Rússia, Estados Unidos e China serão únicos fabricantes de caças na próxima década

Sugestão: Gérsio Mutti

Rússia, Estados Unidos e China serão únicos fabricantes de caças na próxima década

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/02/Logo-Diario-da-Russia-original-grande.jpg“O rebuliço provocado pelo protótipo do caça russo de quinta geração T-50, apresentado pela primeira vez ao público durante o MAKS-2011, no Salão Aeroespacial Internacional de Moscou, em Zhukovski, é perfeitamente natural”, comenta no site Vedomosti.ru o jornalista especializado russo Aleksey Nikolskiy. E para provar a verdade dessa afirmação, diz ele, “basta consultar os programas de desenvolvimento de caças dos nossos vizinhos europeus”.

“Todos os caças modernos de quarta geração – o Eurofighter Typhoon da EADS, o francês Rafale e o sueco Gripen – começaram a ser desenvolvidos ainda na década de 80”, continua Aleksey Nikolskiy. Esses aviões eram a resposta aos novos caças produzidos pela União Soviética naquela época. “Ainda assim, o Typhoon e o Rafale só agora atingiram um nível relativo de competitividade para entrar em ação, ou seja, mais de 20 anos depois do início do seu desenvolvimento.” Além disso, comenta o jornalista, todos os produtores europeus anunciam que essa é a última e conclusiva geração de aviões de combate, pois daqui para frente as aeronaves serão automáticas e não tripuláveis. “Pode ser que eles estejam certos, e pode ser que não”, discute Nikolskiy.

E prossegue o jornalista: “Apesar de todos os progressos, ainda não existe no mundo uma aeronave não tripulada com as mesmas características e possibilidades de um caça comum. E não se sabe quando uma nave assim surgirá.”

“Isso tudo pode provocar uma situação desconfortável”, adverte Aleksey Nikolskiy. “As empresas europeias garantirão as peças de reposição para as próprias forças aéreas, para manutenção dos caças em atividade (as entregas dessas máquinas para as forças europeias terminarão no final desta década). Os importadores, entretanto, ficarão totalmente dependentes de um produtor pouco interessado na manutenção do seu produto. Por outro lado, o fato de os europeus não terem um caça para substituir o Rafale e o Eurofighter Typhoon é um grande risco tanto para os importadores quanto para os próprios europeus, no caso de o conceito de aviação militar não tripulada falhar.”

A indústria aeronáutica militar da Rússia, entretanto, não apresentará esse problema, embora o motor da segunda etapa do desenvolvimento do T-50 ainda esteja em fase inicial de desenvolvimento e falte grande parte dos equipamentos de bordo. “Além disso”, discute Nikolskiy, “os sistemas de navegação e o armamento também somente estão engatinhando.” Mas isso tudo é positivo, garante ele, “pois significa que a Rússia desenvolverá o trabalho intenso de uma década, ou até mais, no sentido de produzir uma máquina fundamentalmente nova, ao contrário da Europa”.

Por isso, conclui o jornalista do site Vedomosti.ru, “é possível que no início da década de 20 do século XXI somente três países no mundo produzam novos caças – os EUA, a China e a Rússia”.

49 Comentários

  1. otimo comentario. creio q tirando a parcialidade, ele foi perfeito. tbm concordo, se os europeus persistirem no seu NEURON esqucendo de uma completa MLU para seus caças, ou focando em um unico caça stealth, dada a crise, a coisa por la nao deve muito ir pra frente. abraços.

  2. Quem é ele pai dino, parente da mãe diná? Advinho?
    O ser humano pode te surpreender,independe de onde nasceu.
    E apesar de importante caças é apenas uma peça da engrenagem conflito.
    No final dele tem que ocupar território, rua por rua, casa por casa, beco por beco.

  3. Apostar todas as fichas nos não tripulados pode ser um erro mesmo. Os estudos apontam para o cenário mais provável onde caças tripulados se tornem “gerentes” de esquadrões mistos (UCAVs e Caças Tripulados de 6ª geração). E no mais, a Europa lentamente está perdendo sua expertise, ou ficando para trás, enquanto que Russia e China procuram acompanhar os desenvolvimentos dos americanos. E existem páises que aspiram buscar um cenário de destaque no século XXI em matéria de caças: Turquia, Índia, Coréia do Sul e Japão.

