Su-35 reduzirá em 10 anos o gap tecnológico Chinês

31-su-35-fighter-jet1

Informações: Rustam, Moscou para o Plano Brasil

Texto E.M.Pinto

radar Su35
Radar e contramedidas eletrônicas atualmente são os focos principais do desenvolvimento chinês, atualmente baseado principalmente em sistemas Israelenses a china pretende pular de geração adquirirndoa tecnologia Russa, uma passo a frente da que hoje emprega, porém, para isto seriam necessárias pelo menos uma década e meia de desnovlivmentos.

Atualmente, a Rússia negocia com a China um acordo  de proteção de propriedade intelectual no âmbito de transferências tecnológicas que visam proteger os segredos militares envolvidos no programa SU 35 .

O primeiro acordo desse tipo entre China e Rússia foi assinado no final de 2008, mas não impediu o surgimento da versão chinesa dos caças chineses J-15 e J-16 (respectivamente, Su-33 e  Su-30MK2 ). A China anunciou o desenvolvimento doméstico do caça embarcado J-15- independente da transferência dos direitos de produção, o mesmo veio a acontecer apartir de 2008 com o caça J-16.

Al 41F

Este acordo de salva guardas tecnológicas será no entanto, muito mais criterioso, uma vez que ao demonstrar o caça J 20 equipado com motores Russos sem a permissão do fabricante e violando o acordo, a China deu provas de que não está disposta a respeitar as regras impostas pelas contrapartes.

Este incidente criou problemas e discussões sobre o quanto e quão logo deve-se abrir novas discussões ToT com os chineses.

O sonho chinês, segundo alguns diários Russos, é equipar o J 20 com a mais nova motorizaçao Russa, O AL 41F turbofan que equipa os caças Su 35 e que será a planta motora do caça de quinta geração do programa PAK FA Russo.

Ao obter o turbofan com controle de vetoração de  empuxo e maior potência, o  J-20 adquirirá a capacidade de voar à velocidade de cruzeiro supersônico e entre os modos, a de super manobrabilidade. Porém, as tecnologias do AL-41F podem ser utilizadas na turbina nacional chinesa  WS-10A que hoje equipa os caças J-11B e J-15. Para os especialistas russos, o coração ou calcanhar de aquiles chinês para os seus pretendidos caças 5G são a suite de guerra eletrônica e os radares aesa, e neste quesito, o poderoso RADAR AESA “Irbis-E” passa ser um sonho de consumo Ìíîãîöåëåâîé èñòðåáèòåëü Ñó-35um salto tecnológico do qual os chineses não descansarão até possuir.

Para muitos analistas, a cedência de tecnologias do SU 35 abreviam em 10 ou até mesmo 15, 20 anos de desenvolvimentos tecnológicos obrigados aos Chineses que almejam dominar os céus deste século.

Para alguns, uma vez que o  Su-35 “pousar na china”, a indústria chinesa será agraciada com um salto de 10 anos tecnológicamente falando.

Em 2015, a Força Aérea da Rússia vai ter recebido um total de 48 Su-35S/BM equipados com radares e as novas turbinas russas. Embora o PAK FA seja um caça 5G puro, muitas de suas tecnologias são baseadas nos desenvolvimentos do SU 35, o gap atual entre o PAK FA e o J 20 é grande em função deste reativo atraso tecnológico, mas uma vez que os chineses adquiram motores e sistemas de ECM em estado de arte, como são os sistemas embarcados no SU 35, por volta de 2020 a diferença netre os 5G asiátios será reduzida em muito.

Acredita-se que o PAK FA na Rússia e o J 20 Chinês entrarão quase que simultaneamente em serviço operativo nestas força aéreas, de tal modo que se questiona, a Rússia realmente está disposta a ceder estas tecnologias?

4 Comentários

  1. Daqui a algum tempo, quando os chineses estiverem produzindo suas tradicionais cópias xing-ling do Su-35, e as oferecendo no mercado internacional, eu quero ver a cara de tacho dos russos

  2. Pelos frutos se conhece a arvore… é claro que os chineses vão fazer algo à respeito, agora, se os russos acreditam que nada vai acontecer porque os contratos são outros….

    Ai está um aparelho que eu gostaria de ver com as nossas cores: SU-35!

1 Trackback / Pingback

  1. China poderá adquirir uma centena de caças Sukhoi, Su-35

Comentários não permitidos.