Ex-funcionários da Nasa são a base da nova fábrica da Embraer nos EUA

Mais de um quarto dos funcionários da nova fábrica da Embraer nos EUA veio da Nasa

Com cortes no programa espacial, empresa brasileira recrutou 26% de sua mão-de-obra da agência para começar a produzir no país.

O engenheiro norte-americano Ryan Mitchell, teve uma experiência singular em uma pequena ilha, com 30 habitantes, nas Bahamas.

“Minha família adorava falar sobre eu trabalhar no programa espacial. Vamos a um restaurante e meus pais e irmãos todos falam: ‘Ele é engenheiro da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos)!’ Aí, em uma ilha pequena nas Bahamas, onde vivem umas 30 pessoas, meu irmão disse à garçonete: ‘Ele é engenheiro da Nasa!’ Ela perguntou: ‘Nasa… Que Nasa?’, e ele: ‘A da nave espacial!’, mas ela nunca tinha ouvido falar. Foi a única vez na vida que isso aconteceu, uma pessoa que não conhecia a Nasa. Eu ri muito”, contou ao iG, em entrevista por telefone.

Depois de sete anos participando como prestador de serviço em 22 missões espaciais, Ryan não é mais engenheiro da Nasa. Há seis meses, ele e 17 ex-colegas na supertecnológica agência espacial norte-americana formam a espinha dorsal da primeira fábrica da brasileira Embraer em território dos EUA, em Melbourne, Flórida. O grupo ex-Nasa corresponde a mais de um quarto (26%) dos novos 70 funcionários da Embraer na planta. É a segunda fábrica da Embraer fora do Brasil – a outra fica na China.

A escolha do local para se instalar na “Costa Espacial”, a menos de meia-hora do John Kennedy Space Center, casa da Nasa, não foi por acaso. A empresa aproveitou o fim do programa espacial e a demissão em massa da Nasa para recrutar mão-de-obra qualificada entre 5.000 candidatos, a maioria da região, para o início dos trabalhos.

Ryan Mitchell atuou por sete anos na Nasa e agora trabalha na nova fábrica da Embraer, a poucos km

Além de a maioria dos clientes da Embraer estar nos EUA e da familiaridade da Flórida para brasileiros, “a decisão final de instalar a fábrica em Melbourne teve muito a ver com a disponibilidade de engenheiros e técnicos altamente qualificados e especializados, disponíveis devido ao corte de mão-de-obra da Nasa. Estamos a menos de 30 minutos do Cabo Canaveral”, explicou ao iG o diretor-geral da Embraer Executive Jets, Phill Krull.

Inicialmente, a nova fábrica americana vai montar apenas o Phenom 100, menor modelo da Embraer, para seis pessoas. Parte do avião vai do Brasil para lá, onde é montado.

É com a base de funcionários da Nasa – e a contratação de pessoal para um segundo turno de trabalho até o meio de 2012 – que a Embraer conta para entregar um Phenom 100 até novembro, 31 em 2012 e 60 em 2013, para atender à já “considerável demanda”, segundo o diretor.

“Estamos começando pelo menor jato de todos, e vamos estar seguros de que todo mundo está bem treinado e familiarizado com os aviões menores, antes de começarmos a trabalhar com aeronaves maiores. É mais uma decisão operacional do que comercial”, disse Krull, segundo quem a fábrica terá capacidade de produzir oito aviões por mês.

Os contratados estão acostumados a desafios e pressão. Ryan entrou para a Nasa após o “desastre da Columbia”, nave espacial que explodiu no retorno à Terra, em 1º de fevereiro de 2003. Daniel Jingle já estava lá havia muitos anos. Quando a Challenger explodiu no lançamento, em 28 de janeiro de 1986, Daniel já era um veterano no programa espacial, que ajudou a construir.

Glamour

Daniel passou 31 anos na Nasa. “De forma geral, é muito glamouroso. É uma máquina sensacional. Ter sido parte é um orgulho, e os EUA têm muito orgulho da Nasa. É empolgante trabalhar nesse programa e eu adorei cada minuto. Quando eu trabalhava na nave, os momentos mais empolgantes eram os lançamentos. Mas quando passei para o motor principal mudou. A nave se separava do propulsor e todo mundo batia palmas… Mas os motores em que eu trabalhava ainda estavam a todo vapor por mais 6 minutos e meio. Aí era estressante… Mas terminou bem todas as vezes”, disse Daniel.

É evidente o orgulho dos profissionais que atuaram na Nasa. “É claro que, no seu dia-a-dia, você chega ao trabalho com outras pessoas como você (que trabalham na Nasa), então não tem ninguém te dando parabéns quando você chega ao escritório”, brinca Ryan. Mesmo fora da agência, ele diz ter “uma mãozinha” nos dois últimos lançamentos, embora não tenha ficado até o fim.

Tecnologia mais avançada que a de voos espaciais do passado

Para Daniel – que atuou na inspeção, concepção de peças de foguetes, reforma de peças usadas e no motor principal de naves espaciais – o começo do programa espacial da Nasa “se assemelha muito” ao que vivem hoje na Embraer. “Estamos desenvolvendo procedimentos e todo mundo está aprendendo a fazer tudo. Com minha experiência, não tenho medo do que pode acontecer no dia-a-dia. Todo dia, há uma nova dificuldade, obstáculos, procedimentos que precisam ser adaptados”, afirmou, segundo quem a transição é “suave”.

“É muito parecido. A diferença é que a cada lançamento de nave espacial, se gasta US$ 500 milhões!”, ri Ryan. “Aqui, todo mundo trabalha muito bem junto no time, é um grupo menor. Uma das melhores partes do trabalho é o fato de poder ser multitarefas, usar muitos ‘chapéus’, enquanto na equipe espacial na Nasa são 10 mil pessoas e se tem um escopo muito limitado. Aqui é muito dinâmico e interessante de se trabalhar”, disse o engenheiro.

