Irã decidiu financiar uma nova base militar na costa da Síria

Presidente da Síria, Bashar al Assad, e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejah

O Irã decidiu financiar uma nova base militar na costa da Síria para facilitar o carregamento de armas e outros componentes militares para o seu aliado, como indica relatórios de inteligência dos países ocidentais.

Os termos do acordo foram concluídos durante a visita de uma delegação de alto nível da Síria a Teerã. O Irã se comprometeu em colaborar com o desenvolvimento do complexo, no aeroporto de Latakia, que estará concluído no final de 2012.

Os agentes de segurança ocidentais acreditam que o acordo foi assinado depois de uma visita a Teerã do vice-presidente da Síria, Muhammad Nasif Jeirbek. O acordo contempla o envio de centenas de toneladas de equipamento miliar, que podem incluir desde mísseis de médio alcance, a metralhadoras.

Nos últimos meses, o Irã vem se mostrando preocupado com os protestos na Síria. Diplomatas do Ocidente asseguram que Teerã está facilitando a venda de equipamento policial para repelir as manifestações, bem como técnicas de inteligência e petróleo.

“Está se estabelecendo uma rota direta para o envio de armas avançadas e equipamentos do Irã para a Síria,” informa uma fonte da inteligência.

Segundo o jornal britânico ‘The Daily Telegraph, forças de segurança da Turquia já  interceptaram embarques iranianos de armas à Síria, lembra esta mesma fonte.

Além disso, equipes da Guarda Revolucionária iraniana estariam permanentemente estacionadas em Latakia, onde as operações serão coordenadas com a inteligência Síria. Este ano havia sido criado um comando central semelhante no aeroporto internacional de Damasco, mas Latakia é um local mais adequado, pois não está sujeito ao mesmo grau de vigilância.

Fonte:  Europa Press

37 Comentários

  1. Que foto mais comovente… dois irmãos se abraçando… vejo no olhar do Assad o mesmo amor que o Lula nutria pelo Mahmoud e vice-versa… ambos ditadores populistas… eles se veneram… assim como o ditador “do bigodinho”, acreditam que são o “supra-sumo” da capacidade em dissuadir as massas… pode se mentir 1 vez para 100 povos mas não 100 vezes para o mesmo povo… um dia a casa cai…

  2. Israel vai atacar o Irã e a Síria.
    Quando ? Daqui a poucos dias.
    1 semana, 1 mês … Vai ser o estopim da III GM.

  3. Blue Eyes, Olhos Azuis… todo pirata é chamado de “galeguin dos Zói Azul”… é, nada mudou, a cor dos olhos e a teoria ariana é a mesma… Todo pirata tem discurso entreguista e parcial… deve ser da tchurminha do Tea Party…

  4. E ainda tem incautos que defende estes dois celerados, os verdadeiros responsáveis pela instabilidade no Oriente Médio tendo em vista que armam a e financiam grupos terroristas. E estes mesmos incautos ainda tentam criminalizar o direito de defesa de outro país, este sim a única democracia do O.M.

  5. Os judeuSS se dizem a única democracia do OM, + só p os mesmos,algumas minorias são trsatados como cidadãos de terceira categoria, via dos falshas aos árabes-judeuss; são sim ,uma teocracia de partidos ultra ortodoxos religiosos políticos, td eles tem esses viés. E essa mesma democracia q esmaga e oprime os Palestinos dentros de seu país ocupado pelas IDFs , afinal as terras são deles , vide resolução da ONU .242.E + , foram as tais “democracias” q implementaram duas (2) Grandes guerras mundiais.Ñ q eu valorize a ditadura,ainda e melhor forma de governo q podemos ter, + isso é um fato.A Siria está se tornando o tabuleiro o uma grande guerra.Basta uma bomba cair em uma desta bases p justificar a entrada deste país no teatro de operações , ao lado das FA Siria.Tudo levar a crer q o assad está fazendo isso de proposito, visando a certo inimigo, e em determinada hora e momento q ele e os seus sabem. Espero estar mt errado. Quem Viver Verá.

