Coreia do Norte fornece ao Irã software para desenvolver armas atômicas

DA EFE

A Coreia do Norte forneceu às autoridades do Irã um programa de computador necessário para o desenvolvimento de armas nucleares, revela nesta quarta-feira o jornal alemão “Süddeutsche Zeitung”.

Com base em informações procedentes de serviços secretos ocidentais, o jornal de Munique indica que o regime de Pyongyang entregou ao Ministério da Defesa em Teerã um software que permite simular fluxos de nêutrons.

Os cálculos que permitem desenvolver tal programa são indispensáveis para a construção de reatores nucleares, mas também para o desenvolvimento de ogivas atômicas.

O periódico destaca que o país asiático não só forneceu o programa ao Irã, mas facilitou o treinamento para seu uso com a ajuda de cientistas norte-coreanos.

Segundo o “Süddeutsche Zeitung”, uma delegação de cientistas norte-coreanos viajou a Teerã em fevereiro passado para treinar cerca de 20 técnicos do Ministério da Defesa em um curso de três meses realizado em uma base secreta da Guarda Revolucionária iraniana.

Fonte: Folha

35 Comentários

  1. Eita Korea do Norte é porreta, treina até da suporte para outros países, desenvolverem armas hum isso é perigoso é vantajoso é uma coisa que os EUA vém adiando o desenvolvimento de outros países porque só eles querem o monopolio é a soberania global perante o mundo é as outras nações, vinha impedindo que outros paises não desenvolveses esses artefatos, agora é cada um por si so quero ver oque nossos políticos farão agora todo mundo se armando é nós so olhando, José Alencar quem diria, quem detém essas armas não querem se desfazer delas usam elas como moeda de troca para intimidar outros países afim de terem seus interreses é hegenomicos perante os menos desenvolvidos é mantendo o controle sobre os que pretende telas chegou a hora de rasgamos essa constituição de merda é levarmos a devida situação ao povo pois o congresso so saber fazer uma coisa roubar o povo é desviar verba, não tão nem ae para o progreso e desenvolvimento desse pais. Gen: Heleno se candidata para Presidente Logo porque a coisa ta feia é a prova maior disso é que não temos caças já faz 15 anos vamos ser invadido logo, logo, é so olhar para nossos fronteiras o Brasil acordou tarde agora que fecha as portas vai gasta muito mais doque o governo pensa é se fica roubando não faremos nada. sem mais.

  2. Mais uma mentira inventada pelos EUA e seus vassalos !

    No caso aqui mencionado : A mídia corrupta alemã a serviço do Pentágono !

    Igual fizeram com as informações ULTRAS SECRETAS e CONFIABILÍSSIMAS dos serviços secretos dos EUA e aliados , usadas para invadirem o Iraque !

  3. Parece que a Falha de SP incita agressões contra a nação Persa… Mas, não vai ser nada fácil invadir aquele país. Se o desarmado Kadafi aguentou seis meses, imaginem Teerã??? E, uma chuva de fumo e fogo cairá sobre Jerusalém em resposta. Os sionistas pensam que os postes só existem para transmitir energia elétrica.

  4. o Irã que coloque as barbas de molho. Tão logo a OTAN assegure o seu estoque de petróleo com a Líbia. Aposto que a bola da vez será o Irã.
    Estamos vivendo o novo colonialismo, a desculpa de lutar pela democracia no mundo é muito mais bonitinha do que o interesse pelo Petroleo.
    E o Brasil que não acorde a tempo para defender o pre sal que vera toda a civilização cristã-ocidental invadir tudo por aqui em nome da proteção ecologica a sardinha que estava ameaçada de extinção pela mau uso da plataforma continental brasileira.
    e antes que qualquer maluco comece… Claro que não devemos nos aliar ao Irã! não temos nada em comum com eles. e se os outros não são nossos amigos esses que serão menos ainda.

  5. A proliferação de armas nucleares é, na pratica, uma imposição da extremamente agressiva agenda de guerras e conquistas do império, não é dada muita opção, ou armas nucleares ou submissão, ou caso não se submeta(sem nuke), destruição…

    .
    Parece que as “super elites ocidentais” tem “merda” (ambição e pretensão de poder absoluto) apodrecendo seus cérebros, porque quem se sente ameaçado vai buscar armas atômicas.
    ,
    Uma irresponsabilidade total, porque um conflito nuclear afetará a todos os habitantes do planeta, ricos e pobres….

