30 Comentários

  1. Será que o FHC suicida agora????

    E os diretores da Editora Abril???

    E o Pessoal da Globo-Times??

    Quanto mais falam mais dele mais ele parece ser amado aqui dentro e lá fora… tá difícil pra propaganda difamatória que não tem propostas, só insultos e acusações sem provas!!

    • “só insultos e acusações sem provas”

      E também não sabia nada sobre o mensalão não é?. Realmente Lula é um Santo. Ja podem Canoniza-lo..

      Como disse Obama: Esse é o cara…

      • Mensalão tudo bem, já foi provado.. mas é um caso somente.. leia a mídia… todos os dias eles tem uma nova acusação…

        Ninguém é santo, ele é somente o presidente que mais levou esse país pra frente.. e isso é inegável!!

        O ponto é que nunca votei nele…

  2. Quanta besteira, humor sectário, ideologizado e estúpido. Lula salvou este país… Já FHC, o bem amado da direita…

      • “Lula, usando as ferramentas do capitalismo, respeitando as regras do jogo, logrou romper amarras que nada tinham que ver com o capitalismo, como uma espécie de obrigatoriedade de manter relações comerciais preferenciais com os Estados Unidos.

        Ora, nunca existiu, no manual capitalista, a obrigatoriedade de uma economia priorizar relações comerciais com a potência hegemônica. Lula, pois, fez um governo capitalista, mais independente da Europa e dos Estados Unidos.

        Por tal ousadia, Lula pagou – e ainda paga – um preço alto. No entanto, hoje, enquanto o mundo rico se debate em agonia, com os povos desses países perdendo qualidade de vida, mergulhando no desemprego e na convulsão social, países latino-americanos como o Brasil, que abandonaram o barco primeiro-mundista, distanciam-se do caos.

        “Mascate” do capitalismo verde-amarelo, o ex-presidente operou esse milagre peregrinando pelo mundo nas asas de uma premissa envolta em inquestionável sentido: os dólares asiáticos, africanos, do Oriente Médio ou de qualquer parte eram e continuam sendo tão verdes quanto os dos americanos e europeus.

        Nesse interim, a governança do país enveredava pelo capitalismo ao fortalecer o sistema bancário, garantindo o direito de propriedade, sendo ponderada em demandas salariais respeitadoras das possibilidades das empresas – que mal se recuperavam da hecatombe tucana que vigeu entre 1997 e 2002.” ( Guimarães)

      • Lembremo-nos de uma coisa, esse distanciamento dos EUA está ligado ao fator China no mundo. Com a China demando altas quantidades de commodities não havia como os EUA continuarem a ser nosso principal parceiro comercial. Mas o EUA e a Europa são os maiores consumidores de nossos produtos industrializados, só perdendo para Argentina.

      • Matheus,

        Vem dizer que não sabe do que nós salvou… realmente quem não reconhece méritos é um problema pra humanidade!!!

        E antes de mais nada quero dizer que NÃO SOU FILIADO A NENHUM PARTIDO POLITICO, mas não posso tampar o sol com a peneira pra me sentir mais confortável à sua sombra falsa… como microempresário devo viver na realidade absoluta, sem lentes ideológicas, pois só assim verei oportunidades reais e não doutrinamentos ilusórios!

        Muitos se dizem capitalistas Neoliberais mas na hora de reconhecer que as oportunidades de negócios no Governo Lula e Dilma não param de crescer e nascer ficam aí so se escondendo atrás de ideologias né… até o empresários estrangeiros já viram que o Brasil de Lula e Dilma merece uma maior atenção, crescimento econômico contínuo não é só uma questão de índices, é uma questão de oportunidades reais de fazer dinheiro investindo no negocio certo..

        Dito o meu ponto pessoal capitalista pessoal, sem vermelhidão alguma, vou colocar o que vejo de forma pessoal… e eu vejo muitas oportunidades de ganho em todos esses pontos, todos, desde o Pará até no comercio com Angola… mas vou ficar somente no geral mesmo, nada de mostrar pros outros as possibilidades de ganho em detalhes.. vocês não são os capitalistas, então vejam vocês mesmos onde é a oportunidade… OK… se quiserem investir nesse Brasil atual vocês devem ver as oportunidades, não eu falar pra vocês…

        Além do que o Alves 80 disse sobre o comércio com USA, que foi a pedra fundamental de passar pela crise de 2008 somente com arranhões, onde o comércio com a metrópole(USA+Europa) foi substituído pleo comércio Sul-Sul, e essa FOI SIM A PEDRA DA SALVAÇÃO DA CRISE, pois se continuasse com os USA como maior parceiro hoje o desemprego estaria altíssimo… como é por lá no primeiro mundo, o nosso PIB também estaria no Chão, pior do que o deles lá no Norte.. se isso não é salvar não sei o que seria!!!

        – Tem outros pontos também, como o desemprego muito baixo, nos menores índices da história desse país, graças a esse sul-sul, e ainda a educação e o programa de acesso ao primeiro emprego que eu vi com meu filho realmente funcionou, e não sou pobre de bolsa família… e mesmo assim o programa de primeiro emprego foi positivo e funciona,

        – E tem também outro programa que meu filho não quis fazer que era o PRO-UNI, com suas 250.000 MIL BOLSAS INTEGRAIS na educação universitária… e vejo por amigos com filhos adolescentes que funciona!!

        – Existe também os investimentos na agricultura, principalmente na AGRICULTURA FAMILIAR, onde as escolas publicas de muitos municípios, principalmente no Norte e Nordeste, que passaram a consumir somente a produção da agricultura familiar financiada pela reforma agraria, ao invés das grandes empresas regionais do ramo alimentar como era antes, nos governos de antes do Collor e FHC… e no Biocombustível o investimento grande no nordeste foi notado, principalmente com a irrigação, e a Embrapa que teve importância cabal… ainda não é o ideal mas foi mais do que os últimos 100 anos de governos de direita, alguns até ruralistas…

        – Ainda em agricultura teve o investimento pesado do BNDS no programa CISTERNAS PARA SEMI-ÁRIDO, que simplesmente salvou LITERALMENTE A VIDA de alguns membros de mais de um milhão de famílias… ISSO AQUI A VEJA NÃO FALA AMIGO!!

        – E veja que tem o projeto da REFINARIA EM PERNAMBUCO que já gerou milhares de empregos e mesmo que metam a ripa na Petrobras, pode ver aí, as ações da empresa estão subindo, só ontem subiu 5%, essa refinaria vai ser um verdadeiro centro de desenvolvimento pra região do Pernambuco e estados vizinhos.. e a PDVSA pode ficar de fora se não cumprir as metas de $$$ que devem investir…. melhor para o Brasil do que ter refinaria da Petrobras no Texas!!

        – O projeto PORTO SECO NO RS, que ajudam a escoar a produção e geram mais divisas para empresas e comércio, incentivando a economia do Sul.

        – Na educação também tem novidades… PRA QUEM DIZ QUE LULA NÃO EFETUOU INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO… vai pesquisar sobre a FUNDEB… coisa que NENHUM GOVERNO ANTERIOR FEZ DESDE A ÉPOCA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL… O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, criado em 2006 e 2007, pra melhorar a educação dos professores…

        É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado, na quase totalidade, por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal…. CERTO NÃO É O BASTANTE, mas já é algo, ANTES AS REPASSES FEDERAIS NÃO ERAM FIXADOS PARA PROGRAMAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO DE MAGISTÉRIOS, agora sim…. é um passo na direção justa, serve muito ainda, mas foi a melhor iniciativa na area de educação de muitas décadas… pois um ensino de qualidade começa com um professor de qualidade, tem muito o que se fazer, mas já é um grande passo na direção correta!!

