esquadrão era comandado  por Ehud Barak, que, juntamente com a equipe-membro Benjamin Netanyahu, iria  tornar-se um primeiro-ministro de Israel.

O major-general (Ref.) Danny Yatom, um ex-membro da Sayeret Matkal, desempenhou  um papel fundamental na  operação Isótopo. Na época, ele era vice-comandante do  esquadrão e lembra bem o sentimento no chão.
“Foi um clima tenso devido à quantidade de pontos de interrogação, as dificuldades e o  nível de incerteza sobre questões como se o interior do avião seria semelhante, ou se os  terroristas utilizavam cintos explosivos… mas, como em muitas missões anteriores, isso  não nos incomodou”, disse Yatom. “O que foi focado foi em fazê-la da melhor maneira  possível.”
Fora do avião, Barak soprou um apito sinalizando o início da operação. Dentro de 90  segundos, os comandos mataram os terroristas (homens), prenderam os terroristas  (mulheres) e neutralizaram todas as ameaças de bomba para os passageiros.
Todos com exceção de três civis a bordo escaparam ilesos. Um passageiro morreu mais  tarde dos ferimentos sofridos durante o tiroteio, enquanto os comandos assumiam o  avião.
Os terroristas sobreviventes foram condenados à prisão perpétua de Israel, mas foram  libertados em um acordo de troca de prisioneiros após a Guerra do Líbano de 1982.

Fonte: IDF Website

3 Comentários

  1. Uma operação brilhantemente bem sucedida, com a indefectível marca de excelência não apenas do Sayeret Matkal mas também das bem treinadas, aguerridas e motivadas forças de defesa de Israel, que sabem que do seu sucesso depende a própria existência da nação. E aqueles que à época ficaram impressionados certamente não podiam imaginar que quatro anos depois iriam testemunhar o épico resgate em Entebbe, até hoje a mais bem sucedida operação de forças especiais até hoje.

Comentários não permitidos.