Atualizado: T-50 aborta Decolagem após falha do motor

A MAKS Rússia 2011 encerrou um embaraço para a Sukhoi, o piloto de seu segundo protótipo PAK-FA/T-50 foi forçado a abortar uma corrida de descolagem após duas rajadas de chamas irromperem do motor do protótipo do caça de quinta geração.


O incidente aconteceu diante de cerca de 200.000 visitantes, que tinham se reunido na base aérea em Ramenskoye perto de Moscou em 21 de Agosto.

Também conhecidocomo T-50-2, ou Side 52, o avião foi forçado a parar a partir de uma velocidade de cerca de 100 kmh, no comando estava o experiente piloto de testes da Sukhoi Sergei Bogdan que foi forçado a acionar os freios de roda e também o pára-quedas de freio.

A Sukhoi informou que a aeronave sofreu uma avaria técnica, mas sem nenhum dano e que seu piloto agiu “de acordo com os procedimentos”.

A empresa atribuiu posteriormente o problema a um “sistema de abastecimento de combustível com defeito” e ao sistema de NPO Saturn 117 mais especificamente ao FADEC do motor (full-Authority Digital Engine Control).

A decepção do público foi maior pois as autoridades haviam prometido que mesmo com problemas o T 50-2 iria voar, o que de fato não acabou acontecendo, pois a aeronave foi enviada para a manutenção.

Apesar da decepção com o T 50-2, o voo do T 50 foi registrado por inúmeras câmeras de todo o mundo que puderam conferir nodia de apresentação ao público o protótipo do PAK FA demonstrando ao público em manobras suaves, o balé aéreo que abriu a MAKS 2011.  A

Fonte: Flightglobal

http://www.patricksaviation.com/photos/ricardo.ricjam/40897/

31 Comentários

  1. Isso acontece nas melhores famílias!Apesar do pequeno revés,o projeto está indo muito bem obrigado.Dos males o menor,foi melhor ter acontecido na corrida inicial,do que em pleno vôo.

  2. David Queiroz isso é algo normal até porque eles tiveram a coragem de mostrar o caça numa feira algo que por si só já é prova da maturidade do projeto,eu por exemplo admiro o F-22,e a maioria deles estão parados para revisão e nem por isso o caça é uma porcaria,poderiam aparecer tb os ufanistas que dizem que tudo americano é melhor,problemas acontecem,acontece com o F-22,com o SUKKOI T50,mas pelo menos ele aparece voa,não é ?.

  3. Nada e perfeito ele e protótipo já estava achando estranho eles ter colocado ele tão cedo pra voar.
    Pior os Americanos que gastarão mais com seu F35 kkkkkkkkkk

  4. Acontece ao melhor dos caças, seja qual for a sua origem… e não aquilo que muitas mentes atordoadas pensam que os problemas só acontecem a outros.
    Tenho a certeza que será o mal menor e o T50 continuará o seu desenvolvimento.
    Estou algumas duvidas em relação a turbina definitiva para o T50, qual é o seu estágio de desenvolvimento, pouco ou nada se sabe.
    Com certeza essa nova turbina irá trazer alguns reveses ao programa, acho normal que tal aconteça se for totalmente nova.

  5. Diferente dos EUA, China e Rússia não divulgam os incidentes,,, mesmo assim eles devem estar sofrendo tanto quantos os EUA com seus F-35…
    .
    Desenvolver é isso ai,,, por causa desses defeitos repentinos que as aeronaves demoram tanto para entrarem em operação…

  6. Tem coisa errada! Umas fontes dizem que o caça chegou a alçar voo, outras dizem que ele não alçou voo. E por favor, está na hora de vocês desenvolverem um senso critico maior dos assuntos aqui apresentados. O “Informante” foi muito feliz ao comentar o incidente: “Antes de finalizar esse post eu gostaria de dizer que os protótipos do PAK-FA T-50 realizam seus testes de vôo com os motores NPO Saturn AL-41F1A. Esses motores não serão os motores regulamentares do caça russa de quinta geração.” (http://codinomeinformante.blogspot.com/2011/08/caca-russo-de-quinta-geracao-apresenta.html)

    O projeto não sofreu nenhum revés. E por e-mail o Informante me disse que a Rússia pagou o preço do exibicionismo. Segundo o mesmo, a Rússia poderia ter apresentado o T-50 somente uma vez durante MAKS-2011, uma vez que o caça ainda passa por testes. Segundo ele, o Raptor precisa de quase 50 horas de manutenção para cada hora de voo. Podemos adiantar que o PAK-FA não estava em dia com a manutenção em face das exibições de voo.

