‘Querem impor uma meia verdade’, dizem militares sobre Comissão da Verdade

comissao_da_verdade_elzafiuza_abr

Representantes do Exército e da Marinha questionam versão dada pelo presidente da Comissão de que a máquina de repressão não funcionava descolada do Palácio do Planalto

Wilson Lima – iG BrasíliaWilson Lima – iG Brasília

Representantes dos militares questionaram as informações dadas, com exclusividade ao iG , pelo presidente da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Paulo Sérgio Pinheiro, de que a máquina repressiva instituída durante o Regime Militar não funcionou descolada de atos do Palácio do Planalto

Na entrevista, Pinheiro afirma que, à exceção de Castelo Branco e de João Batista Figueiredo, todos os outros presidentes militares sabiam e ordenaram atos de tortura, extermínio ou ocultação de cadáveres.

O presidente do Clube Naval do Rio de Janeiro, o vice-almirante Ricardo Antônio da Veiga Cabral, afirmou que a Comissão da Verdade vem cometendo algumas generalidades, apesar de admitir “excessos dos dois lados”. “Eu acho que ser essa uma generalização sem muita análise. É algo feito sem dilapidar a história como deve ser feito”, criticou Cabral.

Já o assessor especial da presidência do Clube Militar do Exército, general Clóvis Purper Bandeira, afirmou que “duvida muito” que ações de tortura tenham sido ordenadas por atos do Poder Executivo. “Uma meia verdade é pior do que uma mentira inteira”, disse.

Em março, as duas entidades, ao lado do Clube da Aeronáutica, divulgaram uma “mensagem à nação brasileira” criticando os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. Em uma nota conjunta, as três entidades, tidas como as mais representativas das Forças Armadas, afirmaram que “o povo brasileiro, no início da década de 1960, em movimento crescente, apelou e levou as Forças Armadas Brasileiras à intervenção, em Março de 1964, num governo que, minado por teorias marxistas-leninistas, instalava e incentivava a desordem administrativa, a quebra da hierarquia e disciplina no meio militar e a cizânia entre os Poderes da República”.

Desde a instalação da Comissão da Verdade, em maio do ano passado, os militares questionam o fato de não serem ouvidos ou de não terem sido chamados a depor para dar à comissão “o outro lado” da história. Algumas correntes entre os militares vão além e acreditam que os trabalhos da Comissão da Verdade têm o objetivo irrestrito de alterar a validade da Lei da Anistia. A lei concedeu anistia a todos os que cometeram crimes políticos ou conexão com eles durante o Regime Militar.

Para os militares, as intervenções feitas no período tinham o objetivo irrestrito de conter atividades terroristas dos membros da esquerda. O objetivo foi, segundo eles, apenas preservar a ordem pública e a paz social no Brasil durante os anos de chumbo. Os militares afirmam que a demonstração de ordem no período ajudou o Brasil a ter avanços na economia, na área social e política. Os militares ainda classificam o trabalho da Comissão da Verdade como um grande ato de “perseguição às forças armadas”. “A Comissão causa uma maior perseguição às Forças Armadas enquanto eles posam como defensores da democracia”, analisa o general Clóvis Purper Bandeira.

Ainda durante a entrevista, Pinheiro mencionou que a comissão apenas aguarda a conclusão da exumação dos restos de João Goulart pra revelar que ele foi morto por envenenamento e não de ataque cardíaco. Ele morreu na Argentina em 1976. Segundo o general Bandeira, independentemente dos laudos sobre Goulart, a culpa sempre “recairá contra os militares”. “O fato dele ter sido envenenado ou não, não prova coisa alguma. Ele pode ter sido executado por um inimigo político. Não se pode descartar essa possibilidade. Mas para a Comissão (da Verdade), a culpa sempre será dos militares”, assevera Bandeira.

Fonte: Último segundo

31 Comentários

  1. ” num governo que, minado por teorias marxistas-leninistas, instalava e incentivava a desordem administrativa, a quebra da hierarquia e disciplina no meio militar e a cizânia entre os Poderes da República”.

    não muito diferente de hoje.

