Embaixada brasileira em Washington foi grampeada

Telegramas inéditos, mantidos sob sigilo por mais de uma década, revelam que foram tensas e conflituosas as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos logo depois da redemocratização brasileira.

As reportagens disponíveis na Folha deste domingo, assinadas por Rubens Valente e Fernanda Odilla, ocorrem a partir de despachos guardados há mais de uma década e liberados pelo Itamaraty após pedido da Folha.

O jornal de domingo, com a reportagem completa, já está nas bancas. Assinantes podem ler a íntegra aqui a partir da madrugada.

Entre as informações que a Folha publica neste domingo está que a embaixada brasileira em Washington foi grampeada –o embaixador brasileiro à época, Rubens Antonio Barbosa, relatou interceptação em telefones em despacho de 2001. Segundo Barbosa, a situação foi passada ao Departamento de Estado americano, mas não houve reação.

Produzidas entre 1990 e 2001, as 261 mensagens confidenciais trazem acusações de espionagem, violação de correspondência e de bagagens de diplomatas, além de críticas à política norte-americana, assuntos abordados na edição de amanhã.

FOLHA TRANSPARÊNCIA

Esses despachos integram um arquivo de 1 milhão de páginas trocadas entre o Itamaraty e as embaixadas do Brasil no exterior. Depois de um pedido da Folha, o governo liberou acesso aos papéis. Por seis semanas, o jornal pesquisou o acervo, guardado em 650 caixas no subsolo do prédio do Itamaraty, em Brasília.

A divulgação desse conteúdo, que está disponível em (é só clicar) transparencia.folha.com.br, faz parte da nova etapa do projeto Folha Transparência para dar publicidade a documentos que, apesar de públicos, não podem ser acessados livremente.

Fonte: Folha

23 Comentários

  1. “Produzidas entre 1990 e 2001, as 261 mensagens confidenciais trazem acusações de espionagem, violação de correspondência e de bagagens de diplomatas, além de críticas à política norte-americana, assuntos abordados na edição de amanhã(…)”
    Que bonito! Eh, eh não é por acaso, isso foi o período de maior vassalagem da nossa história quando tínhamos os entreguistas tucanos-demo-pefelistas no governo brasileiro.

  2. O óbvio…

    Coleta de informações em orgãos críticos de Estado, como embaixadas é extremamente tradicional ao longos dos tempos (e não estou falando de guerra fria – o seu auge – ela é bem mais antiga, na dúvida, perguntem aos romanos)…

    Tão antigo quanto a civilização, é a constatação que informações privilegiadas de Estado, podem ter valor extremamente alto, tanto para atores econômicos como para os políticos…

    A constatação de grampo de orgão de Estado extremamente sensível, não significa necessáriamente agentes bobos e maus exógenos (jogar culpa no outro – típico de nossa cultura, infelizmente…), já que o grampo pode ter sido inclusive, feito por agentes privados econômicos e não estatais… Demonstra claramente a falta de capacitação em orgãos de inteligência e contra inteligência brasileiros…

    Se o Brasil quer assumir sua posição de destaque no mundo, terá que começar com o básico: Serviços de inteligência e contra inteligência estatais no estado da arte…

    Falta uma política séria e CONTINUA de aprimoramento, e principalmente, investimento nesses orgãos para proteção de informações críticas para o Estado e seu povo…

  3. Hummm que novidade heim rsrs São conflitantes e serão cada vez mais conflitantes se realmente queremos conquistarmos nosso espaço e defendermos nossos interesses.Isso é normal em diplomacia e tera o desfecho que os Vampiros buscarem ter…Brasil acima de tudo liberdade.

  4. .
    .
    _________
    “261 mensagens confidenciais trazem acusações de espionagem, violação de correspondência e de bagagens de diplomatas”
    __________
    .
    Agora os amantes da terra Yankee dirão que os USA estão certos em abrir as nossas correspondências, pois o Brasil fica passeando no Irã e talvez tenhamos relações com os terroristas… que devemos ser alinhados com eles(USA), e deixar todas as nossas “informações confidenciais nacionais” ficarem abertas pelos grampos, tudo transparente em nossas malas para o patrão Yankee é a melhor forma de manter o Brasil a salvo dos inimigos “vermelhuxos”…. entreguismo pouco é bobagem não é mesmo? E realmente no mundo árabe tem muito vermelhuxo né!!
    .
    Afinal quem não deve não tem o que esconder não é mesmo, pra que ter segredos com o povo amigo dos USA?? Afinal, o que é bom pra eles é bom pra nós… devemos somente ficar alinhados e aceitar tudo isso como se não fosse nada de grave, afinal que importância tem o nosso país querer fazer suas coisas independentes e em segredos por ai? Melhor ficar subalterno do que virar competidor com os USA… e pior é que deve ter gente pensando assim por ai!!
    .
    Pra mim isso ai chama-se “CRIME DIPLOMÁTICO INTERNACIONAL” pois viola a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961.
    .
    Espero que o Brasil deixe de ser um capacho covarde e tome providencias a respeito!!
    .
    Valeu!!!

