Uma europa em transe

http://newserrado.com/wp-content/uploads/2011/07/zeus-greek-financial-crisis-cartoon-2.jpg

Crise faz exportação do Brasil para a Grécia cair 50%

A queda no consumo e os cortes de gastos públicos fizeram o país sofrer uma queda drástica na entrada de produtos estrangeiros nos últimos meses

A crise na Grécia afeta os negócios brasileiros e fez as exportações brasileiras para o país europeu serem reduzidas em 50%. A recessão – recuo do PIB em mais de 10% desde o início da crise -, a queda no consumo e os cortes de gastos públicos fizeram o país sofrer uma queda drástica na entrada de produtos estrangeiros nos últimos meses.

No caso do Brasil, a pauta de exportações é dominada por produtos agrícolas e matérias-primas. Em 2007, o Brasil exportou mais de US$ 370 milhões ao mercado grego. Soja, açúcar, tabaco, alimentos e calçados foram os principais itens na pauta.

Mas a queda brusca no consumo doméstico grego fez esses números desabarem. Em 2010, o Brasil exportou apenas US$ 175 milhões para o mercado grego, enquanto as vendas brasileiras para o resto do mundo aumentaram em cerca de 20%.

A reportagem obteve confirmação de operadores que lidam com o comércio entre os dois países que uma parcela da queda brusca nas vendas ocorreu por causa de atrasos em pagamentos por parte dos gregos. “Já houve uma espécie de calote em alguns carregamentos”, declarou um empresário brasileiro envolvido no comércio bilateral e que pediu para manter anonimato.

Em tais casos, seguros são acionados e o exportador acaba compensado. Mas a relação comercial praticamente acaba. Na embaixada brasileira em Atenas, a diplomacia diz desconhecer casos de problemas enfrentados por exportadores brasileiros.

Mas a constatação de especialistas é de que o Brasil acabou sendo uma das vítimas da mudança no padrão de consumo dos gregos. Segundo o Instituto para Estudos Econômicos e Industriais de Atenas, a queda no consumo de alguns alimentos na Grécia foi de até 25% em um ano.

Segundo uma sondagem realizada pelo grupo, 94% dos gregos afirmam ter mudado o padrão de consumo desde que a crise foi traduzida em cortes de salários e maiores impostos. Setenta por cento dos entrevistados confirmaram que estão reservando quase toda a renda para manter as necessidades básicas; 60% deles ainda indicam que estão pesquisando preços antes de comprar.

Fonte: AméricaEconômia

12 Comentários

  1. A coisa está feia na Grécia só chamando mesmo o LORD KRATOS para dar um jeito na coisa,mas agora vem a pergunta quem foi o louco ou loucos que autorizarçao a entrada da Grécia,e quem foi o responsável pela analise dos dados Macro e Micro Economicos da economia grega,logo os europeus que se orgulham da sua disciplina e controle,cairam num conto do vigalio,somado a isso tem os Títulos Espanhois,Italianos,os bancos de lá estão com esses créditos em suas carteiras,é bom os nossos bancos estatais guardarem uma grana boa pois o que vai ter de banco europeu fechando,já pensaram o Banco do Brasil comprando um grande Banco Europeu,ou a Caixa Economica fazendo o mesmo….rsrsr.

  2. Agora os Brics tem que ajudar pois está tudo interligado,muitos bancos europeus financiam exportações de empresas brasileiras,a China tem uma grande porcentagem de suas exportações para a Europa,a Rússia vende grande parte do seu gás e petroleo para a europa,ou seja pode não ter um impacto imediato no brasil uma redução do poder de compra da europa,mas a longo prazo os efeitos serão sentidos.

  3. Que se virem……qualquer coisa o Brasil abre os armazéns da CONAB e dá comida p/ o povo…..e confisca bois….como na época do Sarney……
    *
    *
    NÃO FIZEMOS ESTE ANGÚ…..NÃO IREMOS COMÊ-LO…….

  4. Se a Europa perder parte da capacidade de comprar produtos brasileiros certamente seremos afetados, pois teremos menos clientes e menos clientes é menos produção menos empregos !
    Nesse caso uma das poucas soluções seria investir no mercado interno do BRASIL !