  2. É muito improvável que os generais presidentes dessem esse tipo de ordem… essas são questões muito provincianas para um presidente, outros fariam por ele. Não significa que eles não sabia. É óbvio que eles estavam a par de tudo, mas eles não perderiam tempo ordenando “interrogatório”(tortura) e de presos e assassinatos. A menos que se tratasse de gente muito perigosa para o regime como lideres de movimentos e etc…

  3. Quem assaltou o poder constitucionalmente eleito?
    Quantos militares forma assassinados, cassados e torturados pelos golpistas?
    Para manter a lei é necessário recorrer a torturas e assassinatos?
    Já ficou provado que os golpistas não foram responsáveis por vários atentados terroristas, como a explosão do Rio Centro?
    Quem ganhou com o golpe? Foi o Brasil e os brasileiros?
    O golpe foi bancado pela CIA dos EUA (que mandou seus navios), pela imprensa de extrema direita, que está aí, pelos entreguistas escravocratas de sempre.
    Militar é militar e golpista é golpista. Não existe militar golpista. Militar respeita a hierarquia, cumpre as leis, defende o povo e a soberania do país. Golpista atende a interesses pessoais e de grupos, sejam nacionais ou estrangeiros que perdem as eleições e derrubam o governo para ganhar no grito e no assassinato dos opositores.

  4. em tempo, se um militar tinha 18 anos em 1964, hoje ele estaria com 67 anos, portanto, estaria aposentado a muito tempo. Ou seja, nenhum militar da ativa participou do golpe. Os golpistas estão todos nos clubes militares ou no cemitério. O brasileiro não é judeu, não vai ficar prendendo velhinhos.
    Quem tem alguma coisa a pagar, vai acertar com sua própria consciência. Mas todos temos o direito de saber quem financiou o golpe, quem apoiou, quem esteve costurando e engendrando contra o país. Mas o mais importante é criar instituições e sistemas de defesa contra futuras tentativas de desestabilização e golpe. Em especial, no momento, as articuladas pela união de opositores, judiciário, ministério público e mídia.

    • É por aí caro Wal, só que para isso a tal turma que está procurando a “verdade” precisaria fazer um trabalho histórico e não penal.
      Infelizmente a Comissão se perdeu dos objetivos relevantes para toda a sociedade brasileira, e está servindo uma minoria.
      Claro que seria muito importante ser ensinado nas nossas Escolas os verdadeiros porquês e desdobramentos desse período histórico brasileiro nebuloso. Porém, sequer esses elementos da comissão são legítimos. Pergunta: Há representantes de toda nossa sociedade e vasto país… Resposta: Não. E ainda há muitos outras falhas nessa comissão.

      Portanto o resultado vai ser muito fraco para nossa História brasileira. Isso se não for danoso e em vez de aplainar nosso conhecimento vir a deixá-lo mais tortuoso ainda.

      Na minha insignificante opinião o número de participantes dessa comisão tinha que ser muito maior (inclusive com participantes das FAs, pois já têm muitos novos oficiais que sequer eram vivos quando o tal Golpe aconteceu). O tempo de duração dos trabalhos deveria ser bem maior (2 anos é tempo para um curso de SENAC, e não para um revisionismo histórico importante da nação)… cerca de 10 anos, ou até mais, por que não? Eu não tenho pressa alguma. Opa, opa, mas aí nós tocamos num ponto chave dessa Comissão da Verdade… o prazo dos trabalhos é curto, por quê? Engana que eu góstchiu ParTidão!!!

    • Quando a gente pensa que o Walfredo vai dessa vez fazer um comentário lúcido eis que ao final bota tudo a perder em mais um momento,como diz Ilya Ehremburga, “Stand up comedy”. Não bastasse o resvalo no antissemitismo ( “Não somos judeus para prender velhinhos”- talvez o ilustre Walfredo seja partidário das teses de Ahmadinejad segundo as quais o holocausto não existiu) , ele ainda vem com a velha cantilena do “golpe” urdido pela mídia, judiciário e MP.

      Entretanto, o que Walfredo tenta desclassificar como golpe na verdade é o normal funcionamento das instituições basilares do Estado Democrático de Direito. Mas o revanchismo é aquela coisa afinal, uma vez que o regular funcionamento das instituições levou os principais capos do ParTido ao banco dos Réus, sem falar em revelações constrangedoras como o tráfico de influência exercido pela chefe do escritório da Presidência em SP, é preciso remover esse empecilhos ao que o ilustre ex-ministro do STF Ayres Brito chamou de “projeto de poder continuado”. Isso explica as canhestras e bisonhas tentativas de se censurar a mídia usando como eufemismo a “regulação”da mesma, o apoio à vergonhosa PEC 37, que acaba com os poderes investigativos do MP, sem falar na cereja do bolo a PEC 33, que tem finalidade instituir o bolivarianismo no Brasil.