        – Na Energia…. O que dizer da atividade de 5° coluna das ONGs ambientais tentando parar o desenvolvimento do Brasil lutando contra a produção de energia hidroelétricas no Para, sem apresentar propostas validas com o mesmo custo-benefício, e só difamando?? Pois é… o governo LULA FINCOU O PÉ e decidiu que vão ser feitas e pouco importa o que dizem… As HIDRELÉTRICAS NO PARÁ estão saindo, teve a de Tucuruí que já iniciou a produção com abertura das eclusas… e que era a maior vergonha do período militar e recém democrático, sendo considerada eterne e que nunca ficaria pronta e produtiva, onde as construtoras nos governos anteriores ao Lula a chamavam de “Cheque em Branco”, finalmente inaugurada por força de pressão do governo Lula… e tem ainda as que estão em construção ou acabamento, e vão gerar energia o bastante pra tentar acabar com os apagões, e ajudar no crescimento do Brasil, onde as empresas poderão investir em novas máquinas e novas tecnologias produtivas pois a produção energética permitirá isso…

        INFELIZMENTE NÃO SERÁ O BASTANTE PRA ACOMPANHAR UM CRESCIMENTO ECONÔMICO VALIDO… deveremos construir ainda mais Usinas Hidroelétricas, Solares e Eólicas e possível que ainda não baste… as Nucleares também serão necessárias… isso se quisermos acompanhar um crescimento econômico minimo de uns 3-4% ao ano como base, e sem uma produção energética que acompanha esse crescimento não existirá!!

        – E ainda tem a questão da casa própria no governo Lula… em 2006 o Conselho Monetário Nacional (CMN), no dia 29, aprovou a PRESTAÇÃO FIXA, coisa nova e radical, já que a prestação era corrigida continuamente ao ponto que muitos não conseguiam mais pagar… também obra do Governo Lula, e a Dilma agora fez o Minha Casa minha vida com insumos diretos do Governo em descontos populares para a compra de casas, ou o financiamento direto.. vai ver isso lá no mundo com a crise imobiliária… isso também ajudou a evitar a bolha especulativa que afundou as economias do Primeiro mundo… se isso não é salvar o Brasil???

        – A Economia do Braisl era a 12° do mundo quando o Lula Assumiu, era endividada com o FMI até os cabelos…. e hoje é a 6° ou 7° segundo a fonte, e pagou a divida com o FMI e virou credora do instituto… certo a imprensa passou a informação que Lula tinha dito que pagou a divida e virou credor de tudo, mas era somente uma mentira, o LULA sempre disse claramente que tinha pago a divida SOMENTE COM O FMI E VIRADO CREDOR DESSE INSTITUTO…

        E lembra quem foi que endividou o Brasil como FMI??? O senhor FHC em 1999, depois de torrar todas as reservas internacionais do Brasil e ainda junto a renda das privatizações… simples assim, o FHC torou tudo e ainda endividou o Brasil em 40 Bilhões se não me engano com o FMI… e agora o amigo não sabe em que o Lula Salvou o país?? Me faça um favor… passe a reconhecer méritos por cortesia, NINGUÉM NO MUNDO É SÓ MAU E RUIM como pregam certos cetos da informação!!

        – E o que dizer do Bolsa Família? É só o pior de todos os assistencialismos do mundo né?? Pior Pra quem, pro rico que teve parte do seu IR repassado? A realidade é diferente!!!

        Escreve aí no Google: “bolsa família e crescimento econômico”… pra ver o impacto do bolsa família no crescimento econômico.. Ah.. mas isso a imprensa não fala né!!

        Os repasses dos recursos adquiridos com o IR dos grandes contribuintes e repassados aos pobres pelo programa, nesse sistema do Bolsa família tem sim um impacto POSITIVO NO CRESCIMENTO ECONOMICO, e quem entende disso sabe, pois esses repasses diretos geram consumo que não EXISTIRIA SEM O MESMOS, o que mantém o comércio ativo, assim como a agricultura e a indústria, o que evita o desemprego e gera divisas… Exatamente aquilo que vemos por todos os lados da economia brasileira, CERTAMENTE não é tudo graças ao Bolsa Família já que não existe receita mágica, mas dizer que o Bolsa Família não ajuda em nada disso tudo é ser leviano!

        – E a redução da pobreza no Brasil graças ao governo Lula é também uma das politicas mais grandiosas que o Brasil já teve em toda a sua história… principalmente na mudança de paradigma psicológico… antes no Brasil o bom era ver o pobre como inferior, que existe para servir a classe média ou o Rico, tendo que ficar ali embaixo, o inútil miserável feito pra servir o estudado, o que pode pagar e assim se sentir superior, confirmar a importância no quadro social do brasileiro empregador… agora não é mais assim, o pobre deixa de ser visto como inferior pra ser visto como pessoa, uma pessoa que mesmo sendo pobre ainda tem o direito a vida e a justiça social, e isso está incomodando muita gente, muita gente da classe média que não aceita e ainda se sente ameaçado em ver a vida do pobre inferior melhorar, subir à sua própria classe social, achando que está tirando seu espaço de crescimento pessoal… Clássica mentalidade classista brasileira de matriz portuguesa colonial…

        Mas os que já entenderam como funciona, os da classe média que ao invés de odiar entendem que isso não é uma ameaça mas sim uma oportunidade, estão ficando é ricos com os repasses do Bolsa família, da melhor distribuição de renda de outras medidas também, e das melhoras no quadro econômico, ao ponto que o Brasil tem ai não sei quantos mas vemos que sempre falam em alguns novos milionários por dia… quem pensa de forma antiga pode até mesmo estar perdendo, mas quem já notou a nova oportunidade que tudo isso traz está ficando cada dia mais rico, ou melhorando de vida, que é o meu caso, que sou micro empresário direcionado à classe baixa e média baixa!!

        Não sou fraco ao ponto de me sentir ameaçado socialmente, nem tão arrogante e classista ao ponto de não querer aceitar que outras pessoas cheguem ao meu mesmo patamar social… então… onde alguns veem desgraças do governo vermelho, eu procuro enxergar oportunidades… não sobrevive o mais forte, ou mais crente no divino, mas sim o mais adaptativo, o que mais merece por reconhecer o novo mundo!!

        E tem alguns outros pontos claros positivos sobre o Governo Lula também, e que alguns comentaristas especificaram muito bem, como o Frei Betto mesmo disse sobre os pontos positivos, ele elencou 5 deles, e também elencou os Negativos, mas como o amigo não vê os positivos, sendo que existem e são muito, parece meio obvio que vê os negativos, então pra elencar os negativos agora sendo que o amigo já os conhece não é mesmo… sua dúvida é quanto aos positivos, então positivos devem ser mostrados… e eu sou um ateu só pra clarificar que não acredito em mitologia religiosa, mas aqui trata-se de ponto verdadeiros, não misticismo:

        1. Renda aos mais pobres – através do Bolsa Família e demais políticas sociais, transferiu-se considerável soma de recursos para as famílias mais pobres do Brasil, a ponto de retirar 20 milhões de pessoas da miséria. Embora o Bolsa Família distribua como renda apenas 0,4% do PIB, e a seguridade social 7%, o fato é que, hoje, 70% das moradias possuem eletrodomésticos como geladeira, TV, fogão e máquina de lavar roupa. O aumento anual do salário mínimo acima do índice da inflação dilatou o poder de consumo da população brasileira.

