Análise: Força Aérea Russa será a mais moderna da Europa em 2020

T-50_PAK_FA
Sukhoi PAK FA

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Plano Brasil

As Forças Aéreas de vários países europeus estão atualmente recebendo uma moderna frota de aviões de combate, grande parte delas e principalmente de caças 4,5ª geração ou até mesmo caças de 5 ª geração.

GRIPEN E
SAAB Gripen E

Nesta análise se apresenta uma lista  é com as principais aquisições de aeronaves dos países da União Européia, Noruega e Suíça:

– Suíça planeja comprar 22 Saab Gripen E
– Áustria opera atualmente 15 EADS Eurofighter Typhoon (Eurofighter  4,5G)
– Alemanha vai comprar um total de 140 Eurofighters da EADS, cerca de metade do que já são entregues.
– Itália comprou 62 Eurofighters e tem planos de adquirir  caças de 5 ª geração: 60 F-35A e 15 F-35B
– Grã-Bretanha opera 86 Eurofighters (total serão 160) e planos para comprar 50 Lockheed Martin F-35B para operar a partir de porta-aviões
– Espanha tem 36 Eurofighters (total serão 70) e planeja comprar 28 F-35A e 32 F-35B Lightning II.
– Holanda planeja comprar até 85  F-35A caças 5G.
– Noruega ordenou 48 F-35A (em análise).
– Dinamarca pensa sobre a compra de 25-35 F-35A.
– A Suécia planeja comprar 80  Gripen E, mas só irá modernizar a frota mediante negociações com a Suíça.
– Finlândia atualmente não tem planos de modernizar a frota de 62 Boeing F-18C / D
– França opera 94 Rafale e os planos para comprar um total de 266 incluindo os navais e os operados pela Armée de L´Air.

Agora, o que é interessante aqui? O primeiro pensamento é o de que os países que atualmente sofrem com a crise da dívida soberana-européia são tabém os maiores requisitantes de aviões de combate: Países como a Espanha, Itália e França também planejam adquirir aeronaves mais caras, sejam elas os furtivos 5G Lockheed Martin F-35 ou o Dassault Rafale.

Rafale
Dassault Rafale

No caso da França, há um expresso e tradicional apoio à indústria de defesa e a  própria Dassault se esforça para encontrar clientes de exportação, apesar do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy ter sido visto como o “chefe do departamento de vendas” da Dassault. Ele ainda tentou vender o Rafale para Muammar Kadhafi antes do ditador Líbio ser bombardeado por eles (Rafales), juntamente com alguns aliados.

Typhoon
Eurofighter Typhoon
F-35-Lightning-II-operators
Lockheed Martin Lightning-II

O dimensionamento destas forças aéreas foi feito antes da crise se alastrar, para muitos estas forças  aéreas nunca se concretizarão devido obviamente a aparente falta de disciplina orçamental desses países.

Os países do Norte, Suécia, Suíça, Finlândia, na mesma mão, não aparentam avidez em adquirir caças 5G ou no caso específico da Áustria, pretende operar uma frota bem enxuta de pouco mais de duas dúzias de caças. A propósito: Grécia também planejava comprar F-35s para a Força Aérea Grega, mas o caso grego não carece de esclarecimentos, pois os gregos também haviam fechadoa  compra de 30 caças Rafale antes da bancarrota.

A Força Aérea Turca será o maior Força Aérea no âmbito da OTAN  na Europa

A maior frota de caças europeus em 2020 será a Força Aérea turca: esta opera atualmente 215 F-16 Fighting Falcon além dos F-4 e F-5. Além disso, a Turquia manifestou interesse em cerca de 116 F-35A, posicionando-se no nível 3 da parceira no programa Joint Strike Fighter.

SAAB Stealth fighter
SAAB conceito de um provável 5G

A Turquia também está pensando em desenvolver em conjunto o seu próprio caça 5G e acertou como parceira a Sueca SAAB embora setores da indústria ainda apontem uma possibilidade de participação da da Sul Coreana Korea Aerospace Industries (KAI). A atual frota de caças turcos é eminentemente americana e o governo turco trabalha para reduzir esta dependência produzindo um caça nacional em parceria com empresas europeias.

Força Aérea da Rússia desencadei um maciço programa de UPDATE

A Força Aérea da Rússia é atualmente operadora dos seguintes caças:

10 Mikoyan MiG-25 Foxbat

200 MiG-29 Fulcrum

MiG-34 Fulcrum E 29SMT

100 MiG-31 Foxhound

150 Sukhoi Su-24M Fencer

110 Su-24MR

40 Su-24M2

110 Su-25 Frogfoot

60 Su-25SM

200 Su-27SM

30 Su-27m2

20 Su-33

15 Su-34

Todos estes caças com exceção dos Su 34, estãopassando por um amplo programa de upgrade oq ue os manterá operacionais e atualizados como 4, 4,5G até 2020, porém não é só isso, segundo os planejamentos da  Força Aérea Russa, até 2020 a sua força de caças será ampliada com a incorporação de:

– 24 MiG-29K/KUB naval para operar a partir de porta-aviões (classificado como 4 + +)
– 30 Su-30SM
– 114 Su-34
– 60 Sukhoi Su-50 PAK FA aeronaves stealth de 5 ª geração
Algumas das atuais aeronaves da Força Aérea Russa, mesmo os que passaram por upgrade serão desativadas até 2020, entre eles os mais velhos  MiG-29 Fulcrum, Su-24 e Su-27.

Esses são os jatos operados em grande número hoje. Ao mesmo tempo, o Frogfoot Su-25 e o Foxhound MiG-31  modernizados poderão operar até pelo menos a metade da próxima década.

Su 34
Sukhoi SU 34

Esta estimativa foi feita sobre as atuais considerações dos programas em andamento e sobre as declarações de aquisições de ambos países, porém, vale ressaltar que a Rússia têm cumprido seus pedidos e demonstrado interesse em ampliá-los, o mesmo não s e diz dos países membros da OTAN que ao contrário, não têm conseguido manter seus orçamentos e por isso reduzido seus pedidos.

Parece que a mudança de poder econômico tem tido reflexo na defesa aérea Européia.

Fonte: MIG FLUG