  5. Agr q eles estão sabendo disto? Em Berlim, Toquio,em londres, e já foi dito até em Buenos aires . Q tomem contramedidas e medidas p evitar a repetição deste fato, e lá vai a reciprocidade…Sds.

  6. Me admira os aloprados pregadores do PIG aceitando como veridica um postagem da “imprensa golpista”?… logo ela,”tão sabidamente entregue ao caprichos yankes”… estranho… dois pesos e duas medidas… me lembra Roberto Romano, filósofo da Unicamp, qndo afirma: “toda vez que é cobrado e criticado (ele se refere ao lula) volta à cantilena das elites golpistas, da imprensa golpista e apela para a sustentação entre as massas e os movimentos sociais”… aprenderam bem com o patrão… demagogia ao extremo… vitimização dos hipocritas… acham que podem tomar conta do pais pela intimidação rasteira… ufanismo amador… não há mais no pais espaço para chavismos e castrismos… vivemos em uma republica… não temos rei… VIVA A IMPRENSA LIVRE…

  7. Se quisermos ser um player de verdade temos que nos ”profissionalizar” porque o BRASIL esta cheio de amadores e mau intencionados, e já passou da hora de se tomar uma providência para por fim nessas coisas .
    Chega a ser surreal como tudo é encarado com desleixo nesse país até algo ultrajante como isso! infelizmente isso deve ser só a ponta do iceberg,tenho certeza que mais coisa virá para nos envergonhar !

  8. Interessante que politicos no Brasil continuam discutindo assuntos de estado por telefone.
    pare que tem alguem que conta tudo que a Dilma fala para jornalista.
    Os militares e pessoal da defesa deve pensar em nova doutrina, em que é impossivel agir totalmente em segredo.
    Quantos pessoas nos altos escalões são compradas,chantageadas dão informações de Estado para externos?.
    O que a ABIN deveria fazer é desentocar esses agentes, descobrir quem são e mostrar para eles que nos sabemos quem é ele.

  9. Mas e daí?
    Isso é assim mesmo, todo Estado que se preze tem um bom serviço de inteligência funcionando 24 hs por dia.
    O Brasil também deve ter e está trabalhando, espero eu.
    Vacilão é quem caiu no grampo, e se descobriu era só não fazer alarde e trabalhar na contra informação.
    ————-
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Espionagem

  10. .
    .
    Nada de dois pesos não meu caro, eu mesmo ja falei, as vezes a imprensa golpista da uma de bonzinha e diz a verdade,relata os fatos de forma apolítica, pra poder falar a todos que não mente… mas se mentiu e não provou dançou segundo o que acredito…
    .
    E também expliquei os dois lados da mesma moeda, o da TV Globo aberta e o da Globo à Pagamento… todos entenderam se leram o que eu disse no outro post, alias é fato muito debatido na internet, procura blogs por ai e verás do que esto falando, é difícil entender pra quem não tem TV a assinatura em casa, e assim não nota a diferença do jornalismo, na Globo News as coisas são completamente diferentes, tem mais analise e jornalismo verdade, menos posicionamento politico, menos propaganda Yankee… mas quer fazer a desqualificação de quem não concorda contigo, faça, pois todos percebem que isso demonstra somente insegurança em sua crenças e falta de argumentos para contrapor!!
    .
    Faça politica sempre que quiser, pra mim falou e não provou na imprensa tem que pagar por difamação e tudo mais… isso é democracia, a lei protege os dois lados, difamou o outro, ele tem direito de resposta e à indenização!!
    .
    E sim, VIVA A LIBERDADE DE IMPRENSA QUE DIZ A VERDADE E PROVA O QUE DIZ COM DOCUMENTOS como é o caso aqui deste post, a FOLHA demonstra documentos, não acredito na folha assim por que “Ela diz” como o senhor quis distorcer, mas nos documentos que trouxe!!!
    .
    Valeu!!