    []’s

  4. Estudos americanos já diziam que o F-22 já seria o último caça pilotado por humanos.Eu acho que ainda estamos um pouco longe disto.Mas acho que os próximos caças serão pilotados remotamente,melhorando e muito a agilidade dos mesmos,porque o ser humano é o único limitador no aumento da carga G dos aviões de combate.
    Quem é da geração video game sabe que a inteligêcia artificial é muito limitada e sujeito a bugs.Lá no céu o computador não terá a vantagem de inimigos infinitos e nem armamento infinito.
    Todos sabemos quando um jogador descobre o ponto fraco de um jogo ele se torna tão fácil que se torna entediante.Já a inteligência artificial do computador evolui mais lentamente.
    Se Dilma queria um desculpa para jogar uma pá de cal no Fx2 já conseguiu.Bom o único que teria um sobre vida é o Gripen,já que ainda não existe,porque o resto já é obsoleto.

  5. Novo Brasuk,
    Por que a única plataforma de armas a depender da manobrabilidade para combater e sobreviver deve ser o caça?
    Submarinos, navios, veículos de combate, helicópteros, etc, se valem de outros atributos para combater e sobreviver e não me consta que estejam em extinção.
    O que quero dizer é que não creio que a manobrabilidade continuará a ser primordial nos caças e que mesmo os caças não tripulados de 6ª geração não utilizarão a supermanobrabilidade, mesmo porque, por mais que a tecnologia avance, sempre será possível a um míssil ser mais manobrável que um caça, e ele, o caça, sempre estará um passo atrás nesse quesito.
    Hoje, mísseis supermanobráveis conseguem “puxar” 50, 70 , até100 g, enquanto um caça está limitado a 9 g pela fisiologia humana.
    À grosso modo, para um caça poder escapar manobrando de um míssil com fator de carga de 50 g ele teria que implementar um fator de carga convencionalmente de 1/3. Com isso ele conseguiria fazer curvas mais fechadas em menos tempo graças a sua carga alar e seu maior arrasto.
    Claro que só um caça não tripulado teria essa capacidade, já que 15 g pode matar um ser humano.
    Por outro lado, a própria estrutura de um caça moderno não foi feita para resistir a muito mais que os 9 g da capacidade humana.
    Não haveria lógica em ter um caça desenvolvida para resistir a muito mais que o seu tripulante.
    Ou seja, mesmo não tripulado, caças de 6ªG terão que ser estruturalmente mais resistentes para suportar os “gs” necessários, com implicações de peso, performance e custo.
    Por outro lado os mísseis que hoje atingem até 100 g podem no futuro dobrar ou triplicar essa capacidade. E aí? Os caças terão que suportar 80, 100 g?
    Ainda há o problema das “armas de energia direta”, que estarão operacionais em poucos anos e mais poderosas dentro de 15 ou 20 anos. Tais armas funcionam à velocidade da luz, e não há como fugir delas manobrando.
    Acho que caças não tripulados no futuro deverão evitar ser detectados, levando a tecnologia stealth a níveis inusitados.
    Também acho que as defesas deverão ser eletrônicas, tanto ativas quanto passivas, incluindo a interceptação de mísseis com outros mísseis ou com suas próprias armas de energia dirigida.
    A manobrabilidade ficará apenas na lembrança de uma época romântica da aviação de caça, que será dominada por máquinas com reação tão rápida que a manobra física não terá lugar.
    Um abraço.

  6. Pra não ter de escrever tudo novamente ,eu vou postar aqui um comentário que eu fiz no Cavok:
    E bota mentira nesse trololo da vida!!!!!!!!!!!!!A Boeing já apresentou um conceito de 6ª geração TRIPULADO colocando por aguá abaixo essa conversa fiada de caça não tripulado,quanto a fabricação e só dar uma olhada na Coreia do sul(KF-X),Turquia(TF-X), Suécia(Gripen NG e FS2020/25), Índia (Tejas e AMCA)e Europa(Eurofighter 2020).