        2. Estabilidade econômica – a inflação manteve-se abaixo de 5% e o salário mínimo corresponde, hoje, a mais de US$ 200. Isso permitiu ao consumidor planejar melhor suas compras, o que foi facilitado por uma política de créditos consignados e a longo prazo, apesar de as taxas de juros serem ainda elevadas.

        3. Não criminalização dos movimentos sociais – embora as ocupações do MST, dos movimentos de moradia e de barragens causassem inquietação às autoridades, não houve repressão policial-militar e o governo buscou, ainda que timidamente, diálogo com lideranças populares.

        4. Soberania – ao rechaçar a ALCA e zerar as dívidas do Brasil com o FMI, o governo Lula afirmou o Brasil como país soberano e independente. O que lhe permitiu manter confortável distância da Casa Branca e se aproximar da África, dos países árabes e da Ásia, a ponto de enfraquecer o G8 e fortalecer o G20, do qual participam países em desenvolvimento. Estreitou relações com a África do Sul, a Índia e a China, e rompeu o “eixo do mal” de Bush ao defender Cuba, Venezuela e Irã.

        5. Falar à alma do povo – Lula preferiu abandonar os discursos escritos e as rubricas protocolares para alimentar sua empatia com o cidadão comum, utilizando uma linguagem popular, sem “economês” ou expressões acadêmicas. Muitas vezes externou seus sentimentos sem pudor, deixou que a emoção o levasse às lágrimas e a raiva o fizesse usar as mesmas expressões que a gente simples do povo usa quando lhe pisam no calo.

        – Espero que tenha clarificado alguns dos pontos positivos sobre o governo do ex-presidente Lula que o amigo não conseguia identificar, e não sei como não conseguia identificar sendo que o amigo parece esclarecido… talvez esteja usando uma lente ideológica demais, quem sabe até ao ponto de achar que a própria palavra ideologia seja uma referencia somente ao esquerdista… se assim for, fica difícil reconhecer méritos REAIS QUANDO EXISTEM DE FATO!!

        Valeu!!

      • O comercio que nós tem ajudado é com a China, tirando essa, nada mais.
        Esqueceu-se de mencionar que esse governo está quebrando a Petrobras, pegue os números e verá.
        Essas melhorias para população realizadas durante o governo Lula forma importante, eu sei reconhecer isso, mas não acho que devemos cultuá-lo como um Deus:
        1º Porque ele não fez mais que a obrigação.
        2º Porque quem garante que outros não teriam feito o mesmo?
        3º E porque nos últimos 10 anos, mas nunca, se teve melhores oportunidades de investimento. O Brasil é uma das mais importantes economias mundiais graças às reformas FHC e Lula (primeiro mandato), e muito mais ainda pelo crescimento chinês, que tem demandado uma gigantesca quantidade de commodities.
        Eu como economista tenho certo conhecimento relacionado ao Bolsa Família, programa relevante na diminuição da pobreza e deve ter representado algo entorno de 0,5 a 1% do crescimento do PIB. Só que esse programa já existia antes, o grosso fora criado no período FHC e o Lula o remodelou. Quanto à redução da pobreza se pegar um gráfico verás que ante de Lula ela já vinha caindo, só com o Plano Real a redução da miséria caiu 19%, despois de 2002 e da entrada da China no OMC o numero de pobres caiu mais drasticamente ainda, havia mais dinheiro entrando no país.
        Quanto ao empréstimo contraído pelo Brasil com o FMI, ele está ligado à tentativa do nosso país (assim como diversos outros) de impedir a fuga de capitais externos, causados por diversas crises em economias emergentes. Foi algo preventivo e a primeira parcela foi de 48,5 Bilhões de dólares, o Brasil fez tudo direitinho, nunca deixamos de pagar nenhum credor e esse dinheiro serviu mais como reservas. Fora nessa época que surgiu o superávit primário (exigência do FMI). Em 2001, por causa da crise Argentina o Brasil recorreu novamente ao FMI, dessa vez 15 bilhões de dólares para reforço de reservas e por ultimo em 2002 o Brasil recorreu e recebeu 30 bilhões de dólares, esse chegou a ser renovado pelo ministro Palocci (um dos melhores, pena que era corrupto). Esses últimos 30 bilhões estão ligados ao medo do mercado em relação à vitória de Lula nas eleições de 2002, o dólar saiu de R$ 1,70 para R$ 4,00, a taxa de risco de investimento no país estourou. Havia medo de o Lula dar calote na divida externa.
        Os pontos positivos que vejo do Lula não exclusivos do governo dele, foram coisas que em parte ele herdou (apesar de ele dizer que só herdou coisas ruins) e por outro lado criou. O que não concordo é com o Lula e o PT dizerem por ai que criaram o Brasil, isso é de mais. O aumento do consumo também foi muito visto durante o governo FHC, basta lembrar que com a estabilização da moeda (que o Lula foi contra) tornou-se possível à compra de produtos, já que sobravam algumas quantias ao final do mês (o iogurte é o caso clássico, considerado produto elitizado, passou a ser consumido em larga escala pelas classes C e D). Há pesquisas que demostram isso, não é algo do Lula (é isso que não concordo, endeusar Lula, o país já existia e muitas praticas também).

      • Matheus,

        Realmente.. quem só faz politica não reconhece nada nos méritos dos humanos… só vê o que interessa para seus interesses políticos…

        O PT está Quebrando a Petrobras??

        Como é possível se a Petrobras está dando lucro SEMPRE? POR TODOS OS 10 ANOS DE PT NO GOVERNO?

        Esqueceu da tremedeira que a Petrobras teve com os oito anos do Governo do FHC? E vem falar isso??

        O Amigo sabe mesmo o que está falando?? Pergunto na prática real do mundo, não na prática politica??

        Vou tentar colocar o meu jeito pratico de ver as coisas do mundo… não precisa acreditar, mas vou colocar algumas provas, assim pra basear os raciocínios pro amigo… ACONSELHO A LEITURA… se quiser…

        O lucros são sempre variáveis, não estamos no Comunismo aqui pra ter tudo igualzinho.. lucros as vezes são maiores as vezes são menores… BASTA QUE ESTEJA DANDO LUCRO QUE NÃO QUEBRA!!

        QUER NÚMEROS??

        Os números são 7 Bilhões de lucro no ULTIMO BIIMESTRE DE 2012 :

        http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2013/02/04/lucro-liquido-superior-a-r-7-bi-no-4-tri-de-2012/

        Os números são 21 Bilhões de lucro no INTEIRO ANO DE 2012 :

        http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2013/02/petrobras-tem-lucro-liquido-de-r-2118-bilhoes-em-2012-queda-de-36.html

        OLHA AMIGO… eu sou microempresário, e o lucro pode ser menor ou maior dependendo das circunstancias… mas ainda é lucro, empresa com lucros não quebra!!!

        O mundo consumiu menos petroleo em 2012 devido aos resquicios da crise, e também tem o aumento em tecnologias verdes e ainda a redução da produção de derivados de petroleo como plásticos, óleos e tudo mais… NORMAL QUE OS LUCROS SEJAM MENORES!!

