PARA SANTOS, CHÁVEZ É UM FATOR DE ESTABILIDADE NA VENEZUELA

http://desacato.info/wp-content/uploads/2011/04/chavez-santos-300x180.jpgO presidente de Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou que o mandatário Hugo Chávez “é um fator de estabilidade na Venezuela”.
“A estabilidade é sempre um elemento muito importante dentro da política, não somente interna, mas também externa”, acrescentou o colombiano, em entrevista ao jornal argentino La Nación.
Santos ainda negou que o quadro de saúde de Chávez — que enfrenta um câncer — tenha qualquer tipo de impacto na política da América Latina.
A afirmação foi feita ontem, durante sua visita oficial a Buenos Aires, onde se reuniu com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia, o objetivo do encontro era “aprofundar e diversificar o diálogo bilateral e multilateral” entre os dois chefes de Estado.
Colômbia e Venezuela já tiveram momentos de tensão em suas relações diplomáticas, que chegaram a ser rompidas em julho do ano passado, após o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe acusar Chávez de abrigar guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Em 2008, um ataque do Exército colombiano contra um acampamento das Farc no Equador também degredou as relações entre Colômbia e Venezuela, que se solidarizou com Quito.
No ano seguinte, os contatos diplomáticos foram congelados devido às declarações de Uribe de que a Venezuela fornecia armas às Farc.
A relação bilateral só foi estabilizada com a posse de Santo que, apesar de ser ex-ministro da Defesa do governo de Uribe, tentou uma reaproximação com a Venezuela.

Fonte: Ansalatina

21 Comentários

  1. Observem que o que menos interessa na América do sul é a desestabilização de qualquer país, o Chaves caiu uma vez e provocou uma forte reação dos líderes de outros paises ideológicamente simpatizantes de Chaves.
    Ao que parece, gostando dele ou não, seu estilo de agir na política externa é o que está desagradando à ” alguns”. Quando o Manuel Zelaya caiu em Honduras vejam no que deu, a Venezula é muito mais importante à ” interesses ” externos do que Honduras, e está colada no Brasil , co-participante da Amazônia.
    É isso mesmo, o negócio pode ficar pior para todos.
    Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Bolívia, se aproximem, mostrem presença.
    Se o Chaves tiver que sair que saia pelas vias legais que regem seu país.
    Vigiar a estabilidade institucional da Venezuela me parece um dever da América do Sul, se quiser ser um bloco.
    Isolar, enfraquecer e atacar.
    Os “lobos ” estão rodeando se houver um vacilo, devorarão sem misericórdia.
    ——–
    http://www.youtube.com/watch?v=eI-aiugzQgk

  2. Se vocês acham que as coisas estão ruins com a esquerda, ainda na nossa geração poderemos ver como são as coisa com a direita.
    .
    Em um artigo que li recentemente (reproduzido no Conversa Afiada) há uma análise clara daqulo que eu vinha percevendo mas sem ter a dimensão das implicações.
    Como sempre a AL copia o resto do mundo. Esta cópia leva um tempo. Tempo este que em muitos casos é o que se precisa para ver se o caminho é o correto.
    .
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/08/19/santayana-nao-subestimem-a-direita/
    .
    Vale a leitura.
    Para aqueles que gostam do caos, pois é onde há maisoportunidades para subir passando a rasteira nos outros.
    Se na Venezuela está ruim, é porque não sabem como era antes.
    .
    http://www.socialismo.org.br/portal/internacional/39-noticia/763-economia-e-indicadores-sociais-da-venezuela-explicam-popularidade-do-presidente-chavez
    .
    É fato, as pessoas houvem o que querem. O que não querem elas ignoram.

  3. O Presidente Juan Manuel Santos está sendo hábil, contornando a situação deixada pelo Uribe.
    Pessoas podem brigar, se desentender, países não.
    O assunto é mais sério.
    Já imaginaram 2 países em conflito por causa das divergencias pessoais de seus dirigentes máximos?
    Isso sem nenhuma questão política de fato?

  4. Santos está correto…Já Uribe era (e é…) um perigo, comprovadamente narcotraficante e traíra continental, não só para a Colômbia como para A.S.
    .

