Irã começa a levar centrífugas de urânio para bunker

Foto de satélite das instalações Fordow perto de Qom, Irã.

O Irã anunciou nesta segunda-feira que iniciou a transferência das suas máquinas de enriquecimento de urânio para um bunker subterrâneo perto da cidade sagrada de Qom.

“A transferência das centrífugas (da usina de) Natanz para Fordow (perto de Qom) está em andamento, sob total observação dos padrões”, disse Fereydoun Abbasi-Davani, chefe da agência nuclear iraniana, à rádio estatal Irib. “As instalações de Fordow estão sendo preparadas, e algumas centrífugas foram transferidas.”

O Irã anunciou em junho que iria levar a sua produção de urânio enriquecido para Fordow, desafiando os apelos internacionais para que o país abandone o beneficiamento de urânio — processo que, dependendo do grau de pureza, pode produzir material para usinas nucleares civis ou para armas nucleares. O Irã insiste no caráter pacífico das suas atividades.

O governo iraniano só admitiu a existência da instalação subterrânea de Fordow em setembro de 2009, depois de ela ser revelada por agências ocidentais de inteligência. A colocação das centrífugas em um bunker escavado numa montanha pode assegurar maior proteção em caso de ação militar dos EUA ou de Israel contra o programa nuclear iraniano.

Fonte:  Reuters

27 Comentários

  1. o cometario do Nick diz tudo creio que o proximo sera o Brasil,até mesmo pq tanto a otan quanto os Eua nao vive sem guerras ta na hora da Dilma acorda 4 frota perto otan que vim pra esses lados,algums achao que isso e paranoia mais qual seria o objetivo da otan e da 4 frota aqui?gasta o dinheiro dos contribuinte?ou da uma volta no rio de janeiro?para quem acha isso paranoia me esplique pq a 4 frota esta aqui ao nosso lado?ou pq a otan que vim para ca tb?

  2. Carl94fn, como não me indignar com essa turminha que vive no ocidente e torce para o oriente… qndo falo que brasileiro é pouco esclarecido, se ofendem…

  3. O Irâ, e seus intransigentes lideres religiosos está apenas fazendo direitinho o jogo do inimigo. Caso essa planta de centrífugas fosse a céu aberto e passível de ser bombardeada, então sim seria um tapa com luva de pelica em seus detratores.
    Conclusão com esse subterrâneo atômico… aí tem.
    A indústria de armamentos agradece.

  4. Surpresa seria se os Iranianos pintar as instalaçoes com aqueles circulos de alvo,com as cores do movimento gay,tirando isso ,tudo ta dentro da normalidade,nao existindo motivo para rasgar lingerir,etaaaa brasil sem sorte !!!!!!!

  5. O Irã já tem a bomba, apenas ainda não testou. Bomba suja eles já tem à alguns anos…além de vetores confiáveis. Foi isso que impediu de serem atacados.
    >>Dois fatores salvaram a independência e cultura persa : Os mísseis Shahab 3 e a crise imobiliária dos EUA..o Irã teve a visão estratégica de aproveitar a janela de tempo entre a invasão do Iraque e Afeganistão para acelerar as pesquisas dos mísseis e do enriquecimento do urânio. Se tivessem vacilado apenas alguns anos teriam sido conquistados e saqueados.

    —————————————-
    O Brasil andou na mira também. E quase foi declarado uma “rogue nation” no segundo governo de Buch Jr. Devido ao nosso enriquecimento de urânio, mas aí vieram outros alvos mais fáceis e eles mudaram a direção dos canhões. (Na certa alguém deve ter dito, deixa esses latinos para depois. Nós ganhamos muitos dinheiro com as taxas de juros por lá, dá para esperar..vamos pegar o petróleo dos árabes.).
    Abre o olho Brasil!!! Ninguém virá nos defender. Nós mesmos temos que fazer isso!

  6. “Abre o olho Brasil!!! Ninguém virá nos defender. Nós mesmos temos que fazer isso!”… pra não dizer que não concordo nunca contigo, meu caro Nobru…

  7. E isso aí Nobru e blueEye, q o BRASIL se cuide e logo, pois td os possíveis inimigos da OTAN lêias-se iabkSS estão sendo “normatizados” na ótica do tio sam..depois será a x da AS..e na paz q se prepara p a guerra , é p ontem.

  8. O Irã tem que cavar a partir de uma area conhecida em direção a uma desconhecida e muito mais profunda! Só assim para impedir a eficácia das moderníssimas e poderosas bombas e mísseis de penetração. Porém mesmo assim! Deve existir radares aéreos que penetram até na terra profunda em busca de bolsões de ar, água.. etc. Aí meu fí, COMPLICADO!

