MARCHA DE SEM TERRAS PARAGUAIOS PEDE EXPROPRIAÇÃO DE TERRAS DE BRASILEIROS

Aproximadamente 10 mil sem terras marcharam hoje pelas ruas da capital do Paraguai, Assunção, para reivindicar às autoridades do país a recuperação de latifúndios atualmente sob o domínio de fazendeiros brasileiros.

Os agricultores ocuparam diversas vias da capital durante a mobilização, que tinha como destino o Congresso Nacional, o que gerou problemas no trânsito local apesar do reforço policial na região.
Uma das fazendas que está sob a mira dos manifestantes é de propriedade de Tranquilo Fávero, que é conhecido como “o rei da soja”, por ser um dos maiores produtores do grão no país.

Em julho deste ano, cerca de 500 famílias sem terra saíram de forma pacífica da propriedade do brasileiro na localidade de Ñacunday, 360 km a leste da capital, após meses de ocupação. Outras terras reivindicadas estão sob a posse de Ulisses Rodrigues Teixeira, que já esteve a ponto de vendê-las ao governo por conta da pressão por parte do sem terras. A operação, no entanto, foi suspensa após a imprensa local denunciar um suposto superfaturamento em seu preço.

Sua propriedade foi invadida entre o final de novembro e o começo de dezembro. Segundo ele, a área foi ocupada por cerca de mil camponeses e 20 quilômetros de cerca foram derrubados.
Teixera declarou, na época, para uma rádio local, que a ocupação da sua fazenda havia se transformado em uma questão política.

Um relatório do Ministério de Defesa do Paraguai ao Senado revelou hoje que brasileiros possuem mais terras que os paraguaios no estado de Canindeyú, localizado na fronteira do país com o Brasil.
De acordo com o documento, 1.744 brasileiros são proprietários de 249.000 hectares, enquanto 1.523 paraguaios possuem 200.000 hectares nesta área.

Fonte: Ansalatina

19 Comentários

  1. Nao temos nem terras aos nossos sem terras e devemos ser duros com esses paraguaios nao aguento mais eles, so pedem pedem pedem…

  2. Mas as terras no Brasil cujos proprietários são estrangeiros não são também uma preocupação nossa?
    Então, lá no Paraguai, brasileiros são estrangeiros, e se nós nos preocupamos com a ‘invasão’ estrangeira aqui, porque eles não se preocupariam com a ‘invasão’ estrangeira (de brasileiros ou não) lá?
    A questão não é fácil e simples como pensamos…
    Afinal, o direito à propriedade é ou não universal? Qualquer cidadão pode ter propriedades ou não em qualquer país? Se pode, então não podemos reclamar dos chineses aqui…
    Se não pode, então não temos como defender os brasileiros no Paraguai?
    E aí?
    Não vejo, sinceramente, como criticar os paraguaios, pois também sofremos ( e também nos causa desconfiança) a compra de terras por empresas (pessoas jurídicas) aqui no Brasil…

  3. E tem uma coisinha a mais…
    Não são ‘pobres’ sem terras que arrumam uma ‘terrinha’pra sobreviver…
    São empresários do agronegócio, exatamente como os empresários que adquirem terras aqui…
    Se incondicionalmente criticarmos os paraguaios, que moral teremos para exigir limitações nas aquisições de terras por estrangeiros aqui no Brasil ?
    É uma questão bem delicada, principalmente do ponto de vista da coerência…

  4. Primeiro, esses sem terra paraguaios precisam provar que os brasileiros roubaram suas propriedades agrícolas e não as estão usando (o velho argumento de terras improdutivas);
    Segundo, se não for o caso, então os brasileiros proprietários dessas terras tem que serem muito bem indenizados, se as terras lhe forem tiradas;
    Terceiro, pelo jeito o Paraguai não gosta de desenvolvimento, pois com toda certeza, em outras regiões desse país devem haver muitas áreas abandonadas ou improdutivas, porém os sem terras não são levados para lá;
    Quarto, a opção paraguaia é tomar conta dos espaços, agora agricultáveis, com o solo já limpo do mato, dos desprotegidos e esforçados brasileiros e muitos já brasiguaios;
    Quinto, o nosso governo não vai dar uma apertada nessa republiqueta? Está na cara que eles acham que pelo nosso porte devemos ceder sempre, em prol de uma América do Sul igualitária, mesmo que saiamos prejudicados.
    Sexto, Não sei quanto aos outros brasileiros mas eu já estou farto desses vizinhos que servem, em grande parte, de porta de entrada para contrabandos de toda espécie em nosso país, e que não tem a mínima vergonha disso.
    Sétimo, há muito bandido de toda espécie aqui dentro do Brasil, mas o pior é que estamos também cercados deles. A nossa luta contra a bandidagem é bem mais dura do que a duma Suiça ou Japão por exemplo.
    Oitavo, Afff!!!!