        Menores MAS AINDA SÃO LUCROS. e são lucros altos, da ordem de Bilhões, lucros grandes, SE FOSSE EM OUTROS PAÍSES TERIA FESTA EM HONRA DA PETROBRAS DANDO ESSES LUCROS… mas aqui a massa de manobra acredita na mídia… e sabe por que a mídia bateu tanto na Petrobras??

        Não?? Pensa um pouco??

        Pra ASSUSTAR O PEQUENO… fazer medo no pequeno investidor, aquele que tem pouco capital no mercado, coisa de um carro de luxo ou uma casa, aquele que se amedronta e VENDE SUAS AÇÕES QUANDO COMEÇAM A CAIR O PREÇO…

        A difamação na imprensa comercial vendida fez exatamente isso, fazer campanha difamatória até os pequenos venderam as ações pros grandes… e assim começou a falar que a Petrobras estava no fim, que estava arruinada (Com Lucros de Bilhões??), aparelhada e jogada as traças, que não dá mais lucro, que tudo é somente ruínas… QUE PERDERÃO SEUS INVESTIMENTOS SUADOS!!!

        HAHAHAHA… e assim o pobre coitado da massa dominada que acredita na imprensa como se só falasse a verdade, vendeu…. e os tubarões do mercado compraram, e estão ganhando participação nos lucros da empresa… estão ganhando participação nesses BILHÕES AÍ…

        E os TUBARÕES DO MERCADO JÁ SABIAM QUE OS LUCROS DA EMPRESA CRESCERIAM EM 2013… como está acontecendo nos fatos!!

        Não acredita?? OK… eu provo só com a lista do mercado acionário dessa semana, ESTÁ SUBINDO EM MÉDIA 5% AO DIA…. dá uma olhada e confere aí… O PREÇO DA AÇÃO DA PETROBRAS NÃO PARA DE SUBIR… e ninguém compra ação de empresa que está quebrando… confere aí:

        http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/04/1270548-petrobras-sobe-mais-de-5-e-impulsiona-bovespa-smiles-e-ogx-tambem-avancam.shtml

        Mais um link dessa semana com as ações da Petrobras disparando, MESMO APÓS QUEDA DO LUCRO:

        http://economia.uol.com.br/cotacoes/noticias/redacao/2013/04/29/acoes-da-petrobras-disparam-mais-de-5-mesmo-apos-queda-no-lucro.htm

        Sabe porque as ações deles disparam mesmo com menos lucro??? PORQUE PARA UMA EMPRESA DE PETROLEO O QUE INTERESSA SÃO OS ATIVOS… e a Petrobras tem poços de petróleo pra dar martelada de lucros por muitas décadas… as vezes maior, as vezes menor… mas mesmo assim, LUCROS REAIS… não ilusão da imprensa!!

        E sabe por que ao PSDB e sua imprensa corrupta sempre meteram o pau na Petrobras?? Pra tentar privatiza-las… confere aí o memorando OFICIAL DO MINISTÉRIO DA FAZENDA PROVANDO:

        http://www.fazenda.gov.br/portugues/fmi/fmimpe02.asp

        E mais um link pra polemizar, já que o PSDB começou até a prejudicar o crescimento da empresa pra tentar justificar a privatização aos olhos do povo:

        http://www.brasil247.com/pt/247/economia/95928/

        Taí quem tentou mesmo derrubar a Petrobras e ainda tenta…

        E amigo, se não fosse o patrimônio Público do Estado Brasileiro, COMO EMPRESAS ESTATAIS E BANCOS PÚBLICOS ainda existentes, a crise de 2008 estaria só piorando até hoje… alias esse foi o remédio inicial que os grandes do Norte usaram pra não deixar piorar ou afundar de vez… ESTATIZARAM COMPRANDO PARTE OU TOTAL DE EMPRESAS PRIVADAS, que eram grandes demais pra deixar falir!!

        E quanto a endeusar Lula… ninguém está fazendo, somente reconhecendo méritos… quem tem o raciocínio de endeusar é um extremista, pois pra ele se não é endeusado é DEMONIZADO… e eu de politica não estou nem aí…

        E mais… não foi no governo do FHC que teve a estabilização econômica… foi no do Itamar Franco… e o FHC fez a estabilização econômica??? O Itamar desabafando…

        http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uZjIoaWfU1I

        E o ministro não era o FHC QUE IMPLEMENTOU O PLANO REAL, mas SIM o Rubens Ricupero, duvida?? Olha aí o texto oficial da implementação do Plano Real e leia no fim da carta do ministro o nome do mesmo:

        http://www.fazenda.gov.br/portugues/real/realem.asp

        Ministro Rubens Ricúpero, com link do próprio ministério da fazenda!

        Não amigo, afirmar que foi o FHC que fez o real e desviante e desinformante… e nem foi o Brasil que fez sozinho… foi junto com o FMI que se fez, pode ver aí, até as cores da nossa moeda que iniciou a circulação em 1994 SÃO AS MESMAS DO EURO que começou a circular em 2001…

        O senhor FHC se APROPRIOU DOS MÉRITOS INDEVIDAMENTE… usurpou os créditos do plano real, que forma na realidade do presidente Itamar Franco, que RIP, e do senhor digníssimo Rubens Ricupero… o FHC só participou das reuniões para as diretrizes do PAI, Programa de Ação Imediata, que era o 1° para a estabilização da economia com a estabilização dos gastos púbicos em todos os poderes… e DEPOIS FOI EMBORA do ministério!!

        Quem fez tudo e segurou o rojão do Plano Real realmente, Foi o Ricúpero, com suas MEDIDAS PROVISÓRIAS.. isso mesmo, a URV e o Plano Real foram MP… não cronograma fixado, pois devia-se entender o tempo justo para a implantação dessas MP…

        Era o Ricúpero trabalhando quando veio a 2° fase com a implantação da URV, e depois com a implantação da 3° fase que era a MP do Plano Real propriamente, o digníssimo FHC não estava em mais nada do Ministério da Fazenda… em nada, não ajudava a implementar nada de nada!!

        Não admiram as acusações recentes de que o senhor FHC tenha usurpado a tese do Mauro Marini, o autor de Dialética e Dependência”… se usurpou até a MP da implantação do Plano Real, que link oficial prova que não era ele o ministro, o que esperar?… o que mais esperar desse senhor e da sua imprensa mentirosa que o protege e o vende como salvador??

        Valeu!!

      • E já ia esquecendo… por causa da crise Argentina coisa nenhuma… por má administração mesmo…

        A crise argentina não foi a culpada pelo FHC pegar cada vez mais dinheiro com o FMI… e será a crise de 2008 a provar isso… uma crise em outro país não justifica endividamento do nosso país… se a argentina caiu problema deles… o Brasil caíra por má administração interna mesmo…

        No Governo Lula teve a MAIOR CRISE ECONÔMICA MUNDIAL DAS ULTIMAS DÉCADAS

        Coisa muito maior que crise argentina… varias vezes mais grave que a crise argentine…

        E nós o que fizemos com o FMI… PAGAMOS A CONTA COM O FMI INVÉS DE PEGAR DINHEIRO EMPRESTADO COM ELES…

        Graças á administração interna e ao comercio Sul-Sul, com a China em primis, mas não única nação no comércio Sul-Sul… não é 8 ou 80 o mundo amigo… não é essa coisa de uma nação pra salvar o comércio… isso é extremismo, coisa da guerra fria que já acabou faz tempo…

        dá uma olhada no perfil comercial do Brasil atual:

        http://www.aeb.org.br/userfiles/file/AEB%20-%20Radiografia%20Com%C3%A9rcio%20Exterior%20Brasil.pdf

        E COM TODA ESSA CRISE PELO MUNDO, ainda viramos credores do instituto… credores do FMI….