  6. .
    .
    Manda um desse pra gente também!!!!
    .
    Estamos precisando pra ontem, pois temos que chegar a possuir armas nucleares senão estaremos condenados à escravidão eterna, um programa desses seria perfeito pra agilizar nosso programa nuclear!!
    .
    Valeu!!!

  7. “Com base em informações procedentes de serviços secretos ocidentais,” Ummmm…sei, sei…claro. Tão é desesperados para arrumar um motivo.
    >> Em tempo: A Coreia do Norte tem esses programas?? São baseados em Linux ou Windows?? ( se levar um papo legal eles vendem pra gente?? rsrs..)

  8. eu ja ouvi coisas ate piores e no fim era mentira!!!!
    ALGUÉM AI JA OUVIU FALAR EM UM CERTO PAIS DO GOLFO (Iraque) QUE SEGUNDO UM RELATÓRIO POSSUÍA ARMAS NUCLEARES QUE NINGUÉM NUNCA VIU!?!?!?!
    como diz a politica ocidental criada pelos eua “TDS SÃO INOCENTES ATÉ QUE SE PROVE O CONTRARIO”

  9. Essas noticias bem sem pe nem cabeca. “Programa usado para calcular o fluxo de neutrons”…putz, isso eh o basico do basico para quem quer construir um reator, num quer dizer nada. Nao adianta tb ter os programas e nao ter os computadores necessarios para rodar os casos. Mas o Ira pode se preparar. Se nao entrar no eixo, o eixo vai entrar neles. Mas a Siria vai antes.

  10. Infelizmente a imagem que o ocidente tem da CN é de que eles estão alinhados ao capeta contra o mundo de bem. Eu gostaria de saber até onde é verdade e até onde é informação plantada.

  11. Ler os vossos comentários, como europeu e português,é uma tristeza, é penoso ver tanta falta de informação e preconceito… falar em colonialismo, civilização cristã-ocidental, a NATO atacar o Brasil… não acham que estão deslocados no tempo? Vocês são o quê? Pensei que pertenciam à civilização cristã-ocidental!Sempre foram aliados dos USA e da Europa, pertencemos todos à mesma civilização!
    Ainda não percebi qual o fascínio com o mundo árabe/muçulmano ou com os chineses… deve ser pela democracia avançada, pelos direitos das mulheres, pela liberdade de expressão!Acho que deviam experimentar viver lá.O que faz falta ao mundo é bomba atómica iraniana! Tenham dó!
    A URSS já não existe, a Rússia também pertence à civilização Cristã-ocidental, a Guerra-Fria já acabou, graças a Deus (cristão)
    Abram os olhos, estudem!

  12. Essa comunidade é excelente…rsrsrsr acabaram de criar o PIG ALEMÃO… rrsrsrsrsrssr… quem será no mundo que fala somente a verdade? ja sei!!! o ANÃO do R7… não, não, um tal de Mauro mineiro… RSRSRSRSRSRS…

  13. É apenas impressão minha ou de fato está começando a recrudescer e se espalhar pelo nosso país, ainda que discretamente e nos bastidores, a necessidade de se repensar e alterar a Constituição de forma a possibilitar ao Brasil o desenvolvimento de armas nucleares? dominamos o ciclo completo de produção combustível nuclear, temos as maiores reservas de urânio do planeta, estamos às vias de instalarmos mais algumas usinas nucleares pelo país a fora, estamos construindo o nosso primeiro submarino atômico, logo em breve estaremos em condições de lançar mísseis de longo alcance da base de Alcântara-MA, o físico Dalton Girão Barroso já deu o seu recado e o cenário global atual e futuro próximo estão nebulosos, portanto me parece que o ambiente atual é favorável a uma nova discussão sobre o tema, com propósitos exclusivamente dissuasórios. Índia, Paquistão, Israel, Coréia do Norte e agora o Irã por que eles podem e nós não? sem falar nos todo poderosos.

