Farc se dispõem a dar passos imediatos para diálogo de paz

As Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) asseguraram que estão dispostas a dar imediatamente os passos que forem necessários para um processo de paz no país.

A iniciativa é contemplada como uma resposta “aos apelos para se buscar uma saída diferente para a guerra e perante a disposição expressada pelo senhor presidente (Juan Manuel Santos) para explorar esse caminho”, segundo afirma o grupo guerrilheiro em mensagem conhecida neste sábado (13) no porto fluvial petroleiro de Barrancabermeja (nordeste).

As Farc destacaram sua postura de novo propícia ao diálogo em uma saudação ao chamado Encontro Nacional de Comunidades Camponesas, Afrodescendentes e Indígenas pela Terra e pela Paz da Colômbia.

A reunião que continuará até o dia 15, reúne milhares de pessoas e responde à convocação cursada por meia centena de organizações sociais e não governamentais.

“O diálogo terá como única condição a firme disposição de encontrar os caminhos que nos permitam criar o ambiente para as profundas reformas econômicas, sociais e políticas que garantam a paz com justiça social, com todos os setores representativos do povo colombiano e a comunidade internacional disposta a nos acompanhar”, acrescentaram os insurgentes.

As Farc, em armas desde 1964, defenderam que foram várias as ocasiões nas quais abriram “cenários de diálogo” com diferentes governos.

Mas lamentaram que o governo tenha como único objetivo “ganhar tempo para recompor a estratégia dos planos de guerra, prolongando a existência do conflito social e armado com todas suas calamidades”.

Fonte: Folha

23 Comentários

  1. Espero q a colombia só cresça,e sem os ianks no seu território.Q a mesam ratifique o tratado de adesão à UnaSul de verdade, como um irmão latino, e ñ como uma 5 coluna. Sds.

  2. off-topic
    ——————————————
    GENERAL ENZO PERI:
    Folha leva 12 dias para publicar desmentido
    ——————————————-
    Ou o jornalismo da Folha é o mais lento do planeta, ou agiu deliberadamente ao ocultar de seus leitores, por quase duas semanas, que não era verdadeira a informação publicada na primeira página de que o comandante do Exército, general Enzo Peri, estava sendo investigado pelo Ministério Público Militar.
    .
    A matéria publicada domingo, 31 de julho, afirmava isso de forma peremptória, como você vê na ilustração ao lado.
    .
    O Ministério Público Militar negou a informação em nota datada do dia 1º de agosto.
    .
    Só hoje a Folha publicou essa negativa, como você lê no destaque, matéria que não está disponível na internet.
    .
    E tem toda a pinta de que o fez por notificação judicial, embora diga o que a nota não diz: que o general Peri não está sendo investigado porque não é competência do MPM investigar o comandante da Força, mas do Procurador Geral da República, que é quem nomeia o Procurador- Geral de Jutiça Militar. A nota não diz isso: diz que ele “não é alvo de investigação” do Ministério Público Militar, “até porque o Procurador-Geral de Justiça Militar não dispõe de atribuição para tal.
    .
    Seria bom que a Folha, que publicou tantas matérias dizendo que a nomeação do Embaixador Celso Amorim estaria insatisfazendo os militares, explicasse a seus leitores porque levou 12 dias para publicar um desmentido de uma informação muito grave que ela divulgou, atribuindo aos procuradores e que foi por eles desmentida de pronto.
    .
    Ou, para usar a linguagem do meio militar, explicar a sua inexplicável procrastinação.
    ……………….
    http://www.tijolaco.com/folha-leva-12-dias-para-publicar-desmentido/
    ——————————–
    Esta é a mídia a serviço do norte, com seus métodos de intrigas, para criar cizanias entre aqueles que querem o bem do BRASIL…

  3. Acredito que uma negociação entre as partes é saudável à Colômbia e ao continente, o próprio Lula, acho eu ainda que no seu primeiro período de governo já tinha exposto sua opiniçao relativa a esse assunto dizendo que as Farcs deveriam se quisessem repartir o poder, transformarem-se em partidos políticos e concorrerem as eleições como todo mundo faz, sabia-se a tempos que a revolução estava perdida e que sua força resistia agora no foco principal as drogas.

  4. .
    .
    Realmente se os dois lados decidirem que lutaram somente nos oratórios do parlamento e nas urnas, todos golpeando o outro lado com propostas sérias e realizáveis, a Colômbia que já é a segunda economia da América do Sul e 3° da América Latina, vai ser uma nova força continental que deverá ser considerada por todos no Continente Americano!
    .
    Espero que isso aconteça em breve!!
    .
    Valeu!!

  5. Como dissse o HMS TIRELESS, não se negocia com terroristas! Se as FARC conseguissem o poder, mesmo de forma democrática, qual vocÊs acham que seria o primeiro decreto desse governo?= Institucionalizar a produção de maconha em escala INDUSTRIAL!!@!