  7. “Rússia, Estados Unidos e China serão únicos fabricantes de caças na próxima década”
    discordo, a europa nao vai ficar atras nao , ja devem ter começado a dar seus “pulos”.

  8. Também acho errado afirmar que ninguem mais vai fabricar caças…
    embora ele temha razão quanto ao desenjovimento “atrazado” dos outros países em ralação aos EUA e Rússia.
    Chima esta caminhando a passos largos,,, Mas ainda muito atraz dos dois,,,

  9. O tema é importante e a abordagem também, porém devo lembrar que em 1992 o conhecido departamento da bola de cristal do pentágono fez um destes catastróficos relatórios prevendo que 10 anos mais tarde (2002) empresas como a Sukhoi e RAC MIG deixariam de existir por falta de encomendas de aeronaves, o mesmo relatório previa o encerramnento do programa eurofighter e dificuldades no rafale.
    Apresentando um sucesso estrondoso do programa F 22 e do então JSF quando tinha ainda outro nome.
    pela descrição erraram feio, mas isto é normal, estas previsões vira e mexe saem fora da curva, basta ver que por previsão o SU 35 não estaria voando, a china não teria seu demonstrador J 20 antes de 2020, o PAK FA não existiria (culpa do secretismo dos russos) e assim por diante.
    este relatório russo é apenas mas uma previsão de bola de cristal, o tempo dirá se deve ser considerado ou não.
    sds
    E.M.Pinto

  10. O autor desse artigo falou bobagem.
    Os caças russos, americanos e chineses estão obsoletos. Além disso, japoneses, alemães, franceses e ingleses não vão ficar de braços cruzados.

  11. Bosco citei o exemplos dos caças porque a tecnologia já está disponível,hoje um piloto sentado numa sala de uma base da USAF nos EUA controla Uav no paquistão.A tecnologia já está aí,já controlar um destroier ou um porta-aviões é mais comlexo do que contolar um caça.
    Disse que não acreditava que os novos caças iriam ser totalmente autônomos com IA(inteligênci artificial)acho que estamos longe disto.Mas acho um passo natural uma nova geração de caças seja controladas remotamente tal qual um predador é operado hoje.
    Bom quanto a agilidade acho que ainda se faz necessário numa arena ar-ar os russos acharam uma solução criativa colocando um segundo radar no radome da cauda da família Flanker este radar teria ,se não me engano,o alcance de 120km,que seria o suficiente para o piloto tomar alguma medida.E ainda há estudos deste radar ser capaz de disparar um míssil para traz,talvez para auto-defesa ou ataque.
    Só pra botar lenha na fogueira me lembro quando a McDonell & Douglas lançou o F-4 o conceito era de carregar um pesado armamento do mais sofisticado do inventário da USAF,ou seja o caça carrega uma enorme quantidade de mísseis em detrimento de sua manobrabilidade.Mas quando chegou a guerra do veitnã o mesmo F-4 tomou um suador tão grande dos mig 15 e mig 17 que levou a M&D a rever o seu conceito,bom depois eles fizeram o F-15 esse sim uma legítima ave de rapina.
    Claro que naquela época a tecnologia de mísseis estava apenas dando os primeiros passos,hoje já alcançou o estado da arte com mísseis all aspects torna a vida de qualquer caça um inferno.
    Já as novas armas que vc citou, até atingirem estado da arte levará mais 15 a 20 anos,assim tal qual a dos mísseis.
    Pessoalmente acho que sempre haverá espaço para uma aeronave mais manobrável ou até ultra manobrável,acho que fará parte de qualquer inventário como jma opção válida.
    Um abraço

  12. Eu acredito em dois cenários possíveis. No primeiro, o avanço das tecnologias dos mísseis torna todos os caças obsoletos, sejam automaticos ou tripulados.
    Se você tem satélites mais precisos e que podem enxergar qualquer ponto do planeta em alta resolução, e tem um missil capaz de atingir rapidamente alvos com centimetros de tamanho e/ou em movimento, para que vai precisar mandar um robô ou um caça tripulado até lá para fazer o serviço?
    Mas isso aconteceria provavelmente lá pelos anos 2050, pois essa geração de caças ainda tem que evoluir, ir para a linha de montagem e pagar todo o investimento feito.

