Helicóptero com projeto nacional deve voar em 2020

imagem ilustrativa

Helibras expande sua unidade no sul de MG

Ricardo Bonalume Neto

Em 2020 o Brasil poderá ter o primeiro helicóptero de projeto nacional. Esse é o objetivo da única fabricante desse tipo de aeronave na América Latina, a Helibras, segundo afirmou ontem o presidente, Eduardo Marson Ferreira.”Estamos em fase de auscultar o mercado”, disse Marson ontem em palestra no 6º Seminário Livro Branco de Defesa Nacional, em São Paulo, cujo tema foi a indústria de material de defesa.

A ousadia do projeto se justifica pela atual expansão da empresa, graças a uma grande compra recente pelas Forças Armadas. O contrato assinado em 2008, de € 1,89 bilhão, prevê a montagem no país de 50 helicópteros de médio porte EC725 Super Cougar, de projeto da europeia Eurocopter e com peso máximo de decolagem de 11 toneladas.

A produção desse helicóptero no país fará a Helibras passar dos 564 funcionários atuais para cerca de 1.000 em 2015. A fábrica da empresa em Itajubá (MG) está sendo ampliada, de 13 mil metros quadrados em mais 11 mil. “Cada emprego na Helibras gera cinco indiretos”, diz Marson. A expansão fez os aluguéis duplicarem de valor na cidade mineira.

Fonte: Folha de São Paulo via Notimp

26 Comentários

  1. Não deixa de ser uma boa noticia..
    Mas eu realmente gostaria de ver uma empresa genuinamente nacional desenvolvendo um projeto.

  2. A Helibrás(filial da Eurocopter) tem entre os offsets da compra dos EC-725, o desenvolvimento de um modelo leve. A questão é se esse desenvolvimento será autônomo ou apenas um nova linha de montagem por aqui. É positivo, mas depois de 30 anos por aqui, não gera nenhum entusiasmo.

    []’s

  3. Devo apenas lembrá-los que em momento algum da história do Brasil ou da helibrás, foi assinada alguma parceria para o desnvolvimento de um helicóptero pelo Brasil.
    Até hoje só foram assinados acordos de co produção, montagem e manutenção de aeronaves. O que sempre foi atendido pela Helibras EADS Eurcopter.
    Com a assinatura do programa EC 725, (que também não desenvolvimento por completo) foi assinado um acordo paralelo de desenvolvimento de uma aeronave, essa sim, a primeira, aliás lembrando esta a que matéria se refere.
    Portanto, as críticas acima são infundadas algumas até compreensíveis pois fazem parte da panfletagem por diversas vezes desmentida, mas que por se tratar de panfletagem tem mesmo este fim, jogar idéias pelo ar e esperar que elas se sustentem contrariando a gravidade.
    Olhem pra China e Coréia do Sul, nações as quais desenvolveram suas aeronaves EC 175 e KUH (respectivamente)e depois continuem com as suas críticas infundadas.
    Outro dado, não adianta montar fábrica para fazer 10 nem 20 helicópteros, china e coréia pretende produzir 1000 e 300 helicópteros dos respectivos modelos.
    Termino perguntando, diante dos dois contra exemplos citados, quem está errado EADS Eurocopter, ou vocês e as autoridades brasilerias que diante da miopia ciclope não enxerga, ou melhor, faz de tudo para não enxergar o mundo ao redor?
    Sds
    E.M.Pinto

  4. “ATé hoje só foram assinados acordos de coprodução, montagem e manutenção de aeronaves.” Que furada! esta do helicoptero! =0 Foi na época que o lula falava um monte de besteiras pelo mundo como se tivesse falando em frente sindical.. e quis dar tudo de oportunidade na defesa para os franceses!..

  5. O Brasil criou uma reserva de mercado pra Eurocopter em um mercado que vai absolver centenas de helicópteros nos próximos anos.E o que foi que ganhamos da Eurocopter?Um lixo de helicoptero, que foi descartado pelo seu proprio pais que se limitou a emprega-lo como tapa buraco ate a incorporação do NH-90,e ainda pagamos por essa reserva de mercado “QUE DEMOS” pra Eurocopter.UM ACORDO ESTRATÉGICO DE PILANTRAS COM OTÁRIOS!
    O Governo devia abrir o mercado pra Sikorsky,a Agusta-Westland,a Russian helicopter’s e qualquer outra empresa que queira entrar nele e chutar esse acordo com a Eurocopter.

