A RENÚNCIA DE JÂNIO, UM ENIGMA DECIFRÁVEL

Por Jânio Quadros Neto

25 de agosto é o quinquagésimo aniversário da renúncia do meu avô à Presidência; em vida, sempre fez mistério sobre os seus reais motivos

Há quem argumente que o mês de agosto é maldito na história política do Brasil: foi o mês que presenciou dois dos eventos mais traumáticos da história brasileira, o suicídio do presidente Getulio Vargas, no dia 24 de agosto de 1954, e a renúncia do presidente Jânio Quadros, no dia 25 de agosto de 1961.

Agosto de 2011 indiscutivelmente tem sido turbulento e difícil para a atual titular do Palácio do Planalto.

Hoje [25/08], é o quinquagésimo aniversário da renúncia do meu avô ao cargo de presidente do Brasil. Em vida, sempre fez mistério sobre os reais motivos da renúncia que tanto chocou e marcou a nação.

Jânio tinha, por natureza, uma personalidade misteriosa, histriônica, surpreendente. Usou o episódio da renúncia, entre aquele dia fatídico e sua morte, para gerar mistério, especulação e polêmica. Quando questionado sobre as razões da renúncia, reagia com ironia ou agressividade intelectual.

Lembro-me de um almoço no Guarujá, no início da década de 80, em que, ao ser questionado sobre o que o levara a renunciar, meu avô respondeu: “Porque a comida no Palácio da Alvorada era uma porcaria, como é na sua casa”. Depois disso, fiquei com receio, e só conversei com Jânio sobre isso no trigésimo aniversário da renúncia, no dia 25 de agosto de 1991.

Nesse dia, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, já no final de sua vida (morreria menos de seis meses depois, no dia 16 de fevereiro de 1992). Mesmo muito enfermo, estava lúcido. No apartamento, a TV estava ligada, e o jornalista Carlos Chagas comentava a renúncia, analisando várias teorias.

Ao ouvi-lo, Jânio ficou bastante irritado e até xingou em reação ao que ouviu. Naquele momento, criei coragem e perguntei: “Então por que você renunciou?”.

Jânio respondeu: “Aqueles que os deuses querem destruir, eles primeiro os fazem presidentes do Brasil. Quando assumi a Presidência, não sabia a verdadeira situação político-financeira do país. A renúncia era para ter sido uma articulação, nunca imaginei que ela seria de fato executada. Imaginei que voltaria ou permaneceria fortalecido. Foi o maior fracasso da história republicana do Brasil, o maior erro que cometi. Esperava um levantamento popular e que os militares e a elite não permitissem a posse do Jango, que era politicamente inaceitável para os setores mais influentes da nação na época“.

Lembro-me de outra afirmação marcante: “A coisa mais difícil de se fazer quando você está no poder é manter a noção da realidade. Ser presidente é a suprema ironia, por ser um todo-poderoso e um escravo ao mesmo tempo“.

Embora vá ser sempre lembrado pela renúncia e pelas consequências disso, a história não pode ignorar ou esquecer seus atributos.

Jânio foi um professor e advogado da classe média que passou a vereador, deputado estadual, prefeito de São Paulo, governador de São Paulo, deputado federal, chegando à Presidência em apenas 12 anos.

Vale lembrar que, 24 anos depois da renúncia, Jânio elegeu-se prefeito de São Paulo pela segunda vez, derrotando um futuro presidente [FHC].

Sou suspeito, mas as administrações de Jânio foram marcadas por resultados positivos muito claros.

Dizem que a história se repete. O mês de agosto tem sido difícil para a atual presidenta, e a classe política tem sido terrível com ela. Conheço Dilma e atrevo-me a afirmar que ela é uma criatura rara na selva que é Brasília. Desejo o sucesso da presidenta e do Brasil. Creio que isso é um dever de todo cidadão.

Churchill disse uma vez que a política é bem mais perigosa do que a guerra. Isso porque, na guerra, você só pode morrer uma vez. Creio que o genial estadista tinha razão.”

JÂNIO QUADROS NETO, economista e mestre em economia, é neto de Jânio Quadros (1917-1992), que renunciou à Presidência em 25 de agosto de 1961, e coautor do livro “Jânio Quadros: Memorial à História do Brasil”.