  7. Vou falar como falam os EUA,quando caem seus aviões em situação de conflito!
    FOI APENAS UMA FALHA MECÂNICA !

  8. Olhem esse motor nem é o motor final do t-50,ele ainda está na fase de testes de avionica manobrabilidade,eletronica embarcada,e vejo o caça num promissor promissor.Esse caça está previsto para custar 90 milhoes de dolares,se custar isso e tendo as caractersiticas do f-22,esse caça vai ser o pesadelo dos E.U.A,vai ser um F-22 povão.

  9. As vezes os Russos colocam a carruagem antes dos cavalos. Esse tipo de “hot shot” ja fez cair varios avioes Russos em demonstracao. Deveriam ter mais cuidado.
    No mais isso e normal. E esse nao sera o motor desse aviao.

  10. O PAK FA ainda é um demonstrador, e incidentes do tipo podem acontecer. E ainda bem que ouve tempo para abortar, se não agora talvez os russos estivessem lamentando a perda de um protótipo.

    []’s

  11. Acho que os russos se empolgaram,com o sucesso inicial do primeiro protótipo e decidiram brincar com o segundo,se tivesse ficado só com o primeiro teria deixado um boa impressão.Mas como já foi dito isso não vai manchar a imagem do projeto que promete ser o melhor caça para os próximos 25 anos.Não tenho dúvida que um novo projeto de um caça americano já esta sendo idealizado e quando vier será melhor que o Pak-fa e é assim que a roda gira.

  12. De duas uma: ou ele ingeriu um objeto que danificou a turbina, ou esse protótipo está usando um modelo novo, derivado da AL-31. Esse motor já tem 30 anos de desenvolvimento e é comprovadamente confiável. Se for um modelo novo de motor, é razoável esperar falhas como essa. O P&W F100 que o diga.

    Leia mais (Read More): T-50 aborta decolagem após falha no motor | Poder Aéreo – Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

  13. VCS SABIAM – A Rússia, EUA e China os únicos que Produzirão Caças na Próxima Década
    Para a imprensa russa só três países produzirão caças na próxima década: Rússia, EUA e China.,

    O rebuliço provocado pelo protótipo do caça russo de quinta geração T-50, apresentado pela primeira vez ao público durante o MAKS-2011, no Salão Aeroespacial Internacional de Moscou, em Zhukovski, é perfeitamente natural”, comenta no site Vedomosti.ru o jornalista especializado russo Aleksey Nikolskiy. E para provar a verdade dessa afirmação, diz ele, “basta consultar os programas de desenvolvimento de caças dos nossos vizinhos europeus”.

    “Todos os caças modernos de quarta geração – o Eurofighter Typhoon da EADS, o francês Rafale e o sueco Gripen – começaram a ser desenvolvidos ainda na década de 80″, continua Aleksey Nikolskiy. Esses aviões eram a resposta aos novos caças produzidos pela União Soviética naquela época. “Ainda assim, o Typhoon e o Rafale só agora atingiram um nível relativo de competitividade para entrar em ação, ou seja, mais de 20 anos depois do início do seu desenvolvimento.” Além disso, comenta o jornalista, todos os produtores europeus anunciam que essa é a última e conclusiva geração de aviões de combate, pois daqui para frente as aeronaves serão automáticas e não tripuláveis. “Pode ser que eles estejam certos, e pode ser que não”, discute Nikolskiy.

