Após aviões sobrevoarem central nuclear, Paquistão tem reunião de emergência

IGOR GIELOW
ENVIADO ESPECIAL A ISLAMABAD

Três dias depois de aviões-robôs terem sido avistados sobre o principal centro de enriquecimento de urânio para armas nucleares do Paquistão, o presidente Asif Ali Zardari convocou uma reunião extraordinária com o chefe da Força Aérea, Rao Qamar Suleman.

Os aviões foram avistados no sábado (13) e no domingo (14) sobre a região de Kahuta, conforme a Folha revelou ontem. A cidade abriga o laboratório nuclear, que também produz uma família de mísseis capazes de atingir com a bomba a rival Índia.

O governo não comenta o assunto. Sobre o encontro de ontem, a Presidência afirmou apenas que ambos discutiram “assuntos de interesse da Força Aérea”.

O estado de alerta segue em Kahuta, cidade que fica 35 km a sudeste da capital, Islamabad. Não houve novas aparições.

Existe no Paquistão uma certeza de que o arsenal nuclear do país é alvo de planos americanos para tomá-lo de assalto em caso de instabilidade política extrema -em outras palavras, se algum regime francamente antiamericano for instalado.

Os americanos naturalmente negam tal plano, mas o assunto está na agenda militar e política do país.

Outro tema sensível na desgastada relação entre Washington e Islamabad também foi tema da discussão de ontem: o noticiário de que o Paquistão deixou a China examinar os restos do superhelicóptero usado na operação que matou Osama bin Laden em maio.

A operação ocorreu na cidade paquistanesa de Abbottabad. Um aparelho foi destruído em solo, e era uma versão modificada do Black Hawk, com tecnologia furtiva ao radar. O Paquistão negou ter fornecido dados aos chineses.

SEQUESTRO

Outro ponto potencial de atrito EUA-Paquistão é o sequestro de um americano que mora em Lahore no fim de semana.

Warren Weinstein trabalha com programas de desenvolvimento e, até agora, nenhum grupo pediu resgate. O FBI [polícia federal americana] participa das buscas.

Fonte: Folha

15 Comentários

  1. Se avistou e não derrubou… É sinal de fraqueza politica do Paquistão, na defesa de sua soberania frente ao EUA. Que fazem o que querem no Paquistão! Quantos paquistaneses, incluindo mulheres e crianças, já foram assassinados pelos drones estadunidenses?
    .
    Se aquilo lá fosse um país que se prezasse, já tinha posto um fim nisto! Más ao contrário, continuam dando permissão para a operação do drones em seu territórios fronteiriços e parece que até em cima de suas instalações nucleares…

  2. SERÁ TARDE DEMAIS?
    .
    .

    O governo americano viu que se há alguma forma de algum terrorista adquirir algum artefato nuclear,as possibilidades são imensa.
    .
    O Paquistão vem em primeiro da lista,seguido depois por alguns países da antiga URSS.
    .
    A impressa ocidental,manobrada por interesses escusos,e de Israel,colocara o Irã em primeiro lugar nessa lista.
    .
    Alguns incautos da primeira linha de frente,com se vê aqui,de pronto dizem amém para essa imprensa.
    .
    Não é de admirar que alguns bisonhos sempre estão caindo do cavalo por aqui_Hehehe…

  3. É preocupante que um país que acobertou (alguem ainda tem duvidas quanto a isso?) Bin Laden tenha armas nucleares em maos. No fim quem sofre não é os EUA, são os civis de toda parte do mundo que morrem, como no 11 de setembro, no atentado em Madri e tantos outros lugares. Somos você e eu os alvos.

    Em 2014 e 2016 teremos grandes eventos aqui, e nós ao contrario dos americanos, não temos capacidade de impedir que mesmo um airbus lotado de ogivas e com um letreiro OGIVA NUCLEARES AQUI, entre no nosso país.

    Precisamos deixar de lado o ranço contra os americanos e ser racionais. Eu espero que eles tenham mesmo um plano para tomar essas ogivas caso radicais tomem o poder.

  4. Porque já não soltaram uma bomba nesta porcaria .Depois deles esconderem o Bin Laden pode tudo com este bando de loucos .

  5. Um dia destes vão ter suas cenrais ocupadas + por terrorristas da Alcaída,terrorristas de estado como dos iankSS e dos judeuSS nós já sabemos e conhecemos e o q o NOVOBRUK disse procede.Aí dos vencidos. Sds.

