FAB bombardeia pista clandestina na fronteira de Brasil e Colômbia

Segundo a Aeronáutica, local era usado por traficantes de drogas.
Quatro aviões foram usados nesta sexta-feira em São Gabriel da Cachoeira.

Força Aérea Brasileira (FAB) destruiu uma pista clandestina na fronteira de Brasil e Colômbia, nesta sexta-feira (12), localizada a 68 quilômetros de São Gabriel da Cachoeira (AM). A ação faz parte da Operação Ágata 1, que começou na sexta-feira (5), com o objetivo de combater crimes típicos da região fronteiriça.


De acordo com a FAB, o local foi identificado com uso Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), o Hermes 450, de fabricação israelense, que tem seis metros de comprimento e dez metros de uma asa à outra. O equipamento pode chegar a uma velocidade de 110 km/h, a uma altitude de cinco mil metros e permanecer no céu por cerca de 15 horas.

Quatro caças A-29 Super Tucano sobrevoaram o local na tarde desta sexta-feira e destruíram a pista de pouso clandestina, que tinha 1,4 mil metros de comprimento e 15 metros de largura, o suficiente para receber pequenas aeronaves.

Uma das pistas do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, por exemplo, tem 1.345 metros de comprimento e 45 metros de largura. A outra tem 1.640 metros de comprimento e 45 metros de largura, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/08/12/fab-pista300.jpgSegundo a FAB, foram usadas oito bombas de 230 quilos. A operação na região de fronteira mobiliza mais de três mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na vigilância da região contra atividades ilícitas como o contrabando e o tráfico de drogas.

A FAB informou ainda que, além dos caças, dois helicópteros H-60 Black Hawk levaram equipes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Força Nacional, do Exército Brasileiro e da própria FAB para as proximidades da pista destruída.

Fonte: G1

11 Comentários

  1. Legal,
    Mas esses estragos um cara com uma enxada arruma rapidinho…
    Tem que jogar essas bombas é na cabeça deles,”Traficante e contrabandista”
    .
    Esse segundo video é bem velho.



  2. gasto inutil… ou falta de estratégia… ou… QUERO APARECER NA TV

    muito mais lógico e barato ..descer um comando de helicoptero… colocar TNT.. em toda a pista e fazer o trabalho direito… FATO!!!

  3. Serve só como treinamento e publicidade do super-tucano, a pista continua inteira…Melhor é dinamitar ao longo de toda a pista.
    .
    Outra coisa é ficar de tocaia, vigiando a pista, para pegar os narcotraficantes e contrabandistas quando aterrizarem por lá.

  4. O oficial explicou que o objetivo principal é o treinamento real dos pilotos, a meu ver foi um ótimo treinamento, além dísso é uma excelente propaganda para o S Tucano que está disputando uma concorrência nos EUA.
    Tudo tem um motivo.

  5. Vc falou uma coisa muito bacana
    para que esse espetaculo todo. Deixa meia duzia de fuzilero entocado ali do lado e espera uma, duas semanas. Muito mais que uma pista, vai junto o traficante o aviao e tudo mais.

  6. Bonitinho né e na fronteira do ACRE heim Cobrada voces continuarão imóveis sugestionados por politicos sem darem uma resposta a sociedade?Larguem o aço em todo aquele que estiver armado em territorio Brasileiro sem estar vestido com os uniformes de nossas Forças Armadas.So destruir pistas e patrulhar é insuficiente pois devido as distancias e todas as dificuldades e precariedades eles estarão sempre se infiltrando e construindo pistas e bases.Passar o rodo neles e espetar seus cranios em estacas espalhadas por toda fronteira lhes fara pensarem muito antes de tentarem invadir nossa soberania.O Bruto so respeita o fogo e o aço.

  7. xtreme Gasto Inutill??

    1°- Servem de aprovação, das bombas… Sei que já eram aprovadas, mas…

    2°- Nenhum integrante de sua familia deve ser viciado em coca ou maconha… é por isso q é um gasto inutil

Comentários não permitidos.