Os dois profissionais consideram que a cultura de “arraigada de segurança e qualidade” trazida da Nasa “se encaixa perfeitamente na cultura corporativa” da Embraer.

Ryan, que considerou “uma grande ideia” da Embraer usar a força de trabalho da Nasa, vê ainda semelhanças inimagináveis, para um leigo, entre os foguetes e os jatos executivos.

Ryan Mitchell em grupo na Nasa, onde atuou sete anos, antes de ir para a Embraer

“O Phenom 100 voa a 41 mil pés, com pressão de 1 PSI absoluto (medida de pressão de libras por polegada quadrada), pressão igual à da órbita terrestre, à mesma velocidade, com o mesmo número de pessoas na aeronave e o mesmo material das naves espaciais. Estamos falando de situações muito parecidas. Não é como se tivéssemos vindo de fazer torradeiras, é praticamente a mesma coisa. Os procedimentos e certificados, é tudo muito parecido”, disse.

“Só que temos mais equipamentos de alta tecnologia hoje. Comparando, a tecnologia eletrônica a bordo do Phenom 100 é mais avançada do que a usada na maioria dos vôos espaciais da Nasa”, afirmou Ryan.

Fonte: Último Segundo

50 Comentários

  1. Excelente notícia!! Parabéns a direção da Embraer por ter essa visão estratégica. O ideal é que no futuro, se possa selecionar os melhores e contratar para vir trabalhar no nosso, VLS e mísseis.

  2. Se o governo brasileiro tivesse privatizado o programa espacial e entregado o mesmo à Embraer, o Brasil já teria colocado vários satélites em órbita com sucesso. A Embraer é sinônimo de competência e eficiência. Uma empresa como esta teria condições de contrair empréstimos e/ou conseguir investidores de peso para um programa espacial completo, com flexibilidade de contratar mão-de-obra altamente qualificada em qualquer lugar do mundo. Algo que não é possível com o capenga programa espacial tocado com verbas federais, sempre sujeito a cortes orçamentários e a todo tipo de dificuldade burocrática, seja para conseguir investimentos ou contratar mão-de-obra.

  3. As carmelitas vermelhinhas dos pés descalços devem estar ajoelhadas se penitenciando pela noticia acima… vão se rasgar todinhas… elas gostariam que a Embraer estivesse ligada a algum paiseco da extinta URSS… só que empresa privada não é empresa pubrica ou fundação mantida pelo governo… lá a coisa funciona, buscam os melhores e não fazem acordos como fez o governo brasileiro com paises que não cumprem o que prometem, como no caso dos foguetes ucranianos… eles não tem gestores corruptos colocados pelo governo para atrapalhar… la a coisa REALMENTE funciona… parabens… time de primeira patrocinado pela INICIATIVA PRIVADA é outra coisa…

  4. Eaee ENTUSIASTAS DE PLANTÂO que adoram bater palminhas para Anjinhos dançarem O QUE O BRASIL GANHARA COM ISSO? Apenas NÉVIS rsrs rsrs Ou voces acham que eles irão repassarem para a EMBRAER seus conhecimentos sensiveis heim? Em breve e muito breve a EMBRAER sera mais Americana do que Brasileira tenham certesa disso.Ontem era Estatal,hoje é de Capital aberta,logo mais uma Multi-nacional a nos vender serviços.Se voces ao menos levassem em conta que ela foi criada unicamente para SUPRIR A FAB e que da FAB se beneficiou sempre assim tambem como do governo Federal e hoje apenas é uma empresa que defende interesses comerciais e não mais os interesses Brasileiros somente.A PETROBRAS é a mesma coisa.Podermos dizer que nasceu no Brasil mas que tudo tanto na EMBRAER como na PETROBRAS é aplicado la fora….Alegrem-se ao verem um lindo luminoso na Times Aquare PRODUZIDO NO BRASIL,APLICADO AQUI….Gerando emprego la fora,disponibilizando seu produto que sera feito com tecnologia de ponta a qual não teremos acesso e pondo grana na conta do presidente dela e sobrando uma FARPELINHA para alguns politicos e nós os OTARIOS somos so sorrisos.

  5. Acordem para a realidade.Não temos Força Aerea e nem capacidade de defesa.Nosso NAe é uma maquina de comer dinheiro publico e inoperante e de seus Caças apenas um esta em condições de voo.Comandos dizem que tudo esta caminhando,politicos não mexem a bunda pra nada.So existem sonhos Faraonicos porque quanto mais demorar mais tempo se tem para roubarem e voces acham tudo lindo tudo maravilhoso???

  6. Incréivel ! Parabéns à Embraer pela visão estratégica e pela iniciativa !

    Temos que trazer mais desses engenheiros para trabalharem no Brasil. Aí sim ocorreria uma verdadeira transferência de Tecnologia.

  7. Meio infantil essa sua declaração:

    “As carmelitas vermelhinhas dos pés descalços devem estar ajoelhadas se penitenciando pela noticia acima… vão se rasgar todinhas… elas gostariam que a Embraer estivesse ligada a algum paiseco da extinta URSS”

    Acho que não existe mais URSS,e maior mercado da EMBRAER é nos E.U.A.