  5. Quanta besteira…
    A Comissão da Verdade deve investigar somente os crimes cometidos em nome do Estado durante a vigência do regime de excessão. Não cabe investigação alguma sobre aqueles que praticaram atos de resistência ao regime, pelo simples fato de que estes foram investigados e julgados pelo Estado, em atos denominados como IPM: Inquérito Policial Militar.

    😉

    • Para você ver meu nobre Ilya o quão viciada e revanchista é a comissão da (minha) verdade. É apenas mais uma tentativa canhestra do partido de turno em tentar relativizar a Lei de Anistia de 1979 que, ao contrário do que a esgotosfera estatal vagabunda apregoa, é legítima posto ter sido fruto de intensa negociação que envolveu s militares, a oposição capitaneada por Ulysses Guimarães e lideranças políticas no exílio como Leonel Brizola e Miguel Arraes. Ou seja: foi fruto de um consenso amplo. Bem diferente dessa comissão, delírio revanchista inútil visto que nenhum dos agentes públicos pode ser punido posto que as condutas por eles praticadas já prescreveram há muito.

      E sim: se o escopo da comissão é apurar toda a verdade, a conduta dos que se opunham ao regime merece ser investigada também.

      • Galante Tireless…

        Todos os guerrilheiros foram investigados pelo Estado, e a larga maioria julgada, condenada, encarcerada e tempos depois, anistiada. Isso aqueles que sobreviveram às execuções sumárias, ou ordenadas.

        A Comissão de Verdade visa investigar os crimes cometidos em nome do Estado. Os militares tomaram de assalto o poder político, caçaram direitos civis e cometeram crimes em nome do Estado…
        É isso que a Comissão Investiga. É o Estado investigando o seu próprio passado.

        Essa história de revanchismo é uma presepada levada à diante por quem tem “culpa no cartório”. Nem mais, nem menos.

  6. Pra ser sincero acho mesmo é que esses bandidos safados que roubaram,torturaram e mataram tantos brasileiros inocentes deviam mesmo é pagar pelos seus crimes atrás das grades como acontece em outros países inclusive aqui na América do Sul. Mas o Brasil é assim mesmo nunca puni bandido como se deve.
    E não estou defendendo aqueles comunistas maconheiros alucinados, eram outros bandidos que queriam a ditadura só que sobre seu controle, por outro lado existiam muitas pessoas que apenas queriam a democracia e é por essas pessoas que lamento tanto derramamento de sangue injusto e insano.

  7. Este é um dos passatempos preferidos do pessoal de esquerda presos no seu mundo de Alice. Reescrever a história.

    • Os atos cometidos por aqueles que se insurgiram contra o Estado, quando este estava tomado de assalto pelos militares, já foram julgados.
      Ponto.
      Procure no Google pelo termo IPM: Inquérito Policial Militar.

      A Comissão da Verdade foi constituida para investigar os crimes cometidos em nome do Estado.
      Ponto.

      Essa papagaida de “revanchismo” é pregada por pessoas de má fé, dotadas de grande aversão ideológica ao atual governo de turno, ou de extrema ignorância, pois desinformam, e causam de forma propositada uma confusão.

  8. concordo em numero e grau com o walfredo ,esta corretisssimo
    MAS eu acredito sim que os presidentes golpistas atraza lado da nossa patria ,sabiam e mandavam torturar ,pois tirando a tortura os golpistas nao fizeram mais nada ,tanto que voce pode perguntar para o jeca tatu no meio do mato isolado em uma caverna ,quem é o presidente do brasil e ele dira jucelino kubichek ,nao ira falar nenhum nome dos atuais pijamas se algum estiver vivo ainda pois eu tambem nem sei os nomes deles alem de fiqueredo o ultimo.
    Voces militares do seculo pasado atrazaram a naçao e ficaram lembrados apenas como torturadores e JÁ ERA ,BANDO DE INSUBORDINADOS QUE AJOELHARAM E PEDIRAM PENICO PARA OS ANGLOS SAXIOES.

