J-20 pode alcançar capacidade Operacional efetiva até 2018, diz Pentágono

Um relatório emitido pelo Pentágono destacou uma série de avanços que a Força Aérea da China (FAC) tem realizado nos últimos anos, em especial, no desenvolvimento do seu futuro jato de combate supersônico stealth Chengdu J-20.

Segundo o Pentágono, o J-20, que deverá ser utilizado como uma plataforma de ataque de longo alcance e não como caça, poderá alcançar o estágio operacional por volta de 2018, sendo que até então o principal desafio das equipes de projeto da China será o desenvolvimento de uma turbina capaz de garantir as características de invisibilidade ao radar.

Chengdu J-20

Atualmente existem várias discussões quanto a qual será o exato emprego do J-20. Alguns especialistas afirmam que o jato de combate será um rival direto do Lockheed Martin F-35 Lightning II, enquanto outros acreditam que ele deverá ser usado para atacar porta-aviões e outros alvos fortemente defendidos.

Por outro lado, o relatório também trouxe outros dados relativos a rápida modernização que a FAc vem sofrendo nos últimos anos. Em 2000, apenas 2% dos aviões em serviço eram considerados modernos, número este que cresceu para 25% com a chegada de aeronaves mais avançadas como Sukhoi Su-27, Su-30 e o próprio Chengdu J-10.


Atualmente acredita-se que mais de 1.600 caças e 620 aviões de ataque e bombardeio façam parte do inventário da FAC.

Fonte: Revista ASAS

10 Comentários

  1. sera medo? eu recordo q antes do j-20 aparecer em publico os relatorios do pentagono afirmavam a grande possibilidade dos chineses mostrarem seu novo caça. nao lembro s eles ja esperavam q este voasse.
    mas enfim, seguindo o acerto primeiro, nao duvido muito q esse ‘medo’ para fortificar a industria de defesa, nao esteja correto em parte.

  2. .
    .
    Um dia terá mesmo que entrar em operação, normal, sempre foi a intenção de Pequim… e muito diziam que antes dos anos 30 deste século não faria nem o primeiro voo… gente especialista em outros sítios pro ai!
    .
    Vemos que os fatos dementem as torcidas!
    .
    Valeu!!

  3. 8 anos entre o 1º vôo do demonstrador e o caça operacional? Possível, mas difícil. 10 anos seria mais factível. sobre ele ser mais um bombardeiro que um caça, é relativo. Ele deverá cumprir as duas funções, do mesmo modo que um F-35 cumpre.

    []’s

  4. Os ianques sabem que não é shing ling, e que vai estar apto em 2018, consideram tb que caças su 27, su30 além do j10 como caças modernos, o que desmonta as considerações de alguns aqui.

  5. Estão se peidando de medo do avanço Chines e todos os prognosticos que fazem quebram a cara pois os Chinas sempre terminam antes rsrs Alem de terem determinação tem o que falta ao mundo GRANA PRA GASTAREM.

  6. Acho que agora a china pode usar a mesma tática que os EUA usou pra quebrar a russia, ou seja, investir pesado em defesa, com o orçamento furado americano e a bipolarizaçao partidária por lá, seria uma jogada interessante!

  7. Nick,
    É plenamente possível essa rapidez sim, aeronaves ocidentais tinham essa rapidez no passado para entrar em operação, hoje faltam recursos para que isso aconteça.

    No final dos 80 e início dos 90 por exemplo os chineses precisaram de somente 4 anos entre o primeiro vôo e a entrada em operação do JH-7, e esse avião aliás é para mim o que será sucedido efetivamente pelo J-20.

    Um avião de ataque e especialmente ataque naval.

Comentários não permitidos.