  14. tiago videira disse: 24/08/2011 às 20:23… precisou vir um gajo cá abrir os olhos dos cegos e curar os mancos?… ora pois… falastes tudim tiago… direto ao ponto… ou foi aos olhos… SAUDAÇÕES…

  15. Alguem lembra daquela noticia de um jornal alemão sobre “mísseis balísticos” do Chavez e na verdade era um antena?

  16. Se verdadeiro, eles estão certos, errados estamos nós, q poderemos ser invadidos de uma hora p outra por ñ termos um VLS e bombas atÕômica, na moita , só p um pqno grupos de iluminados, assim como os judeuSS…Será q o N.Coreanos nos vendem alguns softwere tbm?Sds.

  17. O Brasil tem tudo pra criar uma bomba de fissão nuclear. Tem minérios, centrífugas, cálculos, teoria, toda infraestrutura. Não interessa se o presidente é de esquerda, centro ou direita, tem que autorizar o desenvolvimento da bomba atômica.
    Parece que esse assunto é tabu no Brasil, não importa o espectro ideológico: de um lado tem o pessoal alinhado com os interesses americanos, do outro um pacifismo infantil…

    Não precisa nem ter o mecanismo lançador, por enquanto… o temor que qualquer artefato atômico impõe é tamanho que qualquer agressor vai ficar com cautela. Ou vocês acham que os EUA não temem que os segredos atômicos do Paquistão caiam na mão de fanáticos?

    Dizem que o Paquistão ajudou a Coréia do Norte… agora a Coréia do Norte ajuda o Irã… não sei até que ponto isso é especulação, mas é possível.

  18. Minha gente acordem, esse programa de computador, é usado para construir usinas nuclerares, nada haver com bomba atômica, o fato que o ciclo do atómo quando dominado vai dar no mesmo lugar, ou seja, pode servir para energia, e também para armas,leiam a respeito e digam se este pobre mortal esta errado.

  19. Srs, lendo aí acima uma recomendação, permito-me reproduzi-la, e inclusive, reforça-la:
    Estudem…
    Estudem a maravilhosa relação ocidental-cristã dos países europeus com outros povos do mundo…
    Como exemplo, iniciem estudando a Europa medieval, e sua ação ‘libertadora’ pelas cruzadas. Um notável exemplo de sentimentos nobres, pacíficos…
    Depois estudem, a expansão colonialista, com o tratamento magnifico dado aos povos de África, Ásia e América central e do sul…
    Estudem as relações entre eles mesmos, povos europeus , os ‘ocidentais-cristãos’, que notabilizaram-se pelo binômio saque-sangue em tais relações.
    Estudem a multiplicidade de guerras, de roubos até patrocinados oficialmente, ou a ação inglesa contra espanhóis pode ser caracterizada de outra forma?
    Estudem o colonialismo praticado na África, suas guerras até mesmo adentrando o século XX, o apartheid, as nações africanas surgidas artificialmente misturando povos inimigos.
    Estudem o século XX, com duas guerras mundiais, ambas surgidas e ocorrendo em solo ‘ocidental-cristão’ da Europa.
    Estudem as ‘democracias’ apoiadas por estes povos ‘cristãos’, como a do Chile, Argentina, e outras da América central, sem falar da nossa própria, todas firmemente ancoradas nos ‘valores ocidentais-cristãos’…
    Por fim, estudem o pensamento hegemonista da ‘América’ européia, principalmente representada pelos EUA, e seus valores ‘ocidentais-cristãos’ quanto ao que reservam para os povos não eurasianos…
    Estudem, com afinco…
    Eu pelo menos cheguei a conclusão que, se existe povo sanguinário e perigoso para um país que já foi colônia, é a Europa-EUA.
    Por isso, apesar de nada ter em comum com os persas, entendo a ânsia com que procuram a arma nuclear.
    Pena que alguns ‘valorosos’ representantes do pensamento ‘ocidental-cristão europeu’ no Brasil nos legaram o ‘status’ de desarmados nuclearmente.
    Esse ‘ocidente-cristão’ nada têm a ver com os ensinamentos de Cristo.
    Nem prega a liberdade, paz e prosperidade para o mundo. Talvez para seus povos, ou parte dele, mas o resto que se dane…

  20. Não dá para acreditar na imprensa mesmo não. Tem que “ver” mas sempre de um olho fechado.
    O povo iraniano está vendo os frangotes cantarem de galo. Nada mais justo do que se armarem e terem energia independente.
    O brasil deveria apoiar o irã para entrar no brics invés de ser uma cópia mal-feita do g8.