        Essa desculpa ai não cola amigo… não cola mesmo!!

        Crise argentina que nada…

        Valeu!!

      • Quando você diz que a Petrobras tem lucro, está certo, só que esse se encontra em um declino constate, pelo uso indevido dos preços da gasolina e do diesel para evitar alta da inflação. Mas ai você como outros vai dizer: “Mas a Petrobras é uma empresa estatal, não tem que se preocupar com lucro e sim com bem estar social”, mas a Petrobras não é uma empresa estatal, e sim de economia mista, sendo assim parte do dinheiro nela investido pertencem a investidores privados e esses quarem saber dos lucros.
        Nós últimos anos as ações da Petrobras só tem caído, a empresa está valendo o mesmo que em 2007, a Petrobras que já foi a segunda maior do mundo, agora é a segunda da América Latina (perdendo o posto de primeira para a Ecopetrol), sendo que a brasileira possui 8 vezes mais reservas em bilhões de barris de petróleo. Os custos para extração por barril mais do que dobraram de 2006 pra cá. Mais de 70% do dinheiro conseguido na bolsa em 2010 (maior abertura de capitais da historia, do dinheiro que realmente entrou no caixa) fora para subsidiar combustíveis. A Petrobras a mais desvalorizada das empresas de petróleo (das dez maiores).
        Se você duvida pode pesquisar, parte dos dados você consegue no próprio site da Petrobras, ai você cruza com de outras empresas e perceberá o que estou falando. O mercado não que saber o que ocorreu no passado, ele quer previsões futuras (para onde essa empresa está indo). Nesse ponto não posso colocar a culpa no atual governo, mas no do Lula, foi durante sua gestão que o petróleo teve as maiores altas e o Brasil descobriu enormes quantidades de reservas, mas invés de isso se refletir positivamente na Petrobras, só vemos o contrario, até a autossuficiência nós perdemos. Pior ainda, o governo quis mudar algo que estava dando certo (pra dizer que mudou algo que o PSDB deixou) e acabou brincando com um vespeiro (marco regulatório), não conseguiram tudo que queriam, alguns estados vão entrar na justiça e a insegurança jurídica vai diminuir ainda mais os investimentos (tanto direto, quanto indiretos).
        Agora se você acha que não é importante o lucro e danem-se os investidores, quero lembrar-lhe que esse novo marco regulatório colocou a Petrobras como parceira de todos, o que pressiona muito caixa da Petrobras e essa mais do que nunca precisará de seus investidores (como nós economistas conhecemos, existe uma coisa chamada: Custo de oportunidade, se o lucro da Petrobras ficar abaixo de outros investimento, as pessoas preferiram mudar). Quero deixar claro que sou favorável que a Petrobras continue sendo uma empresa de economia mista e que tenho fé na atual presidente da empresa, mas não depende só dela. Quanto está estória que o PSDB tentou vender a Petrobras é conversa, se você voltar ao site e ler, vai perceber que o que estava sendo indicado era uma maior abertura do capital da empresa. Está lá escrito:
        “bem como o restantes de suas ações NÃO-VOTANTES na PETROBRAS.”
        Quanto o Plano Real, os criadores foram os economistas, que foram escolhidos pelo ministro da fazenda que era o FHC (você não acha que se criou um plano dessa magnitude em março-julho) que recebeu total apoio do Itamar, claro que todos que passaram pelo ministério foram importantes. Quando digo da estabilidade, falo dos primeiros anos do Real, outros planos “haviam dado certo” durante um período de tempo, mas quase todos acabaram em mais ou menos 1 ano. Em 1994 quando FHC fez sua campanha politica dizendo que criou o Real o Itamar não falou contra (os dois eram amigos) e acredito que o Itamar podia ter toda a raiva de FHC, mas mesmo assim o teria apoiado em 94, o presidente do topete (Itamar) era muito inteligente para dar sua maior contribuição a esse país na mão do PT (daquela época). A estabilidade econômica vai além do Real, passa pelas reforma que duraram mais de 6 anos, hoje o nosso país possui uma das melhores legislações e instituições do setor financeiro.
        De uma olhadinha:
        https://www.youtube.com/watch?v=K_PhYIs5FLc
        Desde 2003 ocorreu o aumento significativo de dinheiro entrando no Brasil graças a entrada da China na OMC nos tivemos mais dinheiro para garantir e evitar qualquer tipo de crise, as exportações triplicaram de 94 a 2006 (há os críticos que dizem: “vendendo só matéria prima”, verdade, mas antes isso do que nada). A questão da crise de 2008 ainda não acabou e vejo o Brasil se mexer pouco para quando tudo mais voltar ao normal, nós tenhamos galgado mais degraus. Essa questão de entra e sair de crises sem sofrer , não existe, acreditamos nisso na década de 70 com o choque do petróleo e caímos em 80. Entendo quando você fala sobre o comercio sul-sul, mas mais de 80% dele é com a China e são eles que nos importam. Agora Vendemos pouca mercadoria manufaturada, mais para Argentina (quando eles esta de bom humor, se é que me entende) e para EUA e EU. Ainda sobre o Sul-Sul também já havia começado no governo Itamar com o Mercosul e fora aumentando cada vez mais.

      • Matheus…

        Poie é… grande caloteiro o Lula nesse link do You Tube que passou ….

        E quando estava no PODER REAL o que esse caloteiro fez???

        PAGOU A DIVIDA COM O FMI !!… as pessoas mudam de ideia… é uma prerrogativa dos fortes e sábios… e ele parece ter mudado pra melhor!!
        Quanto à Petrobras… Bem… vamos por partes…. Será interessante…

        Pra começar não vi nada de documentação por parte do amigo, só “Interpretações”…

        Eu postei documentos, decretos e leis… não interpretações!!

        Interpretações principalmente quando vejo a parte da Privatização da Petrobras, naquele memorando do governo FHC ali… Não amigo… o memorando diz claramente que:

        Em 1999 o Governo pretende completar a privatização das companhias federais geradoras de energia

        E a Petrobras é uma empresa de petróleo, então ESTÁ NA AREA DE EMPRESA DE ENERGIA!!!

        NO MERCADO A PETROBRAS É CONSIDERADA UMA DAS MAIORES EMPRESAS DE ENERGIA DO MUNDO…

        Falácia coisa nenhuma… só porque não colocou ali Petrobras escrito nas empresas de energia, mas termos gerais, como fez com a Light, e SÓ usou o nome da Petrobras como referencia de que venderia suas ações não votantes…. NÃO QUER DIZER QUE A EMPRESA DE ENERGIA PETROBRAS NÃO ENTRE NO HALL DAS PRIVATIZAÇÕES DAS EMPRESAS DE ENREGIA… vender as ações não votantes não quer dizer que não seja o inicio da venda da inteira participação do estado na Petrobras! Foi assim com a Vale!!!!!!!!!!!!

        Como o memorando mesmo diz, acabar até com a participação restante nas empresas já privatizadas… o passo pra fazer tudo é pouco!!

        Quanto ao preço da gasolina… bem amigo… mais uma campanha politica que o amigo faz… a realidade é diferente… e AGRADEÇA AO FHC QUANDO FOR ABARTECER SEU CARRO… e quer saber porque??

