Iraque e Rosoboronexport assinam Super contrato de US$4,2 bi para fornecimento de Helicópteros e sistemas de defesa Aérea

Russian-Air-Force_Mil-Mi-28NE_191212

Informações: Rustam Moscou Rússia para o Plano Brasil

Tradução e  adaptação: E.M.Pinto

O pacote de contratos de armas no valor de $ 4,2 bilhões de dólares foi pré-assinado durante a visita a Moscou do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, em outubro do ano passado. O contrato prevê o fornecimento de 48 sistemas de mísseis anti-aéreos “Pantsir S1” e 36 helicópteros de combate Mi-28N. O contrato foi criticado no Iraque, sob suspeita de corrupção. Em fevereiro de 2013, o diretor-geral da “Rosoboronexport” Anatoly Isayuin aventou inclusive desmentiu a hipótese do seu cancelamento uam vez que o contrato seguiu o seu processo de aprovação no parlamento iraquiano.
Mi 28N
Segundo fontes consultadas, a tentativa de aprovar o orçamento para o Iraque em 2013, ainda em outubro do ano passado, falhou em decorrência das divergências entre grupos étnicos e religiosos (sunitas, xiitas árabes e curdos), mas em 7 de março deste ano, o orçamento foi aprovado, o que abriu caminho para a aprovação do contrato.

De acordo com esta mesma fonte da cooperação técnico-militar, Rosoboronexport, os iraquianos concordam que a quantidade fornecida dos helicópteros Mi-28 será acrescida de quatro unidades.
O contrato sem precedentes eno Iraque do pós-guerra é ainda mais superlativo dado que a Rússia não está configurada no grupo de países aliados dos Estados Unidos que participaram da ocupação do país em 2003.

PantsirO acordo com a Rússia é projetado para ajudar o governo iraquiano à equilibrar a influência dos aliados dos EUA na região – Turquia e Arábia Saudita. Além disso, este acordo tem levantado críticas nos EUA pelo  óbvio motivo de livrar o país do controle dos EUA.
Aguarda-se que  campanhas contra o contrato serão lançadas sob o pretexto da ameaça dessas armas  cairem em maos Sírias, mas esses temores  sem sentido são refutados pela “Rosoboronexport”.