Argentina propõe ao Brasil criação de agência espacial sul-americana

Sugestão: Anon

Ministro da Defesa argentino disse ter feito a proposta a Celso Amorim para que países juntem esforços para desenvolver o setor.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, recebeu nesta terça-feira a proposta para a criação de uma agência espacial sul-americana de seu colega argentino, Arturo Puricelli.

Puricelli, que participou do seminário “A Indústria de Defesa como indutor da Transformação da Defesa Nacional”, pediu às autoridades e empresas dos dois países a criação de uma estratégia que permita à região desenvolver o setor espacial.

“Nossas comunicações estão dependentes da prestação de serviços que são dados por satélites de países de outras regiões e por isso devemos somar esforços para chegar ao espaço com uma agência espacial sul-americana”, justificou o ministro argentino.

Puricelli destacou para tal propósito os “espaços existentes e a capacidade brasileira”, além das “potencialidades” da Argentina nesse campo, que, segundo ele, “podem ser muito bem aproveitadas”.

“O que nos impede de ter um lançador de satélites sul-americano? O desafio dos ministros é criar uma agenda espacial sul-americana e ter satélites próprios em 2025”, considerou.

Em 2025, lembrou o ministro, os países que não disponham de radares para seu espaço aéreo civil terão que comprar o serviço de outras nações que desenvolvam esse tipo de tecnologia.

No entanto, Puricelli disse à Agência Efe que a proposta ainda é “uma ideia para ser bem trabalhada antes de ser concretizada”.

Sobre a proposta de seu colega argentino, Amorim afirmou que o Brasil considera a iniciativa “positiva e adequada”, pois “contribui para a confiança” entre os países sul-americanos e para transformá-los em uma “comunidade de segurança”.

Em seu discurso durante o seminário, Puricelli argumentou que a América do Sul tem “muitas coisas para defender” e ressaltou a produção alimentícia conjunta entre Argentina e Brasil, “que é a maior do mundo”, além de riquezas naturais como os reservatórios de água do Aquífero Guarani, os recursos energéticos e a Amazônia.

Os dois ministros, após participar do seminário que reunirá até amanhã aos altos comandantes militares e representantes da indústria bélica brasileira, tiveram uma reunião de trabalho.

O encontro foi o primeiro de caráter internacional desde que Amorim assumiu a pasta da Defesa no dia 8 de agosto.

Fonte: Último Segundo

34 Comentários

  1. As coisas até que estão mudando, pena que as passos lentos
    .
    Quanto mais pensamentos de integração haver, melhor será para nossa região,
    .
    O problema que nossa agência espacial é quase uma “piada”.
    Até hoje sequer conseguiu colocar um macaquinho em orbita, rsrsrsrsrs
    Sem verbas e politicas publica voltadas para isso, de nada adiantara,
    Mas eu acredito em um futuro promissor. Pois temos toda capacidade, só nos falta a mudança de pensamento.

  2. Essa ideia é ótima,se tiverem seriedade e comprometimento ,
    poderíamos criar tecnologias próprias que viriam beneficiar a toda América do Sul!

  3. Eu torço a favor.

    Temos tudo para que haja uma integração neste setor e em muitos outros, inclusive no da fabricação de produtos militares em conjunto.

    Antigamente, falar em integração na AL era coisa de louco, um pesadelo de uma noite mal dormida.
    Hoje já admite-se conversações com perspectivas claras de se concretizarem pelo simples fato de o TIO SAM estar perdendo forças não somente por aqui, como no mundo.

  4. eu discordo. a fusao do inpe/aeb nem saiu ainda. nos nao temos nenhum amadurecimento tecnico-espacial. de certo q nao duvido da argentina lançar seu primeiro vls antes do brasil, mas discordo muito de criar uma ESA aqui no AL.
    pq? pq a ESA nunca pos um so homem na lua por suas proprias forças. oq eu concordo é numa criação de industrias tecnologicas espacias, em toda a America Latina; assim nao passaremos a vergonha q passamos com os Sinos, pq teremos industria espacial, msm q de outro pais.