  6. Carlos Argus
    .
    Acho lamentável alguém criticar Israel, quando os fatos diários mostram a cultura do corta cabeças que caracteriza os países árabes. Intolerância, desrespeito aos direitos humanos, genocídios, cidadãos sem direitos.
    .
    Israel em meio a tudo necessita sobreviver, sem margens para erros, com perigo de desaparecer.
    .
    O que somos no Ocidente, no que tange aos nossos valores judaico-cristãos, devemos a herança desse povo.
    .
    Comentários como os teus visam deligimitizar a Israel. Sugiro aos apoiadores dos palestinos que se mudem para Gaza.
    .
    O blá-blá-blá furado dos palestinos com relação a Estado jamais existiu enquanto eram oprimidos pelos irmãos muçulmanos egípcios e jordanianos. Palestinos visam um estado meramente como forma de destruir a Israel..
    .
    Quando palestinos tiverem um Estado, vai acontecer o que acontece em todos os demais países árabes: outra ditadura.

  7. Blue Eyes, por favor, desculpe. Mas acho que você deveria submeter suas palavras, pensamentos e associações ao julgo daqueles que, pessoalmente, o cercam. Talvez, de alguma forma, possam ajuda-lo.
    Se o homem é produto do meio, também o meio está sendo o produto do homem. Então, meu amigo, quer queira ou não, você, eu, todos, temos alguma participação em tudo o que hoje acontece. Seja fazendo ou seja sendo conivente.
    Lembre-se, nenhuma palavra que encampa críticas, vinda de um homem comum, sem importância, teve repercusão mundial. Exceto para aquelas que trataram de esperança, de paz, de amor.
    O equilíbrio naquilo se se diz, ajuda e faz bem a nós mesmo e principalmente, aos outros que compartilham do assunto em questão.
    Um grande abraço.

  8. é meus amigos.
    discordancias ideologicas a parte.
    Estamos vendo o inicio de uma guerra. que talvez culmine na 3 GM.
    Ao contrario da visivel empolgação de uns, eu fico tremendamente triste diante deste cenario.

  9. Sou radicalmente contra a ditadura, seja ela de direita ou esquerda, religiosa ou não.O que estes países precisam é de liberdade. Nada melhor que a democracia.

  10. HMS TIRELESS
    Até concordo que o Irã e a Síria são focos de instabilidade no Oriente Médio, mas não só eles, Israel tem todo o direito te fuzilar quem os ataca sejam por motivos justos ou não até aí é alto defesa um direito que ta em todos os manuscritos religiosos, agora Israel não tem direito de sobrevoar nações soberanas ou mesmo atacar outros estados muito menos construir assentamentos nos mesmos.
    Pode se que eu esteja errado, mas pra mim Israel é quem dar todas as justificativas para o ódio que recebe.
    Se Israel fosse uma nação pacifica que apenas se defendesse seria outra história. Muito provavelmente nem mesmo fosse alvo de ataques, mas como é uma nação que comete crimes e ainda mais bárbaros que os da Síria ou do Irã é justo colocá-lo no mesmo saco de farinha – porque se a Síria até agora já matou milhares de civis, lembro que Israel vez o mesmo a diferença é que Israel mata fora de suas fronteiras.
    sds

  11. Ficar ligado! O de se esperar é que estejam colocando o que há de melhor e possível de equip. anti-aéreo do Irã na Síria, pois seria o teste de fogo, permitindo ao Irãm medir forças indiretamente com as ameaças locais, e coletar dados que possam aperfeiçoar o que possuem hoje. Seria de se esperar um forte trabalho de inteligência na região, mesmo podendo perder algumas aeronaves espias…que barril de pólvora!
    Enfim, alí as palavras são bem ambíguas, e desfaz o meio diplomático com a falta de clareza.

