Exercício multinacional PANAMAX 2011

Foto: Marinha dos EUA/Cabo David A. Brandenburg

Centro Combinado de Mídia do PANAMAX

O PANAMAX 2011 é um dos maiores exercícios multinacionais de treinamento militar do mundo e será realizado na costa do Panamá e em diversas localidades nos Estados Unidos até o dia 26 de agosto. EUA, Panamá e Colômbia estarão entre os representantes dos 17 países participantes em uma cerimônia formal de abertura do PANAMAX 2011 em Fort Sam Houston, Texas, EE. UU., marcada para o dia 16.

Aproximadamente 22 embarcações e diversas aeronaves participarão do exercício. Os participantes estarão enfocados em uma ampla gama de respostas a qualquer pedido do Governo do Panamá para proteger e garantir a passagem segura do tráfego marítimo pelo Canal do Panamá, assegurando sua neutralidade e respeito à soberania nacional.

Entre outros objetivos a serem alcançados durante o PANAMAX 2011 estão o comando de desenvolvimento e testes, e o controle das forças no mar. Treinar neste exercício irá inserir os participantes no espectro de operações marítimas, aéreas, terrestres, de espaço e cibernéticas. Especialmente, o PANAMAX 2011 irá conduzir ensaios voltados à abordagem, busca e apreensão de embarcações, treinamento de entrada no ponto de controle, operações litorâneas, de mergulho em alto mar, interdições antidrogas e operações fluviais simuladas.

Representantes das seguintes nações e organizações irão participar do PANAMAX 2011: Argentina, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Nações Unidas e OTAN.

O PANAMAX começou em 2003 com a participação de três países: Panamá, Chile e os Estados Unidos. A participação no exercício tem aumentado significativamente com o passar dos anos. Em 2004, foram nove os países participantes. Em 2005, 15; em 2006, 18 países; em 2007 19, e no ano passado 20 nações participaram do PANAMAX 2010.

Fonte:  Diálogo

7 Comentários

  1. Hum isso não ta me cheirando bem. algum esta por vir é cade nosso novo PA,NAES, ooopss!!! não temos nem caças para quer um navio desse porte, se não conseguimos nem manter nosso militares abastecidos.

  2. Legal, mas sempre fico incomodado com este EEUU. Em português, o correto é EUA, ou E.U. As pessoas tem a falsa impressão de que são mais cultas introduzindo outras gramáticas na nossa lingua. Pura bobagem. Estados Unidos é um nome composto de duas palavras no PLURAL e em espanhol, quando se abrevia palavra no plural, a letra da palavra abreviada é escrita duas vezes, daí o EEUU, é só isso, não é nem chique, nem culto, nem nada. Mas isso em espanhol.

Comentários não permitidos.