  6. David Queiroz,
    O seu comentário é digno de negativação.
    Primeiramente, a Colômbia não é produtora de maconha, mas sim de cocaina, qual os Estados Unidos são os mais costumázes consumidores.
    Segundo, porque o narcotráfico na Colômbia sempre encontrou mais raizes nas camadas ricas, do que na própria população pobre do país. Os pobres na Colômbia são em geral camponeses que cultivam entre outros produtos, a côca, ou seja, não são estes que beneficiam ou que comercializam as drogas em si.
    O problema da Colômbia não é apenas negociar com as FARCs, mas sim, o maior, integrar uma população rural que viveu por quase 500 anos a margem da sociedade e da riqueza do país.
    Estude e pense antes de opinar sobre um tema tão complexo.

  7. Só um da Otan pode??!!
    Por que a paz e sua busca irrita tanto sempre aos mesmos ?!!!!
    O resto da humanidade tem que viver uma eterna matança sujeita à intervenção estrangeira, venda de armas , tribulações.
    Boa noite.
    ——

    planobrasil.com/2011/08/11/italia-subornou-talebans-para-proteger-soldados-segundo-wikileaks/
    ——-
    planobrasil.com/2011/07/19/nao-existe-pais-que-esteja-acima-do-bem-e-do-mal-diz-patriota/
    ———
    planobrasil.com/2011/07/24/brasil-apoia-palestinos-na-onu-e-irrita-israel/
    ——
    planobrasil.com/2011/06/18/eua-estao-em-negociacao-direta-com-o-taleban-diz-presidente-afegao/
    ———-
    planobrasil.com/2011/08/08/chile-se-diz-disposto-a-discutir-tratados-com-bolivia/

    etc, etc, etc, MAS :
    —-
    planobrasil.com/2011/06/18/gra-bretanha-nega-negociacao-com-argentina-sobre-ilhas-malvinas/
    ——–
    Colo que na frente de plano brasil http://

  8. Wi:
    Brizola Neto não viajou hoje na companhia de outro “brilhante” partalmentar, o famigerado “Delegado Protógenes levou-pau na-Satiagraha” a convite de Kadafi para conferir os estragos das bombas do Rafale? OLha, Se algum Rafale acertar suas bombas nesses dois parlamentares, vou defender o Rafale na FAB!

  9. Se não tivessemos passado o rodo geral no araguaia, meu caro HMS, teriamos hoje uma Farc bem no coração do Brasil… David, o FHC (aquele da “direita” brasileira… rsrsrsrrsr) tá pleiteando essa ideia junto aos narcorrepresentantes brasileiros no DF… é o que essa turma da esquerda gosta…$$$$$$… nada mais capitalista que um esquerdista no poder…

  10. “O diálogo terá como única condição a firme disposição de encontrar os caminhos que nos permitam criar o ambiente para as profundas reformas econômicas, sociais e políticas que garantam a paz com justiça social, com todos os setores representativos do povo colombiano e a comunidade internacional disposta a nos acompanhar”

    Tradução: As Farc vão depor as armas se o governo implantar o programa de governo criado por elas. Isso é mera conversa para aparecer na mídia.

  11. Fracassados. Estão perdendo a guerra e agora querem um meio de se manterem vivos, mesmo agindo na legalidade o que considero ainda assim, muito perigoso para a democracia colombiana. Espero que o presidente colombiano continue com a política de Uribe, que estava derrotando esses narcoterroristas

  12. bom para america latina so foi mudar o presidente de la e começa a avançar tem que negociar pois as farcs dominam quase metade do pais para o brasil melhor ainda pois os gringos nao teram porque ficarem com bases na colombiaas farcs virando partido vao ajudar na retirada gringa de suas terras quanto mais o brasil irmao mais velho ficar forte e independente de interesses gringos a america latina tambem segue o caminho so falta o mexico mudar esse presidente entreguista aliado de gringo

  13. Desejo a Colômbia, que encontre o caminho da paz e valorize mais o seu país, sua cultura e tenha dignidade de não aceitar tropas estrangeiras em seu território, pois nós brasileiros, não vemos com bons olhos esta presença.

  14. .
    .
    Mais uma pérola…
    .
    Blues Eyes:
    .—————
    “o FHC (aquele da “direita” brasileira… rsrsrsrrsr) tá pleiteando essa ideia junto aos narcorrepresentantes brasileiros no DF…”
    .—————
    .
    Então se o Chavez estatiza empresas é esquerdopata, e se o FHC privatiza empresas também seria esquerdopata segundo a sua balança politica…
    .
    Privatizar incentiva o capital privado… então isso é coisa de esquerdopata segundo o teu metro de medidas politicas??.
    .
    Mais direita do que entregar o patrimônio publico para empresários por ai através das privatizações eu desconheço, talvez possa explicar melhor…
    .
    Valeu!!