    “só que empresa privada não é empresa pubrica ou fundação mantida pelo governo… lá a coisa funciona, buscam os melhores e não fazem acordos como fez o governo brasileiro com paises que não cumprem o que prometem, como no caso dos foguetes ucranianos… eles não tem gestores corruptos colocados pelo governo para atrapalhar… la a coisa REALMENTE funciona… parabens… time de primeira patrocinado pela INICIATIVA PRIVADA é outra coisa…”

    Quanto a ser privada ou pública existe uma diferença enorme entre o OBJETO de uma empresa pública e privada,o objeto de uma empresa pública no seu tocante é a finalidade publica independete dela explorar uma atividade economica,pegue por exemplo a Caixa Econmica,agora o da empresa privada é Lucro dos acionistas,vc deveria saber bem disso,e quanto a financiamento público,caro amigo os E.U.A,são o país aond há o maior investimento público em empresas privadas,ou vc acha que quando os E.U.A encomendam um caça eles não colocam dinheiro no vencedor da concorrencia e em troca recebem as pesquisas,vou te dar um exemplo,na época do Pentium da intel,o exercito americano tinha os esquemas dos chips,e tb fábricas exclusivas das forças armadas,para esses chips,quando a intel lançou o Chip Pentium ela já tinha um enorme contrato com as forças armadas dos E.U.A.E isso deu folego para ela,e uma segurança para gastar bilhoes de dolares no projeto do Pentium.

  8. Ola Nick, 1º de abril, só em 2012, ou você tá querendo comemorar o 1º de abril agora no fim de 2011? Embraer vai ajudar o GF e o Brasil,trazendo o pessoal da Nasa para o Brasil…, Conta a do Saci perere…

  9. A iniciativa é boa e deve ser extendida a todos e quaisquer locais onde hajam capital humano capaz de contribuir par a aevolução.
    Nobru RJ.
    Esta iniciativa é perfeita e já deveria ter ocorrido em muitos outros setores. A Absorção de mão de obra qualificada e mudança de mentalidade é o que torna predominante as gigantes da indústria aeroespacial.

    Blue Eyes
    A decisão da ACS com os ucranianos foi uma burrice do governo,e até agora não encontrei aqui no site nenhum defensor deste acordo, o acordo que estava na mão e que dava total transparência e conhecimento ao Brasil era o da Rússia, proposto pela FAB para o Governo que inclusive vislumbrava o desenvolvimento do satélite Geoestacionário, mas o governo insistiu nesta mazela com aa Ucrânia.
    Agora quanto ao comentário sobre os vermelhuchos, também concordo com o Barca, desnecessárioe desconexo.
    Até porque nada tem a ver com o tema, fica mais uma vez evidente a provocação.
    Quanto a Embraer é uma empresa Público privada, as decisões estratégicas da empresa são tomadas mediante consulta ao governo, seja ele vermelho, verde, roxo, preto, transparente.
    O próprio governo atual está implementando um plano de contratação mundial de cérebros entre eles nobeis, oque eu vejo como algo extremamente necessário e positivo, é assim que os EUA fazem, é assim que a suiça faz, é assim que outras grandes nações fazem portanto, nada de errado.

    Maluquinho,
    desisto de você, já entendi você é contra tudo e todos, pelo visto não há nada que possa ser feito, talvez quem sabe na última tentativa desesperada eu proponha a contratação dos macacos técnicos especialmente treinados do Plano Brasil.
    pelo visto o negócio é tacar pedras seja lá que diabos de iniciativas que seja tomada.

    Lívio.
    Discordo da sua visão, questões estratégicas são em todo o mundo assunto de estado, o Brasil não poderia ser diferente. Para não me extender, devo lembrar que certo tempo atrás o governo resolveu entregar para a iniciativa privada o desafio do programa espacial no qual o Brasil se comprometera a construir um dos módulos da estação espacial ISS. O Programa depois de andar pra lá e pra cá, caiu na mão da FIESP (são Paulo) o maior conglomerado de indústrias do Brasil, o resultado foi pífio, escandaloso e vergonhoso, o Brasil foi expulso do programa ISS por se quer construir o módulo de encaixe.
    O programa espacial brasileiro vai mal não por falta de gente especializada, doutrina, mas sim má administração especialemente nas esferas mais altas dos governos (todos até agora, inclusive os do período militar).
    A sociedade brasileira é a principal culpada, pois não valoriza, não prioriza e não cobra dos governos as suas obrigações.
    ******************************
    Só para finalizar
    Tratando do tema e da matéria exposta, devo lembrar que a EMBRAER já desnevolveu a aeronave e detém todo o processo de concepção desenho, projeto e construção da aeronave. Neste caso não está havendo diretamente, o que ela está adquirirndo é gente com know how, difícil de encontrar, estes técnicos e engenheiros serão absorvidos por terem desenvolvidas inúmeras capacidades, mas não necessáriamente poderão contribuir nestes programas ( há ressalvas tecnológicas exigidas por contratos do governo americano, perfeitamente compreensíveis).
    Porém é óbvio que possam ser alocados em outras funções e projetos, mas isto não significa que vão.
    sds
    E.M.Pinto

  10. Não dá pra entender, investiram uma grana lascada pra montar um avião lá fora que segundo ela mesma não dá lucro, quero ver se a situação da economia americana piorar e ela não conseguir vender avião suficiente pra compensar o investimento, daí serão duas fábricas paradas.