  6. A TAI da Turquia esta desenvolvendo um helicóptero com a Sikorsky.Existe uma empresa turca nesse acordo!Onde tem uma empresa brasileira nesse acordo do Brasil com a Eurocopter?
    Não venham dizer que no caso do Brasil tem a Helibras,porque ela e controlada pela Eurocopter.

  7. Caro Edilson,

    Até entendo seu ponto de vista, mas…

    Depois de 30 anos apertando parafusos do Esquilo, SÓ depois que ela volta ao CONTROLE da EADS/Eurocopter ela vai desenvolver alguma coisa? Se essa Helibrás tivesse controle da ODT ou EDS, eu até ficaria mais entusiasmado.

    E não precisamos ir até a China para ver um bom exemplo de programa de Helis: a TAI Turca, que começou muito depois da Helibrás já detem alguma expertise, fazendo inclusive projetos próprios, e ela continua no controle deles e não voltou para a Sikorsky ou EADS.

    []’s

  8. Primeiramente desculpe se lhe pareceu estar respondendo a você, de fato, não foi, vi o seu comentário apenas depois de escrever o meu. embora acredite que a primeira parte do comentário também lhe sirva como explicação.
    Também estou ansioso pela produção de um heli nacional, mas o fato é que nunca houve um plano ou projeto assinado que direcionasse a isto, ao contrário do que os panfletários adoram repetir.
    Já disse em outras oportunidades que a própria Embraer poderia ter um programa seu, ams não há interesse.
    Porém é necessário parceiros internacionais, não só pela questão tecnológica mas também pela demanda. simplesmente estamos dormindo no ponto enquanto Turquia, Coréia do Sul e porque não dizer, a China lançam seus programas, demandas superiores a 1000 aeronaves que justificariam parcerias de desenvolvimentos.
    Ao longo dos 30 anos as forças armadas brasileiras adquiriram
    extamente
    28 Cougars (puma)
    72 esquilos
    36 panteras
    qual a escala de produção para isto? a culpa não é da helibras ou EADS Eurocopter,ao mesmo tempo a Coréia pretende adquirir 300 aeronaves do programa oriundo da parceria da Eurocopter que gerou um cougar genérico, lá eles estão muito felizes com o resultado, até estão desenvolvendo o heli de ataque próprio.
    Jackson,
    Meu caro, a Helibrás só vai fazer a montagem da aeronave, estruturas em Fibra de carbono serão feitas por empresas nacionais, a AEL integrará e empregará os seus sistemas eletrônicos, e os demais itens serão produzidos por grupo de 75 empresas nacionais e outras parceiras nacionais e extrangeiras, isto só foi viável com a aquisição dos 50 EC 725, isto faz parte do programa, portanto mais uma vez é infundada a sua alegação.
    Quanto a TAI parabéns para a Turquia, era o que eu queria ver aqui, mas não somos turcos e não temos outra empresa capaz de desenvolver e produzir helicópteros, ou quem você indica para a empreitada? a Brastemp? a Itautec?
    Não adianta ficar reclamando, pois o que está sendo feito é exatamente o que estão reclamando, o desenvolvimento da primeira aeronave nacional, e como já disse, se não é 100% nacional é o máximo que temos pois ninguém mundo a fora nos ofereceu outra possibilidade.
    Não adianta sonhar em produzir Blak Hawk no Brasil se a sikorsky nem sequer tem uma subsidiária, nem tão pouco vai se adquirir números suficientes para justificar a abertura da fábrica.
    A TAI que você referiu, está em 3 concorrências para aquisição de 100 CH 47 D 215 UH60/ T 149 e SH 60 e 150 AH-64 /T 129 ou outras aeronaves, é por isso que tem nacionalização, é por isso que tem escala, é por isso que vai produzir.
    Sobre o NH 90 já falei e não volto repetir, pergunte sobre custos e veja os operadores que estão contentes com os modelos, e só para lembrar mais uma vez já que não serve de nada a lembrança, pois amanhã você volta com a mesma estória, o NH 90 e o EC 725 são aeronaves de categorias diferentes.
    sds
    E.M.Pinto

