Paquistão deixa China ver helicóptero de ação que matou Bin Laden

Stealth Blackhawk (?)

O Paquistão permitiu o acesso da China ao até então desconhecido helicóptero dos Estados Unidos que caiu durante a operação que matou Osama bin Laden em maio, apesar de pedidos explícitos da CIA para que isso não ocorresse, divulgou o jornal Financial Times neste domingo.

A divulgação, se confirmada, vai provavelmente abalar ainda mais o relacionamento entre os Estados Unidos e o Paquistão, que havia melhorado levemente depois de atingir o seu ponto mais baixo em décadas após a morte de Bin Laden.

Durante a operação, um dos helicópteros Blackhawk modificados, que acredita-se que utilizam o recurso “stealth”, apresentou defeito e caiu, forçando os comandos a abandoná-lo.

“Os EUA agora têm informações que o Paquistão permitiu o acesso de militares chineses ao helicóptero em Abbottabad”, informou o jornal citando uma pessoa “nos círculos da inteligência.”

Ele disse que o Paquistão, que goza de uma relação próxima com a China, permitiu que oficiais da inteligência chinesa tirassem fotos do helicóptero, além de colher amostras de seu revestimento especial, que permitiu que a invasão americana se mantivesse fora do radar paquistanês.

Um oficial norte-americano, falando anonimamente, disse à Reuters que havia motivo para acreditar que o Paquistão havia deixado que os chineses inspecionassem a aeronave. Mas o oficial não pôde confirmar se isso de fato havia acontecido.

Ninguém do exército paquistanês estava disponível para comentar o assunto, a principal agência de espionagem do Paquistão negou a reportagem. O jornal informou que o mais graduado general do Paquistão e chefe das forças armadas, Ashfaq Kayani, negou que a China tenha tido acesso.

A seção da cauda do helicóptero, cujas fotos foram amplamente distribuídas na Internet, foi devolvida aos Estado Unidos depois de uma visita do senador norte-americano John Kerry em maio, disse um porta-voz da embaixada do país à Reuters.

Pouco depois da operação, o Paquistão indicou que talvez permitisse que a China tivesse acesso ao helicóptero, dada a sua fúria em relação à operação, que considera uma grave violação da sua soberania.

Fonte: Terra http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5296930-EI18158,00-Paquistao+deixa+China+ver+helicoptero+de+acao+que+matou+Bin+Laden.html

31 Comentários

  1. .
    .
    Ha…Ha…ha… Segurem as cadeiras!!
    .
    Lembrando que o Paquistão já tem uma joint-venture com a China para a produção do caça JF-17… a colaboração deles está somente crescendo…
    .

  2. OS chinas hoje tem ideia do material.OOOO QUE COISA BOA um salto no futuro sem muito quebra cabesa
    TROUXAS DOS YANKES derao de graca ,Nao acredito que material seja diferente do F 22 entao veja la o novo 5 gercao chines como vai ficar hahahahahahhahaha
    ATE NA morte OSAMA DEU PREJUIZO.

  3. Os chineses são foda!
    Em breve teremos revestimentos stealth em carros tambem para fugir dos radares, em celulares, em brinquedos, em torradeiras, em roupas, em tudo, e sendo vendidos no camelô mais perto de você!

  4. KLM, não seja tão euforico em suas elocubrações… se os chinas realmente fizeram isso, só prova a imcopetencia chinesa em desenvolvimento… compostos para revestimento stealth podem ser das mais variadas composições… nada tão imprescindivel que não possa ser desenvolvido por uma boa equipe de engenheiros… muito mais importante que isso é a eletronica embarcada e software… ai que a porca torce o rabo… pelo jeito ce deve gostar muito de pastelzinho ching ling… ta achando que a china seria uma potencia melhor relacionada que os EUA? ta muito enganado…

  5. Burros os paquistaneses não são,mas imprevisíveis sim.Burros são os yanks em ter um aliado tão sem noção.
    Quem se deu bem foram os chinas que tivera acesso a algumas tecnologias do Black Hawk modificado.
    Se eu fosse os Chinas iria atrás daquele “podizinho” que sobrou do F-15E abatido na Líbia.

  6. eu acho q deve ter um fundo d verdade na noticia.
    é provavel q o paquistao tenha msm feito essa burrada — devido ao poder belico americano — e deixado os chineses o verem. mas como disse, o risco desse feito é imenso. acho improvavel, mas nao impossivel.
    mas, d certo msm é q, alguem contou isso a Reuters, e sabendo de sua credibilidade, foi alguem de dentro msm de alguma agencia americana e q tem infomações privilegiadas. no minimo, isso indica a falta de poder q o gov americano tem sobre as agencias, pq elas tinham d ficar d bico calado do fato, msm sendo verdadeiro.
    ou seja, a verdade é q o gov americano nao tem total controle sobre suas agencias e isso nao é nada bom.
    no minimo, sendo a noticia verdade ou nao, é indicio de algum movimento q acontece dentro dos mecanismos do gov dos usa, querendo causar alguma opiniao dentro/fora dos estados unidos. abraços a todos.