    No segundo cenário, mais plausível na minha opinião, acontecerá uma fusão entre as duas tecnologias, ou seja, com os caças de quinta geração sendo adaptados para ser controlados à distancia como é feito com os drones. Nesse cenário as empresas que fabricam caças convencionais ganhariam uma sobrevida.

    Enfim, se é para especular vamos pensar no máximo de cenário possíveis. Mas saber o que acontecerá mesmo, ninguem sabe.

  13. O homem é egocentrico. Nunca vai sair do papel de protagonista. Ou vai inventar um disposito anti-inercial, para aguentar a força G, ou implantar chips no cérebro para raciocinar de forma rápida, mas nunca vai sair da reta e deixar por conta de robôs.

  14. Ate disco voador é tripulado,como disse o Adalberto.Perguntem ao Dandolo.HAHAHAHAHA!
    Não existe e não existira sistema computacional que tem a capacidade de percepção humana, isso é fundamental pra se criar um meio autônomo computacional que pode tomar decisões ,os UAV/UCAV serão utilizados como plataformas de reconhecimento e ataques mas com limitadas capacidades.

  15. Jackson,
    mas a Boeing deixa em aberto a possibilidade de existirem duas versões do seu caça de 6ªG, uma tripulada e outra não tripulada.

    Novo Brasuk,
    Mas pelo menos os dois caças mais novos dos EUA não têm a manobrabilidade como ponto forte, que é o Super Hornet e o F-35.
    Em relação à consciência situacional, o seu exemplo é bem interessante. Os caças Su-35, dotados de radar voltados para trás ou o F-35, dotado do DAS dando cobertura em 360°, podem em teoria atingir qualquer alvo sem necessidade de manobrar, ou se colocar às 6 horas, como no passado.
    Uma plataforma com sensores omnidirecionais, e armas capazes de atingir qualquer ponto do céu não precisaria manobrar para atacar.
    Isso não que dizer que não tenha que manobrar para escapar de um ataque. O problema é que não é eficiente a tática de manobrar tendo em vista mísseis WVR de quarta e quinta geração, lançados dentro da NEZ (zona sem escapatória).
    Isso não quer dizer que caças no futuro devam ser banheiras voadoras.
    Muito pelo contrário. Acho a capacidade de supercruzeiro muito importante e penso que até a velocidade supersônica deverá ser suplantada pela hipersônica num futuro mais distante.
    Sempre um caça deverá ter uma boa capacidade de aceleração e de ascensão para melhor se posicionar no “tabuleiro”.

    Um abraço.

  16. Eu só li besteira aqui uns dizem que inteligencia artificial esta avançando lentamente outros que fazem comparação com Vídeo Game, não param pra pensar que esses 5ª Geração vão permanecer até 2030 ou até mais(Concerteza mais)até lá vai existir sim IA altamente avançada quem sempre fica apar de tudo na areá Tecnológica de Robôs e processadores sabe que até 2022 já vai ter Robôs independentes de cabos para receber dados de computadores tendo assim Independência completa.
    Físicos quânticos da Universidade de Innsbruck, na Áustria, bateram outro recorde mundial no campo da computação quântica.Obtiveram o entrelaçamento quântico de 14 qubits, construindo o maior registrador quântico já feito até hoje.
    Instituto de Tecnologia da Califórnia construíram uma rede neural artificial de DNA, criando um circuito de moléculas capazes de se recordar de memórias com base em padrões incompletos.

  17. Sinapse sintética é criada com nanotubos de carbono.
    “Este é um primeiro passo necessário no processo”, afirma Alice Parker, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que começou a trabalhar com a possibilidade de desenvolver um cérebro sintético em 2006.

  18. Não há nada feito pelo homen capaz de igualar-se ao desenvolvimento de milhões de anos de seu prórprio cérebro ou mesmo ao cérebro de uma barata.
    Por isso esta história de super-máquinas autonomas que de um pulo, e engane toda a natureza com seus bilhões de anos é ficção bem chula.
    A Primeira linha sempre será de máquinas tripuladas e quem ignorar isto estará perdendo o jogo tecnológico militar no caso.

