Coreia do Norte ‘remove míssil’ de área de lançamento

North KOrea missile

A Coreia do Norte parece ter removido dois mísseis de uma área de lançamento em sua costa leste, indicando uma redução na tensão na península coreana, informam nesta segunda-feira autoridades americanas à agência France Presse.

Acredita-se que Pyongyang tenha feito preparativos para o lançamento de mísseis no mês passado, ameaçando atacar alvos específicos na Coreia do Sul, no Japão e em bases americanas na região. As ameaças ocorreram após a ONU impor, em março, sanções à Coreia do Norte, por conta de seu terceiro teste nuclear.

Agora, a aparente remoção dos mísseis põe fim a semanas de preocupações quanto a um possível lançamento iminente.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, George Little, não quis comentar a possível remoção, mas disse que tem visto recentemente “uma pausa nas provocações (de Pyongyang)”.

“E acreditamos que isso seja benéfico para os esforços de garantir paz e estabilidade na península coreana.”

Fonte: BBC Brasil

8 Comentários

  1. O comico disso tudo foi os Yanks se borrado de medo forao atras dos Chinas para a calmaren os Coreanos
    depois de provocarem os animos da Coreia do Norte : )

    • Além do português sofrível, o comentário acima sofre de deficiência intelectual e é contaminado ideologicamente. Lamentável.

  2. KLM,

    Se os americanos quiserem, varrem a Coréia do Norte da face da Terra… A Coréia do Sul sozinha poderia por o norte abaixo se quisesse…

    A única razão de não fazerem: custaria caro. A economia sul coreana simplesmente não tem condições de suportar o esforço de se invadir o norte… Provavelmente iria a falência, pois simplesmente não podem absorver os milhões de necessitados ao norte… E a atual situação financeira americana não propicia a eles um cenário para gastos em guerras… Agora, se a ideia for somente atacar pelo ar e devastar a capacidade do Norte de fazer guerra, basta que os coreanos do norte deem um motivo concreto, tal como usar seus mísseis ( lembrando que a capacidade de defesa contra mísseis do sul é bem avançada )…

    Quanto a China… Não é do interesse chinês entrar em confronto direto com uma potência nuclear…

    • RR

      Concordo plenamente que com que vc falo nesse aspecto

      Se os americanos quiserem, varrem a Coréia do Norte da face da Terra… A Coréia do Sul sozinha poderia por o norte abaixo se quisesse…

      .
      Questao que Hoje nao e mais decada de 90 quando os Yanks tvao soltos por ai pensando que Deus fez o mundo para eles tomarem conta.
      .
      Concordando plenamente com vc sobre os Efeitos colaterais sobre A colonia Yank de nome Coreia do Sul
      .
      Vale lembra Que os Chinas nao ficariao olhando show comendo hamburg . Coreia do norte e vital para China na regiao , especialmente numa ocasiao dessa ,quando so da razao para China se arma mais e mostra limitis para os pilhandores Yanks . se nao e interesse Chines entra em conflito com uma Potencia nuclear tao pouco covardemente e dos Yanks, e por ese simples fato que eles querem um mundo sem armas Nuclear ,sendo que so eles posao ter ,
      Quanto a situacao economica Americana e feia . O babaca do Bush sabia disso e nao impediu de fazer o que fez no Iraq . se o Mitt Romney ganhase . naos e importaria tao pouco ,

  3. se fosse tao facil e a coreia do norte fosse tao fraca os gringos ja teriam atacado faz tempo ,e quem esta se borrando de medo é a coreia do sul e o japao pois seu aliado estados unidos nao deixaram que os dois paises que nao passam de colonias americanas na asia possuisse um artefato nuclear
    e sobre se a coreia do norte lançar alguma arma nuclear acho que é mais provavel iria para o japao ,que se tornou uma barreira de segurança para os estados unidos APENAS ISSO
    OS GRINGOS SÓ USAM OS OUTROS E SAO USADOS PELOS SIONISTAS

  4. Amigos,

    É mais fácil os chineses pressionarem os norte-coreanos a evitar um confronto do que permitir que eles iniciem uma guerra.

    Se ocorrer uma guerra e os chineses se posicionarem ao lado da Coréia do Norte, isso representaria o risco de perder mercados no ocidente. Adicionem o fato do parque industrial chinês ser dependente de industrias estrangeiras e se entenderá o receio chinês em permitir um conflito entre as Coreias…

    A rigor, essa é uma guerra que ninguém quer…

    – Os americanos não querem porque representaria gasto em uma época de crise, além do custo político que seria uma guerra agora, logo após as intervenções no Iraque e Afeganistão.

    – Os coreanos do sul simplesmente não podem arcar com uma invasão ao norte. Também adicione o fato de que seu território é que corre risco ( e politico nenhum quer ver projéteis caindo em suas cidades e perder uma eleição por causa disso )…

    – E os chineses tem plena consciência dos riscos de um retrocesso econômico, além de ter que confrontar uma outra potência nuclear. Se apoiam o norte e um navio chinês mira uma unidade americana, é guerra com a OTAN ( por isso, somando tudo o que disse acima e aqui, acredito que em caso de guerra, é mais fácil os chineses não fazerem nada; seria menos ruim perder a Coréia do Norte do que arriscar-se a uma guerra e perder mercados )…

    – E é claro que os coreanos do norte também tem seus receios… Uma guerra poderia simplesmente significar o fim da Coréia do Norte…

    Por isso reafirmo: se os chineses forem fazer alguma coisa, vai ser no sentido de evitar um conflito a todo o custo. Para eles, o custo de uma guerra pode ser maior…

  5. Pra mim o governo norte coreano está procurando um inimigo externo para desviar o foco dos graves problemas interno, em especial a fome de sua população.

Comentários não permitidos.