Fique por dentro: O que vem por aí na Líbia?

Apesar de o governo de Muamar Khadafi ainda não ter sido derrubado, muitos já especulam sobre como seria o futuro da Líbia, caso os rebeldes consigam conquistar o resto do país.

Mohammed Abdul-Qader Ziyadah, jornalista da BBCMohammed Abdul-Qader Ziyadah é jornalista do Serviço Árabe da BBC

O jornalista do serviço árabe da BBC Mohammed Abdul-Qader Ziyadah explica neste vídeo quais seriam os principais desafios do Conselho Nacional de Transição (CNT), que está tentando derrubar Khadafi.

Ele fala sobre as principais lideranças e as dificuldades que um eventual governo do CNT teria no caso de uma vitória.

Fonte: BBC Brasil

Outro visão sobre o tema

16 Comentários

  1. É SÓ O PRINCIPIO DAS DORES
    .
    .
    Quando abaixar a poeira,só quero vê como as novas autoridades líbias irão fazer para convencer que a população armada devolva as armas.
    .
    A Alquaeda irá com toda certeza convencê-los a não entregá-las.
    .
    Provavelmente será um Afeganistão com a cara do Iraque.

  2. Lucena disse:
    24/08/2011 às 23:58
    VC FALO TUDO MEU CARO !!!!!!
    ———————————————————

  3. É fácil e simples:

    1) Não deve haver teocracia;
    2) Cada tribo envia seus representantes, mas que tenham nível universitário e sejam honestos;
    3) Monta-se o Parlamento;
    4) Escolhe-se o Primeiro-ministro.

    Eleições populares, não é uma boa, pois vai gerar o Populismo Corrupto e Partidos Políticos oligárquicos.

  4. “caso os “rebeldes” consigam conquistar o resto do país.”
    .
    É pela linguagem que se dá a manipulação….
    Corrigindo:
    “caso a “OTAN” consiga conquistar o resto do país….”
    ——————————————

    .
    Entrevistadora-
    Silvia Cattori:
    “Nas imagens difundidas pelas televisões vê-se que ao longo destes seis meses os “rebeldes” aparecem eufóricos atirando para o ar, não parecem profissionais…”
    .
    -Jornalista francês independente em Trípoli-
    Thierry Meyssan:
    .
    “Viu-se com efeito, bandos que se agitam e que não são formados militarmente. É pura encenação, não é realidade. A realidade é que todos os combates são travados pela NATO; e quando seu objectivo é atingido as tropas da NATO retiram-se. Então chegam pequenos grupos – vê-se de cada vez uma vintena de pessoas – mas na realidade nunca são vistos em ação. A ação é efetuada pelas forças da NATO.
    ,
    Foi assim que se passou sempre nas cidades que foram tomadas, perdidas, retomadas, reperdidas, etc… E cada ocasião são as forças da NATO que chegam em helicópteros Apaches e metralham todo o mundo. Ninguém pode resistir, no terreno, face a helicópteros Apaches que bombardeiam; é impossível. Portanto não são os rebeldes que fazem o trabalho militar, isso é anedota! É a NATO que faz tudo. Depois de eles se retirarem, então vêm “os rebeldes” fazer a figuração. É isso que você vê difundido nas cadeias de TV.”

  5. Tripoli, 24 de agosto de 2011
    .
    Dois meses após sua chegada a Tripoli, Thierry Meyssan (jornalista francês independente) comentou brevemente sobre a situação que ele está *prestes a deixar para trás:
    .
    ” O centro de Tripoli é ocupada pelo rebeldes. A população está enclausurada dentro de suas casas. Nenhuma alegria, o propósito é o terror. Há liberdade, apenas para a ocupação estrangeira…
    .
    *A sua evacuação por via marítima para Malta tem-se agendada para amanhã, sexta-feira, ao meio-dia.

  6. Concordo que não é uma boa a eleição popular dandolo, mas toda essa revolução foi motivada pela falta de voz que esse povo teve durante tantos anos, eles nunca aceitaria trocar seis por meia dúzia. eles querem votar, decidir em conjunto o futuro do pais.
    E quanto a corrupção, é cedo pra falar ne. Muitos ali tem idelologia, não colocaram suas vidas em risco nessa batalha para somente tomar o poder e desfrutar disso.
    PELO MENOS EE O Q EU ACHO

  7. Nações livres não temem seus cidadãos armados, apenas as ditaduras e regimes totalitários temem. Um cidadão livre e que pode se defender é um garantidor da democracia a de liberdade.
    Concordo com o Dandolo que um parlamento consegue refletir melhor uma sociedade multifacetada como a Libia, se o futuro regime tiver representantes de todas as tribos a revolta acaba.
    Já se o povo libio perceber que estão apenas querendo espoliar seu país a briga não acaba tão cedo…
    Uma duvida a França agora vende seu Rafale para a Líbia, ou vai começar vendendo Mirages F1 retrofitados?
    Abraços

  8. Joel, “Nações livres não temem seus cidadãos armados, apenas as ditaduras e regimes totalitários temem. Um cidadão livre e que pode se defender é um garantidor da democracia a de liberdade.”… concordo… isso é mais um dos motivos de eu afirmar que partimos para um estado totalitario a passos de centopeia… mas caminhamos… tiram o direito do cidadão se defender, seu direito de educar os filhos como achar conveniente, abrem as fronteiras para todo tipo de drogas e afins entrarem e distruirem a juventude… que mais posso dizer de um governo que só busca a destruição da familia (vide aborto, politica anti-anti-drogas, kits gays, politicas de DSTs e outros)… nesse ponto os islamicos não aceitam essa politica materialista marxista totalitarista de estado…

  9. Os olhos azuis não é retardado, é muito pior, parece querer tratar os outros como retardados, só que ninguem aqui é idiota.

  10. Somos todos míopes. O ser-humano pena para conhecer a sí mesmo! Quanto mais o que lhe cerca. O computador mais avançado do mundo pega fogo de tão quente só de calcular todas as variáveis acerca de alguma situação se não tiver sistema de refrigeração. todas as variáveis? O intangível mesmo é desconhecido muitas vezes além de determinante. Podemos achar certamente que a probabilidade de nossas idéias acontecerem são maiores que as dos demais. Pois precisamos ter certeza em teorias supostas para avançar intuitivamente. Intuitivamente! muitos clubes e orgãos científicos ingleses até reprovaram a idéia de carros vogarem no lugar de carroças. Submarinos não serem mais do que banheiras-túmulo de pessoas. Eu me incluo também nesta sociedade míope. Faz parte das “certezas” de cada um! Ao menos é no que acredito.

  11. @Dandolo
    Ora você critica as instituições por apenas permitirem fazer pesquisas, pessoas que tenham um diploma, e agora, tratando de política, impõe como condição para ser um representante TRIBAL apenas aqueles que tenham nível superior.
    Discorre sobre parlamento, base na qual a Inglaterra comanda seus desmandos, como sendo a melhor opção e logo em seguida fala mal das eleições populares, subjugando as vontades e interesses do povo perante sua infinita sabedoria, sem saber – ou talvez saiba – que esse sistema é mais suscetível a ser dominado por grupos políticos de interesses escusos.
    A sua raiva é não poder tornar-se aqueles que te oprimiram e forçaram a sua superior inteligência a chegar em lugar nenhum, sendo isso pra você prova (Te cuida Narciso!) da superioridade de seus idolatrados inimigos.
    Sendo mais direto, é pura hipocrisia de cunho demagógico, como os covardes costumam agir. Pena para você que suas idéias nunca acharam terreno fértil por aqui, assim como as do Jackson e de outros!

Comentários não permitidos.