  11. rsrs Edilson meu caro eu deveria estar feliz e orgulhoso em ver a EMBRAER gerando emprego no extrangeiro,dando seu melhor filé aeronautico militar o ST para ser construido e equipado com o que tem de melhor nos EUA e por seus melhores tecnicos sabendo que nós aqui no Brasil não teremos acesso a essas tecnologias pois o que a EMBRAER esta fazendo não é vender produto e sim dar conseção para que eles fabriquem la do jeito que eles quiserem.Ate ai meu amigo tudo bem so o que eu não concordo é que a EMBRAER so pense em contratos.Ela amigo Edilson foi criada,feita,concebida unicamente para suprir a FAB e sendo ela hoje não uma empresa publica privada mas sim uma estatal de capital aberto.Para mim eu penso que ela alem de ter lucros deveria pensar um pouquinho no Brasil e condicionar neste acordo do SUPER T que nós pudessemos te-lo na FAB mesmo que condicionados a não comercializa-lo.Se defender o interesse nacional é errado sou feliz em ser errado.Concordo contigo que neste pais administrações são deficientes tanto no governo quanto na esfera militar tambem.Para mim o que esses carinhas da NASA vão trazer de know how se Americanos não repassam sensiveis a nós?Nada!E sim teremos espias dentro de nosso programa a manterem Washington informadinha de tudo.Tambem não me agrada a iniciativa privada ainda mais quem nunca foi do ramo adentrar no segmento de sensiveis em defesa.Falta a todos os Brasileiros é vergonha na cara e pensarmos um pouco mais em nosso pais.Todos so querem ganharem e os tolos apenas mendigam salarios.Tenho orgulho sim de nosso programa atomico mas quanto a Petrobras e EMBRAER não me iludo.

  12. Blue Eyes, In the Resistance, O nome e bom.Provoca eles!

    O governo da Florida so faltou agarrar o s da Embraer e nao deixar mais nunca. Deram a Embraer todo tipo de incentivo fiscal para localizarem na area de Melbourne. Diga se de passgaem que muitas “tech” companhias estao se mudando para a area, justamente pela fartura de mao de obra super especializada. Estao perto varias Universidades com cursos em Engenharia Aeroespacial.
    Meu filho foi aceito na UCF em Orlando mas optou por outra, mas esta no caminho certo. Se der certo eu gostaria que ele fosse trabalhar no Brasil. So nao tenho ideia de como ele podera “entrar” numa companhia brasileira, que as vezes continuam com a burrice de concursar posicoes, em vez do mais qualificado.

  13. Pelo andar da carroagem se sair acordo Brasil-Russia de armamentos e isto esta bem adiantado e ja com grande aceitação,pode se mudar pra Florida EMBRAER e ja vai tarde porque quem vai lamber este filé é a AVIBRAS e eu não sentirei saudades de voce.

  14. E.M. Pinto,

    “A sociedade brasileira é a principal culpada, pois não valoriza, não prioriza e não cobra dos governos as suas obrigações.”
    Vale para as muitas coisas que andam meio capenga no Brasil.
    Nao e a mesma historia aqui nos EUA, mas na minha opiniao um nivel de educacao maior da populacao levaria a essa cobrancas, que ainda faltam ao brasileiro.
    So mesmo o brasileiro consegue engolir a corrupcao rampante dentro do governo. Diga se de passagem que nao importa a sigla do partido no poder. O cupin da corrupcao no Brasil nao tem sigla e esta comendo o Brasil de dentro para fora. As vezes ate parece que corre nas veias; aceitar a malandragen, roubo, o jeitinho…que coisa feia.

  15. RODRIGO a EMBRAER ate o talo é dependente e sempre foi de Americanos e pelo visto ela é feliz assim então deixa ela.Vem ai uma AVIBRAS que é muito mais sofisticada,complexa e comprometida em priorizar o Brasil e se sair o acordão com os Russos nem sentiremos saudades da EMBRAER.Se ela gosta de ser subjugada e dependente e não tem capacidade e coragem de apostar em independencia tecnologica e autosuficiencia não nos fara falta pois o que precisamos é de empresas comprometidas com a filosofia da capacitação e autosuficiencia industrial de defesa para o pais.Ela é fruto da FAB que por sua vez é fruto tambem dos EUA e são felizes em dependerem deles.Continuem revitalizando o F5 e não reclamem meus caros Brigadeiros pois seus sonhos de vivermos revitalizando o F18 por uns 50 anos jamais se concretizara rsrs rsrs

  16. Voces lembram quando Jobim fez pirracinha par Dilma e pegou um jatinho e foi pra Londres e depois pra Paris.Bem pra Paris é facil dizermos o que ele foi tratar la né mas e em Londres?Olhem o que ele foi fazer em Londres http://www.istoe.com.br/assuntos/brasil-confidencial/detalhe/152832_A+SUCATA+DO+JOBIM Ele foi acordar a compra de velhas fragatas Inglesas que sairão de uso por la e que tem um custo anual de 15 milhões de Libras e não era ele que dizia que o Brasil não compraria mais material de prateleira?Se esse negocio se concretisar atrasara o pais em 15 anos no seu programa de navios de superficie.E agora vemos a EMBRAER levar de mão beijada o ST o melhor do mundo em sua categoria para os Americanos que não nos repassam nada e na cara de pau são contra nosso desenvolvimento e independencia em aeronautica de caça,area atomica e area aeroespacial.E teria eu um Brasileiro que ficar alegrezinho com isso?Se falar isso ai aparece a galerinha da justificação dizendo que politico que militar que empresario que a sociedade enfim todos sempre foram errados e os entreguistas que so visam beneficios proprios é que estão certos.Não vejo a hora de fecharmos logo com os Russos e a AVIBRAS desenvolver o SU35BM,misseis,plataformas de defesa e outras armas aqui no Brasil,gerando emprego e capacitando Brasileiros porque de entreguistas e vendidos ja estamos de saco cheio.

  17. Caro maluquinho se essa informação for verdadeira isso significa que a marinha vai assinar com a BAE a sua entrada no projeto das novas fragatas TYPE 26,o que ao meu ver é algo maravilhoso,o Jobim terá deixado um belo legado para a MB,os ingleses já haviam oferecido navios para a marinha do brasil,preencher a lacuna que teria caso ela entrasse no projeto da TYPE 26,e te adianto uma coisa essas velharias inglesas dão de 10 nas nossas,15 milhoes é o custo da embarcação,espero que seja verdade,derepente quem sabe um Porta-Aviões ingles,eu sou um admirador da industria naval inglesa.O pessoa fala muita bobeira,não vejo atraso pois a marinha vai pegar um projeto de uma fragata espetacular,vai aprender os procedimentos de fabricação e tecnicas de uma das mariores nações em matéria construção de embarcações.

