LAAD Security 2012: Um pouco mais sobre Rafale

 

Ricardo Pereira Plano Brasil

Repórter fotográfico direto da LAAD- Security 2012.

Estivemos nessa quinta feira no estande da Dassault Internacional, onde fomos recebidos pelo  representante da Dassault no Brasil o Sr.Jean-Marc Merialdo, que gentilmente nos concedeu algumas informações acerca do programa Rafale e da oferta do caça francês no programa FX 2.

Dentre muitas informações, Merialdo destacou o compromisso da Dassault e dos grupos associados com o programa quanto  as garantias dadas pelo governo e setor industrial francês dispostos na proposta encaminhada para o programa FX2, mas que se estendem a uma gama ainda maior sistemas de arams, tanto para Marinha cquanto para o exército brasileiros.

A França esta disposta a cooperar com a renovação dos principais equipamentos de defesa que chega do Exército, Marinha e da Aeronáutica, e portanto assinará aqui um amplo acordo estratégico de transferência de tecnologia, que começa nos mares e chega aos céus.

A RAFALE International, por meio da apresentação da proposta para a aquisição pelo governo brasileiro da próxima geração de aeronaves de combate (conhecida como Programa F-X2), tem a forte intenção de estabelecer uma parceria de longo prazo com a Força Aérea Brasileira e a indústria brasileira.

Formada por três empresas internacionais francesas líderes no setor aeroespacial, projetistas e fabricantes das aeronaves de combate RAFALE, herdeiras dos famosos MIRAGE, a RAFALE International tem o compromisso de apoiar fortemente o desenvolvimento das capacidades tecnológicas brasileiras, o que permitirá o projeto e a produção da próxima geração de caças do país.

Brasil e França já tiveram um relacionamento de longo prazo em aeronaves de combate, desde a aquisição dos MIRAGE III, na década de 70, até os MIRAGE 2000, atualmente em operação na Força Aérea.

A RAFALE International considera o Programa F-X2 muito mais que um simples processo de licitação. Trata-se de uma oportunidade para o desenvolvimento a fundo e de longo prazo de um programa tecnológico, com parceria estratégica de larga escala e cooperação industrial entre Brasil e França.

Juntamente com a intenção da Equipe RAFALE, a oferta também é motivada pelo forte compromisso político da França para com o Brasil, com relação à cooperação no campo da Defesa.

Isto está claramente demonstrado pela total aprovação, pelas autoridades francesas, da exportação dos aviões RAFALE para o Brasil e para a transferência de todas as tecnologias relacionadas ao Projeto.

A proposta da RAFALE International baseia-se na seguinte perspectiva estratégica:
– Abertura de uma oportunidade única para cooperação tecnológica e industrial entre França e Brasil;
– Atendimento de todos os requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira com o “omnirole” RAFALE;
– Fornecimento de um programa sólido e bem estruturado para garantir a segurança ao investimento brasileiro.

Tecnologia e soberania

Possuir uma frota de aeronaves de combate de alto desempenho, juntamente com o conhecimento tecnológico para sua melhoria contínua, a fim de, a partir de uma perspectiva de longo prazo, estar em posição de desenvolver sua própria aviação nacional no futuro é, definitivamente, um elemento chave para a soberania política de um estado moderno.

O objetivo da RAFALE com o Programa F-X2 é duplo:

– Por um lado, oferecer à Força Aérea Brasileira um moderno avião de combate inteiramente multimissão, compatível com a importância política e militar do Brasil durante a primeira metade deste século;

– Por outro lado, fornecer à indústria brasileira um conjunto abrangente de tecnologias necessárias para o projeto e para a produção de aeronaves de combate nacionais.

Em nome do Plano Brasil, gostaríamos de agradecer ao  representante da Dassault no Brasil Jean-Marc Merialdo   ISDS pela calorosa recepção e pelas informações concedidas durante a visita ao estande da empresa nesta edição da LAAD Security 2012.