  12. Israel não vai atacar o Irã Dandolo, a Síria pode ser, mas o Irã é improvável, por um simples motivo, seria varrido do mapa, e não precisa de armas nucleares, basta somente o irã despejar todos os seus míssieis nas poucas cidades israelenses e já teríamos um extermínio dos judeus. 1967 já era, os mulçumanos estão bem armados. Depois desss primeiro ataque em massa iraniano viria o ataque por terra de palestinos da faixa de gaza e dos sírios, o resto nos já sabemos, uma carnificina.Abcs.

  13. O que vejo ou que quero ver, qual das duas opções?
    Até aqui os comentários pecam por uma visão ideológica.
    Caro HMS afinal Síria-Turquia-Arabia Saudita-Iran, são países influentes e importantes na geopolítica do O.M.
    sendo que EUA vem perdendo em todas elas a capacidade de influencia que detinha.
    Isso é fato.
    A foto revela que nesta querra de busca de primazia sobre qual desses quatro países é que irão predominar sobre o O.M. diria eu que nesta foto em especifico fica claro que com relação a Síria os EUA perdeu até aqui de lavada.
    Assad joga de forma inteligente com o medo de Israel da imprevisibilidade do que pode vir depois de Assad, pode ser pior.
    O Irã ganha pois tem tem a quem exportar os seus recentes produtos bélicos.
    A Turquia perdeu ao querer jogar com o discurso de democracia ( nada contra he, he,…) que EUA e Europa aplaude mais o fazem quando é de sua conveniencia.
    O certo é que esse jogo mal começou, mais nada sera como antes, he…..he…..
    A ideologia, bem essa pelo vista é bom para meu discurso quando o vejo no dircurso do outro…..bem…he…….

  14. Blue Eyes, concordo totalmente com o que vc disse, “mentira tem perna curta”, inclusive nao so o irã e a siria, estao pagando por esse erro , mais paises do mundo inteiro(principalmente os mais “poderosos” e de ordem religiosa), mentir faz parte de extrategias e ambiçoes, “sempre havera mentiras”.
    sds a todos.

  15. Caro Ronin, o samurai… não devias pensar assim, visto que não segues a senhor algum… agora temos racismo às avessas? qnta falta a boa cultura faz… saudações…

  16. MOMENTO DE REFLEXÃO 🙂
    ________________________________________________________
    *Lula e Dilma enviaram um fax para o Governo do Líbano, solicitando uma doação para o programa Fome Zero.
    *No dia seguinte chegou, via fax, a resposta que dizia:
    * BL.. MD… VBB… 6… 2…
    *Dilma não conseguiu decifrar e foi até Lula
    que, com seus profundos conhecimentos de gramática, analisou o documento e chegou a mais uma de suas magníficas conclusões:
    *BL = Beleza,
    *MD = Mandei depositar
    *VBB = Via Banco do Brasil,
    *6… 2… = US$ 62.000.000,00
    *(sessenta e dois milhões)!!!!
    *Verificou-se a existência da tal conta no BB e
    nada foi encontrado…
    *Ordenou-se então que procurassem em todos os bancos BB,
    Banco Bradesco, Banco de Boston, etc. Nada!
    *Foi então que alguém sugeriu que chamassem o Samirzinho, um funcionário do quarto escalão do Planalto, descendente de libaneses.
    *Samirzinho olhou para o documento:
    *BL… MD… VBB… 6… 2… ; e em menos de 30 segundos o traduz:
    *”Brezidente Lula… Ministra Dilmo… Vai Buda Bariu….Seis Dois!!”
    😉

  17. Ninguém tem moral para acusar o lider sírio e iraniano de terroristas. São notórias as ações terroristas israelenses(napalestina) e norte-americanos(Síria e Líbia) contra o mundo árabe. Não há nada de estraordinário e errado os líderes sirio e iraniano se juntarem contra Satã e Demônio. Lembrando que êles estão se preparando para se defenderem e não atacarem ninguém. Ademais, quantas bases militares ianques existem no mundo???