  18. Algumas das velharias inglesas :

    Type 42 Destroyers e não Fragatas
    HMS Edinburgh
    HMS Gloucester
    HMS Liverpool
    HMS York

  19. Nelore, “Nao e a mesma historia aqui nos EUA, mas na minha opiniao um nivel de educacao maior da populacao levaria a essa cobrancas, que ainda faltam ao brasileiro.”… esta é a mais pura e cristalina verdade… qnto ao nome, é fato, não estratégia… qnto a provoçaões, eles vestem a carapuça porque querem… desconexo, porém não desnecessario… batendo no assoalho é que encontramos os ratos… “O governo da Florida so faltou agarrar os da Embraer e nao deixar mais nunca. Deram a Embraer todo tipo de incentivo fiscal para localizarem na area de Melbourne.”… nelore, um pais que sabe o valor de uma grande empresa estrategica busca aloca-la a qualquer, disse, qualquer custo e não ficam interessadas de que pais eles veem… aqui, os vemelhuxos vão contra tudo que seja Made In USA independente de ser bom… eles não tem culpa se somos incompetentes ate para receber o que é para o nosso bem… e ressaltam: “este pueblo tiene gobierno, yo soy contra”…

  20. BARCA voce leu de cabeça pra baixo meu amigo se isso se concretizar estaremos adiquirindo navios velhos que serão deligados do serviço na Inglaterra e se isso se concretizar atazara o pais em 15 anos ou seja ja era nosso programa de navios de superficie.Isso é mesmo a cara do Jobim e de muitos outros vendidos que estão por traz de defesa que com certeza tão levando muita grama para emplacarem essas banheiras Inglesas e o dinossauro Americano que receberiamos careca e banguela e viveriamos revitalizando-o por uns 50 anos cheios de condicionamentos e restrições.Eu não sou Vermeluxo e nem tampouco baba ovo Americano,so quero ver meu pais autosuficiente e independente tecnologicamente e esses meios que estão buscando jamais nos proporcionaram independencia e sim dependencia eterna.Barca se eu achasse os EUA a maior maravilha do mundo eu ja teria ate filhos Americanos.

  21. Tá certo, tá td mt bem, + uma pergunta :Ele vão trabalhar p o BRASIL dentro dos EUA,na terra do tio sam p o seu páís, usando a n grana?Sei ñ..Se os mesmo viessem p cá seria mt diferente, + lá? Espero estar mt errado nas minhas desconfianças.Vamos ver. sds.

  22. A eficiencia, a solidez, e ética da iniciativa privada financeira americana no auge do seu explendor ( da expeculação financeira ).
    Pediu Penico e foi ser amparada pelo Tesouro Nacional Americano.
    UAI. Então quer dizer com a minha fala sou pela estatização da economia???
    Não, mais isso é ao que quer leva determinadas posições que partidarizam as discursões neste site.
    O que o Brasil ganha com essas novas aquisições (colaboradores)??? Essa não deveria ser a pergunta – a pergunta deveria ser:
    Quantas empresas na America Latina poderia ter nos seus quadros um grupo com tamanha experiencia profissinal e capaz de provocar sinergia entre eles e a empresa????

  23. Me esqueci da GM ou foi Ford ou Chevrolet, quem foi mesmo que quebrou??? A Honda e Toyota é que não foi.
    De resto exigo aquela loirinha na folha de pagamento da Embraer em S.J.Campos de preferencia.

  24. Agora levei fé na EMBRAER. Acho que vai sair daí algo grande: caça, foguete …
    Não é o disco-voador que tenho em mente, porém melhorou muito.

  25. Esse “Blue Eyes, Na Resistência” pensa que ainda existem otários, só ele mesmo para acreditar que a EMBRAER é uma empresa nacional. Ora, “Blue Eyes, Na Resistência”, empresa nacional é NACIONALISTA, não seja bobão. Senão você vai dizer para mim que a USIMINAS, a VRD, a HELIBRÁS e demais USURPADORAS são brasileiras… Não me faça rir “Blue Eyes, Na Resistência”, conheço bem que tipo de entreguista és, como vai o sol em Miami???

  26. O problema da Embraer e do Brasil, é que essa empresa é refém dos EUA, os investimentos feitos nela são ótimos para gerarem empregos fora do Brasil. Ela não passa de uma montadora de aviões que serve diretamente os interesses da Boeing, GE e outras empresas norte-americanas. A política da Embraer é conflitante com os interesses nacionais. O FX-2 é um claro exemplo disso, nem se quer fabrica um teco-teco 100% nacional para defender a soberania nacional!!!! Ela está mais para ser uma subsidiaria da Boeing do que outra coisa, não se iludam.

  27. Caro 01 Maluquinho que de 01 Maluquinho, como eu só tem um pouquinho!!!…rs..rs… Se me permite:
    1maluquinho disse:
    22/08/2011 às 17:38

    “” RODRIGO a EMBRAER ate o talo é dependente e sempre foi de Americanos e pelo visto ela é feliz assim então deixa ela.Vem ai uma AVIBRAS que é muito mais sofisticada,complexa e comprometida em priorizar o Brasil e se sair o acordão com os Russos nem sentiremos saudades da EMBRAER.Se ela gosta de ser subjugada e dependente e não tem capacidade e coragem de apostar em independencia tecnologica e autosuficiencia não nos fara falta pois o que precisamos é de empresas comprometidas com a filosofia da capacitação e autosuficiencia industrial de defesa para o pais.Ela é fruto da FAB que por sua vez é fruto tambem dos EUA e são felizes em dependerem deles.Continuem revitalizando o F5 e não reclamem meus caros Brigadeiros pois seus sonhos de vivermos revitalizando o F18 por uns 50 anos jamais se concretizara rsrs rsrs””
    Sem mais nada a acrescentar, exceto, parabéns pelo comentário!!!
    Muito bom dia a voce e a todos!

