Vladimir Monomakh terceiro submarino da classe Borey inicia testes de mar em junho próximo

Borei

Informações: Ria Novosti

Tradução e  adaptação: E.M.Pinto

O terceiro submarino lançador de mísseis balísticos intercontinentais da classe  Borey, projeto 955,  dará início em junho próximo aos teste de mar no mar Báltico, segundo informou Andrei Dyachkov presidente da United Shipbuilding Corporation nesta última segunda-feira.

O  submarino Vladimir Monomakh foi lançado ao mar em dezembro passado e deve entrar em serviço na marinha Russa em meados de 2014.

O primeiro submarino classe Borey, o Yury Dolgoruky, foi enviado para a Frota do Norte, em janeiro passado, o segundo navio, Alexander Nevsky, será entregue à Marinha Russa até o final do ano.Submarino BoreiO submarino Alexander Nevsky foi submetido aos ensaios no estaleiro Sevmash desde 2012. Haverá três testes de mar este ano, com o lançamento de um míssil balístico Bulava. Os três primeiros navios da série Borey são capazes de transportar 16 ICBM Bulava.

Um total de oito submarinos da classe Borey serão construídos para a Marinha da Rússia até 2020.

O estaleiro de Sevmash vai iniciar a construção ainda este ano de mais dois submarinos da classe Borei atualizados, designados Borey 955A e denominados, Alexander Suvorov e Mikhail Kutuzov, porém, a nova serie de submarinos terá maiores capacidase, podem transportar até 20 mísseis balísticos cada.

Borei submarino

Os submarinos da classe Borey serão a base da dissuasão estratégica nuclear da Marinha Russa,os navios estão substituindo os antigos navios dos Projetos 941, Typhoon e Projeto 667 classes, Delta-3 e Delta-4.

Fonte: Ria Novosti

2 Comentários

    • Salve Samuel, tenho a impressão que 16 mísseis serão a carga dos 4 primeiros navios e 20 para os 4 últimos.
      de fato houve uma retificação das autoridades quanto aos números e informaram que seriam 16, porém as últimas notícias especialmente referente ao segundo lote de submarinos fala em geral de 20 ICBM por navio, o que reforça esta minha teoria.
      abraço
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.