        PORQUE FOI A LEI DO PETRÓLEO DO FHC que atrelou o preço dos combustíveis no mercado interno com o do mercado internacional, justamente pra tirar mercado da Petrobras, como eu falei antes, pra prejudicar a Petrobras, retirando poços de sua competência e passando pra outras empresas estrangeiras, esse atrelamento era o incentivo pra multinacionais virem pro país…. e foi isso que a Venezuela cortou, exatamente isso, e por isso Chavez virou demônio da garoa midiática!!

        Assim, ficamos agora à mercê do mercado internacional e pouco importa quanto petróleo produzimos, o preço no mercado interno não vai baixar… será o mercado internacional a dizer quanto vai custar…. diferente da Arabia Saudita, Venezuela, e outros produtores, que tem o preço interno atrelado à produção do país, e assim paga quase nada de gasolina!!

        É a lei LEI Nº 9.478, DE 6 DE AGOSTO DE 1997…

        E mais, alguns países petrolíferos tem taxas de impostos sobre o litro de gasolina maiores do que aqui, e a gasolina não custa sequer R$ 0,10 o litro!!!

        Conta pra outro essa coisa de que A PETROBRAS É A CULPADA PELO PREÇO DA GASOLINA.. e só tem lucro porque a gasolina é cara.. alias seria burrice dela fazer ou tentar fazer isso… pois lembra da lei do petroleo que falei?? Pois é, com ela o numero de concorrentes da Petrobras NO MERCADO INTERNO AUMENTOU, já que o estabelecido era incentivar aquilo que os ingleses chamam de “from well to wheel”, aqui seria “Do poço ao Posto”… agora elas podem competir com a Petrobras aqui dentro, extraindo o petróleo do nosso mar, e ainda não mais ficar sob diretivas da mesma… e se a Petrobras aumentar o preço da gasolina pra ter lucro maior, vai perder mercado para os concorrentes… O QUE REDUZIRIA SEUS LUCROS, NÃO AUMENTARIA COMO DISSE LÁ ENCIMA!!

        E agora vamos ao FHC e o Plano Real… não tem importância alguma se o Itamar não chiou na época das eleições de 1994… isso É SOMENTE POLITICA, PALAVRAS DE CANDIDATOS E APOIADORES… NÃO VALE PARA NADA NO MUNDO REAL… NÃO VALE DE NADA PRA SE CONFERIR A REALIDADE DOS FATOS SOBRE O PLANO…

        E a realidade é aquela ali… Rubens Ricupero que fez as DUAS MEDIDAS PROVISÓRIAS MAIS IMPORTANTES PARA O PLANO REAL …E NÃO SÓ FEZ… como controlou sua implementação de fato, deu duro trabalhando para que virasse verdade, funcionasse… pois não existe mágica como a politica prega, a coisa é trabalhada!!

        Foi o Rubens Ricupero que segurou o Rojão econômico ficando ele mesmo tendo que fazer as adaptações e todo o trabalho duro durante a URV e ainda aguentou o tranco depois da URV, com a Medida Provisória que criava o Plano Real, e foi ele que ficou no ministério pra trabalhar e segurar a NOVA ONDA do Plano Real, que não era pouca coisa… o FHC só levou o crédito… o mérito é do Rubens Ricupero, e isso é inegável!!

        Enquanto o Ricupero dava duro, o FHC onde estava?? De férias pela Europa?? Passeando em Manhantan?? Ganhando prêmio por aí?? Ou esperando sentado pra ver se dava certo ou não pra tentar roubar os méritos???

        O Rubens além de instituir, pois a mão na massa e fez todo o trabalho pesado… mas pra politico o mérito do homem não conta… estamos falando disso aqui faz tempo… o que conta pro interesse politico é somente levar vantagem e receber os louros do trabalho dos outros… difamar pra tentar sujar a imagem do adversário e ainda dar uma de gostosão moralista pra aparecer bem na foto!!

        Vem falar de campanha politica como prova de quê?? Campanha politica não quer dizer nada… a não ser pra quem só vê interpretações politicas, que foi o caso aqui!

        O Comércio exterior com a China é o mais importante atualmente para ao Brasil… EM MOMENTO ALGUM EU DISSE QUE NÃO ERA IMPORTANTE… só disse que não era tudo… o comércio do Brasil com os países do Sul do Mundo cresceu muito, em alguns casos até triplicou… lembra aquele link que passei sobre a nossa economia e exportações?? Pois é, DÁ UMA OLHADA NA PAGINA 4 e veja o que foi o LULA pras nossas exportações e acúmulos de divisas… não seria possível nem realístico creditar tudo isso de forma extremista somente à china…. MAIS UM MÉRITO QUE POLITIQUEIROS NÃO QUEREM RECONHECER!!

        Tem muitos anos aí… e não tinha a crise atual, e mesmo com a crise de 2008 confira na pagina 4 o BOOMM nas exportações brasileiras da ERA LULA:

        http://www.aeb.org.br/userfiles/file/AEB%20-%20Radiografia%20Com%C3%A9rcio%20Exterior%20Brasil.pdf

        A crise de 2008 não acabou, e mesmo assim, GRAÇAS À ADMINISTRAÇÃO LULA que isso não foi pior para o Brasil, ninguém está dizendo que não veremos efeitos, VEREMOS AINDA EFEITOS… ALIAS JÁ ESTAMOS VENDO… e o freio nas exportações é um deles, as exprtações não acabaram, somente não são como aquelas de antes, algo normal em tempos de crise!!

        Mas o PONTO CENTRAL é que não foi como o FHC e a crise argentina, onde nós ficamos cada vez mais em debitados e devendo… PRINCIPALMENTE COM O FMI… e foi a administração LULA que pagou essa dívida do FHC… o povo pagou, sob a administração dele!!

        Agora eu entendi porque queria saber em sou formado… ou quais cursos tenho…

        O amigo usou o Titulo de “Economista” la encima pra tentar ter uma credencial durante o debate, tentando influenciar o leitor graças ao titulo, não graças aos argumentos e provas… isso para “Ter a Situação ao Favor no Debate”.

        Ou seja, a intenção do amigo NÃO ERA SACIAR A CURIOSIDADE sobre mim… mas era TENTAR ENCONTRAR ALGO PRA USAR CONTRA MIM, ALGO QUE GERA-SE “DESCREDITO”… E MEU CURRÍCULO PODERIA SERVIR… Isso caso eu fornecesse esse dado… não funcionou!!

        Mas não caí no engano… não caí no “Desafio”… e nem mesmo na tentativa de manobra… eu NÃO devo defender meu ego quando ele ou outros solicitam… eu tenho somente que prestar contas à minha consciência… dizer aquilo que encontrei como sendo verdade dos fatos, pra mim, e passar para os outros!

        Então, meu titulo de estudo, minha credencial para poder usar em debates é de “MOBRAL BÁSICO NOTURNO”… MAL SEI LER OU ESCREVER… isso aí.. anota!!

        Anota aí pra falar que eu “NÃO TENHO AS CREDENCIAIS NECESSÁRIAS PRA FALAR NO TEMA”… que não sei o que falo… mas você sim, por ser “Economista”… o que eu duvido muito vendo o debate politizado que pregou!!