  9. Se fosse depender-mos dessa conversa de capacidade ou demanda jamais teríamos a Embraer.Os americanos tem uma serie de aviões, helicópteros e outros equipamentos que foram desenvolvidos apenas como demostradores de tecnologia.O NH-90,independente de seus problemas e custos,foi tocado pra frente por seus operadores e jamais empregado como helicóptero tapa buraco e descartado por seu pais/projetista em opção a outro vetor.

  10. Caro Edilson,

    Se as Forças Armadas+Governo fizerem um entendimento com a Embraer, não duvido que a mesma não quisesse fabricar Helis, mas não somente fabricar, mas ter um design próprio. A questão é começar o processo, fazer um planejamento de prazo mais longo e iniciar a empreitada.

    []’s

  11. Belo exemplo você dá.
    A Embraer não saiu da cartola, antes de sentar pra projetar o bandeirante Oziris Silva, percebeu que o DC 3 ia dar baixa e não tinha substituto, projetou um avião que poderia engolir uma fatia de mercado de mais de 10000 aeronaves.
    Na atualidade e especialmente quanto aos helicópteros, tanto a concorrência quanto o mercado são outros.
    Quando surgiu o bandeirante, não havia praticamente um concorrente, foi recriado um mercado para ele.
    O mesmo s epode dizer do EM 150 e E 190 que conta com a possibilidade de expansão mediante uma parcela de mercado.
    Por exemplo a EMBRAER não mergulha nos widebody e tem uma razão pra isto.
    Mesmo consolidada e pujante, para entrar no KC 390 há análise de mercado, 700 aeronaves é a expectativa, ninguém vai projetar o KC 390 para a FAB tão somente, o mesmo se estende aos Helicópteros.
    Quando o Bandeirante saiu, embraer contou com mais de 100 encomendas da FAB e outras centenas de outros clientes.
    esta é a realidade, é só somar 1+1 para ver.

    Nick
    Também não duvido, se houver um palno como o KC 390 o Brasil projeta um helicóptero da categoria intermédia em menos de 9 anos, não digo o mesmo dos motores.
    Porém caimos na questão, escala de produção, este produto deve ser similar aos concorrentes e mesmo sendo produzido e desenvolvido aqui, há componentes como os motores que são críticos, não teríamos estes motores em menos de 1 década.
    a aeronave em si teria que ter perspectiva de venda de algumas centenas, do contrário, nem governo, nem empresas vão se mover para levá-lo adiante.
    Sds
    E.M.Pinto

  12. O Brasil é um dos maiores mercados de helicópteros do mundo,para se comprar um novo a fila de espera é de mais de dois anos.E não ha demanda?E o pre-sal?
    A Embraer se acomodou no seu mercado, e se continuar assim, vai perde-lo pros canadenses e japoneses.
    E quando a Airbus iniciou suas atividades ,produzindo o A-300 ela não tinha as empresas americanas como suas concorrentes ,das quais apenas a Boeing restou?

  13. Caro Edilson,

    O problema de escala existe mesmo. Mas vamos tomar por exemplo o NH-90 que já “nasce” com algumas centenas de unidades encomendadas. Poderíamos criar algo parecido. Um heli dos emergentes por exemplo. Mas para isso precisaríamos uma indústria nacional envolvida, e não essa Helibrás(Eurocopter).

    []’s

  14. Pena que o AÉCIO NEVES entregou a participação do Estado de Minas na Helibrás para os europeus. Isso é o que dá um alcoolátra bad boy no poder. Se fosse o Lula (manguaça para os leitores do New York Times)… nem quero imaginar os posts rsrsrs.
    Quanto a Brastemp, ela não é mais brasileira, pertence a americana Whirlpool, infelizmente.

