Kerry diz haver forte evidência do uso de armas químicas na Síria

medium

O secretário de Estado americano, John Kerry, disse nesta sexta-feira que há forte evidência do uso de armas químicas contra as forças rebeldes por parte do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Durante uma conversa com internautas organizada pelo Google+, pela rede de televisão NBC News e pelo Departamento de Estado, Kerry denunciou as “escolhas terríveis que foram feitas pelo regime (do presidente sírio Bashar al-)Assad com a intenção de matar entre 70.000 e 100.000 pessoas de seu próprio povo”.

“Acreditamos que existe uma forte evidência do uso de gás”, denunciou Kerry em um evento organizado pelo Google.

O governo dos Estados Unidos falou pela primeira vez há duas semanas a respeito do possível uso de armas químicas pelo regime sírio contra a própria população, mas o presidente Barack Obama avisou na época que as provas ainda eram insuficientes.

O vice-presidente, Joe Biden, declarou em entrevista publicada na quinta-feira que Washington está tratando o tema Síria com máximo cuidado para evitar erros do passado, como aqueles que provocaram a invasão do Iraque.

No evento do Google, Kerry se referiu ao futuro da Síria: “Se houver a vontade de se chegar a um compromisso para eleger pessoas que comandem um governo de transição, e se elas forem de boa fé e preparadas para oferecer ao povo sírio uma opção justa para dirigi-los, então poderemos evitar a guerra e chegar a um acordo”.

Mas esse governo de transição “não incluirá o presidente Assad”, afirmou o chefe da diplomacia americana.

Ele também falou sobre a conferência internacional sobre o conflito sírio, anunciada esta semana em Moscou para o final do mês em Genebra.

“Posso dizer que devemos ao mundo nosso melhor esforço possível para tentarmos explorar, de boa fé, se poderemos ou não pôr fim à violência, ao derramamento de sangue, evitar um desmoronamento completo” do país por um conflito que já dura dois anos, disse Kerry.

“E a meu ver, se essa reunião for realizada em Genebra, todos poderão ver claramente quem está disposto a ser razoável e quem não”, acrescentou.

AFP

 

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. Engraçado, os observadores da ONU também dizem isso, a diferença é que quem estaria usando essas armas além de táticas terroristas seriam os rebeldes, e não as forças do governo. Engraçado, como o depoimento de todos os observadores da ONU contradizem com o que o secretário de estado diz. Curioso não é mesmo?

    • BOOM!!!

      Assim o amigo mata o povo da Reaça… os ditos “falcões de guerra”…

      A ONU diz que foram os rebeldes a usar armas químicas na Síria.. mas aí chega a mídia vendida pra apoiar o cidadão kerry… a mesma mídia que apoiou as mentiras sobre as armas do Saddam Hussein.. melhor não esquecer disso!!!

      As mentiras são sempre as mesmas, o ponto é que a massa dominada tem memória curta.. curta quanto um intervalo comercial da TV… e quando tenta raciocinar é induzida ao controle d emanada, onde o ponto não é debater, mas manter o foco do ponto… ou seja, as armas químicas sírias… esquece o contexto e fixa no foco!!

      Todos podem dizer o que quiserem, não importa pra essa tática, não debata, centralize no foco da questão que deseja propagandear!!

      E sempre terão manadas pra acreditar neles…

      E nessa conferencia de Genebra veremos mesmo se o Ocidente é razoável ou não!!

      Valeu!!

    • Pura verdade,kkkkkk
      Foi dito que os rebeldes quem estaria usando essas armas,em grande velocidade eles logo negaram dizendo não ter provas.
      Coitados dos Americanos quando essas armas forem usadas pelos terroristas da Al-Qaeda contra eles,EUA esta brincando com fogo,não estou do lado do ditador da Síria mas também não sou a favor dos terroristas.

Comentários não permitidos.