  5. Triste em ver q a iniciativa parte dos hermanos, mas feliz q pelo menos alguém está pensando nisso. Programas espaciais são muito caros (vide NASA e seus cortes no orçamento) e cooperações como no caso da ESA são mais viáveis. Brasil, Argentina, Peru e Chile têm capacidade de desenvolver tecnologia aeroespacial de ponta e suprir necessidades de países latino-americanos. É só lembrar q a Bolívia está firmando acordos de satélite com a China e Venezuela tem muito mais proximidade com a tecnologia russa. Outra iniciativa, q seria benéfica para Brasil e Argentina, era a criação de uma agência de regulação nuclear da UNASUL; dessa forma, impediria o desenvolvimento de armamento nuclear pelos chavistas (ou tráfico de combustível nuclear e tecnologia para o Oriente Médio via Venezuela) e daria aval para construção de usinas nucleares de tecnologia brasileira/argentina em países do Cone Sul.

  6. ejo com disconfiança essa proposta, o fato é que o Brasil está bem próximo de seu VLS, e isso foi a custa de muito esforço e vidas, temos o melhor local do mundo para lançamento, então por que a parceria com a argentina?, entregar para eles os anos e anos de desenvolvimento de nosso VLS só se eles mostrarem que tem realmente algo a ofereçer e que o Brasil não domine.

  7. aff;os hermanos Argentinos que se f,nunca fizeram nada POR NÓSE AGORA QUE ESTÃO NA LONA QUEREM COOPERAÇÃO,ATÉ MINHA VÓ DE 84 ANOS ESTA DESCONFIADA KKKK.era só o que me faltava…,a Cristina ta é querendo enganor os seus patricios para ganhar a eleição que esta por vir,o resto é lorota,tenho dito!.sds

  8. A verdade é que apesar de alguns frustados dizerem o contrário, o Brasil está muito a frente e nossos vizinhos estão querendo pegar uma carona neste desenvolvimento jamais visto aqui na AL.



  9. hermanos são chegados num 0800 .. querem tudo de graça…

    que darão em contrapartida ??? insumos agricolas ??? ..rsrsrs

  10. Que sacanagem, os hermanos querendo ganhar VLS, satélites tudo de graça,já em 2014 teremos nosso satélite militar, o VLS nacional está bem proximo. Com essa história de agência espacial sul americana, eles querem é se servir dos nossos satélites, o nosso VLS, nossa tecnologia e etc.

  11. Essa disculpa de integração sul-americana já está enchendo o saco, isso virou disculpa para tudo agora, seja tirar dinheiro do Brasil, agora essa história de AESA…
    INTEGRAÇÃO NÃO QUER DIZER ENTREGAÇÃO.

  12. Participo do coro tbm… nossos vizinhos querem é levar muita vantagem em cima do Brasil.
    Nem Argentina, nem Perú, nem Chile, nenhum deles têm o que nos agregar em tecnologia, todos eles estão abaixo de nós.
    Não há nada de extraordinário tanto em tecnologia espacial, quanto em nuclear, desenvolvida por eles.
    E no caso da Argentina – será que seu deficit orçamentário lhe permite participar com muitos milhões de dólares num projeto internacional de envergadura??
    Sai prá lá chulé!!…
    Contudo está parecendo que vamos ter que, num médio prazo, carregar nas costas nossos hermanos em geral. Afff!!!

  13. Essa proposta vem bem a calhar dentro do espírito da integração sulamericana… a idéia não é integrar a região, e para isso não foi criada a tal da Unasul? Sigam a lógica: Necessitamos integrar as regiões dentro do próprio Brasil; nada mais natural do que fazer o mesmo na América do Sul.
    Quem sabe esse não é um dos passos para se alcançar essa idéia?

  14. Pode até haver uma integração em determinado setor, mas acho que é o tipo de tecnologia que temos que ter soberania, sem divisão com ninguém, nenhum pais dá acesso fácil a essa tecnologia!

  15. Acho louvavel a ideia e não parto de outra ideia onde o Brasil não deveria integrar com os paises vizinhos, na minha opinião a melhor forma de defesa é a integração dos países ou em parte deles como o Brasil, Chile, Argentina e Peru, não vejo mal nenhum nisso, agora pra desenvolver tecnologia é so investir e trabalhar sem cortes.