  28. Apesar das criticas de alguns a iniciativa é ótima, contratar mão de obra altamente qualificada só vai trazer mais conhecimento a EMBRAER e se alguns não rederem o esperado serão demitidos, não existe isso de não repassarem o conhecimento, tão empregados pra isso e se não passarem é rua.
    Podemos esperar um saldo de qualidade dos produtos da EMBRAER com a entrada dessa equipe extraordinária sim.

  29. A Dilma assumiu o governo com essas ideias SU35BM e Destroyers Sul Coreanos.E o que teremos?F18 careca e banguela pra Israelenses revitalizarem por uns 50 anos,eles gostam muito e sem podermos vendelos e cheios de condicionamentos e banheiras velhas Inglesas para vivermos gastando grana nelas.Oh que lindo o Brasil é um dos poucos que opera NAe e tem 1 NAe que so vive sendo recauchutado e que daqui a 9 anos terminara sua vida util e tem bobo que ainda acha um bom negocio.Ai me vem a EMBRAER e os PIGueiros da NET cagarem goma que terão uma equipe de ex-inteligentes da NASA que não repassarão nada e estão felizes por terem empregos garantidos por longos anos.O que o Brasil ganha com isso?Nada.O avião que eles produzirão la o SUPER T jamais sera produzido aqui no Brasil e nem mesmo a FAB ´podera te-lo para usa-lo em serviço.Então o que o Brasil ganha?NADIKA DE NADA e aos tolos que acham que estaremos vendendo ST a eles deixem de serem OTARIOS pois a EMBRAER não esta vendendo e sim dando de mão beijada seu unico avião tatico que é o melhor do mundo e3m sua categoria e coqueluche do momento para ser fabricado por conseção por Americanos.Alem de lhes dar o avião lhes garanto que ninguem mais se interessara pelo nosso ST e sim pelo SUPER T.Saiam do mundo de Alice e deixem de serem Plutos,Patetas do universo Disney.

  30. 1maluquinho, e tem outra! também. A maioria dos projetistas-chefes da embraer são gringos! Quase não aproveitam os brasileiros na parte mais importante da embraer, que é a de projetos.

  31. http://www.gamevicio.com.br/i/noticias/47/47910-brasil-desenvolve-turbina-a-jato-100-nacional/index.html. Enquanto isso, a Embrair importa turbinas ianques para por no teco-teco, vulgo ST. Trato é trato, temos que prestigiar a indústria bélica da metrópole, vamos provar que estamos seguindo a cartilha direitinho!!!! Aqui no Brasil se usa essas TR 3500 para iluminar e ventilar os fétidos banheiros dos colarinhos azuis e brancos do CTA e da Embraer. Brincadeira!….

  32. O Brasil estava desenvolvendo um motor-foguete para misseis.A ultima noticia que tenho e ja vai pra quase 1 ano que o bichano de tão arretado derreteu o prototipo.eles estavam adequando a potencia do boneco que inclusive pode ter outros propositos……..JONNAS a Petrobras tambem é recheada de gringos e a maioria dos serviços especializados que ela contrata são realizados por empresas extrangeiras com maquinario extrangeiro e operado por extrangeiros.Brasileiro so serve para carregar bolsas de ferramentas.E a Federal ataca direto e reto todas elas e é cerol fininho na alfandega de Macaé.Eu mesmo ja presenciei visitinhas deles a muitas delas inclusive a Odebrecht e seus consorcios eles adoram irem la pra ver se as coisas estão em ordem

  33. Falando unicamente da Embraer…
    Todos aqui têm preocupações geopolíticas em seus comentários, poré todas de caráter imediatista, o que nessa ciência não é positivo.
    Não importa se a Embraer não é 100% nacional, o que importa e que é bem diferente da Boeing, Airbus etc é que ela carrega o nome do Brasil em sua denominação. E daqui há 50 anos, uma criança americana vai crescer sabendo que uma das principais empresas de tecnologia no USA é brasileira, e com o nome Brasil declarado nela.
    Isso, meus amigos, é geopolítica 100% positiva.
    Em qualquer canto do planeta, basta um usuário qualquer da embraer desifrar seu nome para já saber que se trata de Brasil, e se o avião foi feito aqui ou acolá isso já não importa mais pois o nome Brasil está sempre ali.
    Qual outro país tem seu nome diretamente ligado a um produto de alta tecnologia usado por todos??
    Não duvido que os americanos tentem trocar o nome da Embraer, assim que eles atinarem o marketing, e importância geopolítica, para o Brasil que esse nome carrega.
    Com a redução de preço e facilidades de compra do Phenom 100 no mercado internacional com essa montadora nos USA, só se a direção da Embraer fosse muito tola para não aproveitar toda essa convergência de facilidades na Flórida.
    Independente de se ser pró ou contra os americanos, vamos pensar grande e a longo prazo… a Embraer é uma verdadeira carta na manga. E é até meio estranho que a terceira maior fabricante de aviões no mundo seja obra de nosso ainda limitadíssimo país.
    O que eu desejo é que a Embraer cresça e muito nos USA.
    Vamos ser imperialistas não só com os Paraguais da vida, mas com as nações importantes do planeta também.

