Exército Russo vai adquirir em 2013 30 sistemas Tigr Kornet


Tigr Kornet (1)

Informações: Rustam Moscou

Texto, Tradução e adaptação: E.M.Pinto

O exército Russo vai  adquirir ainda em 2013, trinta veículos do sistema Tigr-Kornet, de veículos blindados sobre rodas, leve equipados com mísseis anti carro de combate, Kornet EM.

[embedplusvideo height=”515″ width=”650″ standard=”http://www.youtube.com/v/KR2mseKQkmY?fs=1″ vars=”ytid=KR2mseKQkmY&width=650&height=515&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7792″ /]

Tigr Kornet1

Os veículos são equipados com 08  mísseis do modelo, porém possuem capacidade para transportar até 16 e substituirão nos batalhões do exército russo os antigos sistemas anti carro M-12.

Há uma forte perspectiva de exportação deste tipo de sistemas, o veículo considerado leve, possuem um substancial poder de fogo e mobilidade, aliado a isso, conta-se também a sua fácil operação e mobilidade, podendo ser transportado no âmbito dos batalhões a que acompanha por via aérea, seja por helicópteros pesados, seja por aeronaves de transporte.

Segundo o representante da Rosoboronexport  comandante-em-chefe do Exército, General Chirkin, se um veículo desta categoria estivesse disponível em 1999 altura da marcha do exército Russo em direção ao Kosovo, a mobilidade das tropas teria sido ao menos três vezes mais rápido do que o que se fez com os então veículos blindados. Chirkin afirmou que as brigadas de infantaria motorizadas russas, serão equipadas com baterias de sistemas anticarro compostas de  8-10 carros.

Tigr Kornet (2)Durante a inspeção da exposição de veículos militares de combate, o diretor-geral adjunto da JSC “Instrument Design Bureau” Nikolay Khokhlov afirmou que ossitema operará com as armas do seu exterior o que aumenta a segurança devido ao perigo para as tripulações, por outro lado, os Tigr-Kornet são unidades de apoio a infantaria e às brigadas em deslocamento, portanto, aliando a capacidade dos veículos e a versatilidade do sistema Kornet, os Tigr-Kornet podem também prover relativa defesa antiaérea, contra  helicópteros e veículos aéreos não tripulados.

Tigr Kornet (3)O sistema de tiro do ATGM Kornet EM, permite almejar alvos entre 150 metros (mínimo), e 10, 000 metros (máximo). O sistema de controle é totalmente automático composto por sistema de visão noturna e eletro-óptico, o sistema de guiagem é imune a interferências no guiador a laser.

Foto exclusiva, Por Rustam para o Plano Brasil
Foto exclusiva, Por Rustam para o Plano Brasil

Pode engajar até dois alvos simultâneos, as ogivas do Kornet, são do tipo Armor Piercing com uma carga de até 1300 mm, equivalentes à 7 kg fr explosivos TNT, a  ogiva é de fragmentação.  O Tigr Kornet pode transportar até dezesseis mísseis, sendo que oito deles estão imediatamente prontos para o disparo. A disponibilidade de tiro em marcha é significantemente alta, o Tigr-Kornet pode travar e disparar um alvo após a marcha em apenas sete segundos.

Tigr Kornet (4)

Uso do Kornet-EM consegue acompanhar automáticamente o alvo, tornando-o um sistema do tipo  “dispare e esqueça”. Esta capacidade elimina completamente o processo de segmentação humano  do sistema anti-carro, aumentando em 5 vezes a precisão de seguimento de alvos numa utilização real operacional, bem como, proporcionando uma elevada probabilidade de acerto do alvo, em toda a gama de aplicação do sistema. O índice de letalidade do sistema Kornet-EM é cerca de  duas vezes superior ao do ATGM “Kornet-E. A capacidade para destruir alvos no modo automático reduz a carga sobre o operador, pois eliminas as exigências das capacidades psicossomáticas e reduz o tempo para a sua execução.

Tigr Kornet2

A  família “Kornet” possui um desenho modular que permite a adoção de apenas como um e dois lançadores de mísseis sobre uma ampla gama de veículos lançadores, esta é uma solução de baixo custo para nações de orçamentos restritos. O Kornet pode ser introduzido em qualquer veículo leve de apenas  1,2 toneladas o qual pode ser equipado com até  dois lançadores.

Tigr Kornet (5)

5 Comentários

  1. Caramba!
    O texto aponta o alcance máximo do Kornet-EM em 10 km!
    Eu conhecia o Kornet-E, arma com alcance de 6 km, com um belo histórico de combate no qual vitimou os afamados CC israelenses Merkava…

    Enquanto isso, temos o nosso míssil anti-carro MSS 1.2, com 3,5 Km de alcance, com uma melhoria anunciada que deverá elevar o alcance para 4 km…
    Melhor seria comprar a licença de produção do Kornet-EM, ou mesmo da versão anterior, Kornet-E.

  2. Seria um boa a montagem deles no AVIBRAS AV-VB4 GUARÁ!!

    Isso sim seria muito bom pra EB, uma dissuasão maior que a atual, bastariam uns 300 montados nos Guará pra coisa ficar realmente interessante… e ainda com o apoio aéreo dos Sabre, os nossos vizinhos teriam armas anti-carro pra se temer realmente.. e não apiada que temos hoje!!

    Quantos MSS 1.2 AC compramos?? 12 misseis para 3 sistemas de armas do EB… Brincadeira…. o pessoal tem medo de que pra comprar tão pouco assim??

    E montamos eles em quantos veículos blindados leves ágeis no campo de batalha?? NENHUM !!

    Então se o nacional não sai como se deve… SE O EXERCITO PARECE NÃO CONFIAR COMPLETAMENTE NESSE SISTEMA VENDO SUA PARCA COMPRA… então compramos prontos uns Kornet confiáveis, e montamos logo nos Guará, TER DOIS SISTEMAS DE ARMAS seria até mais tatico, já que se um der problemas no campo usa-se o outro que se tem… por isso sou contra a padronização de sistemas e armas!!

    O Nacional não bastaria por enquanto, então importa-se um outro pra dar suporte… eu não sou a favor desse tipo de pratica, mas vendo as circunstancias atuais das armas anti-carro do EB eu devo aceitar a compra de prateleira, por mais que me irrite pessoalmente, mas o EB é mais importante que meu ponto de vista anti-prateleira!

    Piada.. esse país precisa passar menos Óleo de Peroba na cara e ter ações mais claras e diretas, ter vergonha na cara!

    Compra logo um monte deles, pois vemos que armas anti-carro nunca são demais, sempre impõem perdas ao inimigo!!

    Valeu!!

    • E mais, os nossos MSS 1.2 não tem o mesmo alcance desses russos…

      Seria uma boa comprar os dois, eles poderiam sim ser complementares no campo de batalha, o Russo para os campos de batalha e os MSS 1.2 para os combates urbanos, fazendo o mesmo papel dos RGG na Síria!!

      Valeu

  3. Esta sim seria uma boa aquisiçâo para o EB……..Amigos sonhar nâo custa nada,até melhora o sono…………….saudaçoes coloradas

Comentários não permitidos.