Exclusivo: Resposta da Helibras às alegadas falhas na Caixa de Transmissão do EC 725

EC 725

Devido a onda de boatos e suposições que agora permeiam os blogs e foruns de defesa, o Plano Brasil através de Messiah questionou a empresa sobre as alegadas “falhas nas caixas de transmissão dos helicópteros EC 725, a conversa foi informal e através de uma rede social, o que explica a informalidade do conteúdo do texto.

Com exclusividade o Plano Brasil mais uma vez informa os seu leitores sobre a questão e agradece aos esclarecimentos prestados pela Helibras pela pronta resposta e esclarecimentos.

E.M.Pinto

CUbo do Rotor EC 725

Pergunta: José Messias Gamba

Plano Brasil

Me respondam uma coisa aqui Helibrás. Há algum problema com a “Caixa de Transmissão” do EC-725 (Brasil) assim como vem ocorrendo com os seus pares na Malásia e na França? As células brasileiras estão “Groundeadas” por algum motivo específico?

Com relação as restrições de voos sobre o mar? Se sim, é um erro de projeto ou uma situação pontual ao qual já estão buscando alguma solução?
Desde já agradeço.

Resposta da Helibrás:

Caro José Messias Gamba, a Helibras gostaria de informar que no final de março a Eurocopter ofereceu aos seus clientes informações atualizadas sobre os últimos testes da caixa de engrenagem principal do EC225.

Durante esta terceira campanha de testes, a Eurocopter obteve um progresso significativo em relação à causa básica da fissura encontrada na peça. Ainda assim, as conclusões ainda precisarão ser discutidas e compartilhadas com as autoridades e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Geórgia (GTRI, na sigla em inglês), instituição independente com grande experiência em investigações metalúrgicas, que irão validar a metodologia e as conclusões dos elementos-chave da investigação.

Nesta fase, o posicionamento da Eurocopter é o seguinte:

• As investigações sobre a “causa mais provável” anterior estão sendo finalizadas. Os resultados da terceira campanha de testes estão confirmando a conclusão da Eurocopter sobre a ausência de sobrecarga dinâmica anormal.

• A causa primária da fissura está sendo estabelecida. De acordo com a visão da Eurocopter, há uma combinação de fatores que conduzem, principalmente, a um enfraquecimento da resistência à fadiga do eixo vertical. 

• Neste momento, a Eurocopter tem sido capaz de reproduzir os cenários de causas primarias da fissura em bancadas de teste.

Além disso, o modelo de propagação de fissuras também foi verificado em testes de bancada.

Um teste de voo para demonstrar o cenário até a ruptura total está atualmente em andamento.

A Eurocopter vai continuar a trabalhar com os operadores de helicópteros, as companhias de óleo & gás, os sindicatos e outras partes interessadas para garantir a completa validação dos resultados e as soluções recomendadas.

Enquanto isso, as operações de segurança de voo atualmente em curso vão continuar.
Atenciosamente.

10 Comentários

  1. PARABÉNS AO PLANO BRASIL… EXCELENTE MATERIAL!!

    Vamos ver o que eles disse:

    “a Eurocopter obteve um progresso significativo em relação à causa básica da fissura encontrada na peça”

    Então não e nada de “Erro de Projeto”, mas micro fissuras metalúrgicas… é problemas no metal, agora tem qeu ver se é derivado da usinagem, e sei bem que tenções na usinagem podem sim gerar micro fraturas no metal, mesmo que seja muito resistente, eu mesmo já passei por isso no passado…

    Isso pode ser muito variável, também pode ser somente erro na metajurgia, e depois foi feito um trabalho de usinagem sobre um metal com micro fraturas…

    Não por nada a Própria Eurocopter já tinha anunciado problemas em ALGUNS LOTES e não em toda a frota dos EC725, EC225, AS330 e outros mais no mundo inteiro, como alguns afirmam com grande alarde e desinformação…

    Conferir os lotes dos helicópteros sob monitoramento abaixo:

    http://www.eurocopter.com/Aberdeen/EASB_TFS_712_EN_R2.pdf

    Alias eu não vi no site da EASA nenhuma referencia sobre a inteira frota desses helicópteros ficar no chão por 6 meses, que são impedidos de voar no mundo inteiro, etc… exageros assim vemos por toda parte… principalmente por torcedores… mas provas mesmo nada de nada, somente disse não disse!

    Valeu!!

  2. Parabéns ao Blog Plano Brasil que forneceu uma informação importante, em primeira mão, de grande valia. Agora o “zum-zum-zum” típico das especulações será afastado dos espaços de discussão e informação, que agora estarão premiados pelas palavras objetivas proferidas pelo fabricante sobre o problema.

  3. tem que resolver esse buchixo para calar a boca de uma vez daquela rapaziadinha que torce contra a propria patria ,so porque alguma vez na vida foi na disney sentar no colo do pateta

  4. Enfim a Eurocopter com uma nota oficial sobre o problema referente aos EC725.
    Assim acaba os comentários daqueles que defendem O caracal de qe o que foi divulgado foi noticia plantada para querer derrubar a imagem dos Caracal.

  5. Esqueci de mencionar a qualidade da matéria.
    Ao Editor os parabéns por enfim mostrar uma resposta oficial.

    Abs.

  6. E.M., estes eram questionamentos que andavam pela minha cabeça, e tenho certeza, pela cabeça de muitos brasileiros. Obrigado por trazer mais informações sobre o assunto!
    [ ]s.

  7. Tá, então me digam porque Dilma não voa mais na Kombi voadora e porque a Marinha brasileira é motivo de piadas porque é a única Marinha do mundo que tem helis que não podem voar sobre o mar….

Comentários não permitidos.