Chefe das Forças Armadas da China visita Israel

General Chen Bingde e o Ministro da Defesa israelense, Ehud Barak

O chefe das Forças Armadas da China, general Chen Bingde, visitou Israel neste domingo, movimento que, segundo analistas, é parte da intenção de Pequim de acompanhar a agitação política da “Primavera Árabe.”

De acordo com a programação, Bingde visitaria uma base militar e ouviria instruções sobre segurança, disse um porta-voz militar israelense, descrevendo a visita sem precedentes como parte do “desenvolvimento e manutenção da cooperação internacional, como um meio de enfrentar os desafios mútuos.”

Israel e China estabeleceram relações há quase duas décadas, mas o relacionamento tem sido atrapalhado pela desaprovação dos Estados Unidos à superpotência asiática. Os israelenses também têm ficado preocupados pela relutância da China em aceitar ações internacionais contra o Irã sobre o seu programa nuclear.

Gedaliah Afterman, um especialista em assuntos da China, viu na visita de Bingde um sinal do “crescente interesse chinês no relacionamento com Israel, por causa da instabilidade dos estados árabes vizinhos”. “Eles foram pegos de surpresa, pois não esperavam os acontecimentos no Oriente Médio”, disse Afterman, completando que a China poderia tentar renovar acordos de defesa com Israel.

A embaixada chinesa não fez nenhum comentário sobre a visita. Autoridades israelenses, por outro lado, a descreveram como parte de contatos bilaterais mais amplos e descartou que qualquer perspectiva de acordos de defesa sejam discutidos. A China recebeu a visita do ministro da defesa israelense, Ehud Barak em junho.

O Ministério da Defesa de Israel, por meio de declaração, informou que Barak e Bingde haviam discutido “laços com a Autoridade Palestina, a situação no Paquistão e no Irã e a luta contra o terrorismo internacional”.

Fonte: Terra

11 Comentários

  1. Um com muito dinheiro e armas outro com armas e muita experiência em guerras .Chines ta fuçando muito esta coisa de helicóptero stealth no Paquistão um novo porta aviões agora em Israel !Essa galera do olhinho puxado enxerga longe !

  2. Foram os Franceses que ajudaram os judeuSS, os judeuSS estão se aproximando da nova potencia mundial…estão começando a vislunbrar o icerberg pela ponta do mesmo q aflora à água, afinal, está mudando o cenário do mundo…Quem viver verá.

  3. Vai ver que a China quer aumentar a capacidade tática de seus soldados através de programas de treinamento junto a Israel, que muito tem a oferecer nesse quesito.

  4. Isso ñ poderá acontecer, pois os ianks, seus senhores, ou eles são os senhores dos iankSS?podem vetar ainda, um montes de “coisitas” p os judeuSS, até a retirada do veto aos Palestinos na ONU…nunca vão desobedecer,aliás, os ianks poderiam “pedir” algumas concesões p favorecer os Palestinos ao judeuSS agr, uma leve chantagem;… por enquanto. sds.

  5. Acho que chineses e israelenses podem sim estar formando uma aliança. Aliás na internet tem vários relatos que dizem que espiões israelenses roubaram tecnologia militar americana e repassaram aos chineses ao longo das últimas décadas. Israel está percebendo que seu velho aliado EUA, está mergulhando em crises e mais crises, enquanto a China que está ascendendo se aproxima cada vez mais dos árabes. Então não é um mal negócio para Israel tentar puxar a sardinha chinesa para seu lado.

  6. Os chineses não sabem o perigo que estão correndo ao abrirem seu espaço aéreo para a revoada dos gafanhotos (que já devoraram todas as “pastagens” dos EUA).

Comentários não permitidos.