Marinha Russa receberá Navio destinado a rastrear sistemas de defesa antimíssil do Alasca e Havaí

jurijivanov

E.M.Pinto

Plano Brasil

O serviço de inteligência da Marinha russa receberá em 2014 o novo navio, o Project 18280, Yuri Ivanov, primeiro de uma classe planejada de dois navios (até o momento) de inteligência e escuta eletrônica que serão destinados  a vigiar os componentes do sistema norte-americano de defesa antimíssil no Alasca e no Havaí, compondo assima a frota do pacífico.

Segundo informações o fabricante, o grupo Severnaya Verf shipyard de San Petersburgo, Rússia, o navio será entregue oficalmente a Marinha Russa em novembro de 2013 após sucessivos atrasos.

Esta é uma nova classe de navio de inteligência russa, na verdade, desde o colapso da URSS. A Marinha soviética tinha, de longe, a maior frota de navios AGIs, porém no início de 1990 eles eram vistos como dispensáveis, seguindo-se a baixa em larga escala deste tipo de navios. Vinte anos mais tarde, com o adventod  enovas tecnologias, fez-se necessário o desnevolvimento e rativação da frota de navios destinados a este fim.

Yuri IvanovO Ivanov é uma combinação de um navio de  inteligência navio, comunicações comunicações e controle. Há poucas fotos disponíveis as foto s disponibilizadas são de 2011, era esperado que os navios fossem incorporados já em 2012, porém a entrada em serviço destes navios foi adiada para 2014. Pouquísssimas informações são disponibilizadas entre elas a que ele poderia ser equipado com um sistema CIWIS AK630 e provavelmente será sistemas de mísseis anti aéreos MANPADS não específicado e com lançadores DP-64 ou 2×1 14,5 mm MTPU.

Suas dimensões são, comprimento 95 m e boca 16m com um caladod e 4 m.

Estima-se que o navio desloque algo perto de 4000T  e que seja equipado com motores 2×2720 hp, diesel 5DRA. A velocidade máxima estimada é de  18nós e a tripulação também estimada em 120 integrantes, 2/3 deles, oficiais e praças da inteligência.

O Yuri Ivanov está equipado com sistemas de inteligência que lhe permitem capturar e analisar sinais de radares, rádios e avançados sistemas de comunicação e todo o espectro eletromagnético.