FONTE: Folha de São Paulo via, Democracia & Politica

26 Comentários

  1. Já havia lido no site do Dacio Malta… texto esclarecedor… levanta a poeira de um tempo muito parecido com o que vivemos agora… Janio quis brincar e acabou levando uma rasteira… que sirva de exemplo para os de agora… a atual, que tome ciencia da situação de fato e deixe de tentar nos transformar na ALbania dos tropicos… a sociedade não aceita experiencias mal sucedidas… abra o olho PT… tão se achando demais… se não andarem pianinho daqui pra frente, a cobra vai fumar… não esquecemos os casos de desvio de dinheiro do nosso bolso… parabéns Edilson, pelo nivel de postagens… por isso não deixo o Plano Brasil… defendo sua qualidade até debaixo d’água… saudações…

  2. A imprensa golpista derruba quem eles quiserem derrubar. Acontece com Dilma hoje, a mesma coisa que aconteceu com Janio Quadros no passado.

  3. Como já se especulava a muito tempo,a renúncia de Jânio Quadros foi uma tentativa de golpe perpetrada por ele, ou seja um tiro que saiu pela culatra!
    Se realmente Jânio tiver dito essas palavras ”Esperava um levantamento popular e que os militares e a elite não permitissem a posse do Jango, que era politicamente inaceitável para os setores mais influentes da nação na época.”
    Isso só vem mostrar a irresponsabilidade política desse homem,que tramou contra a Democracia e com seu ato irresponsável levou o BRASIL a ditadura militar !

  4. Para mim Janio foi o mais medriocre Governante em todas as esferas de Governo,Ninguém Governa sozinho,desde de um Cezar Romano,ao mais tirano dos Ditadores,talvez o único que tenha exercido um poder mais personalizado ao meu ver foi Stalin,tirando eles ninguém mais governou sozinho.

  5. Jânio Quadros sempre respondia que havia renunciado por causa das “FORÇAS OCULTAS” sobre as quais somente ele sabia. Por outro lado, diziam que as forças ocultas na verdade eram a “Praianinha e a Tatuzinho” duas pinga muito conhecidas na época.

  6. mano a unica coisa que janio fez de bom foi aquela frase que ele responde a um jornalista a pergunta porque ele bebia ele disse bebo porque é liquido se fosse solido comelo ia o resto não da nem pra comentar ,o pior é ver alguns comparando um governo de janio quadros com o governo do pt da dilma mil vezes melhor naquele tempo do janio até o maior mane daria um golpe no brasil pois seu governante se mostrara um fraco hoje é outra geraçao e quem vive do passado é museu

  7. Tremendamente inteligente, tremendamente irresponsável, como registrou o Barca.
    Além de errar politicamente, errou economicamente.
    Tentou segurar a taxa do dólar, quando renunciou, foi aquela comporta aberta. Tive professores na faculdade que ganharam muito dinheiro na época, nos relataram em sala-de-aula. Não se brinca com a lei da oferta e da procura.
    A anarquia resultante – politica e economica – levou aos idos de Março de 64.
    Povo burro, esqueceu logo, e o reelegeu prefeito de São Paulo.
    Povo burro tem o governante que merece.

  8. Por tudo que causou à nação, mesmo assim , que decanse em paz , se puder.
    O duro será descansar a consciência.
    Fez um belo papel para a UDN, e consequentemente o golpe de estado , que afundou o país.

  9. Janio não renunciou,foi uma farsa.Ele foi induzido por militares a esconder-se em uma unidade do Exercito no RS.Janio desceu de um avião nos campos do Uruguai proximo a fronteira no dia 2 de setembro.

  10. Os políticos deveriam passar por um exame psiquiátrico antes de assumirem o poder, e a cada 6 meses. Como isso não é feito em nenhum país do mundo, estamos vendo Kadafi, Hitler, Chavez, Janio, entre outros, fazerem inúmeras asneiras.

  11. Jânio era um títere maluco. Depois dele os piores foram Collor e FHC. Em qualquer ordem, afinal, ambos afundaram mais o Brasil.

