LAAD Security 2012: Dígitro Tecnologia e Israel Aerospace Industries

 (Empresas articulam inteligência de investigação da Dígitro com sistemas de detecção e controle de eventos da IAI para lançar Soluções de Controle, Comando e Inteligência com funcionalidades avançadas)

Ricardo Pereira Plano Brasil

Repórter fotográfico direto da LAAD- Security 2012.

A Dígitro Tecnologia, empresa brasileira líder em soluções de Inteligência, TI e Telecom, participa da LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa – numa parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI), a maior empresa Israelense que desenvolve e fabrica sistemas e tecnologias para uso civil e militar, bem como para as áreas de segurança pública e JLS (Home Land Security, que inclui segurança interna e para eventos urbanos).

Durante a exposição, as duas companhias anunciam o desenvolvimento de um conjunto de soluções para Centros de Comando, Controle e Inteligência. A parceria irá abranger também soluções inteligentes de controle de fronteira, tanto em nível terrestre quanto marítimo e aeroespacial, incluindo-se o projeto de sensores inteligentes para a proteção de sedes de infraestrutura, plataformas de petróleo e centros públicos.

Pelo acordo, as empresas querem criar um sistema integrando suas grandes vantagens competitivas.  As tecnologias de Inteligência desenvolvidas pela Dígitro, voltadas para a aquisição e análise de informações por múltiplos canais, passaram a ser integradas aos sistemas de Comando e Controle da IAI. Esta integração vai abranger também a Inteligência de análise da Dígitro com os sistemas de detecção de eventos desenvolvidos pela IAI: radares, câmeras, sensores de presença, sensores de movimento, entre outros. Com isto, afirmam as duas empresas, a oferta da Dígitro e da IAI passa a se constituir num dos mais completos cockpits para atividades de supervisão e controle em segurança do mercado.

Inicialmente, o mercado-alvo da parceria são os órgãos públicos brasileiros de administração e segurança, mas a expectativa das empresas é a de que o novo portfólio possa ser levado também para mercados internacionais onde as empresas já atuam.

De acordo com Geraldo Faraco, Presidente da Dígitro Tecnologia, o principal benefício do acordo com a IAI está na internalização e na troca de experiências, que agregará aos núcleos de desenvolvimento da Dígitro. “Esta troca de conhecimentos nos permite oferecer soluções unificadas de centros de comando, altamente sintonizadas com as necessidades brasileiras e  com tecnologias testadas em larga escala em outros países”, assinala Faraco.

Na avaliação de Arie Marco, Diretor da IAI para a América Latina, as tecnologias da Dígitro de aquisição e análise de informações complementam com perfeição os sistemas de comando e controle, bem como as linhas de sensores terrestres e sistemas da IAI. “As plataformas de inteligência da Dígitro representam um patamar superior em tecnologia para a análise de informação. Com isto, nossa oferta conjunta representa um verdadeiro marco internacional em termos de integração e funcionalidade”, completa o executivo.

 

LANÇAMENTO NA LAAD

A aproximação da Dígitro com a IAI tinha como perspectiva o desenvolvimento de soluções adequadas às demandas de eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 irão acarretar para o Brasil.

Desse período em diante, a cooperação entre empresas avançou para medidas concretas e resultou na conclusão do projeto do primeiro produto da parceria. Trata-se da Solução Integrada de Comando, Controle e Inteligência que a Dígitro e a IAI apresentam na LAAD.

 

Sobre a Israel Aerospace Industries – IAI

A Israel Aerospace Industries (IAI) é uma das empresas líderes em tecnologia para a aviação e indústria aeroespacial nos mercados civil e militar. A IAI soluções exclusivas para atender a um amplo espectro de necessidades em terra, mar e ar, bem como para segurança pública. Suas frentes de atuação abrangem a manutenção e conversão de aeronaves comerciais, aeronaves não tripuladas e veículos terrestres. A IAI desenvolve e fabrica radares, soluções de  comunicações seguras e sistemas de reabastecimento em pleno ar, além de se envolver na  modernização de aviões militares, helicópteros, mísseis balísticos, armas inteligentes; mísseis, satélites e lançadores comerciais; sistemas de detecção, violação e compensação de minas, e muitas outras tecnologias relacionadas. A IAI gera vendas anuais de aproximadamente 3,5 bilhões de dólares e mantém cerca de 16.500 funcionários.

Sobre a Dígitro Tecnologia

Com mais de 30 anos de mercado, a Dígitro é especializada em soluções de Inteligência, TI e Telecom. A empresa atende clientes das mais variadas atividades, provendo soluções  que melhoram a comunicação de voz e dados, facilitam a gestão e geram a redução de custos. Atualmente, a Dígitro possui nove escritórios regionais instalados nas principais capitais do Brasil, além de atuar em 11 países na América Latina e África. A empresa investe consideravelmente em seu desenvolvimento, incentivando inovações em seus produtos, serviços e soluções e recentemente na ampliação de sua sede. O novo prédio une conforto e design arrojado ao máximo aproveitamento de fontes alternativas de energia e de recursos naturais renováveis. Todo esse trabalho faz da Dígitro uma empresa reconhecida e conceituada, que desenvolve tecnologia de ponta, compatível com os mais exigentes padrões de qualidade, como as certificações ISO 9001 e TL 9000, norma internacional de gestão da qualidade, específica para a área de telecomunicações.

Em nome do Plano Brasil, gostaríamos de agradecer a   Dígitro pela calorosa recepção e pelas informações concedidas durante a visita ao estande da empresa nesta edição da LAAD Security 2012.

Edilson Pinto e Ricardo Pereira