    E Chavez é um populista e falastrão sim, más que sempre se manteve (até agora) dentro dos limites legais e democráticos. Se está até hoje no poder é porque o povo venezuelano assim quis…
    .
    Os que o chamam de ‘ditador’ são os com o pensamento teleguiado pelo sistema midiático yankee, com o qual Chaves bate de frente e por isto é odiado…

  5. Más segundo os preceitos do império:
    .
    “Ditadura que serve aos seus interesses é democracia”
    &
    “Democracia independente e nacionalista é ditadura”

  6. SANTOS ESTA JOGANDO E MUITO BEM, PARABÉNS.
    A UNIÃO FAZ A FORÇA
    .
    .
    O Santos está fazendo uma excelente política externa na região,procurando dialogar sem o viés de desdem como fora com o “constipado Uribe”,até o Maluco beleza sem aquele idiota,perdeu o seu “glamur” com isso;não vemos mais aquele bate boca que atendia a ambos,uma forma de atrair mais atenção na região para eles.
    .
    De uma forma bem discreta o Santos esta mostrando o seu molejo político com muita capacidade, surpreendendo a todos.
    .
    Quem ganha é a região AS e a UNASUL.

  7. O Presidente Juan Manuel Santos está sendo considerado por todos o melhor presidente da Colômbia de todos os tempos.
    A Venezuela e a Colômbia são povos irmãos e possuem vínculos históricos e comerciais inafastáveis.
    A Colômbia iniciou um processo de distânciamento e independência política e econômica dos Estados Unidos e cada vez pretende estar mais ligada aos demais países da América do Sul.
    Nos presentes tempos de crises e ameaças, a América do Sul deve estar plenamente unida em prol da defesa dos povos irmãos.
    Chávez é um nacionalista que defende uma América do Sul independente e social, só que isso desagrada os interesses das corporações e do governo dos Estados Unidos.

  8. Tanto a colombia qto a venezuela estão se mirando. Eu ñ acredito em nenhum destes srs.Tem ianks nesse meio, e a Una sul tem de olhar melhor esses países ,assim como chile e Bolivia…Quem Viver Verá.

  9. Não tenham duvidas de que a estabilidade regional e um bom relacionamento entre os paises da AS hoje interessa aos EUA e eles é que incentivam essa postura Colombiana.Hugo Chavez com todo seu pensamento medieval e postura de afronta aos EUA onde guarda seu ouro,onde refina seu petroleo,onde vende seu petroleo???Que o Brasil tenha a destreza da Onça,a astucia da Arpia e a sabedoria do Macaco para lidar com essa manada de Ratazanas.Sempre querendo ou não,agradando ou não,os EUA estarão ingerindo na região.E ainda lhes digo mais,afinidades democraticas,comerciais e economicas aparte que sempre tivemos com os EUA e sempre teremos a quem nosso governo foi visitar em primeira instancia?O que atrapalha um maior entendimento em defesa com os Russos não é a resistencia de uma minoria militar ou impossição Americana e sim ter um respaldo fora do colonialista Americano e de Hugo Chavez que quem sobrou?China.Hoje o Brasil esta mais inclinado a ter uma postura estrategica de defesa com a China embora com algumas relutancias estamos nos inclinando a armamentos e tecnologias Russas.Porque Fernando Collor indagou os Americanos quando da audiencia no congresso com a Boeing sobre um comparativo entre F18 e SU35BM não estando essa na relação do FX2???Teremos sim os caças Russos e isso ja é consciente entre militares e politicos,é o melhor vetor e tecnologia ao Brasil.Voces jamais conseguirão enxergar essas coisas com raciocineos com tendencias ideologicas.Hoje todos eles estão sorrindo para nós por nosso momento economico,por nossas reservas,por nosso potencial de mercado e por nossas oportunidades,mas todos lacrimejam INVEJA,babam GANANCIA e raciocinam TRAIRAGENS porque este ELDORADO é habitado por um tolo povo facilmente aliciado e prostituido,que se contenta com salarios e vive de individualismo.Pensamento e postura mediocre de quem detem a parte mais nobre do planeta e tem fragilidades diversas e contenções impossiveis.Mentalidade coletiva e ideal nacionalista é a unica forma de unir e salvar o Brasil,porque potencial SIM,NÓS TEMOS.