        Não estamos mais em épocas monárquicas coloniais aqui.. na democracia todos podem colocar suas opiniões quando tiver uma… e foi o que fiz, e demonstrei no que se baseavam minhas opiniões na realidade dos fatos, dos documentos, das leis e decretos que existem!!

        Valeu!!

      • Matheus,

        Mais uma coisa…

        Seria muito fácil conferir esse “Bolsa Família” criado pelo FHC, já que seu decreto ou lei estaria nos arquivos do governo… mas onde está?? Passa um link do governo aí…

        Não achei nada com o teor de um bolsa família, o que eu achei foi a Lei criadora e o Decreto regulador do BOLSA FAMÍLIA que o Lula fez em 2004… e deixo aqui o links pro amigo…

        LINKS OFICIAIS DO GOVERNO… sendo Leis e decretos… não algo de revistas ou coisas assim:

        LEI 10836 QUE CRIA O BOLSA FAMÍLIA E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS:

        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.836.htm

        DECRETO PRESIDENCIAL N°5209 QUE REGULAMENTA A LEI 10836 QUE CRIOU O BOLSA FAMÍLIA:

        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5209.htm

        Então como vemos pela realidade dos fatos legais e não da lógica politica em se AUTO-ATRIBUIR MÉRITOS… vemos claramente que foi o senhor ex-Presidente da Republica Federativa do Brasil, Excelentíssimo LUÍS IGNÁCIO LULA DA SILVA que assinou e criou REALMENTE O BOLSA FAMÍLIA!!

        E veja bem, segundo algumas fontes na internet, creio que vi na FGV, mas não vou procurar agora… o crescimento do PIB devido diretamente ao programa Bolsa Família foi algo entre o 0,7 – 1,0 % do crescimento do PIB 2012, o que é muito bom, já que o PIB cresceu pouco no ano passado 0,9%… pelo menos cresceu algo, diferente de outros países pelo mundo!!

        Então, fica assim…

        Valeu!!

      • Existia uma serie de programas assistenciais durante o governo FHC, se chamava Rede de Proteção Social (teve inicio em 1995), era em 2002 era composto por 12 programas:
        -Bolsa Alimentação
        -Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
        -Bolsa Escola, que começou aqui em Brasília com Cristovam.
        -Auxílio Gás
        -Programa Brasil Jovem
        -Abono Salarial PIS/PASEP
        -Bolsa Qualificação
        -Seguro Desemprego
        -Seguro Safra
        -Aposentadoria e Pensões Rurais
        -Beneficio de Prestação Continuada
        -Renda Mensal Vitalícia
        Com a entrada do Lula em 2003 ele criou o Bolsa Família que acabou agregando muitos desses programas. No ano de 95 1,72% do PIB eram destinados a Rede de Proteção Social e em 2002, já no ultimo ano de FHC, representava 2,24%. É importante que se lembre disso, o Bolsa Família é um programa muito completo e necessário para o combate a pobreza e com certeza mais avançado que o Rede de Proteção Social, mas isso não quer dizer que não existia um “Bolsa Família” antes.

      • Pois é.. TUDO ISSO É SUBSIDIO… AQUELES QUE SÓ PAGAM UMA VEZ, ou algumas vezes, OU QUANDO PEDE EM EVENTUALIDADE… e todos eles ainda existem… e o lula ainda aumentou esses subsídios!!

        E alias, nenhum deles tem alguma vinculação no seio do estado como tem o Bolsa Família…

        O BOLSA FAMÍLIA É OUTRA COISA AMIGO… É UM SISTEMA… não um subsidio!!

        Se for economista mesmo entendeu o que eu disse… o bolsa família não é um apoio!!

        O BRASIL ATE GANHOU PRÊMIOS COM ESSE SISTEMA DE TRANSFERENCIA DE RIQUEZAS… o que já demonstra que não era um subsidio pago pleo governo assim, tirando dos cofres!!

        E amigo, abono salarial PIS/PASEP tem sempre… conta outra!!

        Até empresas ganham subsídios as vezes… quando precisam

        Não vi nada dessa tal “Bolsa Família do FHC” que o amigo disse… quem gosta de acreditar em palavras ou posicionamentos políticos poderia ver assim, como o Bolsa Família com outro nome… mas PARA A REALIDADE DOS FATOS, isso é somente ilusão politica, não é um sistema de transferência de riquezas, é somente auxilio consignado temporal, nada mais!!

        Valeu!!

      • Alguns eram programas sazonais e outros eram vinculados e recebidos mensais ou bimensalmente. Foram a base do Bolsa Família, tanto foi assim, que você não viu o Lula falar nisso entes de 2002. É claro que o atual programa de assistência social é muito mais sofisticado, mas não deixa de ser vinculado (quantidade de filhos, renda e frequências na escola), já que o objetivo é dar as mínimas condições de vida à grade grande parte da população, até que essa consiga caminhar por conta própria. Não é para vida toda, é por um período até que se consiga ficar de pé. O Bolsa Família é um apoio sim, tanto que a quantidade de dinheiro repassada é calculada levando-se em conta certos fatores.
        Eu sei que o Brasil ganhou prêmios pelo Bolsa Família, agora lamento lhe dizer, mas o dinheiro repassado saem dos cofres públicos sim e representa menos de 1% do PIB. Basta entrar no portal da transparência (http://www.transparencia.gov.br/#) e veras quanto o governo gasta com o programa, inclusive em cada estado. Até mesmo porque, não existem no Brasil impostos sobre grandes fortunas (consta na Constituição, mas carece de regulamentação) e o governo não tira dinheiro de ninguém para dar aos pobres, então a verba para o Bolsa Família sai dos cofres públicos.
        Quanto ao PIS/PASEP ouve aquela mudança que o transformaram no que é hoje, após tentativa de modificação em 88 que não deu muito certo e acabou caindo no STF.
        A Rede de Proteção Social (que foi criado para acabar com os problemas da distribuição de cestas básicas e leite) foi a base desses programas assistenciais que existem hoje, não era tão completa, mas foi o principio. Tanto o programa do FHC quanto o de Lula são transferência consignadas, são para pessoas que realmente precisam e durante o tempo que precisar.

      • O Lula mudou em 2002, pois sabia que se não fizesse não ganharia. Você não que um documento da Petrobras ou do governo dizendo que tudo esta indo mal!? Mas se me pagares, farei uma serie de cruzamento de dados e demonstrarei a você por A+B o que esta ocorrendo, tem algo simples que quem quer investir faz: pegue o lucro anual da empresa e compare, ano a ano, depois pegue o nível de endividamento e o preço das ações, só com isso você verá que a situação não é tão boa.
        Nesse mesmo paragrafo pego por você, fica claro que as privatizações são ligadas a empresas GERADORAS de energia. A Petrobras é uma empresa de extração de petróleo e seus derivados, quando se falou em GERADORAS, tinha-se em mente a Eletrobrás. Quanto à venda da parte não votante da Petrobras, foi simplesmente uma abertura de capitais, pode ser uma porta para privatização, pode, mas se for assim o PT é quem mais abril essa porta, basta ver que em 2010 ouve a maior abertura de capitais da BM&FBOVESPA e consequentemente da Petrobras. A melhor forma de se analisar um texto é lendo todo, não pegando frases desconexas.
        Veja o porquê de a gasolina ser tão cara:
        http://www.youtube.com/watch?v=ECsqiK_6wjY