  15. o regime militar era tao vesgo que no araguaia eles mataram uma par de cabloco capinando a roça com tiro de fal nas costa e acharam que era tudo esquerda só porque eram pobres os playbois da esquerda que estiveram por lá em sua maioria estao desfrutando o poder hoje já falei a esquerda e direita brasileiras sao as elites com suas ideologias retrogodas o povo brasileiro para ele nao existe esse papo furado só queremos a nossa melhora o bem da patria quando achamos que esse governo esta sendo melhor que os demais isso e porque reflete no nosso consumo na nossa vidas diretamente e nao porque somos direita ou esquerda só quero o que é meu um salve aos guerreiros

  16. Francoorp, não adianta malhar em ferro frio, mas vou tentar de novo…
    _________________________________________________________
    Socialismo fabiano é o nome atribuído ao movimento intelectual criado pela organização britânica “Sociedade Fabiana” no fim do século XIX cujo objetivo era a busca dos ideais socialistas por meios graduais e reformistas, em contraste com os meios revolucionários propostos pelo marxismo e Socialização fascista. No poder, os fabianos dão uma maquiada na economia capitalista enquanto fomentam por canais aparentemente neutros a disseminação de idéias socialistas, promovem a intromissão da burocracia em todos os setores da vida (não necessariamente os econômicos) e subsidiam a recuperação do socialismo revolucionário. Quando este está de novo pronto para a briga, eles saem de cena envergando o rótulo de “direitistas”, que lhes permitirá um eventual retorno ao poder como salvadores da pátria se os capitalistas voltarem a achar que precisam deles para deter a ascensão do marxismo revolucionário. Então novamente eles fingirão salvar a pátria enquanto salvam, por baixo do pano, o socialismo.(fonte: Wikipedia)
    _________________________________________________________
    Fernando Henrique Cardoso formou-se em Sociologia[8] na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP) e se tornou um estudioso do marxismo graças à influência de seu professor e amigo, o sociólogo Florestan Fernandes. Além de Marx, teve predileção por Maquiavel, Max Weber, Antonio Gramsci e Alexis de Tocqueville. Na época de estudante, fez parte de um grupo de estudos que se dedicou à leitura e discussão da obra O Capital, de Karl Marx. (fonte: Wikipedia)
    _________________________________________________________
    Pra quem sabe ler, acho que isso explica tudo… saudações…

  17. .
    .
    No fim caro Blues Eyes, não explica nada, pois o Socialismo Fabiano não foi realizado pelo governo do FHC… onde ele fez isso??? Na pratica da presidência, onde foi realizado o Socialismo Fabiano??? Quais foram as manobras “Socialistas” que eles fizeram???
    .
    E pouco importa se o cara era filiado em partido socialista quando jovem, suas ações com o novo partido em que se filiou foram completamente contrarias ao socialismo no Brasil… realizou liberalizações completas em todos os ângulos da burocracia, reduzindo-a para que o Neo Liberalismo crescesse…
    .
    O Neo Liberalismo realizado pelo FHC não é Socialismo Fabiano, é capitalismo mesmo, coisa feita até nos USA e países vários!!
    .
    Pra quem sabe ler, isso não explica nada, muito superficial e aberto a interpretações variadas… e ainda quem leu viu que o senhor está forçando interpretações por ai…
    .
    Agora eu sei por que tem gente doida pra que a imprensa tenha o poder de mentir sempre e nunca venha punida!!
    .
    Quem é a direita então segundo a tua ideologia??
    .
    Valeu!!

  18. Se a resposta para minha questão for sim, vou começar postando o que é direita: “Direita é o termo geralmente utilizado para designar indivíduos e grupos relacionados com partidos políticos ou ideais considerados CONSERVADORES.” (grifo nosso)(…) “Os direitistas podem ser divididos em cinco tipos básicos: libertários, liberais clássicos, democratas-cristãos, conservadores e nacionalistas.(fonte: Wikipedia)… logo, meu caro, FHC não pode ser considerado de direita, pois o mesmo defende o aborto, a discriminação das drogas, é ateu, e, até onde sei, nunca foi conservador e nacionalista… só vcs consideram que um esquerdista pode ser nacionalista… é uma incongluencia, pois o movimento esquerdista é revolucionario em sua essencia e internacionalista por vocação historica e ideologica… voltando a sua pergunta, não há partidos de ideologia direitista no pais que tenha representação significativa… somente algumas siglas que se intitulam defensores do conservadorismo, mas que na pratica não agem como tal, porque morrem de medo de enfrentar o “POLITICAMENTE CORRETO” instituido pela esquerda internacionalista atraves da revolução cultural que, ha mais de 80 anos vem sendo infundida em nosso meio… alguns de vcs mesmos ja postaram afirmações que, mesmo na epoca do militarismo brasileiro, haviam militares simpaticos ao movimento revolucionario, provando a antiguidade da ação culturalista socialista nos meios da sociedade brasileira… sudações…

Comentários não permitidos.