  9. “Cumissão da meia verdade”, vergonha nocional, investigar os crimes do carniceiro do Maringuela, do desertor traidor assassino do Lamarca, e da guerrilheira revanchista que hoje ocupa o planalto, cadê ???
    Os três presidentes militares que o Brasil teve, morreram na classe media, Os guerrilheiros terroristas GENUINOS daquela época, hoje vivem no luxo, com gordas pensões, cargos publico, e mandados politicos comprados na base do “cuecão milionário”

    • Lamarca foi julgado e condenado como desertor, em ausência. Carlos Marighella foi assassinado em uma emboscada. A então guerrilheira Dilma Rousseff foi presa, torturada e julgada, posteriormente encarcerada e depois, anistiada. Todas essas pessoas já foram investigadas e julgadas pelo Estado.

      A Comissão da Verdade investiga crimes cometidos pelo Estado. Ela não investiga crimes cometidos contra o Estado, pois este já o fez.
      Entendeu agora, ou vou ter que desenhar?

  10. Tenho especial apreço aos comentários. Opiniões são frequentemente identificadas, no caso acima, vejo correspondência com a historia.
    Quando os primeiros colonos portugueses por aqui chegarão, havia dois termos que definiam a narração de um fato. O primeiro referia-se ao modo da narração ” מעשייה ” (Ma’achiyá), ou seja, narração do ocorrido com alegorias. O segundo ” סיפור ” (sipur) conto, verdade distorcida ou apenas inventada. Verdades têm três lados, o ultimo é á verdade.

  11. Fui no site da Comissão (http://www.cnv.gov.br/) para saber quem são os membros e não há qualquer historiador no quadro de membros. Fora uma psicóloga, todos os membros são/foram advogados ou procuradores. Qual o sentido desta releitura da nossa história sem que existam membros de nossas universidades e de nossas FFAA?

    Podemos citar o caso da Folha de São Paulo, sobre a ficha da presidente Dilma publicada em http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u556855.shtml. Como dito na mesma reportagem, a então ministra da Casa Civil – Dilma Roussef – fechou o acesso ao Arquivo Público do Estado de São Paulo, para que fossem feitas varreduras nas pastas por cinco dias, e só então os jornalistas tiveram acesso as pastas. Porque isto foi feito?

    Não caberia a esta comissão também verificar se há verdade aqui também?

    Como cidadão brasileiro também quero saber este lado. Esta ficha é autêntica? (https://lh3.ggpht.com/_K85Ifm8hXcw/Sesri9VtRiI/AAAAAAAABfw/MZpThu5MPPQ/s1600/fichacriminaldilmaroussef.jpg)

    Abraços a todos.

    • Essa ficha já está mesmo a mais de um ano na internet.
      E mesmo que só um desses crimes seja verídico… pois convenhamos que ser membro de um,s grupo revulucionário dentro de uma ditadura e ter assistido tudo de camarote… é difícil de engolir… então os camaratas tinham essa parceira para quê? Apenas para servir cafézinho, então tá!! Nós somos todos trouxas.

      Mas, o que chama mais atenção é o fato de que em nossas tentativas de emprego nos solicitam antecedentes criminais… e dependendo da vaga (sistema financeiro, áreas de segurança etc) é preciso conduta pregressa e idoneidade moral ilibadas. Já para o cargo máximo da nação isso tudo é ignorado. E então a tal Lei da Ficha Limpa (em rigor pós 2012) pode atinger nossa Presidente? Como fica sua possível reeleição?

      • Olá Ilya,

        Inicialmente gosto muito do seu avatar, pois Ilya testou duramente os limites da censura na era pós-Stalin na união Soviética, como jornalista. Um cara de coragem em tempos notadamente obscuros.

        Mesmo que esta imagem não seja autêntica, qual a razão da ministra da Casa Civil fechar os arquivos por cinco dias em uma posição claramente contra os ideais democráticos preceitos em nossa constituição?

        Cabe lembrar que a reportagem tratava sobre o plano de sequestro do então ministro Delfim Neto – plano este nunca contestado, nem mesmo pela atual presidente.

        Abraços.

  12. Os militares passaram anos escondendo a verdade e forjando provas agora quando querem explicar não conseguem e se não conseguem vão procurar desacreditar a comissão.
    .
    Hoje nem eles,os militares que ficaram com a incumbência de explicar as atrocidades feitas no passado pelos predecessores,não conseguem por que a tempos os bandidos daquela época extinguiram as provas dos seus crimes.
    .
    Aqueles que ficaram nas fileiras estão ai,com dificuldade de limpar a merda toda e não conseguem convencer a ninguém,nem a eles mesmos….Rsrsr.

