Túnel de 100 quilômetros unirá Eurásia e América

http://www.schillerinstitute.org/graphics/conferences/070915_Kiedrich/Razbegin_070915/bering_tunnel_route.jpgAcaba de ser dada “luz verde” ao grandioso projeto de construção do túnel de 100 quilômetros de extensão sob o estreito de Behring, no Extremo Oriente. A notícia foi divulgada pelo jornal “The Times”, alegando um representante da Câmara de Comércio russo-britânica. Esclarece que esse túnel é necessário para juntar os sistemas de transporte da Eurásia e América. Para a realização do ambicioso plano orçamentado em quase 100 bilhões de dólares deverá a Rússia escavar uma parte do túnel e construir até 2030 quase 5 mil quilômetros de leito ferroviário. Os Estados Unidos, que também escavarão o túnel do seu lado, construirão 2 mil quilômetros. O transporte de cargas no trajeto Eurásia/Estados Unidos será menos dispendioso e mais rápido e seguro do que por via marítima – indica o “The Times”.

Fonte: Voz da Rússia

15 Comentários

  1. Convido a olharem “placas tectônicas”, e pelo esboço da imagem, este projeto passaria sobre a divisa de duas grandes placas, próximo ao enclave de treis placas tectônicas, que são “placa norte-america/placa eurasiana/placa africana”. Assim, só digo, haja projeto e margens de segurança para nortearem isso!

  2. Já tinha conhecimento desse projeto, mas 100bi?? Acho que vão engavetar; por enquanto o orçamento não tá pra essa festa toda. Mas a ideia é boa.

  3. Hélio Corrêa disse:
    21/08/2011 às 14:41
    Convido a olharem “placas tectônicas”, e pelo esboço da imagem, este projeto passaria sobre a divisa de duas grandes placas, próximo ao enclave de treis placas tectônicas, que são “placa norte-america/placa eurasiana/placa africana”. Assim, só digo, haja projeto e margens de segurança para nortearem isso!
    ____________________________________________________
    Hélio, desculpe mas acho que vc esta equivocado.Ali só existe a placa do Pacifico e não o encontro de 3 placas, principalmente da Placa Africana. O encontro das 3 placas que vc cita é no Oceano Atlântico.

    Fonte:
    http://www.brasilescola.com/geografia/principais-placas-tectonicas.htm

  4. sinceramente mais 100bi. parece muito pouco para uma obra dessa magnitude!!!
    com cerca de 85 km de largura e uma profundidade de 30–50 m não é muito profundo o estreito porem só de túnel ou ponte seriam 85KM…
    ex a ponte rio niteroi custou na época 400.000 milhões de dólares – hoje atualizado seria 2.5 bilhões de dólares com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. um tunel acho eu deve ser muito mais caro que uma ponte ou pelo nenos o mesmo preço!!!!
    se bem que 13k custou 2,5 bilhoes – 100 km custaria entorno de 20bi. sei la mesmo assim ainda acho muito pouco hoje en dia qualquer pequena obra feita no mundo custa bilhões!!!!!

  5. Vi um documentário sobre a construção desse tunel ,que segundo só faltava a aprovação dos governos já que dos vários desafios e tecnologias para construção já foram superados e desenvolvidos , a Russia ja começou a construir a ferrovia ,pelo que eu vi a ferrovia não sera tão simples por estar em terreno congelado que pode derreter com trafego de trens e afundar , mas esta questão ja foi solucionada ,outro desafio é que o túnel ficara em uma área que tem muitos terremotos .

  6. Roberto, bom dia; primeiro você está corretíssimo, você viu meu equívoco quanto a localização; eu lí no “piloto automático” e avistei outro projeto que logo linkei com o em questão. Agradeço sua atenção e polidêz ao recomendar revisão do local. Quanto ao meu medo com tais placas, neste caso entrariam o correto seria “Placa norte-americana/ Placa do pacífico; próx. a outro enclave com a eurasina e se movendo abaixo outra filipina. Enfim, sei que os projeto pode levar folgas de segurança, mas margem de segurança em projeto é algo mmmuito caro, enende meu pensamento, basta querer uma tolerância um pouco maior, e os custos normalmente e prazos se contra-põem.
    Muito obrigado pelo reposicionmento, coloquei o piloto em off, rs.

Comentários não permitidos.