  11. Cabe ao Itamaraty, resolver se denuncia ou nao, caso configurado crime, e seja de INTERESSE do Estado brasileiro…

    Em nivel de Estados soberanos, as coisas nao e tao preto e branco, apesar de serem referenciais de extremos…

    Se todos os casos de coleta de informacoes fossem denunciados pelos Estados, o clima no mundo ia esquentar muito, para dizer o minimo…

  12. na epoca do governo dos traidores da patria corruptos(collor e fernando henrique) o brasil nada mais era do que um grande(em todos os sentidos) VASSALO DOS EUA,e as coisas se resumiam aos eua mandarem e o brasil obedercer….mas o tempo passou,o povo acordou,e hoje nosso BRASIL E SOBERANO e esta ficando a cada dia mais forte,CHEGA DESSAS HUMILHACOES DO PASSADO,FORA TRAIDORES DA PATRIA!

  13. O Itamarati esta preocupado em distribuir o rentavel filão da copa e olimpiadas para aqueles que lhes darão singelos agrados.Que governo mais FDP que aguarda uma referencia como a AVIBRAS agonizar para querer abocanhar parcela acionaria……Não tenham duvidas bisbilhotamos a miliano todos quanto podemos tambem.Deveriamos sim termos mais controle em malas e containers diplomaticos sorrateiramente na maciota sem fazer alarde e quando algo não licito for detectado fazermos como fez a Argentina botando a boca no mundo e mostrando a todos as faces dos Demonios.

  14. O estrangeiros que nasceram aqui ainda tem o descaramento de tentar justificar isso! Apenas demonstra que os EUA nunca foram nossos aliados, sempre nos deram o mesmo tratamento de cachorro viralatas. Tem gente que gosta de ser tratado assim, e ainda abana o rabinho. Devemos apenas tratar eles do mesmo modo. Nada de comprar armamento dessa gentalha!

  15. Uma duvida: pq q toda vez que aperece uma noticia que mostra os EUA tentam passar a perna no Brasil, as raparigas dos USA correm pra falar do Lula???

    oq q tem a ver uma coisa com a outra???

    um sugestão pros escova botas do tio sam: se mudem daqui e vão engraxar sapatos nos EUA… é tão simples !!!

  16. A Russia também foi pega no flagrante espionando a Inglaterra, a china não só espiona os EUA como também os sabotam, ou seja, normal para as grandes potencias. O Brasil é que tem que se precaver com procedimentos e tecnologias anti-espionagem.
    E vamos parar com chora-chora, isso faz parte do jogo e nosso Brasilzão precisa ir pra cima deles e mostrar que tem força no mundo.
    Só mais uma coisa: pra quem acha que a espionagem ocorreu só no governo do FHC, tá muito enganado, isso ocorre até hoje, vamos cair na real.
    Abraços

  17. Como tem Brasileiros Bobinhos que tentam amenizar as coisas…
    Esse ocorrido só é normal para que aceita e se submetem,
    ISSO NÃO É NORAL, ISSO É CRIME!!!
    .
    Já estão acostumados a levar ferradas que aceitam tudo na maior naturalidade.
    É lamentavel.

  18. São os americanos de sempre, qdo são os interesses deles às favas as leis internacionais, lembram do caso na argentina, qdo a mulher que governa lá, porque também teve marido presidente, barrou a carga americana e vistoriou, eles subiram no salto!Manda quem pode, obedece quem tem juízo, isso é justo!

  19. Nosso país deveria ter uma politica de contra-espionagem.
    O nosso pais é dos mais vulneraveis do mundo, e agora com esse crescimento do interesse internacional pelo nosso pais…. poderemos ficar a merce

  20. Se isto é normal, que se experimente fazer o mesmo aqui no Brasil com a embaixada do EUA, inclusive abrindo as malas e correspondências diplomáticas…
    .
    Qual será a reação do EUA? Vai achar normal,já que todo mundo faz… e “está tudo bem”?
    Se reclamarem, o nosso governo ignora, não dá resposta e ainda continua as violações de malas e correspondências…Será que vão dizer: “Ok Brazil”, if we can , you can!
    .
    Duvido muito…

Comentários não permitidos.