Repórter encontra armas brasileiras em depósito secreto de Kadafi

Vídeo mostra visita à fábrica de alimentos enlatados usado como estoque de armamentos pelo regime líbio

O repórter da BBC Wyre Davies visitou uma fábrica de alimentos enlatados nos arredores de Trípoli, na Líbia, e descobriu que ela estava sendo usada também como um depósito de armas.

A maior parte do armamento é de origem russa, mas o jornalista também encontrou centenas de pistolas brasileiras.

Para os rebeldes, esse é um exemplo do tipo de tática de Muamar Kadafi.

O coronel usava locais civis para abrigar armas e artilharia pesada, o que dificultava o trabalho da aliança militar Otan, que tinha como missão bombardear os estoques do antigo regime.

O temor do novo governo agora é que pessoas em diversas partes do país encontrem por acaso depósitos como este. Nesta fábrica, a maior parte das armas já foi saqueada, e sobraram poucas peças.

Os insurgentes estão fazendo um apelo para que aqueles que se apropriaram de armamentos devolvam tudo que foi encontrado.

Fonte: BBC via Último Segundo

25 Comentários

  1. O repórte da BBC deveria mostrar as armas,não um simples panfleto com faixas verde e amarela,creio que deva encontrar muitas armas de origem europeia também!
    Essas reportagem em que diz algo sem mostrar provas, não tem credibilidade nenhuma,vide as armas de destruição em massa do Iraque!

  2. E daí se encontraram armas Brasileiras!!!
    Qual o problema nisso?
    Armas são vendidar para todo mundo, seja elas Brasileiras, americanas, rússas,,, Todo nundo vende armas e vendem para os dois lados,,,
    E a quantidade que o Brasil vende é insignificante perto dos EUA, Rússia e França.

  3. Vão me dizer que ninguem sabia que assim como todos os fabricantes de armas no mundo, o Brasil também não mantem seus negócios secretos.

    Ah, Vá.

  4. Até onde eu sei a Líbia era um país soberano e o Brasil, idem.
    Manda essa repórter e catar coquinho no deserto e parar de encher o saco.

  5. Cuidado,daqui a pouco os americanos irão informar a ONU que foram encontradas na Libia armas de destruição em massa(pistolas)vendidas pelo Brasil a Libia,e pedirão que a Onu,intervenha no Brasil sob esse pretexto.

  6. Talvez seja por isso que o Ministro do Exterior da Alemanha que , declarou que as sanções da Alemanha desempenharam um papel-chave na vitória da rebelião na Líbia, sem citar as ações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

  7. Concordo com o Bosco,essas armas não chegaram do dia pra noite,mas sim são fruto do estoque Líbio.Se não me engano a força aérea da Líbia além de operar o velho Mig 23 também operava jatos Mirage de origem francesa.
    Antes da resolução 1973 a Líbia era um país soberano e comercializava com quem bem entendesse.
    O reporter poderia visitar uma refinaria inglesa e constatar quantos barris de petróleo eram de origem Líbia.

  8. O Brasil produz e exporta armas e munições de todo tipo há décadas.
    Nada diferente, apesar de muito aquém da quantidade de equipamento bélico exportada pelos EUA e pela Russia.
    Acharam na Líbia, como no Iraque, no Líbano, no Afeganistão, na Somália, e ainda acharão outras em guerras futuras.
    Existe realmente algum problema nisso?
    Vendemos armas e munições para governos legalmente constituidos e reconhecidos. Não para grupos terroristas, rebeldes, ou guerrilheiros.
    É um negócio como outro qualquer, apesar dos cuidados intrínsecos ao comércio de material letal, e que sempre foram observados pela indústria e pelo governo brasileiro.
    Polemizar sobre isso é como tentar esconder uma floresta atrás de um arbusto!
    Que tal a BBC mostrar o armamento de origem britânica que foi encontrado?

  9. Nossa !! pistolas Brasileiras , se o exército de kadaffi tivesse isso em mãos teriam ganhado a guerra contra a otan rsrsrsr.
    Todos os países desenvolvidos ou em desenvolvimento, mas principalmente os desenvolvidos vendem armamentos para o dito ” eixo do mal ” , que só passaram a ser chamados assim pq deixaram de atender aos interesses das grandes potências.
    As guerras do futuro serão por causa de água potável , e é de conhecimento geral que dos 3% existentes no planeta , 2% estão no Brasil.
    Será que seremos o novo membro do seleto grupo chamado ” eixo do mal ” ??

  10. ARMAS NO VAREJO E ATACADO É COM A LÍBIA S/A
    .
    .
    O problema é essas armas em mãos da resistência,pessoas que está utilizando armas de grosso calibre como carabinas,metralhadoras,granadas,fuzil,…etc;todas doadas pela OTAN.
    .
    Todo esse arsenal irá para o mercado negro,e já veremos muitos traficantes por aqui usando elas,vocês acham como um R-15 vem parar nas mão de um meliante,sai de uma guerra,ou roubada de um quartel,…etc.
    .
    Quem quiser comprar aramas de uso militar e de grosso calibre,boa e barata é só fazer uma turnê na Líbia;lá há queima na oferta,o gerente da loja ficou doidão_Hahaha…

  11. O Brasil vende armas para qualquer um que quiser comprar e tiver dinheiro para pagar.Não vendemos armas no contrabando.Aquele que quiser ter exclusividade que compre toda a produção e pague a mais para ter exclusividade rsrs As armas que abastecem nosso narcotrafico são Americanas,Inglesas,Alemãs,Tchecas,Israelenses que entram contrabandeadas.Armas Brasileiras no narcotrafico são exportações legais que retornam como contrabando.Desvios é a menor parcela.Na guerra Irã e Iraque vendiamos aos 2 lados mas Saddan pagava a mais para ter algumas exclusividades e assessoria.Essa visão Americana-Sionista de que armas devem serem vendidas ideologicamente serve para os outros menos para eles rsrs rsrs

  12. Acho engraçado a facilidade que o brasileiro tem de criticar a BBC. A BBC é uma das maiores fontes de informações existentes na data de hoje. Tal canal já produziu documentário sobre as sujeiras da Globo no Brasil. Recentemente desceu a lenha no Ricardo Teixeira. Faz anos que eu não concordo com uma reportagem se quer da TV Pública Britânica. E quer saber, vocês não possuem senso critico. O repórter não criticou o Brasil, apenas mostrou um panfleto propagandístico de uma empresa brasileira.

  13. Reporter da BBC né? É clara a intenção de prejudicar as relações brasileiras na Líbia pós-kadafi,tem gente que vê mais não enxerga e ainda defende a BBC. Credo!!!

  14. .
    .
    Os rebeldes querem que todas as armas nas mãos do civis sejam devolvidas… temem uma contra-revolução… se for democracia não vai precisar de contra revolução, então não vejo problemas se as armas estiverem com o povo, quem teme povo armado é ditador!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.