  34. Legal né o Brasil é o maior exportador de grãos de Café (commodities) e a Alemanha que não tem nenhum pé de café é o maior exportador de café soluvel rsrs rsrs e felizes podemos sentir o cheirinho hummm é do Brasil rsrs Que pais otario predestinado a enriquecer os outros rsrs e sempre permanece dependente dos gringos e medieval extrator e o povo feliz rsrs

  35. Iniciativa otima para deixarmos de sermos esparros de Yankees e dependentes de falidos que so querem nutrirsem de nós é comprarmos material de defesa com BRICS e3 fecharmos em aeroespacial com Russos ou Chineses.Como tem falso Patriota que prefere ver o Brasil subjugado e dependente por burra e ignorante ideologia ou por teimosia aficcionada de tecnologias de lobos.Entrem uns por dentro dos traseiros dos outros e se mudem para a Disney porque plutos e patetas assumidos ja são.

  36. É caríssimo 01 Maluquinho, a impreitada é dura, o que tem de anti-brasileiro e vira-latas é uma coisa extraordinária!
    É como diz o ditado, quanto mais se reza, mais a assombração aparece!!!rs..rs..O único consolo é que isso aqui já foi muito pior, apesar de quando vamos às lojas fazer compras, não ouvimos se quer uma musica brasileira, com cafèzinho e aço caro e sem cultura brasileira, as coisas ficam complicadas, os vira-latas reinam. Vamos ser otimistas, vai melhorar!!!..rs.rs..

  37. Acho que isso é bom para a Embraer, que é uma empresa privada.
    Não vejo que seja, necessariamente, bom para o país, principalmente no setor de defesa, que é a origem da Embraer…
    Alguma coisa pode ‘sobrar’, mas no essencial, acho que nada de diferenciador virá desse pessoal na Embraer lá…
    Não vamos aprender a fazer foguetes com isso, podem ter certeza. Nem tampouco aviões militares efetivamente capazes de fazer alguma diferença na Força Aérea (ou um tucano pode ser encarado com algo que faz ‘diferença’ em nossa defesa aérea?).
    Enfim, pode ser que eu esteja sendo apenas excessivamente cético e algo pessimista, e sinceramente, espero que esteja errado…

  38. Eu não tenho a menor dúvida de que a melhor coisa para o Brasil, seria a formação de uma nova empresa – uma estatal de aviação militar, onde os novos desenvolvimentos tecnológicos da indústria privada nacional de aviação seiam sistematicamente aproveitados. Poderiamos desenvolver os Super-tucanos turbo-élice e à jato, uma vez que já temos essa tecnologia, assim os caças seriam 100% nacionais, embora sempre se possa importar alguns parafusos…Iriamos vender esses caças até umas horas, tanto na América do Sul(nossos vizinhos não gostam de aviões que dependam da aprovação do congresso americano, para ser adquiridos), o Brasil tem que ser uma alternativa aos ianques, e não um sócio dêles: se formos vistos como sócios dos ianques, continuaremos sendo visto como um País sub-imperialista, a serviço do império ianque, isso quebra nossas pernas em nossos esforços de integração sul-americana.
    O mercado africano também nos oferece um vasto potencial, temos tudo o que eles necessitam e outras partes do mundo também. A Embraer Defesa não é uma boa para nós, uma vez que ela é uma empresa dependente do norte, desse mato não sai coelho! Na verdade ela surge para atrapalhar o desenvolvimento da incipiente indústria nacional, pensem bem nisso; ela se tornou um instrumento da defesa dos interesses geopolíticos ianques no Brasil. Se e quando investirmos nela, em momentos de crise cíclicas capitalistas, como a atual, estaremos comprando mais turbinas americanas e assim ajudando empresas americanas, sacaram???
    Por outor lado, se tivermos uma nova empresa estatal da aviação militar, ela não iria concorrer tanto com a Embrair que depende muito mais do mercado de aviação civil e a concorrência seria até sadia. Com a estatal da aviação, investimentos do governo na indústria de defesa nacional, vão gerar empregos aqui, com retorno de 100 % no investimento, ajudando muito a sairmos de alguma crise, além de gerar mais defesa, mercado para as empresas nacionais fabricantes de peças, maior inovação tecnológica e empregos para os brasileiros!!!
    Da forma que está, o elo da FAB com a Embrair é extremamente nocivo aos interesses nacionais, dalí não sai coisa boa na área estratégica de defesa nacional, tenho certeza disso.

  39. O melhor para o Brasil seria deixarmos de ser babacas criando estatais que se embebedam por ganancia se emancipando e cagando e andando para o Brasil.A nossa mais estrategica empresa da area de defesa deixamos agonizar na prostituida visão dela ser absorvida por gringos e termos uma parcela minoritaria controlada pelo governo.O Brasil deveria abraçar a AVIBRAS como uma mãe abraça um filho por amor e segurança.É a nossa mais promissora industria de defesa e diversificadissima tanto que os Russos tem profundos interesses nela.Com ela podemos ter uma gama diversificada em tecnologias de segurança,militar,aeroespacial e ate aeronautica.A falta de interesse em investir de nosso governo e o desinteresse militar de priorizar o que é nacional é que levaram a AVIBRAS a beira da falencia.Prioriza-la é priorizar o Brasil.