  5. Eu também tenho o mesmo pensamento, o Paraguai é um verdadeiro estado mendigo que usa de chantagens (em off) como uma possível instalação de uma base norte -americana lá, para arrancar o máximo de $$$ do Brasil. Devíamos ajudá-los sempre exigindo uma contra-partida.
    Ainda bem que o Lula pelo menos criou o SINAMOB para essas situações de perseguição ao povo brasileiro no exterior.
    TÁ certo que devemos ter uma política integracionista, mas ser entreguista também não dá.
    Pelo menos do jeito que a situação dos brasiguaios está, é razoavelmente comum, o MST faz coisa muito pior aqui no Brasil. A coisa ia ficar crítica se começasse uma perseguição de estado contra os brasiguaios, aí sim, seria SINAMOB neles.

  6. Tomara que levem a sério estas tomadas de terra. Tomara que voltem as risgas em nosso mar com relação à pesca por um país extrangeiro, tomara que caças de outros países violem direto nosso espaço aéreo. Tomara que a ONU abra discussão quanto à possibilidade de um território independente ianomami. POIS O BRASIL SÓ APRENDE NA MARRA!..

  7. MALDITO É AQUELE QUE FAZ UM CEGO TROPEÇAR
    .

    Como o altíssimo já dizia,no velho e bom testamento,sobre os aproveitadores de plantão das mazelas dos outros

    .
    .
    Não sou contra aos movimentos sociais,pelo o contrário, as sua reivindicações pela terra,moradia e melhoria de vida são legítimas e justas.
    .
    Se vivemos em uma sociedade injusta, onde os benefícios e as coisa boas são usufruída por poucos e o ônus é distribuída para todos então,sempre há o que reclamas e lutar para buscar uma melhor distribuição de melhoria social,a tão sonhada “justiça social”.
    .
    Mas existe sempre os aproveitadores que utilizam bandeiras sociais para tirara proveito que de longe,não tem nada de nobreza;utiliza as mazelas sociais para conseguir o poder e uma vez instalado se verá o grande mal.
    .
    Aqui existe muitos pares como esse do Paraguai,basta ver as entre linhas desse movimento, bem como, os seus alvos e dai se ver os seus reais objetivo,com certeza o MST encontrou ali um forte aliado.
    .
    Atacando de uma certa forma o grande irmão do sul(Brasil),a sua luta fica mias em evidência na região; intertecesses político é que não faltam para isso,o “maluco-beleza” sabe muito bem disso.

  8. Não creio que isso aconteça e mesmo venha a acontecer os brasileiros certamente serão indenizados. O Presidente Lugo, muito criticado por ser um padre ligado à teologia da libertação, já mostrou ser um líder sensato e amigo do Brasil bem ao contrário da corja bolivariana chefiada por Idi Amin Chávez e composta também por Evo Cocales e Palhaço Correa

  9. Vamos ver se o governo da “mãe metralha” vai ser mais frouxo do que o do “molusco pinguço”. Onde o Brasil e os brasileiros eram saco de pancada na América do Sul. Basta a Madame dar uma ligadinha para o “ex-padre garanhão” que governa o Paraguai, e falar CURTO e GROSSO pra parar com essa palhaçada que eles tremem na hora…

  10. Pois é, cadê o tal do END que previa entre outras coisas, internenção militar fora do território nacional caso o interesse brasileiro fosse ameaçado??

    Mais uma baléla dessa DESGRAÇA chamada PT.

    Como se não bastasse Itaipú, agora querem mais uma vez, ROUBAR no grito propriedade alheia.

    E o duro é que se depender do nosso DESgoverno, nós já sabemos como vai terminar.

    Provavelmente com tapinhas nas costas e a promessa de mais dinheiro, construção de estradas, aeroportos, talvez mais uma usina…
    Claro, tudo com financiamento do BNDES.

    E por aí vai…

  11. a majoraçao pede guerra que coisa feia pergunta para o soldado se ele quer ir para guerra pelos interresses de latifundiarios milionarios que sao casados com paraguaias e tem filhos paraguaios .O governo brasileiro so tem que ficar atento as negociaçoes se o paraguai pagar o valor correto demoro o brasileiro tem que aprender a investir no brasil

  12. Se os paraguaios Nao quisessem tantos brasileiros proprietários de terras por lá, que Nao tivessem vendido desde o começo. Se o governo lá autoriza e as terras foram compradas legalmente devem ser respeitados os direitos do proprietário sendo este estrangeiro ou Nao. Qualquer ato do governo paraguaio que venha a prejudicar esses brasileiros devem ser imediatamente respondidos de forma dura pelo nosso governo pois e obrigação do Estado a proteção de seus cidadãos estejam eles dentro ou fora do pais.

  13. Por uma parte entendo os paraguaios,mais se querem as terras que compre por o preço do mercado,O brasil está vendendo cada veiz mais terras na amazonas para extrangeiros,mais não sabe ou se fazem de não sabe que muitas de estas terras tem recursos minerais valiosos,tanta publicidade da amazonas de denfeder e proteger a soberania Brasileira que dentro de uns anos a nossa amazonas será privada e já não será nossa,é ai que vamos fazer o mesmo que os Paraguaios.ABRE O OLHO BRASIL

  14. Eduardo Carvalho, a diferença é que aqui o governo só se preocupa com as compras de terra por extrangeiros no Brasil, lá no Paraguai eles PERSEGUEM e querem expulsar os brasileiros sem direito a indenização alguma.

Comentários não permitidos.