CIA entregou milhões de dólares a gabinete presidencial afegão, diz NYT

cia-afghanistan

Sugestão: HELVECIO

Dezenas de milhões de dólares foram entregues em dinheiro vivo pela CIA em maletas, mochilas e sacos plásticos ao gabinete do presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, por mais de uma década, disse nesta segunda-feira, 29, o jornal The New York Times.

Karzai disse que dinheiro tinha 'vários propósitos' - Ahmad Masood/Reuters
Ahmad Masood/Reuters
Karzai disse que dinheiro tinha ‘vários propósitos’

O chamado “dinheiro fantasma” serviria para comprar influência para a Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês), mas acabou alimentando a corrupção e fortalecendo líderes guerrilheiros, o que abalou a estratégia americana para deixar o Afeganistão, segundo fontes americanas ouvidas pelo jornal. “A maior fonte de corrupção no Afeganistão foram os Estados Unidos”, disse um funcionário do governo americano.

A CIA não quis comentar a reportagem, e o Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou de imediato. “Chamamos isso de ‘dinheiro fantasma'”, disse  Khalil Roman, que foi chefe de gabinete de Karzai entre 2002 e 2005. “Ele chegava em segredo e saía em segredo.”

Não há indícios de que Karzai tenha recebido o dinheiro diretamente, segundo relato de funcionários afegãos ao jornal. A verba era administrada pelo seu Conselho de Segurança Nacional, acrescentou o NYT.

Em resposta à reportagem, Karzai disse a jornalistas em Helsinque, depois de uma reunião com líderes finlandeses, que o Conselho de Segurança Nacional do Afeganistão há dez anos recebe ajuda financeira dos EUA. As quantias, segundo ele, “não eram grandes”, e eram usadas para vários propósitos, como auxílio a feridos.

“É uma assistência com vários propósito”, afirmou ele, sem comentar as alegações de que o dinheiro teria alimentado a corrupção ou fortalecido guerrilhas.

Em Cabul, Janan Mosazai, porta-voz da chancelaria, disse a jornalistas que não há provas ou indícios sobre as alegações. Durante mais de uma década, o dinheiro era deixado mais ou menos todos os meses no gabinete presidencial afegão, segundo o Times. A distribuição de verbas é um procedimento padrão da CIA no Afeganistão desde o início da guerra.

Os pagamentos aparentemente não estavam sujeitos à supervisão e às restrições impostas à ajuda oficial dos EUA ou aos programas formais de assistência da CIA, como o financiamento de agências afegãs de inteligência. No entanto, essa operação aparentemente não violava leis norte-americanas, segundo o jornal.

Fontes oficiais norte-americanas e afegãs familiarizadas com os pagamentos disseram que o principal objetivo da verba era manter acesso a Karzai e ao seu círculo íntimo, e garantir a influência da CIA no palácio presidencial, que tem enorme poder no centralizado sistema de governo do Afeganistão. / REUTERS

Fonte: Estadão

13 Comentários

  1. Grande KLM,
    .
    Você foi feliz em resumir bem o “modus operantes” da política externa americana no passado e de hoje e tenha certeza companheiro que ela será sempre assim.
    .
    Essa informação assim como tantas outras,mostram que a corrupção não é um mal só nos países abaixo dos trópicos,como muitos sem noção americanófilos praguejam,também a sua vaca sagrada além de ser a meca da corrupção mundial esta profano deus,patrocina muitas ditaduras nos dias de hoje,dando afagos e mimos a bonecos, como este corrupto e incompetente da foto, que fora implantado pelo Tio Sam no Afeganistão.

  2. Isso é a medida da civilidade da gde democracia do norte, como de seu povo!Corrompe se tudo e todos!E o incrivel é que muitos brasileiros defende esse modelo para o nosso país!

  3. Soldado Norte-Americano desconhecido: morto por bombas talibãs, compradas com dinheiro da CIA.
    Que belo epitáfio.
    Rsrs.

  4. Lamentável episódio e o que é pior, é o tipo de procedimento que não funciona entre radicais religiosos; Funciona com os bananeiros fisiológicos aqui da América Latina mas no Afeganistão….

  5. Países não têm amigos, tem interesses. É ingenuidade de mais achar que os EUA ou qualquer país do mundo não devam agir de determinada maneira para conseguirem o melhor para si. O Brasil é um dos poucos países que tem feito politica externa baseada em amizade e isso não tem nos levado alugar algum, além de nos afastar de parceiros e blocos interessantes (o nosso país esta deslocado, aplicamos todas as nossas fichas no MERCOSUL e numa maior integração com nossos vizinhos e isso não tem surtido resultado pratico).
    Esse antiamericanismo de alguns brasileiros só tem uma explicação: Tentar arranjar alguém para colocar a culpa dos nossos fracassos e incompetências.

Comentários não permitidos.