A melhor imagem do protótipo do caça J 31

J-31-new

E.M.Pinto

Imagens exibidas por sites chineses de defesa mostraram o protótipo do novo avião de combate Shenyang J-31 durante o voo. O  F-60 ou J-31 código oficial é exibido na foto d emelhor definição já tirada, com trem de pouso abaixado. As primeiras imagens do J-31 apareceram em meados de setembro último, captadas no aeródromo das instalações da Shenyang Aircraft Corporation.

Com desenho e sillhueta que lembram ambos os caças norte americanos F 22 e F 35, o J 31 ao que parece será o caça principal da China, inclusive com uma versão embarcada cujos desenhos e conceitos já o mostram com ganchos de parada.

Pra quem não se lembra, quando todos alegavam o surgimento do J 20 o Plano Brasil já destacava o desenvolvimento d eum segundo 5G chinês, a china segue frenética no desenvolvimento dos seus sistemas de armas, muitas delas ainda dependetes de tecnologias Russas e Israelenses, entretanto é notável que em menos de meia década, os olhos dos leitores tenham se deparado com pelo menos sete grandes projetos aeronáuticos de grande envergadura.

Um treinador avançado dois Caças 5G, um helicóptero de ataque, um helicóptero de reconhecimento e ataque, um helicóptero pesado de transporte e um grande  cargueiro militar.

O Dragão marca assima sua presença no cenário global.

2 Comentários

  1. Apesar de ‘aparentar’ gostaria de saber se os materiais utilizados (Material Absorvente de Ondas Eletromagnéticas) no aparelho tem a mesma eficiência dos utilizados nos seus ‘pares’ atuais.

  2. Eu não duvidaria disso, até hoje como a própria matéria do PB antigo falava, o principal problema deles atualmente são as turbinas. Eles andavam apanhando para conseguir fazer um, esse é o problema de copiar tecnologia, é mais rapido, mas não estimula o surgimento de profissionais e empresas voltadas ao desenvolvimento e criação de tecnologias inovadoras. É uma faca de dois gumes.

Comentários não permitidos.