  21. Thiago videira, meu caro gajo.
    Percebe-se de cara que voce vive em portugal.
    Voce não deve ter crescido aqui no brasil. Não deve ter visto os varios momentos de nossa historia em que fomos colocados a mercê das grandes potencias.
    Não deve ter acompanhado a instalação de um regime ditatorial, motivado pelo ˜complexo direitista”, implantado pelos EUA no exercito brasileiro, de que os comunistas queriam dominar o mundo. Você não deve ter conhecimento dos diversos emabrgos a mercadorias e subsidios internos que americanos os americanos adotam, fazendo o brasil atolar no desenvolvimento de suas exportações.
    Você não deve ter acompanhado os diversos embargos que o brasil sofreu ao tentar exportar produtos nacionais mas com tecnologia americana.
    Aí você vem com esse papo de que sempre fomos aliados?
    E ainda por cima vem com essa historia de cristão-ocidental? Eu acho que é você que está atrasado, com essa visão cruzadista.
    O Brasil é um estado LAICO, INDEPENDENTE, que não levanta e nem deve levantar a bandeira dos Estados Cristão Ocidentais.
    .
    Visãozinha mais retrógrada, atrasada e discriminatorioa a sua meu colega.
    O pior é um solitário ultra-direitista, como Blue Eyes assinar embaixo essa besteira q voce disse meu caro Portugues.
    Estude a historia do brasil um pouco mais, para julgar um assunto tao delicado desse.

  22. Ja te respondi em outro post gustavo… mas se gostas de recalcitrar contra o aguilhão (traduzindo para vc: dar murro em ponta de faca), vou lhe explicar novamente… se unanimidade fosse sinal de inteligencia, caro desprovido, o mundo não tinha problemas… vcs teriam resolvido tudo… oxala o tivessem… não estaria aqui tentando lhe dar aquilo que não tens capacidade de receber… mas é minha alma bondosa… sempre me atirando aos desvalidos… deve ser promessa de minha avó para São Francisco de Assis… cuidar dos pobres e despreparados… saudações…

  23. Carlos Argus disse:
    24/08/2011 às 22:37
    Se verdadeiro, eles estão certos, errados estamos nós, q poderemos ser invadidos de uma hora p outra por ñ termos um VLS e bombas atÕômica, na moita , só p um pqno grupos de iluminados, assim como os judeuSS…Será q o N.Coreanos nos vendem alguns softwere tbm?Sds.

    ———————————————————-
    O Senhor está a dizer que se invadissem o Brasil era a favor de mandarem umas quantas bombas atómicas no pais invasor?

  24. hahahahaha, desculpa lhe citar colega, nao queria ofender.
    Acontece que as pessoas que frequentam o forum tem algo em comum, buscam um enfoque da noticia e uma discução, que geralmente as grandes midias não nos dão.
    Se você, mesmo em desacordo com varias pessoas daqui do forum (muitas delas tenho certeza que são extremamente informadas sobre os assuntos abordados e altamente capazes de darem posicionamentos embasados).
    A contra-resposta voce não me deu (o argumento para defender a ideia criticada por mim).
    Não possui palavras para contra-argumentar, ou seu post foi exclusivamente para explicitar o fato de que o senhor é uma pessoa altamente instruída, e que está a um degrau a mais em relação ao intelecto da maioria de nós?
    Não falei nenhuma mentira, pelo contrário, apenas citei fatos que vão de encontro a afirmação de nosso colega portuga. Ja imaginei que alguem iria discordar, mas tambem imaginei que esse discordante colocaria na mesa seus argumentos, diante dos fatos. Mas parece que esses fatos são inquestionaveis mesmo colega, se não forem, gostaria de ouvir o outro lado da moeda, mas COM ARGUMENTOS.
    obrigado