  18. “carl94fn disse:
    14/08/2011 às 12:52
    Blue Eyes, Na Resistência
    O Lula é ditador? Bem, é sua opinião, mas ela não parece coincidir com a realidade.”… A ocasião faz o ladrão, meu caro… experimenta enfraquecer as instituições tal como a imprensa livre como querem alguns destituidos de miolo que por aqui postam… basta uma bobeira que ele dá uma de huguinho… mesmo que indiretamente, o PODER MANGUAÇA tá mandando… ou vc acha que a Dilma tem autonomia moral e intelectual (se é que podemos assim chamar)?…

  19. Discordo respeitosamente amigo Nilo. De fato nada será como antes no O.M mas nada indica que a Síria esteja levando vantagem. Pelo contrário: Cada vez mais Bachar Al Assad está ficando isolando com a crescente divulgação dos abusos cometidos pela repressão brutal aos opositores do Regime. E uma vez que o Irã apoia esse regime inclusive com armas e apoio logístico, terminará também por ser mais isolado e sancionado. A Turquia, que vinha de uma aproximação com o regime sírio, terminou sendo colhida pelos acontecimentos e agora, utilizando uma expressão do futebol, vai tocando a bola no seu campo de defesa esperando a melhor hora de agir. Quanto à A.S, firmou seu poder no Golfo ao intervir no Bahrein. Ao final vislumbro Síria e Irã juntos, mas completamente isolados.

  20. Caro HMS TIRELESS.
    No que falou – no primeiro momento fiquei até assusta achando que tinha cometido a falha em dizer que a Síria saiu vencida.
    Reli meu comentário.
    O que disse que EUA sai perdedora, levando em consideração a posição que tinha antes. Isso não quer dizer e concordo com você que Síria é a vitoriosa, diria que ela esta no momento conseguindo contrabalançar a pressão exercida para derrocada do governo Assad.
    E neste jogo ai sim afirmo o Irã ganha pois tem no momento espaço para estender sua indústria bélica que dependia basicamente do mercado interno, podemos até questionar o valor disso mais politicamente é interessante para o Iran.
    Essa aproximação também não quer dizer e nos sabemos que o Assad vai se deixar influenciar a ponto de criar um governo teocrático a semelhança do governo Iraniano.
    Além do que vou utilizar um argumento seu ( e correto ) “ …Ao final vislumbro Síria e Irã juntos, mas completamente isolados…”
    O que eu quero dizer ( e me utilizo do seu argumento )é que antes Irã isolado, sozinho, no O.M. – agora fica o Irã isolada acompanhada da Síria no O.M.
    Irã já demonstrou que se fortalece cada vez que é isolada mais e mais pelo EUA e Europa.
    Saudações

  21. Pergunto mas não quero saber a resposta – quem é judeu, quem é muçulmano, quem é cristão?
    Blue Eyes e Wi postaram comentários romanticos, e os das demais religiões querem pegá-los.
    Pessoal, não podemos ir tão fundo como aqueles por causa dos quais registramos aqui nossas opiniões.
    Se pretendemos vender nosso peixe, temos que vendê-los na maciota, no melhor argumento.

    Acho que existe um império em decadencia, como já existiram outros antes.
    Estamos vivendo um momento histórico e precisamos saber apreciá-lo devidamente, até mesmo para saber nosso breve rumo – ou, como diz o mineiro, onconto, onconvo.
    Novamente, como há mais de 2.000 anos vem sendo, essa região do mundo conhecida como Oriente Médio será crucial para as próximas etapas da nossa civilização.
    Percebam: encruzilhada do mundo, petróleo, 3 religiões,canal de Suez, diferenças culturais incríveis.
    Semitas, camitas, persas, hachemitas, e outras “itas”.
    E, nisso tudo, um sentimento que deu início a toda essa cizânia – inveja.
    A mesma inveja que levou Caim a matar Abel, persiste entre esses povos, a mesma diferença cultural.
    Aproveitando-se disso, estão os ocidentais, japoneses e chineses, que só querem saber do petróleo.
    Essa é minha visão.
    Novamente parodiando, para concluir, lembram-se quando os órgãos do corpo humano discutiam quem mandava no corpo e o vencedor, após ficar uma semana sem funcionar, foi o cuh?
    Pois é isso que é aquela região do mundo.
    Se não funcionar…

  22. Desculpa o correto: no que falou – no primeiro momento fiquei até assusta achando que tinha cometido a falha em dizer que a Síria saiu VENCEDORA.