  16. Não sei se alguns dos companheiros aqui percebem, mas os nossos mais prováveis adversários não estão na América do Sul. O cenário desenvolvido pelos estrategistas não apontam para qualquer um dos nossos vizinhos como potenciais adversários ou inimigos declarados, muito embora seja do conhecimento de todos, alguns conflitos pontuais de interesse, mas não estratégicos.
    Portanto, creio que o Brasil deve sim potencializar as suas relações através de parcerias em todas as áreas de interesses políticos possíveis com as nações sul-americanas. Não é com o isolamento que vamos conseguir afastar a cobiça dos poderosos pelas riquezas e reservas estratégicas do nosso continente. É preciso somar esforços para diminuir custos, é preciso saber negociar com inteligência para se tornar um líder de fato, é preciso estabelecer uma relação de confiança mútua para que os dominadores não ocupem esse espaço, como já vem acontecendo diga-se de passagem. Aprendemos muito com os erros dos outros durante décadas, agora é só não cometermos os mesmos erros e todos nós sairemos fortalecidos.

  17. Primeiro, a Argentina NÃO é um país sem conhecimento na área, vide o programa condor, que estava até pouco tempo atras a frente dos nossos.
    Alianças locais visando união contra ameaças exógenas à região são ótima iniciativa.
    Dividir os cu$tos desses programas é uma ótima ideia, além de gerarem instrumentos de confiança mútua.
    Incrível a arrogância míope de alguns, pois dividir para conquistar é um tática antiquíssima ainda em uso por aqui. Quanto menos divididos estivermos, quanto mais caminharmos no sentido de vencer desuniões, mais fortalecidos estaremos, pois a previsão não é que venhamos a ter problemas com os ‘locais’, assim como a Líbia não teve problemas com nenhuma nação do norte da Africa, mas sim com potências exauridas e sedentas por recursos.
    Ou a França, agora toda valentona, tem condições de sozinha, fazer algo que não seja falar? E a Itália então , em plena crise??
    Oras, se não nos unirmos, continuaremos a ser presas fáceis…
    Melhor e muito mais fácil nos arranjarmos ‘internamente’ na AS, o que não é fácil mas é possível, que ter de enfrentar fragmentados, o poderio UNIDO da Otan..

  18. Muito bem! O Brasil paga a conta e eles usufruem…como o Evo Morales fez com as refinarias da Petrobras na Bolivia. Acorda Brasil! Argentina está quebrada, não fabricam nem geladeira direito, e querem montar uma “NASA” da América Latina?! Primeira coisa, quando “os hermanos” arrumarem problema com alguém graúdo, diga-se: Grã-Bretanha, vão vir pedir nossa ajuda…. Maior furada se aliar à perdedor.

  19. em maior ou menor grau de avanço, argentina tem um programa de satelites e parceiros proprios iqual que a gente

    tem um programa de foguetes proprio, que esteve parado mais tempo que o nosso mais que voltou a carga faz uns poucos anos.

    podemos discutir aqui qual é o tamanho do pedaço da metade do barbante, podemos buscar descubrir qual é o sexo dos anjos levantando a bata deles, ou podemos pegar dois programas moribundos a decadas graças aos excasos fundos destinados a eles, fazer uma sinergia desses programas e avançar ainda que seja só um pouquinho mais rapido.

    Já demos um passo nesse sentido de cara a desenvolver um reator nuclear para a área medica conjuntamente com eles, mais bem diria, baseando-nos num projeto deles.

    que problema existe então em tentar ressuscitar os mortos, mortos como nosso programa espacial que anda a decadas vegetando que nem quiabo