  6. Absolutamente esta nos planos americanos de “tomar’ esse arsenal paquistanes, que se dane a soberania. Afinal nao sao as “bun..s” brasileiras que seriam expostas a essa tragedia, mas sim cidades americanas.
    O Paquistao esta a um simples passo de um “failed State” portanto quem tem que colocar as barbas de molho sao os americanos.
    So espero ver tudo na CNN, Live.

  7. É isso aí NovoBrasuk, ou dito de outra forma: Corrupção…
    .
    O Paquistão é ambíguo, más toda esta história é ambígua, Al-Qaeda e Bin Laden muito provavelmente, são crias da cruza dos serviços secretos estadunidenses e Mossad com a monarquia saudita.
    .
    Acredito que além do Paquistão, o EUA já a vários anos, também sabia onde o seu agente, Bin Laden, estava…
    Sua captura e morte parece ter sido o rompimento de um acordo entre Paquistão e EUA.
    .
    Queima de arquivo… E Obama precisava do “ibope de osama”, a guerra do Afeganistão idem…
    .
    Más que ninguém se engane, o Paquistão tem em seus militares um “núcleo duro”, que resiste até aqui, às tentativas de fragmentação interna promovidas pelo EUA. E se o Afeganistão com 28 milhões de habitantes, já é um osso duro de roer,imagina o Paquistão com 170 milhões…
    Não creio em intervenção terrestre no Paquistão por parte de EUA/OTAN, não é viável!

  8. Com certeza o Paquistão mostrou sim a China e dela se aproximam cada vez mais e ate ja pediram a instalação de uma base Chinesa em seu territorio.Mas ate aonde eles podem realmente confiarem em Chineses?

  9. Era só o que faltava o gringo sobrevoar uma central nuclear com vants e ainda tem gente aqui que apoia, haja entreguista.

  10. A mesada que a china esta oferecendo creio que deva ser maior…
    Alguem aai bem disse anteriormente que o Paquistão é um estado em falencia. E tem um exercito generoso, pesquisa nuclear e de foguetes. So coisa cara.

  11. O Paquistão é um problema mais para a India que demais paises… um eixo Washington x Nova Délhi contra o Paquistão não é descartavel…

  12. Isso é que acontece quando somos fracos, seremos subjulgados ao menos que tenhamos uma força capaz de coibir qualquer tentativa frustrosa, graças ao nosso belo governo andamos em passos de tartaruga enquanto os yankees vão lançar 2 subnukes, por ano aqui so em 2022 se já dominamos a tecnologia alemã da construção dos U-Boats-209 porque levariamos muito tempo para dominar uma tecnologia francesa, so não fomos invadidos até agora é porque temos os Astro lançadores de misséis, os melhores soldados de selva, um NAE A-12-SP envelhecido é alguns F-5, e A-29 é como também alguns Super Tucanos, mais séra que estaremos seguros com essas velharias é ver pra cre é espera o pior o mundo quer nossos minérios,agua,alimentos,etc… assinado Orlando Vilas Boas, o mundo não que saber de proteger os indios da amazonia o mundo quer nossas riquesas, a ABIN, já confirmou isso tem 5 ongs picaretas atuando aqui no nosso país 4 americanas é uma inglesa, para decestabilizar nosso país, nosso Nióbio material estratégico ja foi marcado com um circulado um mapa do brasil no pentagono dois lugares no Brasil como essenciais para sua soberania é estratégia são elas Serra de Araxá em minas é Cabeça do Cachorro no Amazonas se não fizermos algum agora séra tarde demais, agora me digam qual foi o país que teve apoio dos gringos virou uma potência, me digam, caso contrario se calem o gen. Heleno nos precaveu sobre a Reserva Raposo serra do sol.

  13. .
    .
    Darth Sidious disse:
    18/08/2011 às 10:12
    .
    Concordo com o seu ponto de vista, e fico revoltado em saber que exitem brasileiros pontos para doar as nossas riquezas para os USA, e constantemente postam muito por ai fazendo as 5° Colunas dentro das nossas redes de comunicação… fazer como os Democráticos USA em casos de traição, escolher se o Traidor merece uma injeção letal, uma câmera a gás, a cadeira elétrica talvez…
    .
    Tem muitos por ai principalmente na internet que ja foram cadastrados na ABIN como possíveis colaboradores em tempos de crise, endereços IP e nomes reais, e caso a crise venha mesmo a ser real, uma invasão estrangeira, as penas pra essa gente são muito claras!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.