  19. Defesa eletronica e energia dirigida sim serão as armas do futuro e neste quesito os EUA ja vem na frente pois desde meados da decada de 90 eles ja possuem um flash muito rapido.O que aparece no video da Discovery que vazou e eles proibiram filmagens em tempo real em todas as missões posteriores demonstra justamente isso,uma nave extraterrestre escapando por pouco de ser abatida no espaço quando bisbilhotava uma região na Australia onde os EUA tem uma importantissima base de monitoramento e defesa do espaço.E para os bobos que acham que nesse universo sem fim so existem nós e nosso misero planetinha e riem e debocham dessas coisas quando eles chegarem saiam as ruas e digam que é Jesus que esta voltando e serão PULVERIZADOS http://www.youtube.com/watch?v=LCUTtgj8ZnM

  20. Procurem por estas coordenadas no Sky e verão o maior segredo escondido da humanidade

    (161935-884310)
    (192512-894603)
    (022639-894313)

  21. SKY MAP é um programa tolinhos onde voce pode reverter o universo a trocentos anos antes de Cristo ou trocentos anos depois.Ele é cientifico e inclusive ate o google o utiliza.Então as preguiçozinhas não querem procurarem né e as coordenadas estão mastigadinhas.Então vou lhes dizer o que é para voces depois debocharem.Observatorios militares e não militares ja detectaram 3 grandes naves mães em direção a Terra,uma tem mais de duzentos km de extensão e com certesa muitas outras menores as acompanham e eles acham que chegarão proximo a Terra em Dezembro de 2012.Ai podem rir das profecias Maias e riam tambem do profeta desconhecido Sumeriano que foi o ponto de inicio de todas as religiões Apocalipticas (Judaismo,Cristianismo,Islamismo) e tambem margem para esotericos,ocultistas e outros afins.Isso é ciencia e alguns governos ja sabem disso e isso eles mantem em segredo.E ai aproveitem o tempo que resta pois os prognosticos cientificos eram para se iniciarem aparições entre 2016 e 2032 mas os carinhas anteciparam em vem quem vem com força maxima.Nesse programa SKY MAP quebrem suas cucas inserindo as coordenadas (Isso é trabalho para o Dandolo) e voces verão com seus olhos as tres grandes naves mães,as pequenas não dá pra ver.Pras tchutchuquinhas não gastarem dinheiro comprando a versão PRO ai vai o site onde gratuitamente podesse usa-lo http://www.sky-map.org/

  22. Não ia deixar de tomar meu toddy por isto! heuehe Mas como é um assunto que eu gosto, vo dar uma sacada. Inclusive não estou rindo! da sua história. E sim! Vem dos sumérios, índios, e todas as culturas do mundo antigo e refletindo nas atuais. Cada qual com suas interpretações.

  23. Maluquinho achei os tais objetos muito diferente das imagens que o cercam.
    Parece o “bicho” é grande,achei mais algumas imagens,pena que são pouco nítidas,mas dá pra ver que é algo no mínimo estranho.
    Aqui as coodernadas mais matigadinha.
    16 19 35, -88 43 10
    02 26 39, -89 43 13
    08 50 47, -89 38 09
    14 38 50, -88 40 42
    14 59 06, -88 21 24
    23 13 00, -88 53 11
    19 26 51, -88 42 38
    19 25 12, -89 46 03

  24. Não é por nada não, mas de ciência tá longe isso ai, detectar uma imagem luminosa e atribuir a ela formatos e características de naves é algo fora da realidade científica.
    Não descarto a existência de vida inteligente em seus masi difrentes níveis em outro planetas, mas certamente estas 3 naves de tecnologias, formatos e estruturas diferentes não seriam de maneira alguma a prova de que são naves ou de vida inteligente.
    1º o formato, porque 3 distintas? civilizações diferentes? tecnologias diferentes?
    2º qual indicação de que esses corpos ou efeitos eletromagnéticos são massivos e viajam na nossa direção?
    sinceramente sou obrigado a acreditar que o efeito ai tem mas relação com o chá feito desta planta aquihttp://img.alibaba.com/wsphoto/v1/429477120/1-pcs-lot-Avatar-cartoon-Mushroom-LED-sleep-light-lamp-novelty-gift.jpg do que com ciência.
    sds
    E.M.Pinto

  25. 1maluquinho. Pelas coordenadas que enviou. São vários borrões de cor azul-neon. Porém o link que enviou de videos da NASA, mostra algo com embasamento.

