Irã apresenta nova aeronave – Hemaseh (Epopeia)

iran fake

Irã apresentou nesta quinta-feira um novo modelo de avião não-tripulado de uso militar que as autoridades do país garantiram ser invisível nos radares e poder realizar tarefas de reconhecimento e ataque, informou a rede de televisão oficial iraniana em inglês, PressTV.

Na apresentação da aeronave, chamada Hemaseh (Epopeia) e pintada com as cores da bandeira do Irã, esteve o ministro da Defesa, General Ahmad Vahidi. Já o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, que tinha presença anunciada, não compareceu.

“Este avião não-tripulado foi construído por especialistas iranianos da indústria de defesa e pode realizar simultaneamente trabalhos de vigilância e reconhecimento e ataques com mísseis e foguetes”, disse Vahidi.

A aeronave, segundo as autoridades de Defesa, pode voar em grande altitude e durante um longo período, e “não pode ser localizada pelo inimigo”, disse Vahidi.

O Irã anunciou a fabricação de seu primeiro avião militar não-tripulado em 2010 e, nos últimos meses, as autoridades de Defesa afirmaram ter fabricado diversos modelos destinados a missões variadas.

Os militares iranianos declararam também ter derrubado ou capturado várias aeronaves deste tipo dos Estados Unidos e de Israel, que supostamente voavam em seu espaço aéreo ou sobre suas águas territoriais, incluindo um avião espião “invisível” RQ-170 Sentinel americano, o mais moderno.

Fonte: Terra

11 Comentários

    • Não é furtivo como estão afirmando, mas pelo menos é capaz de voar. O vídeo a seguir demonstra o “Hamaseh” em testes de voo:

      http://www.youtube.com/watch?v=MgKrV7Afi7E&feature=player_embedded

      O drone, um tipo HALE (High Altitude longa duração):
      “pode ​​evitar a detecção pelos inimigos”
      graças às suas características furtivas, de acordo com Vahidi.

      Embora o drone Hamaseh seja capaz de voar, ao contrário do que diz Vahidi, ele simplesmente não pode ser invisível: o trem de pouso não retrai, as armas penduradas nas asas, o motor e helices expostos… fazem o UAV muito bem visível para os radares.

  1. Cabeça.. cabeça dinossaurooooooo….

    O novo Drone do Irã… gostei dos misseis…

    É o 4° mas produção em massa mesmo que é bom nada até agora… talvez estejam ainda estudando as tecnologias roubadas do Drone Americano capturado pra aplicar nesses novos…

    E como não existem deuses na terra, somente técnicos, então entender essa tecnologia do RQ-170 mais cedo ou mais tarde será desvendada, OBVIO COM A AJUDA DOS RUSSOS, que por controle remoto mandaram até o shuttle Buran pro espaço, fizeram 2 orbitas e pousaram com segurança… Drone é moleza pros russos… e algumas suas pares serão nesses drones iranianos incorporadas… outras irão pra Rússia… até que ponto vale a pena esses investimentos??

    PRA DEFENDER SEU PAÍS DE NAÇÃO AGRESSORA E VIOLENTA, TUDO VALE A PENA.. TUDO DE TUDO!!

    Valeu!!

  2. O Irã tem sim mais de um modelo de drone. com capacidade de ataque. Tá lá no Cavok: Arábia Saudita compra drones armados da África do Sul.
    “…………………….,
    De acordo com o boletim, os sauditas têm procurado drones armados por vários anos e querem as armas para combater veículos de combate não-tripulados do Irã conhecidos como a Karrar e Shahed 129, que estão equipados com mísseis Shahid-1.”

  3. Esse drone lembra um classíco do cinema ” Alien, o 8º Passageiro”.Me parece um equipamento bem rudimentar,muito loge do RQ-170 Sentinel “Besta de Kandahar ”.

  4. As rodas dianteira me lembram um estrutura muito usada em rodios industriais para movimentação de cargas kkkk sem comentários

Comentários não permitidos.