  20. aos amigos q acham boa a uniao, por todo o argumentado. eu concordo pessoal. mas veja, nao vivemos na europa. nao vivemos numa alemanha q nos Ajudou no nosso foguete de sondagem. estamos no Brasil. pais das bananas. das falcatruas e corrupções. a segunda maquina governamental mais cara em todo o mundo — creio eu, so mais barada q a maquina da URSS, e isso, pq eu nao conheço a da ex-URSS. se nos nao conseguimos levar a frente o programa com a ucrania — porq eles estao num caos economico — se nós levamos simplesmente 50 anos para construir uma segunda torre de lançamento mais bem preparada — com ajuda RUSSA diga-se de passagem — e se estamos sentindo vergonha pelo nivel tecnico-espacial em contraste com os chineses, oq vamos fazer aq na America Latina no atual estagio?
    oq acontecera é outra vergonha, outra gastação de dinheiro publico. imagine a maquina burocratica infernal q seria a AEAL — Agencia Espacial da America Latina?! seria um completo Inferno politico, economico, social, atraso total a nossa economia. veja o exemplo europeu! mesmo a ESA, q ja enviou diversas sondas pelo espaço com profundo conhecimento, ate hoje desenvolveu somente uma serie de foguetes — a seria Ariane! — com ajuda da EADS, diga-se.
    uma so! pegue os americanos. eles tem pelos menos 5 lançadores. hoje os russos contam com 3 — soyus, proton, zenit. nem vou falar do BC da europa…é o caos.
    de forma alguma, de maneira nenhuma é hora de nos unirmos com nossos irmaos. seria um caos burocratico-gov. lembrando q o problema da AEB é um so: Burocracia.
    apoio, isso sim, financiamento de industrias em polos espalhados em toda a AL. argentina, brasil, chile, peru, paraguai. varias industrias aptas para o setor espacial/defesa. um grande conglomerado tecnico-industrial, q unisse os avanços de todos os paises envolvidos. um ex:
    A nova-agencia do brasil, desenvolve tecnologia, paga para um ind nacional fazer, s essa for pequena, contacta uma das q fazem parte do conglomerado, reparte pesquisa com alguma de outro país satelite [digamos:chile], desenvolve o pedido pela nova-agencia, e paga os royultes da tecnologia desenvolvida para a dona — a nova-agencia.
    meio confuso né? mas funciona. o gov paga as industrias fazerem, e estas pagam a agencia os royultes pelo uso da tecnologia. vamos em direção para a nova CAEB [Confederação Aeroespacial Brasileira]. fico imensamente feliz q tantos amigos brasileiros estao interessados pelo espaço; o debate esta sendo muito bom. espero q esse entusiamos alcance a muitos e muitos brasileiros.
    abraços.

  21. Não torço para a Argentina.
    Torço é pelo BRASIL.
    Parceria com argentino é furada, a história já mostrou isso várias vezes, só não vê quem não quer.
    Baléla essa histórinha de “união contra os países maldosos…” hermanos, blá,blá..
    NUNCA precisamos deles, não vai ser diferente agora.

  22. Nada de acordo, especialmente partindo deles. Neste mundo, e sempre foi assim, os que tem fazem os pedidos sao os que tem a grana e os que nao tem concordam ou nao. Nesta licao imperialista, ao Brasil, deveria estudar sua historia de propostas feita aos EUA e recusado por eles. No caso americano quando eles fazem as propostas elas sao sempre boas, mas quando o Brasil propoe alguma coisa, os EUA respondem com o que e praxe; vamos estudar, blah blah, e devidamente engaveta tudo. Ai estao os exemplos que o Brasil deve seguir na sua licao imperialista.Afinal, queira ou nao, o Brasil esta se tornando um mini-imperialista das republicas de bananas.

  23. O problema é que estamos ilhados na America do Sul, financeiramente não vejo a possibilidade dos outros países contribuirem e não creio que tenham tecnologia de ponta para oferecerem ao brasil nessa área, seria ótimo se não fosse utópico.Melhor será o Brasil e a China disponibilizarem as imagens via satélite por um preço mais acessível que os mexicanos ou quando do interesse Nacional até de graça.
    Em termos de tecnologia o Brasil jamais passaria seja para Argentina seja para qualquer outro País.

  24. Essa união militar do sul já tem o primeiro desafio, tomar as ilhas malvinas da inglaterra, alguém aqui se alista? morrer pelos hermanos, e se os gringos vierem tomar a amazônia, os argentinos vão morrer por nós ou ficarão rindo, só tolo acredita nessa união militar, quer tornar o brasil forte faça como a india e compre 1000 caças, vários subs, fragatas, produza míssieis de 4 , 5 G, nukes, helis, vants, e ai quero ver neguinho com base na colombia ou no paraguai se atrever a nos invadir.