  15. Se a ” Montabras ” ( Hélibras ) fosse realmente nacional e as coisas aqui fossem como no resto do mundo , já teriamos
    um Héli… nacional .
    Mas como todos sabem a montabras não é nacional , portanto os detentores de suas ações preferenciais nunca vão deixar isso acontecer , e se deixarem nada mais será do que um Héli .. desenhado e projetado no Brasil mas montado com peças de alto conteúdo tecnológico importado.
    Ópa isso me lembra outra montadora ” nacional ” a Montaer ( Embraer ).
    Basta verem o exemplo da china , compraram Hélis … Russos , estudaram , desenvolveram os sistemas mais importantes e agora produzem seus héli,s com tecnologia própia , há boatos que estão estudando até mesmo os destroços do héli.. sthealt acidentado na operação que matou bin laden.
    Se quiserem invistam em mim , que num prazo de 4 anos entrego um héli… 70% nacional

  16. .
    .
    Embraer fabricando Helis… e depois vem dizer a tal coisa de colocar todos os ovos em uma unica cesta… pra mim os militares deveriam ter no máximo um modelo de aeronave pro produtor, a Embraer ja tem varias, colocar os Helis pra ela também seria criar um monopolio privado nacional que mataria outras indusrias e condenaria o crescimento de projetos de outras empresas aeronáuticas do Brasil!
    .
    Pelo menos com a Eurocopter temos um projeto nacional engatinhando, com os Yankees ja vimos que não teríamos nada, e Turquia não serve de exemplo pois o país faz parte da OTAN.
    .
    A Panfletagem Pró USA continua…

  17. Essa historia de liberalismo economico dá nisso, vc precisa do favorecimento do mercado pra tomar a iniciativa de algo!Isso é um equivoco na lógica de nossos interesses, pois o gov. em vez de aumentar imposto poderia tomar a iniciativa da aquisição tecnologica, dar causa a produção e virar o próprio comprador do produto acabado, não faz isso porque o orçamento não permite e tem outras prioridades! Fazer o quê, 2020 tá logo aí, não é mesmo, com o passar do tempo nós rejuvenescemos, vamos soltar fogos e pular muito qdo acontecer!O mauricio de souza qdo criou os personagens dele, aqueles da turma da monica, nem sabia que não tinham mercado para sua criação, se soubesse talvez nem tivesse criado! Sabiam disso?

  18. Caros amigos:
    .
    Embora tenha passado os últimos trinta anos apenas montando helicópteros em regime CKD, a Helibrás merece o benefício da dúvida afinal a Eurocopter desenvolveu o KAI Surion com o governo sul-coreano

  19. Caro Francoorp

    Já tentou pesquisar sobre esse projeto de Heli nacional?
    pesquisei a tal Brascopter, e ela praticamente não existe.
    empresa muito pequena, sem estrutura. Precisará de um grande aporte de capital para se estruturar e ser capaz de produzir e desenvolver seus próprios Helis. Se conseguir ótimo, mas se virar uma filial da filial da Eurocopter vai ser sodas…

    A Embraer mataria o que? Não temos nada além da filial da EADS. E a TAI não é um bom exemplo? Uma empresa mais nova que a Heli(Monta)brás, que já tem design próprio???

    []’s

  20. Isso ae não é nada de moderno é apenas o B-A-BÁ, da castilha, séra como uma plataforma para fazermos nossos modelos se bem que o modelo que a frança esta fazendo se equipara ao KA-52 RUSSO, ae eu pergunto estamos mesmo a frente de outros países com protótipos ultrapassados, ao menos que esse pais se comprometa de verdade é invetir pessado nas industrias navales,aereas e terrestres com caros de combate me parece que a engenharia reversa da IVECO vai funcionar nosso exercito desenvolver o guarani e entrega de mão beijada para a FIAT, vai nos vender nosso próprio invento, ae vém meu pensar como nossos militares, passa projeto sensivel para outras industrias de fora que não sejam brasileiras é de graça, o mangabeira uger que o diga, temos que fortalecer nossas industrias não as terceiras ou estamos buscando tecnologia de fora para atualizar as tercerizadas que não são brasileiras…

  21. Heueheh, HeliMontabrás! Mas é quase sempre assim aqui no país. Os estrangeiros colhendo os louros dos lucros em projetos e sistemas, enquanto o brasileiro é massa de operação(vulgo peão).

Comentários não permitidos.