        O preço da gasolina na Venezuela é bem mais barato que no Brasil, pois é subsidiado pelo governo. Já o preço do barril de petróleo, assim como o da soja, minério de ferro e outros mais, por se tratarem de commodities são dados pelo mercado mundial e todos que fazem vendas usam esse valor. Tanto que quando o preço do barril esta alto é ótimo para os venezuelanos, tem mais dinheiro entrando no país. O preço do Barril de petróleo em meados anos 90 era de U$ 20,00, após 2003 ele estourou e de lá para cá sempre esteve muito alto, na media deve dar o triplo de valor. Mas isso que era para se refletir positivamente (lucros cada vez maiores) na Petrobras não ocorre. O mais engraçado é que colocou a culpa em FHC pelo preço da gasolina e não a estendeu ao Lula/Dilma, essa nova proposta dos royalties do petróleo não vai mudar o culpado. Será que a culpa é só do FHC?
        Não é a Petrobras que segura o preço da gasolina, é o governo, ela segura só os prejuízos. Se a Petrobras tem o monopólio da exploração de petróleo (90%) e em 98% do mercado de derivados então ela pode dar o preço, mas como esta subordinada às politicagens do governo, deixa que esse o de.
        Rubens Ricupero foi muito importante para o Real, mas o plano não foi criado na gestão dele, foi finalizado e implementado, mas em setembro ele sai e dar lugar ao Ciro Gomes. O URV começou a ser usado antes do FHC sair para concorrer à eleição contra um homem (Lula), que era favorável ao calote, contra o real, favorável a inflação, pois aceitava remédios minimamente duros para combatê-la. Em suma, FHC saiu para defender o real e inclusive antes de sair candidato, chegaram a sondar o Lula quanto essa possibilidade, assista a entrevista do link, mas esse tinha assumido uma postura totalmente irracional contra as politicas econômicas do governo Itamar.
        O Plano Real foi só uma das medidas tomadas durante toda a década de 90 para estabilizar a economia e dar um pouco de credibilidade ao Brasil e isso começou com Itamar e continuou com FHC e começo do 1º governo Lula.
        Quanto às exportações não há duvidas da importância da China e quando você diz sobre a importância do Lula, digo que isso foi uma coincidência, em 2002 a China é reconhecida como economia de mercado e de lá pra cá nós só temos aumentos nas nossas exportações e acumulo de divisas. O que explica esse aumento mesmo durante a crise (ela ainda não acabou) é o alto crescimento chinês (que ano passado desacelerou um pouco), tudo depende disso. E não sou politiqueiro, mas NÃO HÁ MÉRITO NENHUM!
        É muito fácil fazer uma comparação do Brasil de 2001 e do Brasil de 2008, nossas exportações graças à China, só quadruplicaram (quase) e com certeza, nossas divisas também. Eram períodos completamente diferentes, não há hoje qualquer descrença quanto às economias emergentes, nos continuamos exportando, em 2001 nosso principal mercado de produtos industrializados quebrou. Nós continuamos vendendo, mas com tantas crise dos emergentes havia duvidas quanto aos outros países. Além do mais, a saída de capital externo era gigantesca, hoje eles saem dos desenvolvidos e vem para nós (emergentes).
        Não te perguntei com objetivo de te diminuir, mas se sente assim, problema é seu. E se você não sabe, nós economistas adoramos política e seus debates infindáveis. Duas piadinhas sobre a categoria:
        “Um economista é uma coisa que fala, fala, fala e não faz nada! Por isso gostam tanto de política.”
        “Se todos os economistas fossem postos lado a lado, nunca chegariam a uma conclusão.” Bernard Shaw
        Não sou esse tipo de pessoa que o amigo pensa que gosta de menosprezar os outros e de inibir os debates. Acredito que aprendo tanto ou mais com as pessoas mais simples, do que com qualquer acadêmico. Espero que continuemos discutindo a politica e a economia e me perdoe pelo alto nível de politização, sempre foi assim, desde criança (só que era com PT).

    • “Lula salvou este país…”

      Cuidado! Ainda não se sabe… o resultado final disto. OU quem sabe a idéia é não saber mesmo e enquanto isto os índices economico-sociais aumentarem. Mas… a classe média está mais escrava do que nunca. É muito! dizer que salvou. Salvar seria uma revolução. O que de fato não aconteceu. Adequou-se à situação. A classe média está pagando pela ascensão social dos mais pobres, e como sempre… a elite sai ganhando, só que mais do que nunca! agora.

  3. FHC no New York Times: How to sell a country.

    In this article I will explain how I stole the idea from another economist, I used to my advantage, and I sold a country.

  4. Já tive essa mentalidade ante FHC e PSDB e darei a dica de como “evoluir”: Olhem as coisas sem paixões ideológicas e politicas por trás e saberão ver o que cada um fez e deixou a desejar, não cultuem ninguém, afinal a vitória é nossa e não de meia dúzia de políticos.
    Sobre o Lula saber do mensalão, é claro que ele sabia, era o maior beneficiado, ministros não ganham com compra de votos, mas o presidente e seu governo sim.
    Sei reconhecer o lado bom do Lula e também do FHC, graças a Deus, consegui chegar nesse estado e posso dizer qual foi mais importante na mim visão e qual perdeu mais oportunidades de acelera ainda mais o país.

  5. Se formos olhar ao passado em busca de salvadores, podemos ver Itamar Franco como salvador, pois foi o plano real que salvou esse pais!Entretando, o feito foi apropriado por FHC e outros que o seguiram!Eu pessoalmente comungo da ideia que nós o povo temos que salvar nosso pais, inclusive deles que se apropriam do EStado e ficam arrotando glórias que jamais tiveram!A ditadura forjou o lula e o mito ingenuo que o caracteriza!Claro que ele tem seu valor, mas nunca foi um EStadista como muitos falam, ele nem tem cultura pra isso!A sorte nem a gravida nos ajudará, precisamos construir fundamentos cultural em torno da sociedade (povo), se guisermos nos tornar hoje ou amanhão uma gde potencia eqto pais!Foram valores encrustado na sociedade (povo) que tornou a inglaterra uma potencia secular no passado, foi assim com os EUA, e tantas outras sociedade que os precederam!

  6. já virou inveja ,só porque o cara nasceu pobre todo mundo acha que poderia fazer melhor que ele ,
    na verdade se ele disputar para presidencia a hora que ele quiser ele ganha facil .sobrou para os viuvas do THC ,ficar criticando o cara que tem personalidade e quebrou todos paradigmas da eleite ,pobre nao podia ter nada antes dele e agora ,pode apenas o nescessario ,nos queremos mais ,é pouco pra nois ainda .queremos até a sua alma.

  7. Ha uma simples pergunta a se fazer sobre a grandeza do Lula!Ele vive do quê?Dos polpudos salarios que o povo brasileiro lhe paga! Eu como honesto cidadão brasileiro, vivo do meu trabalho e ainda tenho que pagar altos, pra não dizer extorsivos impostos!

  8. São Lula fez o milagre da multiplicação dos peixes, alimentou milhões, salvou milhares de vidas com a criação do SAMU, levou conhecimento a milhões, com Prouni, fies, bolsa-família… Distribuiu milhares de ônibus e barcos novos para o transporte escolar. revoluciona a marinha com a retomada do programa de submarino nuclear, construiu milhares de quilômetros de novas ferrovias, duplicou milhares de kilometros de estradas, construiu várias hidroelétricas, trouxe milhares de novas fábricas para o país…. A igreja deveria ter chamado o Lula para escolher seu representante na terra… kkkk

Comentários não permitidos.