  9. Concordo com o Dandolo, se os EUA e Russia não diminuem o seu arsenal nuclear porque temos que ficar desarmados?
    Veja se alguem se mete com a India ou China, dificil hein…

  10. Ronin, tadim, já passei da fase de dar importancia a coisas insignificantes… manera no trato samurai-sam… teu peleguismo tá te deixando manco da perna esquerda… deve ser a convivencia com os apostatas do civismo brasileiro… além de manco parece também ser caolho… saudações significativas…

  11. Eu costumo me indignar com brasileiros, que se portam como se nacinais dos EUA fossem…

    Blue Eyes… “Senhor da verdade”. Típico de uma personalidade anal retentiva…

    NobruRJ tocou no nervo: O Irã aproveitou bem a janela de oportunidade. Se os persas já possuem um artefato nuclear, não posso dizer, mas, que buscam ter a capacidade para tal é algo claro, cristalino.
    E não estão errados nisso.

  12. Ilya Ehrenburg, outro pelego de Lenine… este é manco e cego dos dois olhos… volta pra ucrania vermelhuxo… deve ser por suas boas maneiras que recebeu o prêmio STALIN DA PAZ… vejam só… da PAZ… ja que veneras tando seu idolo, devias cuidar mais da imagem de quem usas como pseudonimo, desvairada…

  13. Caros Ronin e Ilya Ehrenburg,
    Apenas ignorem; pelo “nível e qualidade” dos comentários do cidadão dá para se ter uma ideia do resto…Fica nítido que a função do sujeito é provocar e perturbar a paz no blog.

  14. rsrs rsrs anal retentiva rsrs rsrs sera o supusitorio de carne rsrs rsrs É isso ai meu Xá enconde as danadinhas num buraquinho bem profundo aprova de bomba blue rsrs

  15. Embreve veremos ao vivo e a cores o turbante do Aiatola subindo pro espaço e os chapéus dos ortodoxos Judeus virarem discos voadores rsrs

  16. Getulio disse em http://planobrasil.com/2011/08/20/vinte-anos-depois-do-fim-da-urss-muitos-gostariam-de-voltar-no-tempo/ : 23/08/2011 às 22:32
    “Estive a trabalho na Rússia e sinceramente, se existe algum saudosismo do comunismo isso deve ser uma minoria minúscula da população. O que eu vi e fiquei perplexo é com a quantidade de famílias que tiveram parentes mortos por Stalin isso sim tem muito…”… não vi muitos defensores do antigo regime russo postando suas perolas no post acima… no fundo não sabem nem por onde andam…

  17. Tenho uma pergunta para todos vocês.
    Se um pais inimigo do Brasil quisesse construir uma bomba atómica, vocês iriam dizer que têm todo o direito em ter bombas atómicas ou iriam pedir explicações e tentariam impedir isso?

  18. Uns escolhem por avatar, escritores de renome, outros, uma imagem renderizada de uma fita esquecível (e ridícula).
    Blue Eyes tenta desqualificar os seus debatedores, por ser inseguro e neurótico: Típico de uma personalidade Anal Retentiva.
    Morro de rir de pessoas desse tipo.

  19. .
    Olha so quanta agressividade com o Ilya, querendo calar o cara a força como se não tivesse direito a expressar sua opinião… e depois tem gente que se auto define “Democrático”… piada mesmo!!
    .
    Valeu!!

  20. Já que o nivel de comentarios meus não lhes agrada, vou postar de um colega:
    ___________________________________________________________
    “karlus73 disse em http://planobrasil.com/2011/08/24/sistemas-de-defesa-antimisseis-russos-ficarao-baseados-no-ar/#comment-96840
    25/08/2011 às 21:58
    “Um pouco de lenha para a fogueira…
    Amigo Bosco, não vale pena.. com esse papel de ter babação pelos EUA também já fiquei e ser enrolado pelos midia vendidos aos comedores de crianças… não se pode dizer nada contra ou desfavoreça a Rússia porque a cavalaria cai em cima.
    Quando é uma agencia russa a noticiar determinado armamento a malta acredita veemente no que lê, sim porque os russos não mentem e são o exemplo da humanidade.
    Mesmo colocando muitas das vezes comentários a favor dos russos, logo que virava para um a favor dos gringos… a cavalaria descia do monte.
    Tens conhecimentos acima da média e sabes o que dizes.
    Não se toca no cristal que pode partir.
    O vermelucho é assim mesmo gostam de viver na sua esfera.
    Não se preocupe que também vão disparar uns SCUD´s em minha direcção com tecnologia furtiva e movida a JP7 que é invenção russa mas que os americanos roubaram de um alemão e que os chineses estão a produzir para a sua máquina infernal.
    (pura ironia)
    Sds”
    __________________________________________________________
    … satisfeitos?…

Comentários não permitidos.