  26. E.M.Pinto rsrs rsrs não sou eu que afirmo essas informações e sim imformações que vazaram de cientistas.Eu sinceramente to apanhando pra mexer no Sky-Map e ate to desistindo.Bom os caras vão passar o rodo geral mas como tenho miolo a menos ou a mais sou uma anomalia genetica e eles não vão perder o tempo de passarem o rodo em mim e quem sabe uma alienigena de péle cintilante e com tonho na frente e atraz se interesse por mim e me leve com ela porque desse mundo so levarei a lembrança do azul do mar e do verde das florestas rsrs…NOVOBRASUK valeu me deu incentivo preu voltar la e insistir,quero ver tambem….Edilson nós nesse portal do programa apenas vemos imagens,eles os cientistas estão acompanhando a movimentação desses córpos a tempo e é possivel calcular o diametro dos mesmos assim como suas rotas velocidade e estimativa de aproximação….JONNAS o link com o video da NASA é uma filmagem original feita pela tripulação da Discovery em tempo real e captada por pessoas aqui na Terra que a colocaram no YouTube.Apos esse episodio a NASA proibiu filmagens ao vivo nas expedições.O video é do final da decada de 90 e os EUA ja tinham essa arma FLASH e a velocidade dela é incrivel,muito mais do que a do suposto OVINI que quase é atingido e foge espavorido.Essa arma e essa tecnologia Americana deve esta muito mais sofisticada e precisa.A localidade que o OVINI observava tem a mais importante base Americana de rastreamento,segurança e defesa do espaço fora dos EUA e fica num deserto proximo a umas montanhas na Australia inclusive a localidade é exata desta base é citada pelas pessoas que analizam o video e pode ser localizada atravez do Google Earth.

  27. Amigos comentariastas apocalípticos,

    Tenho uma ótima (ou decepcionante para alguns, vá lá se saber) notícia para todos vocês…

    O fabuloso fim do mundo em dezembro de 2012 foi cancelado no nosso querido Brasil porque a terra tupiniquim não tem estrutura para receber um evento desse porte.

  28. Desde a decada de 90 esses tres córpos vem sendo monitorados em segredo e atravez de calculos cientificos a trejetoria é a Terra.A Nave mãe tem tamanho estimado em mais de 200 km de extrensão.Se fosse um asteroide em rota de colisão estariamos fritos porque nem toda a nossa tecnologia seria talvez possivel de destrui-lo ou alterar sua rota,mas como afirmam ser uma esquadra extraterrestre com certesa eles não vem para nos visitarem e sim para comerem nossos figados.Creio que as tres grandes potencias tiveram quase 20 anos para se prepararem para isso.Sai pra rua e diga “É Jesus e veio me arrebatar”,sera sim ao invez de arrebatado arrebentado rsrs achei um video mas videos e ate o SKY-MAP que é um conseituado software que ate o Google e segmentos do Gov.Americano utilizam não é como os observatorios e os monitoramentos que ja a quase 20 anos vem monitorando diariamente esse evento….Edilson eles vem te pegar rsrs http://www.youtube.com/watch?v=2JekBdeoBCg&feature=player_embedded

  29. Essas tres Naves Mães são monitoradas a muito tempo pelo HAARP e quem fez a declaração foi o SETI que é um orgão Americano de busca de Inteligencia Extraterrestre,não comercial.Eles afirmam que a maior tem 240 km de largura.Avistaram outras duas menores e com certesa devem ter muitas outras menores….Ai Dandolo um link em tempo real da estação espacial internacional http://www.nasa.gov/multimedia/isslivestream.asx

  30. 1maluquinho, são somente especulações. Há quem diga que SETI e HAARP na realidade mechem com o clima em qualquer região no planeta. ( http://www.youtube.com/watch?v=l6Y0W1vcX9o&feature=related )
    Continuando no assunto até sermos censurados! Heueheh. Acredito que haja um acordo entre tais seres e a humanidade. Permitindo que possam curtir a terra, sem que possamos interferir, e tambem ocultando suas passagens. Em troca, conseguimos genética interessante(“poderes”) e tecnologia de ponta. Caso haja por algum motivo aparição televisiva de fato dos mesmos em 3º grau, haverão “alienigenas” criados na terra, e tb de outro mundo.