  10. Over disse:
    Excelente texto do conversa afiada.
    Demandaria dele um debate próprio e específico.
    Lembre-se que o texto fala de direita , esquerda e igreja.
    Isso vai acima de fornecimento de material bélico, partidos políticos, comércio,etc.
    Tudo muda quando falamos das motivações das igrejas, ela tem seus próprios e justos motivos que eu respeito profundamente e vão além do que os olhos veem.
    O desconhecimento de assuntos como esse pode nos empurrar numa direção de insanidade e coligações erradas.

  11. “E Chavez é um populista e falastrão sim, más que sempre se manteve (até agora) dentro dos limites legais e democráticos. Se está até hoje no poder é porque o povo venezuelano assim quis…”
    .
    Idi Amin Chávez dentro dos limites legais e democráticos? pode até ser verdade mas isso se deve ao fato do bufão bolivariano ter propositalmente distendido os tais “limites legais e democráticos”com o único propósito de eternizar-se no poder

  12. Pessoalmente acho ele um maluco falastrão, um frankenstein politico, (militar, golpista, que virou presidente eleito) mas esse é o modelo de sociedade que ele está inserido, fazer o que né!No mais, acho que o StadeuR está certo, pra nós não interessa instabilidade e é melhor ter o Chaves do nosso lado do que contra!

  13. O Presidente Colombiano está certo, mas pior maneira possível. Idi Amin Chávez hoje é um fato de estabilidade na Venezuela pelo fato de ter utilizado um instrumento de consulta popular, o referendo, para destruir as instituições democráticas e concentrar poderes em suas mãos. Hoje o que se vê na Venezuela é um poder executivo que acumula poderes em excesso, um legislativo desidratado de atribuições e um judiciário cooptado. Como consequência temos um arremedo de democracia onde eleições destinam-se apenas à referendar a vontade do presidente, ainda que os esquerdopatas histéricos de plantão do lado de cá da fronteira adorem cantar em verso e prosa a “democracia bolivariana” e o nosso messiânico e vaidoso ex-presidente refute as criticas “da mídia” e “dazelite” afirmando existir “excesso de democracia na Venezuela”

  14. Nada de loucura, apenas sensatez e demonstracao de maturidade em politica regional…

    O mundo vai passar por dificuldades, e nesse momento, e fundamental construir uma uniao solida com todos os vizinhos da America do Sul… A estabilidade politica e o requisito basico para uma maior integracao economica no bloco sul americano… Nao depender de atores exogenos para tudo e uma boa licao dessa crise….

    E fundamental focar mais em America do Sul, ao inves de ficar na paranoia com os ¨imperialistas ianques¨, ¨gafanhotos chineses¨, ¨crueis colonizadores europeus¨, etc…

    Sozinho, nem mesmo o maior pais da America do Sul, conseguira enfrentar os desafios do futuro, juntos, abrem caminho para pavimentar as bases de uma estabilidade minima necessaria, para um maior desenvolvimento economico, politico e social de todos no bloco…

    Loucura, apenas em declaracoes de amor…

    http://www.youtube.com/watch?v=1X8hh2FnjYs

  15. Parabens santos.
    Chavez, mesmo sendo uma pessoa extremamente egocentrica, ele é um nacionalista, que procura o bem do seu país(apesar da corrupção ser generalizada).
    A america do sul como um todo está se tornando independente ideologicamente. E claro que a esquerda vai emergir nesse cenários, fomos explorados por tanto tempo pelas potencias “ALIADAS”.

  16. Idi Amin Chávez dentro dos limites legais e democráticos? pode até ser verdade mas isso se deve ao fato do bufão bolivariano ter propositalmente distendido os tais “limites legais e democráticos”com o único propósito de eternizar-se no poder

  17. HMS, como vc mesmo disse, tudo votado pelo Povo da Venezuela.
    Se quiser mudar, basta votar novamente.

    Outros fizeram o mesmo, como FHC, mas no caso, sem o voto do Povo.
    Lá, além de ganhar a eleição. as medidas aprovadas pelo Congresso foram submetidas ao Povo pelo VOTO DIRETO.

    Bem diferente do cenário que vc tenta pintar.

    Ademais, concordo que ele tem tendências ditatoriais. Mas isso é problema do Povo da Venezuela, não:

Comentários não permitidos.