    E prossegue o jornalista: “Apesar de todos os progressos, ainda não existe no mundo uma aeronave não tripulada com as mesmas características e possibilidades de um caça comum. E não se sabe quando uma nave assim surgirá.”

    “Isso tudo pode provocar uma situação desconfortável”, adverte Aleksey Nikolskiy. “As empresas europeias garantirão as peças de reposição para as próprias forças aéreas, para manutenção dos caças em atividade (as entregas dessas máquinas para as forças europeias terminarão no final desta década). Os importadores, entretanto, ficarão totalmente dependentes de um produtor pouco interessado na manutenção do seu produto. Por outro lado, o fato de os europeus não terem um caça para substituir o Rafale e o Eurofighter Typhoon é um grande risco tanto para os importadores quanto para os próprios europeus, no caso de o conceito de aviação militar não tripulada falhar.”

    A indústria aeronáutica militar da Rússia, entretanto, não apresentará esse problema, embora o motor da segunda etapa do desenvolvimento do T-50 ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento e falte grande parte dos equipamentos de bordo. “Além disso”, discute Nikolskiy, “os sistemas de navegação e o armamento também somente estão engatinhando.” Mas isso tudo é positivo, garante ele, “pois significa que a Rússia desenvolverá o trabalho intenso de uma década, ou até mais, no sentido de produzir uma máquina fundamentalmente nova, ao contrário da Europa”.

    Por isso, conclui o jornalista do site Vedomosti.ru, “é possível que no início da década de 20 do século XXI somente três países no mundo produzam novos caças – os EUA, a China e a Rússia

  14. Ha um ditado que diz: macaco quando nao alcança a banana,diz que ela esta podre.Acredito que apenas passam por estes problemas aqueles que se propoem a enfrenta-los,ficar tirando sarrinhos de russos ,chineses,franceses e de AMERICANOS e´para nos brasileiros no minimo uma incoerencia, ha cabecinhas que se divertem criticando dificuldades temporarias de mentes superiores,isto me faz lembrar a entrevista que o aspirador Diego maradonna ,consedeu a uma tv argentina,nesta entrevista ele narrava como ocorreu o epsodio aonde o mesmo ofereceu agua com sonifero para jogadores brasileiros em 1990,na realidade quem foi humilhado na entrevista foram os platinos,entao devemos ter bom censo ao criticar aqueles que podem nos ensinar muito e,sao referencias mundiais.Torço para que o T-50 de cero e que suas maquetes 1/72 entrem logo em vendas!

  15. Pior situação estão os f 22 ianks no chão por causa de um montes de bug’s, e esse motor ainda é o experimental do T50, e em materia de caças, ainda os Rússo os melhores. Sds.

  16. Juro que não tive nada a ver com isso.
    Quando comentei sobre a possibilidade do caça cair na cabeça de alguns “enviados especiais” foi apenas para descontrair.
    Rsrsss…



  17. ja ja começam as teorias de conspiração…tipo a CIA e os AMARELOS ..são culpados… de cada 10 expectadores 3 eram espiões… explodiram a torre do foguete…sic..os motores via iphone…rsrsrsrsrs

  18. Perfeito o comentário, se ao menos tivéssemos capacidade de fazer algo que desse errado como o F 35 o Rafale, o PAK FA, ao menos algo pra tacar pedra, estaríamos felizes.
    Mas acho que é por ai mesmo, como não fazemos preferimos depreciar os demais. isto é algo cultural e não vai mudar tão cedo se não houver um choque cultural.
    sds
    E.M.Pinto

  19. Não adianta, você se incriminou antes de alguém acusar rsrsrsr.
    mas bem que você avisou que poderia dar chabú. e deu.
    O problema em si não foi grave, algo normal no meu entender, mas poderia ter comprometido a aeronave e o pior os enviados e espectadores.
    felizmente não aconteceu anda de grave e os nossos “enviados” acabam de mandar as fotos do evento.
    Tem muita coisa pra mostrar que não é só de aviação, mas em breve estarei disponibilizando.
    Sds
    E.M.Pinto

Comentários não permitidos.