  40. Cada um na sua 01 Maluquinho, me parece que estás sendo incoerente com a criação de uma estatal, estás sendo crítico com a criação de uma estatal e ao mesmo tempo pedindo para o governo abraçar a avibrás que, aliás não produz aviões. A própria Petrobrás é uma estatal, hoje com uma participação majoritária do Estado e é inquestionavel o fato que ela já deu certo há muito tempo. A Vale só não deu certo ainda, como uma empresa estratégica porque a tucanalhada a desvirtuou, produzindo e exportando minério de ferro a preço de banana e importanto aço a preço de ouro. Isso tem sido assim, até que o presidente Lula comprou a briga com o presidente tucano da Vale, puxando-lhe o tapete e demitindo-o. Agora sim, a Vale está trilhando o caminho certo e em breve será, juntamente com a Petrobras as maiores empresas do mundo, seguramente!!! Na área de defesa é imprescidível a participação estatal, queiras ou não queiras, do contrário se torna uma Embrair da vida, cai nas mãos dos gringos. Em diversos países se tem uma participacão estatal em empresas na área de defesa e com as chamadas ações ouro, que dão direito a veto ao governo. Quero lembrar-lhe que a iniciativa de formação da empresa é estatal, como foi a Petrobrás, a Embratel (que a tucanalhada também enfiou nas màos dos mexicandos, para não dizer outra coisa…e assim vai), a própria Vale. A futura empresa de aviação militar, portanto, inicialmente seria estatal, 100%, mas depois que ela já estivesse bem estruturada e tenha dado certo, de forma segura, se abre à participação do capital privado, sem comprometer o papel estratégico da empresa. Tenho certeza absoluta que essa empresa detonaria e se tornaria uma gigante da aviação militar, teria tudo para dar certo!!!! A avibrás seria uma ótima fornecedora de veículos militares, mísseis balísticos e eventuais sistemas de armas, etc… para equipar os caças eventualmente produzidos pela nova empresa de aviação militar. Não tenho a menor dúvida que esse seria o melhor caminho para chegarmos ao nosso futuro caça de quinta geração e a possivel participação russa para o desenvolvimento de um T-50 seria com a nova empresa de aviação, não com a Avibrás. A especialização leva à inovação tecnológica com maior eficiência meu caro, não tenhas a menor dúvida disso. É assim que priorizamos o Brasil e a luz para que o governo se interesse pela eficiência na defesa do Brasil é dada pelos militares, não políticos!!!

  41. Sem novidades, 01 Maluquinho, sobre o ASTROS III eu já sabia, é uma pena que o EB não deu o apoio que a Avibras precisava, consumindo a produção da Avibrás. Talvez se se preocupassem menos com a pensão das filhas de militares, que chega há mais de R$330 milhões ao mes, a Avibrás já estaria numa boa e produzindo misseis balísticos intercontinentais!!! Quanto a estrangeiros financiarem o projeto, sem problemas, lembre-se que a FAB também tem financiado o desenvolvimento do míssil A-Darter da Denell, empresa sul-africana e tem dado excelentes resultados tanto para Denell quanto para a FAB, um míssil com tecnologia avançadissima à disposição da FAB e com domínio tecnológico total.

  42. AVIBRAS não é uma estatal e sim uma empresa privada quer não se prostituiu por governos e sim busca satisfazer clientes.A politica MANGUAÇA é como um URUBU que a quilometros de altura sente o cheiro do moribundo e pousa proximo sorrindo para esperar o ultimo suspiro e se beneficiar com a carcaça.O governo estava agindo assim com a AVIBRAS aguardando a agonia para aparecer como salvador e levar uma parcela acionaria.So tem PUTAS E PUTOS NESTE BRASIL.E quanto a estatais crialas,financialas e mante-las com dinheiro publico para assim que a franguinha tiver empenadinha começar a ensaiar voos e assim que voar emancipar-se cagando e andando para o Brasil como é o caso da EMBRAER E DA PETROBRAS.Estatais são constituidas para monopolio e controle do estado em essenciais e não para se beneficiarem do estado e beneficiarem politicos quadrilheiros que se beneficiam delas.Devemos termos empresas em todas as areas e ramos mas termos o estado como controlador de estrategicos sensiveis.O loteamento de estrategicos sensiveis a iniciativa privada e capital extrangeiro em um pais de tradição prostituida e aliciada compromete o segredo e a autosuficiencia.Não estou aqui para defender iniciativas de carater ideologicos e sim para defender o Brasil.Cago e ando para tudo o mais e me alegro com tudo que seja positivo em carater efetivo de avanço e autosuficiencia independente de origem e desço a borduna em tudo que a meu ver favorece minorias de castas nacionais e expeculadores extrangeiros.E não me venham dizer que Tucanos leiloaram e roubaram o Brasil porque este PODER MANGUAÇA rouba ainda mais descaradamente no sol quente,fraciona nossa sociedade e loteia o nosso Brasil.

  43. O loteamento e o fracionamento da nação foi com FHC, cujo governo ratificou – com o conhecimento e aval das próprias FFAA – a declaração universal dos direitos dos povos ingígenas da ONU e não me venhas dizer que o”PODER MANGUAÇA” rouba mais, já que a corrupção é sistêmica. Durante a ditadura era a portas fechadas e depois, com as portas abertas, no sol quente, como diz você. A corrupção não para enquanto não houver uma reforma política para valer, com partidos políticos de verdade, que realmente oferçam subsidios ao desenvolvimento nacional em todos os sentidos e não orgs crims!!!

  44. É né tem bobo pra tudo que aficcionado por fiel ideologia não percebe o afinamento do PODER MANGUAÇA com a ELITE CHINCHEIRA rsrs rsrs Quem fraciona a nossa sociedade são os KITS GAYS DA VIDA que promovem a Kosovolização das minorias e mais covardemente posa de bonzinho dando as costas para os Brasileiros que morrem nas portas de hospitais enquanto rateiam com a Elite Chincheira o filé da FIFA e tambem se beneficiam da putada empresarial gananciosa na promoção de duplo proposito que é a pavimentação e enriquecimento das RATAZANAS.Duplo proposito porque serve a propinagem e desvio de verbas e ao mesmo tempo a perpetuação de poder.Esse poder MANGUAÇA é tão FDP e safado que é uma verdadeira GILETE cortando dos dois lados rsrs rsrs Alias os antes BUNDAS VERMELHAS gostaram tanto do TROLHO que se intitulam agora Democratas-Socialistas rsrs rsrs e aquilo que combatiam e menosprezavam hoje lhes nutre ate as Lombrigas rsrs rsrs

Comentários não permitidos.