  5. Um diálogo entre a corte e Maria Antonieta, o resultado é histórico e todos sabem o que é:
    “- Minha rainha o povo está com fome.”
    “- Dêem-lhes croissant. hahahaha”.
    ——-
    Estou assistindo o noticiário na Bandnews agora, e a reportagem mostra fortes protestos em Wall Street contra o capitalismo selvagem, com violenta repressão de democráticos policiais; Michael Moore está lá.
    As previsões mais otimistas dos especialistas preveem uma guerra total na Europa sob todos os pretextos em no máximo 10 anos, eu disse 10 anos.
    Té logo à LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE, não corra para lugar nenhum não vai adiantar, vocês não respeitaram, não honraram os ideais da REVOLUÇÃO FRANCESA, agora segura as pontas.
    Nem estou escrevendo de forma espiritual, estou escrevendo o mais próximo possível na forma materialista/intelectualizada; não é a ideal.
    —————–
    http://www.michaelmoore.com/
    —————–
    http://www.examiner.com/images/blog/EXID15870/images/Wall_Street_Bull,_NY_Post.jpg

  6. …””A reportagem obteve confirmação de operadores que lidam com o comércio entre os dois países que uma parcela da queda brusca nas vendas ocorreu por causa de atrasos em pagamentos por parte dos gregos. “Já houve uma espécie de calote em alguns carregamentos”, declarou um empresário brasileiro envolvido no comércio bilateral e que pediu para manter anonimato.””
    —————————————————–
    Já estão dando o calote??? Imaginem na época em que eramos super endividados com o FMI batendo na nossa porta todo mês e o Brasil se humilhando, se por acaso atrazássemos 1centavo se o mundo não caia de pau??? Acho que o Brasil ta muito manso, deveríamos começar a apreender navios e bens gregos até os pagamentos serem feitos..~Eles não tem como pagar? Peça para os Bancos Europeus pagarem!! Danem-se!! Nada de passar a mão na cabecinha..

  7. “Europa não tem futuro”
    Eu publiquei essa frase pela primeira vez faz mais de 2 anos no antigo blog PBrasil, depois muitas vezes voltei analisar a situação daqueles países concluindo sempre que inicialmente a causa dos problemas são (1)os altos salários e (2)a falta de recursos naturais.
    .
    Sempre coloquei que o efeito secundário dessa situação é a migração de empresas europeias para o Brasil. Agora todo se confirma, os empresários europeus não querem pagar salários altos.
    .
    Para o Brasil é uma enorme oportunidade da qual infelizmente o povo brasuca não vai poder tirar muito proveito.
    Pois é, é assim, é preciso qualificação profissional, é preciso estudo e nós estamos muito fracos na educação.
    Isso tem solução? Não. Já é um fato consumado, como comentei outras vezes, a migração de profissionais para o Brasil será parte das grandes migrações previstas para este século.
    .
    Isto é o que eu critico dos ‘intelectuais’ brasileiros, eles não veem a realidade, eles tem sua cabezinha na Europa, então, todo o que fala que Europa passa para um segundo plano no mundo, diretamente eles negam, não comentam, e acho que é um problema geral dos intelectuais de esquerda, não só BR mas tb hispânicos como o Pepe Escobar.
    Eles nunca deixaram Europa, migraram para o Brasil, mas seu cérebro ficou lá.
    A esquerda brasuca, é uma esquerda europeizada, não tem jeito, e isso é grave quando o negócio é ver a realidade.
    Não basta com ser neto de europeus, não basta com ser ‘socialista’, é preciso sempre oferecer argumentos sólidos, objetivos, também não basta repetir as besteiras das “crises cíclicas” do “proletariado” como uma classe social ‘santa’ impoluta e incorruptível nem da ‘plusvalia’ suposta teoria ‘científica’, hehe.
    [o patrão ganha contratando empregados, mas a plusvalia marxista foi uma das tantas mentiras dos que hoje se denominam ‘sionistas’. Se Marx vivesse seria sionista, né? rsrs, ele era um admirador público do Rothschild, e o ‘burguês’ lhe correspondia seu amor rsrs, como relatou varias vezes Bakunin, era uma admiração mútua].
    Europa seus filhos e seus netos cometeram vários pecados, acho o pior deles foi a soberbia.
    .
    3.Xenofobia
    Enquanto a cultura, eles têm muitas coisas boas, mas devemos destacar como principal contra o racismo e a xenofobia, essa sempre coloquei como a terceira causa do declínio europeu, se eles soubessem lidar com imigrantes talves teriam uma saída.

    Resumindo: 1.Altos salários. 2.Não tem recursos naturais nem território. 3.Sociedade xenófoba.

  8. Se me perguntarem se esse é um momento propício ao BRASIL eu diria que sim ! Mas como já disse em comentários anteriores nós devemos ”agir” reestruturar o país de verdade criando oportunidades reais para o povo!
    Se quisermos podemos criar técnicos aos montes no país ,basta querer, investir sempre houve verba no BRASIL para a educação oque não houve foi boa vontade dos governantes !

Comentários não permitidos.