China construirá mais 15 submarinos classe Yuan

Chinese Navy PLAN type 041 YUAN Class SSK aip submarine china antiship missile  (3)

Tradução e adaptação

E.M.Pinto

A China ampliará significativamente as suas capacidades submarinas, a nação asiática pretende construir 15 novos submarinos de ataque da classe Yuan.

Os submarinos equipados com motorização diesel elétrica alemã segundo reportou o website chines Tiananmen’s Tremendous Achievements, que afirma ainda a possibilidade dos submarinos serem equipados com sistemas de propulsão independente do ar (AIP) que permitem os navios recarregar as baterias sem ter que emergir permanecendo submersos por mais de três semanas, tal como a capacidade atualmente disponível para os submarinos da Marinha da Índia , disse o jornal.

Além disso, a China está adquirindo no exterior submarinos avançados, Recentemente o governo chines ordenou a compra d e4 submarinos russos da classe Lada, considerados 8 vezes mais silenciosos que os da classe Kilo.

A china possui atualmente 13 submarinos da classe Song, 12 submarinos da classe Kilo, e 7 submarinos da classe Yuan e 18 submarinos classe Ming. Já a força de navios nucleares é baseada em apenas 3  submarinos de ataque da classe Han. No entanto, a classe  Han é considerada barulhenta e facilmente detectável pelos sensores e sistemas ocidentais. De 1974 a 1991, a China construiu cinco submarinos da classe Han, dois dos quais foram desativados.

yuan1

Submarino classe Yuan

Até mesmo os 04 novos submarinos da Shuang, são considerados igualmente barulhentos. Já  os Type 039 da classe Song, foram projetados para sanar esta deficiência, reduzindo o seu ruído.

Os type 039  surgiram pela primeira vez em 2001.A  China construiu 13 navios desta classe, mas em 2008, um tipo obviamente diferente de Type 039 emergiu. Esse tipo de submarino é referido como o Type 041 ou 039A. Do qual 2 submarinos forma construídos. A China construiu dois submarinos de um tipo derivado do type 039 com o nome de código de 039B. Atualmente, a China tem 6 ou 7 Submarinos Type 041 Yuan de pelo menos três tipos diferentes. A versão mais recente desse tipo de submarinos é, obviamente, equipado com sistema de propulsão independente do ar novos sistemas eletrônicos que estão sofrendo constantes atualizações.

A evolução rápida do type 039  é, talvez, um exemplo da incorporação de novas tecnologias advindas de submarinos russos. Desde que a China começou a construir os submarinos na década de 1960, ela sempre adotou soluções próprias.

Os submarinos da classe Song são muito semelhantes aos russos da classe  Kilo. Ambos os type 039 e 041 são de 1.800 toneladas de deslocamento, transportam uma tripulação de 60  marinheiros e possuem 6 tubos de torpedos. Isso também é muito semelhante aos submarinos da classe Kilo, embora esta seja um pouco maior. No final de 1990, a China adquiriu da Rússia alguns Kilo. Naquela época, os Kilo eram os submarinos mais avançados disponíveis para a China. Os dois primeiros submarinos Type 041 são, obviamente, as cópias do tipo primitivo (Type 877) de submarinos da classe Kilo, mas os dois modelos subsequentes assemelham-se mais aos submarinos project 636 (lada).

Os novos submarinos da classe Yuan são muito semelhantes aos  submarinos Kilo, mas poderá haver evoluções para torná-los semelhantes aos submarinos da classe Lada. O Type 039 é o primeiro submarino chinês com casco em forma de “gota de lágrima”. O Type 041 sé considerado como uma versão melhorada do submarino da classe Song. Na Rússia, muitos relatam acreditam na hipótese de que os chineses trabalham na tentativa de copiar os submarinos russos e para muitos esta prática tem sido bastante exitosa por parte dos chineses.

Fonte:  Tiananmen’s Tremendous Achievements

 

1 Trackback / Pingback

  1. O Desenvolvimento anfíbio da Marinha do PLAN

Comentários não permitidos.