  31. 1maluquinho esse vídeo é de 2009,mas alguem copiou e postou recentemente.Eu já tinha visto este vídeo naquela época e estou até hoje esperando pelas fotografias.
    Foi bom vc ter postado este vídeo,porque eu estava querendo ver alguns vídeos desta figura mas havia esquecido o nome dele.
    Eis aqui um vídeo mais recente de fevereiro de 2011.
    http://www.youtube.com/watch?v=8s7c15K4kLo

  32. A mim ele nunca me enganou rsrs Assim como um ET pregou o pinto em Isabel mãe de João Batista o mesmo ou outro ET pregou o pinto em Maria rsrs Genesis Cap 6 vers 1 “E os filhos de Deus ao verem que os homens procriavam na Terra e que lhes nasciam filhas bonitas e vistosas vieram tomaram algumas e as entraram”…rsrs…Naquele tempo elas diziam que foi um Anjo.Ainda hoje no interior do Brasil elas dizem que foi o Boto rsrs É o Boto é o Boto é o Boto rsrs

  33. Caças e Navios de superficie serão ultrapassados e obsoletos futuramente.Armas de energias,misseis hipersonicos furtivos e submarinos furtivos não tripulados darão as cartas em defesa.

  34. Então há três possibilidades de caças sem piloto: um pilotado remotamente, outro autônomo, capaz de realizar a missão automaticamente recebendo apenas os parâmetros, e outra que alinhe as duas outras possibilidades, controlado remotamente mais autônomo.
    Essa ultima possibilidade é a mais interessante. Em uma perda de contato com o comando ou uma missão que precise de silêncio de rádio ou uma formação mista com caças pilotados e sem piloto o modo autônomo assume. E no caso de veículos submarinos autônomos, uma rede de sensores passivos e ativos no leito da plataforma continental, ligadas por cabo ao comando de defesa, passariam dados sobre as anomalias registradas nas águas e os parâmetros da missão seriam transmitidos aos autômatos para atacar ou interceptar as ameaças, podendo os dados serem repassados diretamente aos autômatos em modo de defesa automático, sendo alimentados em tempo real com dados das rede de sensores. Um sub que entrasse nessa rede já era. tudo isso é válido para defesa terrestre, aérea e espacial também.
    E por falar em ufos, eu vi e conheço mais dois que viram tb, o meu foi um Contato Imediato de Primeiro Grau, e os outros foram de primeiro e segundo grau.

  35. Tecnologia independente de navegação autonoma ou seja que se oriente por si mesma sem precisar de GPS ja esta sendo desenvolvida no Brasil ja a uns 3 aninhos.Esse projeto é secretissimo e o estagio atual uma incognita e se tem parceiria externa tambem é segredo.Uma coisa ja é sabido pode usar GPS,Glonass ou orientar-se por si mesmo.Esse programa se terminado revolucionaria a tudo em navegação e teria multi-proposito podendo ser empregado de inumeras formas.

  36. Olha eu não queria usar este valoroso espaço para esse tipo de pesquisa,mas que o tópico descanbou para o arquivo X e tenho que compartilhar com os colegas tres vídeos.
    O primeiro e segundo me parecem bem verossímeis,só a parte da aterrissagem do ônibus espacial me parece fake.
    http://www.youtube.com/watch?v=dpUhVf-XtJ0&feature=relmfu
    http://www.youtube.com/watch?v=RJ-iRD3xjY4&feature=relmfu
    http://www.youtube.com/watch?v=i23sdVEuKs4&feature=fvwrel

Comentários não permitidos.