  12. Jânio – como disse o Ilya Ehrenburg, maldita cachaça.
    Collor – por mais execrado seja, fez uma coisa que ninguém pode desfazer – abriu a economia brasileira para o mundo.
    Foi corrupto como a maioria, mas não compôs politicamente. Daí a cassação.
    FHC – político de esquerda, deu o golpe de misericórdia na inflação galopante do País. Tem o meu aplauso.
    Deu segurança institucional ao País.
    Itamar – o mais sério Presidente que tivemos, desde JK e Castelo Branco.

  13. Os lunáticos querem comparar Janio com Dilma, pobres mentes doentes, epocas diferentes, partidos diferentes, governos diferentes, hoje não caberia outro golpe, nem com o collor ousaram faze-lo novamente, esqueçem que o PT tem 85 % de aprovação popular e ainda os apoio da FIESP e dos banqueiros. Já que foram vencidos pelo voto querem outro golpe, coitados.

  14. Comparar Janio com Dilma? Coisa de lunático, mesmo. Pode-se comparar a Dilma com o Lula ou com o entreguista FHC, que diz ter controlado a inflação, coisa que foi feita no governo do Itamar. E também ,sabe-se lá como, aprovou a emenda da reeleição, dando insegurança institucional ao Brasil.
    E Collor… hahaha!

  15. Jába, por mais antipatia que tenhamos ao Collor, não se pode negar o mérito de ter aberto a economia do Brasil para o exterior.
    Quando ao golpe na inflação, você tem razão, foi no Governo Itamar, que deu condições ao Ministro da Fazenda FHC para o Plano Real.
    Não sei de nada que o FHC tenha entregue.
    Volta-e-meia, me aparece essa expressão “fulano é entreguista”, aplicada a pessoas que pensaram seriamente o País, como Roberto Campos e Fernando Henrique Cardoso.
    Gostaria realmente de saber o que entregaram e para quem.

  16. Eu sei o que eles entregaram… entregaram o pais as aves de rapina dos governos posteriores… o resultado são mensalões e roubalheiras todos os anos… o que será que se descobrirá para 2012?… mais um escandalo com certeza… agora, não vou ensinar historia politica a incompetentes… vão estudar..

  17. AJ de Janio nem perco tempo de falar um Zé Ruela rsrs mas o caçador de marajás foi um tremendo safado que fez o jogo das elites e forças ocultas e assaltou as economias do povo e não existe maior covardia do que esta.O maluco do Collor tinha uma particular e vasta biblioteca so de livros sobre populismo e populistas.E como bom ator de teatro suas milhares de horas de assiduas leituras populistas e gestos moralistas quando governador nos iludiu ate chegar a presidencia.O sussesso lhe subiu a cabeça e logo demonstrou desequilibrio alem de ter sido fantoche Yankee tentou articular na ONU ferramenta em que um governante eleito por voto popular não pudesse ser tirado do poder pela força ja visando perpetuação.FHC fez o jogo das elites e tambem dos Yankees.Quase deu mole nas 200 milhas nauticas e quase entregou Alcantara ao patrão Yankee e tudo isto sugestionado pela personalidade mais astuta de nossa vida publica O PEÇONHENTO ESPIÃO JOBIM.Quanto a Itamar a meu ver foi o melhor entre os 3 um cara com carater que não fedia e nem cheirava internamente mas que não deu mole para gringo.O MRE dele que não lembro o nome foi um dos melhores diplomatas que tivemos.Itamar chegou a gerar protesto da chancelaria Yankee na ONU que dizia que deveriamos investirmos mais em pesquisas do que ficarmos comprando armas.Tanto Itamar com depois FHC compraram muito armamento e tecnologias por baixo dos panos sem fazerem alardes e ficarem anunciando aos 4 ventos.Mas para mim D.Pedro II continua sendo o maior estadista que esta nação ja produziu.Homem de cater correto e progressista nacionalista.Acho dificil termos outro como ele e ate mesmo semelhante.Foi deposto porque perdeu o apoio da elite latifundiaria ao findar o trabalho escravo.

Comentários não permitidos.