Israel celebra nova posição de países árabes sobre fronteira

Israel

A nova posição dos países árabes sobre as fronteiras do futuro Estado palestino contempla o intercâmbio de territórios

Jerusalém – Israel expressou satisfação, nesta terça-feira, com a nova posição dos países árabes sobre as fronteiras do futuro Estado palestino, que contempla o intercâmbio de territórios.

“É certamente uma etapa importante e me alegro disto”, declarou a ministra israelense da Justiça Tzipi Livni, responsável pelas negociações com os palestinos, depois que a Liga Árabe aceitou o princípio de uma troca de territórios entre as duas partes.

“A iniciativa da Liga Árabe reforça realmente a chance de chegar a um acordo de paz” , completou Livni.

O secretário de Estado americano, John Kerry, e os ministros das Relações Exteriores de vários países árabes tentaram na segunda-feira em Washington reativar o processo de paz israelense-palestino com a iniciativa de paz apresentada pela Arábia Saudita em 2002.

A iniciativa de paz saudita, aprovada pela Liga Árabe, prevê uma normalização das relações entre os países árabes e Israel, em troca da retirada dos territórios árabes ocupados pelos israelenses desde 1967.

A iniciativa estipula ainda a criação de um Estado palestino com Jerusalém Leste como capital e uma solução “justa” da questão dos refugiados, baseada na resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Na época, Israel viu “aspectos positivos” na iniciativa de paz, mas nunca a aceitou formalmente devido principalmente à menção do direito de retorno dos refugiados palestinos.

Foto: Exame