Edilson Pinto e Ricardo Pereira


7 Comentários

  1. plano brasil com moral, indo direto na fonte, pô ricardão !!! da um sorriso meu, rsrsrs, parabens pelo trabalho !!!

  2. O Brasil pode ir pra coisa muito melhor! Tem o f-35, o pak-fa, o su-35.
    Não sei que benefício o Brasil tem como este bendito acordo estratégico com a França!.. Queria que alguem explica-se porque para o Brasil a França é tão importante e vice-versa.

  3. Depois dese tratamento de COLONIA que Brazil recebeu em Washington..Mostra o pq o Rafale ea melhor opicao pro Brazil .

  4. Compromisso politico com o Brasil.))rsrsrssr alguem acredita nisso.!!eu não:eu acrtedito ´so em dinheiro,,ksksksksk,sera que é peixe fresco ?? sds aos amigos do plano Brasilllll…

  5. O escolhido do FX2, um grande caça que, como fala a reportagem, permitirá ao Brasil desenvolver seus próprios meios depois.Só teremos que esperar mais um mês, depois da eleição francesa o martelo será batido.

  6. Que politico é leigo em material belico mas espertalhão por beneficios proprios TOMA LA DÁ CÁ e empresarios naturalmente gananciosos e milicos envolvidos nesta novela deixam a desejarem e ainda deixam muitas duvidas quanto ao que querem e a quem realmente servem.Todo esse papinho da Dessault é ´papinho de quem esta desesperada para vender alguma coisa e promete ate o que esta alem do seu alcance……”A França esta disposta a cooperar com a renovação dos principais equipamentos de defesa que chega do Exército, Marinha e da Aeronáutica, e portanto assinará aqui um amplo acordo estratégico de transferência de tecnologia, que começa nos mares e chega aos céus” (Ela ja fala em nome do governo Frances que podera mudar em março e em nome de outros interesses de outros fornecedores ligados a licitações fora de suas pretenções)……”O objetivo da RAFALE com o Programa F-X2 é duplo:
    – Por um lado, oferecer à Força Aérea Brasileira um moderno avião de combate inteiramente multimissão, compatível com a importância política e militar do Brasil durante a primeira metade deste século;
    – Por outro lado, fornecer à indústria brasileira um conjunto abrangente de tecnologias necessárias para o projeto e para a produção de aeronaves de combate nacionais…(Nota-se verddadeiramente o duplo objetivo VENDER O RAFALE AO BRASIL E LUCRAR ETERNAMENTE COM SERVIÇOS E ACESSORIAS)……Eu ja cansei de afirmar que o papo da Dessault é semelhante ao papo da Boeing TECNOLOGIA NECESSARIA e nem esta sendo citada a clausula que ela especifica de ser a fabricação do Rafale no Brasil poder ser efetivada quando ela certificar nossa capacidade industrial…F18 ou Rafale o Brasil estara entrando em uma furada.O Dessault levanta suspeitas de Indianos por não especificar abertamente a abrangencia da profundidade de sua afirmativa de TRANSFERENCIA TOTAL DE TECNOLOGIA e nem estou citando as denuncias de fraude e favorecimento com propina e corrupção na India…A DESSAULT MENTE E A FRANÇA É O PAIS EUROPEU-OCIDENTAL DA OTAN MAIS BELICISTA,SEGREGACIONAL,PROTECIONISTA E INTOLERANTE…….Se realmente a Transferencia Total de Tecnologia for realmente o ponto determinante para o governo Brasileiro pois o mesmo é o que podetremos criar encima com propriedade intelectual e liberdade comercial A SAAB É A UNICA QUE EXPÕE ABERTAMENTE A TRANSFERENCIA TOTAL DE TECNOLOGIA GARANTIDA AO BRASIL.Melhor escolhermos o Gripen NG que alem de ser repassado na integra é o melhor pacote a nossas pretenções e buscarmos projeto 5.0 entrando no SU50 ou nos associando com a Suécia e a Africa do Sul.

Comentários não permitidos.