  23. Alexandre, o anti-estrategista… de onde vc tirou essas informações cumpanheiro? não estas fazendo jus ao nome que herdou do grande general e imperador do mundo de outrora… uma guerra não se faz somente com armamentos e sim com estes e logistica, industria belica desenvolvida, credito e articulações politicas… onde o Irã possui metade do que precisa? não reconheço tal situação… e “ataque por terra dos palestinos”… usando o que? pedras e paus?… menos bla-bla-bla e mais esforço no mouse e na caneta meu caro… saudações…

  24. Ao Roberto schneid, O Futuro Estado Palestino, qdo vier a existir , a revelia dos juduSS, se for uma ditadura, e problema deles, e ñ cabe aos judeuSS , apesar de irmãos, determinar.Q a autodeterminações dos povo permeie a idéias dos judeus.Agr, q o estado judeuSS cumpra a velha resolução da ONU de número .242, e se vc ker saber como são tratados os Palestinos, ñ estou falando dos Árabes israelenses, e nem dos felashas, veja o site:”BREAKING THE SILENCE” e os ralatórios da ONU sobre como as IDF’s agem .E em set.2011 veremos nascer na ONU O ESTADO PALESTINO, sem à aprovação dos judeuSS e sem o “aceite” dos iangleseSS.Quem Viver Verá. Sds.

  25. Quero lembrar aos foristas que são brasileiros; que tanto o Irã quanto a Síria são países que mantém ótimas relações diplomáticas com o Brasil. Além termos grandes volumes comerciais com os dois, principalmente com o Irã. É preciso ficar sempre vigilante com certas pessoas que querem nos envolver em guerras que NÃO SÃO NOSSAS. Caso a situação fosse contrária e o Brasil estivesse em uma situação militar com alguém eles nos apoiariam? Nos enviariam ajuda, armas, tecnologia? Acho que não..Lembram da Argentina na guerra das Malvinas? Pensem nisso. E cuidado com o “canto da sereia” .. Abraços.

  26. Carlos Argus.
    Sou contra as políticas de Israel para a região.
    E o nosso governo deve sempre e só para ajudar no equilibrio e paz da região, sendo é claro que os discursos ocidentais contra o Irã fere de tabela os nossos interesses nucleares tamben.

  27. Falou Adriano, e ñ podemos aceitar essa política de exterminio, “SHOAH” q os judeuSS praticam contra seus irmãos, insisto, seus irmãos PALESTINOS. Tem de ter amor ao seu próximo, ao “OUTRO”(Lev,19:18, e ter-mos de ter cuidado com às ditas sereias, assim como teve Ulisses/Odisseu. sds.

  28. MOMENTO DE REFLEXÃO
    _________________________________________________________
    Ahmadinejad telefona para Bush: 🙂
    – Presidente Bush, eu estou ligando porque eu tive um sonho.
    – Que sonho?
    – Eu sonhei que os Eua tinham sido reconstruídos e todas as casas tinham a mesma bandeira no telhado. Na bandeira estava escrito “Alah é grande”!
    – Sabe, Ahmadinejad, foi bom você ter ligado, porque eu também tive um sonho. Eu sonhei que Teerã tinha sido reconstruída, e as casas tinham a mesma bandeira no telhado.
    – E o que estava escrito?
    – Não sei, não entendo hebraico.” 🙂

Comentários não permitidos.