  25. Então vamos lá… o jornal alemão “Süddeutsche Zeitung” foi fundado em 1945, logo não pode ser considerado um “jornaleco”… pelo fato dessa noticia tem sido vinculada pela Folha não desmerece a noticia (para alguns que creem no PIG não adianta falar) pois, o R7 também postou a mesma chamada… qnto ao fato da noticia ter sido levantada por agencias de inteligencia ocidentais, nada mais natural… ganham para isso… particularmente não acredito na capacidade tecnica norte-coreana, mas, ainda que seja fato, somente os softwares não seriam suficientes… qnto ao fato do Irã buscar poder dissuasorio, não há outro caminho para eles… acho que somente o poder atomico não vai ser suficiente para, caso a OTAN/EUA quererem invadi-los, barrar essa pretensão… estamos em uma guerra mundial, somente com uma tatica diferente de ação… nós não temos a bemba não porque não podemos ou queremos, mas porque não adiantaria muita coisa… precisamos sim, de uma industria belica produtiva e desenvolvida… em suma, desenvolvimento de tecnologia… para isso precisamos investir em educação, coisa que os governos nacionais não querem… os motivos vc deve saber… povo instruido não se domina tão facil…
    qnto ao seu discurso contra os fatos narrados pelo portugues, não te culpo… quem foi educado nesse pais nos ultimos 40 anos, não tem como não ter uma “visão esqauerdista”… esse engodo está enraizado até os fios de cabelos no brasileiro medio… deslocaram-nos no espaço tempo e perdemos nossas raizes educacionais libertadoras… o que atualmente nos oferecem é uma mistura de ufanismo amador com revisionismo socialista com fins totalitaristas… não tome como ofensa o que vou falar: mas precisas buscar, mesmo a contra-gosto, uma visão mais esclarecedora sobre os fatos da nossa historia e não comprar pronto visões pre-concebidas por pseudos-intelectuais nacionais… intelectuais nacionais são somente os anteriores a metade do seculo passado… vinham de escolas tradicionalmente requintadas, educados por mestres que realmente queriam liberta-los… fuja de novas formulas para resolver problemas humanos que se arrastam a seculos… a unica ferramenta que liberta realmente o homem é o conhecimento… qnto a minha postura perante o blog, caro amigo, tenho razões que não me convem explicar agora… busque por si mesmo que acharas… saudações…

  26. Voltando a essa notícia, não desacredito, mas acho que existe desinformação, ou pelo menos se tenta isso…Tenho pouco de conhecimento na área, mas o suficiente para saber que essa ‘tecnologia’ nuclear é quase toda dual…
    E quem se preocupa com armas nucleares afinal, sendo que tantas existem ainda ? Para que a França, por exemplo, precisa de mísseis termonucleares? Ou a Inglaterra ?
    Não acho bom que armas nucleares sejam indiscriminadamente disseminadas, mas quem julga quem nesse quesito?
    Nações que se arvoram o título de ‘responsáveis’ e são justamente as maiores promotoras de guerras no planeta?
    Se essas traquitanas são assim tão terríveis, que sejam todas (sem exceção nenhuma) desmontadas…Para os EUA seria paradisíaco, pois em armamento convencional nenhuma nação do planeta lhe faz frente…
    Quanto o Irã, não vejo outra saída para os persas senão se armarem até os dentes, isso se quiserem ser independentes e soberanos. Estão no caminho da disputa Europa-Ásia, sem contar seus ‘desejáveis’ recursos naturais…
    Quanto a nós, bom sou nacionalista, embora pacifista…
    Se vis pacem, parabellum…

  27. Quem pode culpar o Irã??
    Eles olham para um lado veem o Afeganistão (invadido/atacado),
    olham pra outro lado veem o Iraque (invadido/atacado)… o/
    Tem mais é de fazer mesmo e deixar Israel em xeque.. ^^”
    Mesmo porque mesmo que o Irã use armas nucleares contra Israel vão perder… e feio…

  28. Meus olhos são castanhos e tenho o mapa do Brasil cravado no meu coração. E meu sangue… é VERMELHO.

Comentários não permitidos.