  13. o que ocorreu naquela epoca foi o golpe dos insuborinas militares aplicaram a patria parecia a epoca do mercantilismo fez o brasil ficar obrigado a so negociar com a metropole que era os estados unidos ,esse papo furado de combate ao comunismo ,conversa para boi dormir
    o regime milita apenas obrigou o brasil a fazer negocios apenas com a super metropole e nos viramos colonia ,e voces ainda tinham moral para desfilaer em 7 de setembro a ,joga areia nos olhos dos majoraçao ,mas para os guerreiros voces venderam a alma para o diabo ,
    Sobre o lamarca no quartel se fala o nome dele ,mas nao se ouve o nome dos estrelas que escravisaram o brasil ,porque sera nenao ,depois da comissao da verdade e a historia poder ser contada da forma que foi ,o nome de voces sera esquecido ate entre as forças militares ,quem trai a patria para mim nem aposentadoria poderia ficar recebendo

  14. “o que Walfredo tenta desclassificar como golpe na verdade é o normal funcionamento das instituições basilares do Estado Democrático de Direito”

    Onde está escrito na constituição, seja a atual, seja qualquer uma das anteriores, que o exército deve prender e assassinar políticos se o povo votar em comunistas?

    Golpistas, a soldo de estrangeiros, aliados a imprensa que sempre defendeu os interesses estrangeiros, resolveram, com apoio armado estrangeiro, matar seus compatriotas porque lutavam por um espaço de terra, em um país com 8 milhões de km2.

    Para isso, mataram e torturaram, primeiro, os militares legalistas, que não quiseram fazer parte do golpe. Inclusive, muitos heróis brasileiros da segunda guerra.

    Pior, não tiveram competência e entregaram a administração do país para figuras como Sarney e Maluf, que posteriormente foram expulsos do clubinho da direita, por pretenderem demais, sendo cooptados por Lula, que admitiu as política de alianças para vencer o isolamento dos 30% e chegar ao poder.

    O mentirão, golpe da bolinha de papel de 2012, será desmontado, como também a tentativa da minoria de direita governar através do STF.

    O Artigo 52, inciso X da Constituição estabelece que cabe ao Senado aprovar ou não qualquer decisão do Supremo que considere qualquer coisa inconstitucional

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:
    II processar e julgar os Ministros do Supremo Tribunal Federal, os membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República e o Advogado-Geral da União nos crimes de responsabilidade; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)
    X – suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal;
    XI – aprovar, por maioria absoluta e por voto secreto, a exoneração, de ofício, do Procurador-Geral da República antes do término de seu mandato;

  15. Vale lembrar o seguinte, a história não é escrita pela direita ou esquerda Ilya… A História é escrita pelo vencedor, e quando um sai e outro assume ela pode ser reescrita sim e isso a gente já viu em muitos outros casos.

  16. A Comissão Nacional da Verdade começou a investigar, em outubro deste ano, o desaparecimento de aproximadamente 2.000 índios da etnia Waimiri-Atroari durante a ditadura militar. O sumiço dos indígenas, cujo território se estendia de Manaus até o sul de Roraima, ocorreu entre 1968 e 1983, época em que o governo federal construiu a rodovia BR-174 –ligando a capital amazonense a Boa Vista– para atrair à região projetos de mineração de multinacionais.

  17. Novos documentos afirmam que Exército usou napalm no Araguaia

    Relatório de 1972 diz terem ocorrido, pelo menos, três bombardeios

    BRASÍLIA e RIO – Relatórios da Comissão Nacional da Verdade divulgados nesta quinta-feira atestam que o Estado usou força desproporcional na ação militar de repressão à Guerrilha do Araguaia. Para a comissão, o Estado promoveu uma eliminação sumária e total dos militantes do PCdoB, que dispunham de armamentos obsoletos para o confronto.

    De acordo com um relatório feito em novembro de 1972 pelo tenente-coronel Flarys Guedes Henriques de Araújo, em pelo menos três bombardeios da Guerrilha, o Exército fez uso de napalm. As missões pretendidas pelo CMP aqui mencionadas no item 1 foram executadas no decorrer das operações; há a acrescentar àquele repertório o bombardeio de três áreas com bombas napalm e de emprego geral, informa o relatório.

    Há a comprovação do uso de napalm em três operações. Uma coisa terrível afirmou o conselheiro da Comissão Verdade Cláudio Fonteles, autor dos trabalhos divulgados ontem.

    (…)

Comentários não permitidos.