Iraque não ameaçava Reino Unido antes de 2003, segundo ex-chefe do MI5

http://www.quaydigitalscotland.co.uk/sites/events/a-leadership-awards/gfx/eliza.jpgLondres, 29 ago (EFE).- O Iraque não representava “uma ameaça” para o Reino Unido antes de o então primeiro-ministro, Tony Blair, ter envolvido o país no conflito de 2003, afirmou nesta segunda-feira Eliza Manningham-Buller, ex-chefe do serviço de contraespionagem britânico MI5 .

Em declarações à emissora britânica “Radio Times”, Manningham-Buller disse que o MI5 alertou que a invasão ao país árabe provavelmente aumentaria a ameaça terrorista no Reino Unido e desviaria a busca de membros da Al Qaeda.

No entanto, ela afirmou que “cabia a outros decidirem” se a Guerra do Iraque, iniciada com o pretexto de achar supostas armas de destruição em massa e derrubar o regime do ditador iraquiano Saddam Hussein, foi um erro.

Mannigham-Buller, que foi chefe do MI5 entre 2002 e 2007, quando se afastou, defendeu o serviço de inteligência britânico diante das insinuações de que poderia ter evitado os ataques terroristas contra Londres cometidos em 7 de julho de 2005 além de “assumir” que o Reino Unido voltará a ser alvo de atos terroristas.

A ex-chefe do MI5 avaliou como “lamentável” a situação gerada na Líbia pelo ex-ditador líbio Muammar Kadafi, que continua desaparecido.

“É muito difícil. Vamos ficar apenas vendo o povo ser morto?”, questionou, em relação às intervenções militares das forças da Otan para ajudar os rebeldes contra o regime kadafista.

Fonte: EFE via Yahoo

8 Comentários

  1. O QUE É A DESFAÇATEZ!
    .
    .
    Essa afirmação embora bem tardia;na época muitos “entendido” no assunto(as tchcthucas do tio sam);diziam que tudo aquilo era para a paz e a democracia,(morreriam e morrem por isso),embora que o Sadam Hussei nunca fora flor que cheirasse,ele era um amigo defensável de Ronald Regam…eram amicíssimos,o queridinho dos falcões,assim como fora Mubarak.Rsrs….
    .
    Hoje,esta mesma Inglaterra entrou em uma situação similar,provavelmente daqui a 5 ou 10 anos,virá um ex-integrante do governo atual e irá falar(corroborar)com tudo o que nós estamos condenando;com relação a OTAN na Líbia.
    .
    Imagino a cara de tacho de muitos por aqui,com essa informação ai…..a verdade sempre vem para iluminar às trevas,tarda más chega.Heheheh…..

  2. Dois vilões que deviam ser julgados pelos seus crimes de guerra, agora, Saddan que o diga, porque eles podem é outros paises não, se eles dizerem que aqui na america latina tem um possivel inimigo como ficaria nós, é essa pergunta que o Gen. Heleno já falou, se não se equiparamos em armamentos somos possiveís inimigos, eles gastam 750 bilhoes por ano, enquanto a media mundial é 90 bi da china, russia, inglaterra,frança, enquanto aqui estamos fazendo greve por causa de 10 bi nos nunca teremos caças desse jeito…

  3. A ex-chefe do MI5 avaliou como “lamentável” a situação gerada na Líbia pelo ex-ditador líbio Muammar Kadafi, que continua desaparecido.

    “É muito difícil. Vamos ficar apenas vendo o povo ser morto?”, questionou, em relação às intervenções militares das forças da Otan para ajudar os rebeldes contra o regime kadafista.

    A culpa é deles mesmos: EUA e Inglaterra e seus congêneres ladrões exploradores do planeta !

    Eles falam como se fossem os protetores supremos da humanidade e dos Direitos Humanos !

    Toda a miséria do planeta é causada por esses “NOBRES” defensores dos Direitos Humanos e da democracia mundial !

    Hipócritas !

    E quem os-apoiam são PILANTRAS também !

  4. Não sabem o que falam… hoje, o governo do Obama é o maior perigo contra a nação americana, pois representa os globalistas de Wall Street, e com esse intuito esta entregando o oriente medio nas mãos da fraternidade muçulmana internacional… acontece que aqui alguns não enxergam alem do que leêm em posts que analisam superficialmente os fatos… a ascenção do socialismo juntamente com o islamismo é condição “sine qua non” para a implantação do governo mundial… todas as politicas educacionais da ONU também… de educacionais não possuem nada… são metodos de deturpação psiquicas com fins de imbecilizar a população mundial para que permaneçam doceis e faceis de manipular… atualmente o grande gargalo para que consigam é o conservadorismo de parte da população americana que não aceita politicas que lhes tirem direitos e garantias constitucinais como fazem os brasileiros que tudo aceitam… então não confundam o povo americano com governo americano… os governos mundiais, excetuando china, coreia do norte e irã, estão todos convertidos ao globalismo… a russia esta dividida entre o globalismo socialista meia-boca e o eurasianismo… é uma incognita, ainda… se pender para o ocidente, quebra a china geoestrategicamente… o islã, pretende dar uma alma unica ao governo mundial… é provavel que consiga, pois os globalistas sediados nos EUA e inglaterra assim o querem… não por que sejam religiosos, mas o cristianismo tem que ser derrotado para que implantem definitivamente o totalitarismo mundial… 1984 esta chegando…

  5. Verdade. Ela por si só.
    O mundo falava a mesma língua, era um governo único e mentiroso, não havia oposição, fica fácil manipular quando estão todos no mesmo curral, época da Torre de Babel, mas Alguém não permitiu isso.
    Línguas diferentes, culturas diferentes, liberdade de pensamento, mas o mesmo Deus. Quanto matar ao cristinismo, é impossível, ele j´se permitiu isso e já assumiu seu posto de Comandante em Chefe, além do que alguns de nós são da Resistência Verdadeira ainda que voltemos as cavernas, aos túmulos abandonados, à clandestinidade, estaremos vivos, sempre haverá um representante nosso, ainda que veladamente.
    Essa é a grande guerra que está sendo travada à séculos com motivações diferentes, mentirosas e acessórias.
    Alguém foi chamado de comandante supremo uma vez no passado e retirou da sala … era em símbolo, mas retirou da sala.
    ————–
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Babel

Comentários não permitidos.