Japão aprova a fabricação do protótipo do caça stealth ATD-X

Clique nas imagens para vê-las em maiores resoluções

Como parte do projeto Demonstrador de Tecnologia Avançada (ATD-X ou “Shinshin”) que vai ajudar a desenvolver os novos aviões de combate para daqui 20 anos, o Ministério da Defesa do Japão planeja comissionar a Mitsubishi Heavy Industries no desenvolvimento da fuselagem para o próximo planejamento financeiro em 2012. Além disso, os fundos para peças de reposição e materiais de manutenção avaliados em cerca de 9 bilhões de ienes (cerca de US$ 117 milhões) parecem que serão incluídos no projeto que está presente no orçamento do ano fiscal de 2012, que será divulgado no final de setembro. Este esforço irá avaliar a eficácia operacional de cada componente tecnológico, e ajudará a tornar o sucessor do avião de caça F2 num esforço nacional.

O ATD-X não vai ser implantado em unidades, mas é um plano que irá verificar tanto a capacidade stealth, como a cinética de alta performance que permite manobras e curvas rápidas voando em baixa velocidade. Não serão instalados aviônicos, sistemas de missão ou armamentos nessa primeira versão. A previsão é de realizar um primeiro voo ainda no ano fical de 2014, e começar os testes de vôo no ano fiscal de 2015-2016.

A partir de 2009, o Ministério da Defesa havia cobrado a Mitsubishi Heavy Industries sobre o desenvolvimento do projeto de fabricação, e como esta etapa foi concluída, a mudança agora é para a construção da fuselagem.

Fonte: NikkanTradução: Cavok

22 Comentários

  1. Para 20 anos? Vinte anos e nenhuma menção à capacidade de submersão? Isso é perda de tempo e dinheiro. Mas, como mais ninguém está fazendo – pelo menos ninguém diz estar – vai lá.

  2. jába, nao é perda de tempo nao, o brasil talvez daqui 20 anos vai ter o seu de 4.5 geraçao , os japas tao no lucro rsrsrs.



  3. 20 anos ???

    em 10 anos… caças de 6ª geração… totalmente robotizados… estarão surgindo no horizonte…

    ps. molecada… todo mundo jogando PS3/xBOX… se quiserem ser “pilotos” em 2030…rsrsrs

  4. 20 anos é sexta geração de dona total dos espaços aéreos… esse projeto mal começou e já está cheirando a podre.

    E o Japão, que coisa hem?!!

  5. E SIIIIIIIIIIIIIIIIII NE DA QUI 20 ANOS EU ACHO UNSSS 200 ANOS RSRSRS OLHA LA EM AINDA, talvez daqui UNS 400 ANOS VAI TER SEU 4 GERAÇÃO ,( BRASIL UM PAIS DA CORRUPÇÃO )

  6. Sem contar que eu acredito demais no potencial de tudo o que é produzido no japão.
    Esse caça representa a retomada belica do japão após a 2 gm. Eles colocaram um prazo longo porque sabe que nao querem colocar qualquer produto por ai levando a sua bandeira…
    É muito tempo para se desenvolver sim, mas tenho certeza que o resultado final será muito bom

  7. O Japão apesar da Crise Econômica, Terremotos e Tsunamis; continua desenvolvendo e investindo em pesquisa, porque sabe que esse investimento se pagará tanto de forma política, dando autonomia às Forças de Auto-Defesa do Japão, como em aplicações civis das tecnologias aprendidas no ATD-X e de quebra, um novo caça de 5.5ª geração surgirá, com certeza.

    []’s

  8. O tempo é uma eternidade, mas ao menos estão enganjados em algo deles e por eles, e nós que nada temos em mãos ainda, só discurso dos nossos elevados lideres, em compasso de espera!

  9. Somente assim o Japão se distanciará do Tio Sam, ultimamente, eles fazem contrato depois eles boicotam o japão que era nação amiga sofreu uma baixa terrível quando os EUA, negaram a fabricação do F-22 por la muito menos sua compra eles disseram que o F-22 é um caça de superioridade áerea é não covém aos EUA, vende-los ao Japão ponto final.

  10. Pois é Nick, estava pensando o mesmo. O Japão, apesar do desastre recente e da conta de quase meio trilhão de dólares para reconstruir o país, não está dormindo no ponto.
    .
    Japão: “Tio Sam, japon quer F-22”.
    .
    Tio Sam: “No, meu caro. F-35 no máximo”.
    .
    Japão: “Nós desenvolve F-22 zaponês, né?”
    .
    Não duvido NADA ficar melhor que qualquer caça americano…

  11. Em vinte anos caças de 5 ou 6 G serão facilmente localizados por novos radares e facilmente abatidos pelas novas gerações de missieis, é só olhar o que é mais caro para desenvolver, um radar ,um míssil ou um caça. Caça invisível só o da mulher maravilha.

  12. coitado do japao unico pais a ser jogada a bomba atomica bases militares americanas ate hoje paises vizinhos que o japao invadio na 2 guerra mundial como china coreias e etc e tal o odeiam eles tem que correr com suas proprias pernas japao pais submissso aos estados unidos tem que lutar para as bases americanas saiam do seu territorio

  13. Acho um prazo razoável. Daqui a 20 anos o F-18 aina estará na Ativa nos EUA e o Rafale na Franca. Qto tempo vai demorar para que eles sejam totalmente substituídos? Acredito que Nao Tao breve. O caça japones ainda e um projeto, então sabe-se lá quais tecnologias ainda poderão ser aproveitadas nele ate lá. O Japao tem uma política de defesa que os deixam quase que totalmente amarrados aos americanos impossibilitando-os de ter uma FOrca armada regular e sem liberdade de usa-las sem a autorização americana. Isso JA e determinado na própria constituição japonesa. Isso e o motivo de tantas bases americanas em solo japones. Por enquanto o Japao Nao precisa se preocupar tanto com sua defesa JA que os EUA sao praticamente responsáveis por ela. A preocupação E realmente quanto ao futuro caso optem por uma mudança em sua constituição.

  14. Marksman, tem 50 anos que o Japão voltou a construir aviões – inclusive montando máquinas americanas, fragatas etc., inclusive navios civis com propulsão nuclear.
    A tecnologia toda já está desenvolvida.
    O main battle tank deles é algo fantástico.
    Mas nada que signifique projeção de poder é autorizado.
    Assim, cadê os submarinos? Poucos, bem limitados.
    Cadê os mísseis? Poucos, bem limitados.
    Porém, como você escreveu, graças ao coreanos e chineses …

Comentários não permitidos.