  7. Estou achando que os rotores (principal e de causa) sejam elétricos, para que a aeronave seja silenciosa. O revestimento anti-radar pode emitir um campo de ondas de baixa potência ou material absorvedor especial, do tipo esponja metálica (Bombril).

  8. Não adiantou nada um especial e os outros helicópteros não serem como esse tal ai .Bem burros mandarem este stealth .Bem a sua proteção não adiantou muito pois estavam voando muito baixo e devia estar cheio de seguranças o tal Bim Ladem .Aposto que foi um AK-47 que derrubou o helicóptero .

  9. É isso ai Paquistão valeu mesmo rsrs e ja que gostam de nossos foguetes mostrem-nos tambem a Arara Juba agradece rsrs Os Iranianos mostraram aos Russos 4 Drones Americanos de alta tecnologia abatidos pela Guarda Revolucionaria.O Irã ja desenvolveu VANTs encima dessa tecnologia doada a força rsrs

  10. Não duvido daqui uns 5 anos aparecer um Heli Chinês Stealth.

    Sobre o Paquistão deixar os Chineses darem “uma olhadinha”, não vejo nada demais. Aliás como os americanos não destruiram o heli acidentado, que é de praxe???

    []’s

  11. Qual a supresa?! São aliados diretos na Ásia.Essa tecnológia interessa aos dois países, quem se ferrou nessa se verdadeira essa informação, foram os ianks…logo logo os chinese vão apresentar e melhorar seu hellis furtivo asssim como o caça…mt bom.

  12. Nick, pois é! Muito estranho não destruirem tudo. Deve ter feito parte do album de fotos! Um camera-men surgiu lá e bateu duas fotinhas! A da cauda do avião, e a do Osama morto! Pronto! Já é suficiente pra apresentar como “prova” no tribunal, heheh Mesmo sendo um boneco de cera, e o rotor traseiro de plástico.

  13. Eu acho estranho os EUA desenvolver um top-secreto helicóptero e usar ele assim em auto risco,,, cair e abandonar os destroços aos rivais,,.
    esta me cheirando a desenformação.

  14. Engenharia reversa neles a china é foda mesmo. quem dera a gente também pode faz algumas engenharias reversas.

  15. parabens pros chinesses.

    isso me lembra o barco de cartago que romano copio e o caça zero dos japonesses que os americanos acharam em uma praia.

  16. O DANDALO DESCOBRIL A TECNOLOGIA STEALTH DO TIO SAM E BOMBRIL,NOS JA TINHAMOS E NAO SABIAMOS.BRASIL ACIMA DE TUDO.

  17. Realmente “bombril” deve ser um corpo negro para a rádio- frequência. O problema deve ser o arrasto aerodinâmico.

    Também achei estranho não terem explodido o helicóptero, devem ter saído correndo com medo das tropas paquistanesas que chegavam.

    Aturar os ataques que o Paquistão aturou e não se vingar. O que voces acham?

    Alguém confirma que os iranianos abateram drones americanos? Se isto é verdade está explicado porque estes não foram mais usados no Irã. O que os abateu? Alguém sabe? Como eles foram detetados?

  18. 5/08/2011 às 00:39
    Burros os paquistaneses não são,mas imprevisíveis sim.Burros são os yanks em ter um aliado tão sem noção.
    Quem se deu bem foram os chinas que tivera acesso a algumas tecnologias do Black Hawk modificado.
    Se eu fosse os Chinas iria atrás daquele “podizinho” que sobrou do F-15E abatido na Líbia.
    =============================================================
    hahahah muito boa esa concordo plenamente com vc

  19. MARIANO vou tentar buscar a fonte dessa informação dos Drones abatidos no Irã quando elas sairão postei o link aqui mas acho que a galera não se interessou.

  20. Muitos estão dizendo que se os Chinas querem amostras do revestimento do helicóptero eles são incompetentes, isso não e verdade qualquer pais mesmo de primeiro Mundo iria querer amostras desse helicóptero se foce helicóptero dos Russos os Americanos mandariam ha CIA, ninguém pode ter Armamento inimigo na sua cara e só porque já esta fabricando eles não vão recolher amostras! que besteira.

  21. Falando em Bombril .
    O que deve existir de gambiarras estilo McGiver que poderiam ser usada em uma guerra, daria um bom portal.
    Poderiamos chamar o site de “Junkiard Warrior”. Neles estariam desde Fuzis feitos em ofinas caseiras por traficantes, Foguetes palestinos(Hassan)entre outros.

  22. Este video vazou na NET e o governo Americano pode pressionar para que seja retirado embora ja tenha sido copiado trocentas vezes pro tocentas fontes rsrs rsrs Eu queria que ele fosse mais detalhista e possivelmente os Talibãns manteram partes importantes dele em sigilo.Como sei que não vão mostra~lo na integra aos Russos rsrs mas podem exibi-lo sem cortes a Chinesses rsrs Faltou os cadaveres dos SEALs com os Tonhos virados pro sol.

Comentários não permitidos.