  25. Não tenho uma posição específica com relação a essa proposta de criação de uma agência espacial sulamericana. Porém, penso que pode até ser uma boa ideia, se tudo for feito as claras, melhor do que manter o velho e surrado discurso de Argentina falida, hermanos mau carater etc. Penso que quem deve ser atacada é a corrupção nacional (do povo e dos políticos), a falta de respeito com o dinheiro público e o banditismo político. Vamos olhar para frente e esquecer a retórica gasta e vazia do torcedor de futebol, vamos ver a integração como um processo salutar na dinâmica das nações do nosso continente, vamos combater a roubalheira e votar direito!

  26. Companheiros, o que está sendo colocado em apreciação nessa matéria não é uma partida de futebol entre o Brasil e a Argentina, não se trata, pelo menos na minha modesta opinião, de torcer por este ou aquele país, mas de refletirmos sobre uma possível aliança para criarmos mecanismos de projeção tecnológica, industrial, comercial e estratégica entre duas potências regionais que já possuem alguma expertise nessa área.
    Quem vai pagar a conta com certeza serão os envolvidos no acordo, os percentuais terão que ser discutidos pelos partícipes, assim como tantos outros pontos de interesses comuns. Só para exemplificar, o Brasil recentemente deixou de honrar os seus compromissos com a NASA na questão do acordo do envio do astronauta Marcos Pontes ao espaço sideral, o qual acabou indo ao espaço numa nave russa, para que não se perdesse o que já se havia investido no programa. Mais recentemente ainda, atrasou os investimentos no programa espacial com a China (CBERs), mas e daí? por isso vamos nos isolar e rotular a Argentina ou qualquer outro parceiro sul-americano? se não aceitamos esse tipo de tratamento por que dá-lo aos outros?

  27. Depois que os EUA, deram um pé na bunda da Argentina Los Hermanos eles agora querem se alinha com o programa parcial brasileiro, maaarrr vaaarrr contarrr otra tcher!!!Não era eles que iam construir um SubNukes primeiro que nos, ates de 2020 eles já teriam dois, é quando perde a sandália da humildade dos Yankees, agora querem se apadrinhar com los brasileiros, é agora José, vamos fazer uma comperação sim, mais limitada desde que eles paguem para lanchar seus satélites, nada de co-operação com eles, agoram tão é ferrados…

  28. Bem, Primeiro o brasil não tem tecnologia pra passar pra argentina,seja pra qualquer outro pais!acho que essa alinça não iria dar certo!porque infelismente os paises da america do sul não são comprometidos com a seriedade. e tambem pq não temos nem um amadurecimento tecnico-espacial.

  29. A Argentina, apesar de ter 1/6 da nossa população, possui mais organização e criatividade. Acho que seus políticos e economistas são bem superiores aos nossos. Militares, creio os nossos sejam melhores, mas não em criatividade. O militar brasileiro não é criativo, embora bem formado para no ensino padrão, porém é insuficiente para alavancar a pesquisa da nação. Temos que liberar a mente criativa e intuitiva dos jovens, e na minha visão, poucos no nosso país possuem essas qualidades. Vamos ter que passar uma borracha e começar tudo da estaca zero, para não contaminar o novo sistema. Vamos ter que aprender com os americanos, russos, chineses, indianos, franceses, alemães, japoneses, etc, a INOVAR.
    Pessoal, seria bom juntarmos brasileiros, argentinos e chilenos. Os outros países teriam condições de contribuir com que ?
    Vamos criar a Agência Espacial BAC, ABC ou CAB. No futuro, outros países poderiam entrar. Venezuela não tem condições, pois não é um país democrático.
    A polícia e o judiciário do Uruguai e do Chile, tinham que explicar para Dilma, como eles conseguem conter a criminalidade em seus países, e nós não. Nós perdemos a guerra contra o crime. Viram o MP querendo processar o Exército no Morro do Alemão ? Com esse MP, podemos esperar o que ? Vamos reformá-lo, pois não está funcionando como se deve.
    Viram o Sérgio Cabral fazendo propaganda para a volta da CPMF ? Mais impostos ainda ? A população tem que pedir o impeachment do Sergio Cabral, pois não tem a mínima condição de governar. Os nossos empresários não aguentam mais de tantos impostos.
    Dois aspectos que temos que priorizar: Reforma do MP, para terem mais bom-sendo, e o impeachment dos políticos que estão querendo elevar mais ainda os nossos impostos, que são os maiores do mundo.

Comentários não permitidos.