Tecnologia "fly-by-wire" é usada agora nos helicópteros utilitários do Exército

Por Randy Siniard/Exército dos EUA

http://www.militaryfactory.com/aircraft/imgs/sikorsky-uh60-blackhawk_2.jpgUtilizada há muitos anos em outras aeronaves do Departamento de Defesa dos EUA, a tecnologia fly-by-wire agora substitui os controles manuais de voo convencionais em alguns helicópteros Black Hawk com interfaces eletrônicas.

Nas aeronaves mais antigas, os cabos passam dos controles dos pilotos para diversos sistemas de controle tais como lemes, ailerons e, no caso dos helicópteros, os controles de nível nas hélices. Com a tecnologia fly-by-wire, os movimentos de controle de voo são transformados em sinais eletrônicos e enviados aos computadores de controle que os utilizam para determinar como se deve mover a aeronave.

Esta tecnologia pode desempenhar as funções automaticamente, sem as informações do piloto.

“A variante fly-by-wire do Black Hawk UH-60M permite uma maior capacidade de manejo, reduz a manutenção da carga, diminui a carga de trabalho do piloto e permite o controle totalmente digital do motor”, disse o Major Jeffrey Stvan, administrador adjunto do programa de Modernização do UH-60.

Esta tecnologia reduz drasticamente a carga de trabalho dos pilotos, permitindo-lhes manter o foco no ambiente à sua volta, e reduz a fadiga, fazendo com que possam controlar melhor as cargas.

“Um dos objetivos do sistema fly-by-wire é permitir que o piloto mantenha maior concentração fora da cabine e no ambiente exterior”, disse Stvan.

O Major Carl Ott, piloto de testes da Diretoria Aerodinâmica de Voo do Centro de Desenvolvimento e Engenharia de Pesquisas de Aviação e Mísseis, no Campo de Moffett, na Califórnia, realizou testes para o Departamento de Projetos Utilitários e para o Sikorsky utilizando a tecnologia fly-by-wire. Ele disse que este sistema foi projetado para tornar a aeronave muito mais estável e mais previsível.

Esta tecnologia também auxiliará as tropas em terra, já que o piloto poderá se concentrar mais no ambiente à sua volta e ser mais eficiente nas entregas das cargas úteis, o que será uma grande vantagem, acrescentaram as autoridades.

“O sistema fly-by-wire é uma tecnologia que permitirá que controles e sensores de voo mais avançados e com maior poder de adaptação sejam integrados a um helicóptero, tornando o voo mais fácil e seguro”, disse Ott.

Fonte: Diálogo

3 Comentários

  1. O que já era muito bom fica melhor….desculpa esquerdalha rancorosa, desculpa nacionalistas ingênuos que defendem a compra do Pantera para “girar a economia interna” mas o fato é que o Black Hawk continua a ser o padrão ouro da categoria. Espero que venham mais aparelhos para as nossas forças armadas, em especial mais SeaHawks para a MB

Comentários não permitidos.